quinta-feira, 30 de março de 2017

BOATOS SOBRE CASO DE CRIANÇA SUMIDA NO CE SÃO CRIMES, ALERTA SECRETARIA

Espalhar boatos é crime, alerta SSPDS (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) divulgou uma nota nesta quinta-feira (30) alertando que é crime a divulgação de boatos apontando suspostos criminosos. O alerta da secretaria ocorreu após vários boatos sobre o caso Débora, desaparecida em Fortaleza na noite de 27 de março.

Algumas mentiras compartilhadas em redes sociais apontavam um suposto criminoso, que, segundo a Polícia Civil, teve medo de sair da delegacia e ser linchado após sua foto ser compartilhada como sendo o autor do crime. Outros boatos apontavam para a localização do corpo da criança, de 4 anos. De acordo com a secretaria, as buscas por Débora continuam e não há qualquer inforamção que possa confirmar a morte dela.

"Os agentes de segurança do Ceará realizam suas ações visando proteger a vida de todos os cearenses e, para isso, é importante que o cidadão esteja atento e não compartilhe ou divulgue relatos incertos. Divulgar fotos de pessoas, apontando-as como suspeitas, além de prejudicá-las, é crime", alerta a secretaria.

A secretaria lembra ainda que comunicação falsa de crime ou de contravenção, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado, pode gerar pena de detenção, de um a seis meses, ou multa. Caluniar alguém, imputando falsamente um crime pode resultar em detenção de seis meses a dois anos e multa.


G1 CEARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário