quinta-feira, 27 de abril de 2017

MAIS DE 68 MIL ELEITORES DO CEARÁ PRECISAM REGULARIZAR TÍTULO POR NÃO VOTAR NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES

O eleitor que não votou nem justificou nas três últimas eleições têm prazo até terça-feira (2) para regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral. No Ceará, de 69.739 mil títulos, apenas 1.248 foram regularizados até agora. Quem não comparecer ao cartório eleitoral terá o título cancelado.

A legislação considera cada turno de votação um pleito em separado para efeito de cancelamento de título. Só em Fortaleza são 28.136 títulos; em Caucaia, 3.855 e em Juazeiro do Norte, 1.301 eleitores.

Para regularizar as pendências, o eleitor deverá comparecer a um cartório eleitoral com documento com foto que comprove sua identidade, título eleitoral e comprovantes de votação ou de justificativa. Se não possuir, deve pagar a multa ou solicitar a dispensa de recolhimento, para os casos previstos em lei. A situação eleitoral pode ser consultada aqui na página do TRE ou no Disque Eleitor, através do telefone 148. Confira a lista com o número de eleitores faltosos por município.

Cancelamento

O cidadão que não regularizar a situação do título junto à Justiça Eleitoral pode ser impedido de tirar passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição. Além disso, pode ter dificuldades para ser nomeado em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.


Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário