segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DA ZONA FRANCA DO SEMIÁRIDO

Nesta sexta (26), ocorreu no Teatro da Ribeira dos Icós, e contou com a presença de diversas autoridades, uma Audiência Pública para discutir a proposta de instalação da Zona Franca do Semiárido Nordestino que terá sua sede em cajazeiras (PB). O Icó, assim como várias outras cidades nordestinas fará parte da Zona Franca do Semiárido como mostra o mapa ao lado.

O Presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, disse que a instalação da Zona Franca se constitui na maior conquista para o Semiárido nordestino, que sofre há tantos anos a carência de atenção governamental e a “salvação econômica e social”.

Segundo a União Brasileira dos Municípios (UBAM), o projeto prevê a instalação de mais de 500 indústrias, que gerarão mais de meio milhão de empregos.

Já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, a proposta seguirá ainda esse ano para ser votada em plenário. Garantiu o dirigente municipalista, que pediu uma audiência ao presidente da casa, Deputado Henrique Alves, objetivando obter o apoio para realização de um amplo debate, através de seminários que acontecerão em todos os Estados do Nordeste.

Veja o vídeo da Audiência:
Fonte: Icó é Notícia

A ESPERANÇA DE DIAS MELHORES PRA ICÓ E REGIÃO

Extremamente feliz por perceber que ainda existem políticos preocupados com o bem estar social e econômico da população. Nessa última sexta-feira 26/02 participei da audiência pública sobre a Zona Franca do Semiárido Nordestino em Icó, e saí de lá com esperança de que dias muito melhores virão para a cidade.

Com a criação da Zona Franca centenas de empresas se instalarão na região, e para suprir essa demanda, Icó terá novos hotéis, supermercados, lojas, hospitais, Universidades, além da capacitação profissional dos cidadãos.

Extremamente importante a instalação de novas Universidades e campis como o da UFERSA que nos foi garantida pelo presidente da UBAM Leonardo Santana, evitando que estudantes saiam da cidade para buscar o sonho do ensino superior como eu fiz.

Agradecer a Rádio Vale, ao seu diretor Jaime Alencar (Jaiminho) e ao seu irmão, o empresário Venâncio Alencar pelos seus esforços para a realização deste grande evento. Icó tem jeito, porque ainda existem pessoas que se preocupam com o seu desenvolvimento. Icó rumo ao progresso!!!


Por Marcílio Almeida

MAIORIA DOS BRASILEIROS DESAPROVA ABORTO MESMO COM MICROCEFALIA

A maioria da população brasileira considera que as mulheres infectadas pelo vírus da zika não deveriam ter direito de abortar -mesmo que houvesse a confirmação de microcefalia no bebê.

Segundo pesquisa Datafolha, 58% avaliam que as grávidas que tiveram zika não podem ter a opção de interromper a gravidez, contra 32% que defendem esse direito -e 10% que não opinam.

A rejeição majoritária à possibilidade de aborto legal ocorre inclusive nos casos em que a microcefalia já foi comprovada durante a gestação. Nesse cenário, 51% se posicionam contrários ao direito de interromper a gravidez, contra 39% que são a favor.

O vírus da zika em gestantes tem sido associado ao aumento de casos de má-formação no cérebro de recém-nascidos e levou a OMS (Organização Mundial da Saúde) a decretar emergência mundial.

No Brasil, epicentro da doença, já foram confirmados 583 casos de microcefalia desde outubro, mais de 90% deles no Nordeste.

O Datafolha aponta que a rejeição à hipótese de aborto é maior entre as mulheres do que entre os homens -61% delas discordam do direito de interrupção da gravidez para gestantes que tiveram zika (contra 53% dos homens) e 56%, mesmo se a microcefalia já estiver confirmada (contra 46% dos homens).

Esse direito -no caso de bebês com a má-formação comprovada- só tem a defesa majoritária entre brasileiros com escolaridade superior ou com renda familiar acima de cinco salários mínimos.

Entre as mulheres que disseram ter planejado uma gravidez nos últimos meses (só 9%), quase metade afirmou ter desistido do plano.

O surto de zika e microcefalia reacendeu a discussão do aborto legal, previsto no Brasil apenas em situações que colocam a mãe em risco, em casos de estupro e anencefalia (falta de cérebro) e que é passível de punição -até três anos- pelo Código Penal.

Apesar da proibição, há mulheres com zika que já recorreram ao aborto, conforme revelado pela Folha.

Um braço de direitos humanos da ONU (Nações Unidas) chegou a pedir que países afetados pelo vírus considerassem esse direito das mulheres de interromper a gravidez.

O aborto, mesmo diante da zika, foi rechaçado e considerado um "mal absoluto" pelo papa Francisco, que admitiu, porém, a hipótese do uso de métodos contraceptivos.

Apesar da desaprovação da maioria da população ao direito de interromper a gravidez diante da zika e da microcefalia, os índices são inferiores aos de pesquisa Datafolha, de novembro do ano passado, sobre a legislação do aborto de modo geral, sem estar relacionado a essas doenças.

Na ocasião, 67% defendiam manter a punição à prática, contra 16% que eram favoráveis à ampliação do aborto legal para mais situações e 11% que defendiam a prática em qualquer hipótese.

RESPONSABILIDADE

A pesquisa Datafolha, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, foi realizada entre os dias 24 e 25 deste mês, em 171 municípios do país, onde houve 2.768 entrevistas.

O levantamento aponta que os brasileiros responsabilizam os governos federal, estadual e municipal (em índices semelhantes) pelos casos de zika, mas chegam a culpar ainda mais a própria população.

Pela pesquisa, 93% reconhecem que os moradores têm alguma responsabilidade pelo vírus -para 75%, "muita responsabilidade". Enquanto isso, varia entre 88% e 89% os que veem responsabilidade dos governos federal, estadual ou municipal -e de 56% a 58% os que falam em "muita responsabilidade".

Nos últimos meses, campanhas do poder público têm enfatizado a necessidade de participação de moradores no combate aos focos do Aedes aegypti, que, além da zika, também é transmissor de dengue e chikungunya.

A precariedade do saneamento básico, porém, com a recorrência de esgoto a céu aberto e lixo nas ruas, é apontada por especialistas como um dos principais fatores para proliferação do mosquito.

O Datafolha aponta que 81% dos brasileiros dizem ter medo de contrair a zika -dos quais 58%, "muito medo".

A maioria da população (57%) avalia estar bem informada a respeito da doença.


Fonte: Folha de S. Paulo

MUNICÍPIO DE ICÓ TERÁ CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SEMI-ÁRIDO, GARANTE UBAM

Durante sua visita ao município de Icó, onde permaneceu toda a semana, o presidente da União Brasileira de Municípios (Ubam), executivo Leonardo Santana, garantiu que a entidade estará lutando, junto ao Ministério da Educação, para a instalação de um Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) no município de Icó (Ceará), objetivando o fortalecimento do ensino superior nos menores municípios que fazem parte do Polígono das Secas.

 Ele esteve reunido com o prefeito Jaime Júnior, deputados: Danilo Fortes (PMDB-CE), Manoel Júnior (PMDB-PB) e Wilson Filho (PTB-PB), quando recebeu reivindicação dos empresários e advogados Jaiminho e Venâncio Alencar, filhos do ex-prefeito Jaime Almeida Alencar, objetivando beneficiar os jovens estudantes, que almejam ingressar no ensino superior, sem comprometerem o orçamento de suas famílias.

 A UFERSA teve na sua fase de implantação, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário (INDA), como entidade mantenedora. Depois foi incorporada à Rede Federal de Ensino Superior, como autarquia, em regime especial, em 1969, dois anos após sua criação, através do Decreto-lei número 1036, de 21 de outubro de 1969. Possuía quatro cursos de graduação: agronomia, medicina veterinária e engenharia agrícola. O curso de Medicina veterinária foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) em 1994, com ingresso da primeira turma em agosto de 1995. A Universidade está presente no vizinho estado do Rio Grande do Norte, nos municípios de Angicos, Caraúbas, Mossoró e Pau dos Ferros. 

 Em Mossoró, sede da reitoria e administração geral, a UFERSA oferece, entre outros, os cursos de graduação em Administração, Agronomia, Biotecnologia, Ciências da Computação, Ciência e Tecnologia, Ciências Contábeis, Direito, Ecologia, Educação no Campo, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Mecânica, Química, de Energia, Pesca, Petróleo e Produção. Medicina Veterinária e Zootecnia, como também, Pós-Graduação em diversas áreas, inclusive em Manejo de Solo e Água.

 “Vamos lutar, junto à presidente Dilma, pela instalação do Campus Universitário em Icó, beneficiando todos os municípios vizinhos. Outra luta será levar a Universidade Federal Rural para todos os Estados que compõem o Semi-Árido. Somos contra a privatização do ensino superior, que deve continuar sendo uma obrigação do Estado, evitando beneficiar as multinacionais da educação, sacrificando o orçamento de milhões de famílias assalariadas pelo Nordeste”.

 O presidente da Ubam, entidade que representa os municípios de todo país, que executa excelente trabalho em prol das prefeituras, fez demorado pronunciamento na Audiência Pública da Zona Franca do Semi-Árido do Brasil, realizada nesta sexta-feira (26) às 10h da manhã, no Teatro da Ribeira dos Icós, onde defendeu um mais adequado enfrentamento aos efeitos da estiagem prolongada, que sempre se constituiu, segundo ele, numa característica própria da vasta região e do êxodo rural, devido à seca e a falta de oportunidade de sobrevivência. O evento contou com a presença de vários parlamentares e políticos da região.

Fonte:  Jornalista Almir Guilherme Ascom – Ubam

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

CEARÁ É O SEGUNDO DO BRASIL NO SEGURO DPVAT POR INVALIDEZ

O Ceará é o primeiro Estado do Nordeste e o segundo do País com o maior número de pessoas a dar entrada por invalidez permanente no Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT). De janeiro a dezembro de 2015, os cearenses marcaram o número de 63.241 indenizações pagas por invalidez permanente. Só perde no País para Minas Gerais, com 65.253 pedidos. A informação foi divulgada ontem pela Seguradora Líder-DPVAT. Apesar do alto registro de pedidos do seguro, o Ceará teve uma queda de 15,39% em relação ao ano de 2014, quando realizou 74.741 pedidos.

A motocicleta foi o veículo com o maior número de indenizações. Com 16,92% da frota nacional, a região Nordeste concentrou 33% (213.726) do total pago no ano passado. Já a região Sudeste, que tem 49,21% da frota, respondeu por 29% (192.724) das indenizações. A região Sul contabilizou 18% (116.613) dos valores pagos e tem 19,69% da frota. A região Norte e a Centro-Oeste tiveram, cada uma, 10% (cerca de 65 mil) das indenizações do Seguro DPVAT em 2015. Cada região conta com 5,08% e 9,10% da frota de automóveis nacional, respectivamente.

O reflexo desse número é visto nos atendimentos em hospitais. O mecânico Antônio Claudio Alves da Costa, 50, sofreu um acidente no mês de dezembro do ano passado e passou dois meses internado no Instituto José Frota (IJF). Ele trafegava do Montese para a Avenida Raul Barbosa, a caminho do trabalho, quando um veículo ultrapassou o sinal e o colheu com a sua moto. O mecânico sofreu fratura no ombro, fêmur e quebrou os dentes. Ontem, ele recebeu alta da unidade hospitalar. "Gastei uma poupança de R$ 3 mil com acompanhante, alimentação e água. Já iniciei o processo do DPVAT e vou dar entrada na aposentadoria por invalidez".

Os dados do Boletim Estatístico da Previdência Social (BEPS), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de 2015, apontam que o Ceará solicitou 12.813 benefícios de aposentadoria por acidentes, o equivalente a 17.056.517 milhões. Os benefícios mais comuns solicitados são por auxílio-doença em acidente do trabalho, aposentadoria por invalidez e auxílio-acidente. Conforme o Boletim da seguradora, do total das indenizações pagas, 64% (416.413) foram destinadas a motoristas, 18% (117.780) para pedestres e 18% (118.156) para passageiros. O levantamento revela ainda que 76% das vítimas de trânsito indenizadas em 2015 são homens e 24%, mulheres. A faixa etária com o maior número de indenizações é de 18 a 34 anos, correspondendo a 51% dos sinistros pagos no último ano.

O grande número de solicitação de seguros no Ceará e a descoberta de várias fraudes fez com que a Assembleia Legislativa instalassem uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o caso.

União

A arrecadação total do Seguro DPVAT, pago pelos proprietários de veículos automotores, somou R$ 8.654 bi no ano passado. Por lei, 50% desse dinheiro vai direto para a União, que destina 45% para o Sistema Único de Saúde (SUS) e 5% para o Denatran. Cada órgão recebeu R$ 3,894 bilhões e R$ 432,8 milhões, respectivamente. O total arrecadado para operação do Seguro DPVAT foi de R$ 4,326 bilhões, sendo R$ 3,381 bilhões gastos com despesas de pagamento de indenizações. Ainda há despesas com a constituição de provisões técnicas para pagamento de indenizações futuras e despesas administrativas e com impostos, como PIS e COFINS.

Mais informações:
Seguradora Líder DPVAT
http://www.dpvatsegurodotransito.com.br/
0800 0221204


Fonte: Diário do Nordeste

ORÓS: APREENSÃO DE VEÍCULOS (MOTOCICLETAS) PELA POLÍCIA E ENCAMINHADOS AO DEMUTRAN

Nesta terça-feira (24/02), por volta das 10h00min, a guarnição Policial de serviço no Destacamento PM , em um patrulhamento de rotina, apreenderam os seguintes veículos:

1º HONDA/NXR BROS 160, preta, sem placa, conduzida por um agricultor, 24 anos, residente na rua Barbadiana em Orós/CE, não sendo possuidor de CNH nem portar a Documentação obrigatória do veículo.

2º HONDA/CG 125 TODAY, verde, sem placa,    conduzida por um entregador, 51 anos, residente no Loteamento Pôr do Sol, Orós/CE, não sendo possuidor de CNH nem portar a Documentação obrigatória do veículo.

Diante do fatos, as motocicletas foram apresentadas na sede do DEMUTRAN/Orós-CE, ficando apreendidas até que se regularize a situação.

2 2ª/10º ORÓS: APREENSÃO DE VEÍCULO


Nesta terça-feira (24/02), por volta das 11h20min, a guarnição Policial de serviço no Destacamento PM de Orós/CE, em um patrulhamento de rotina, apreendeu a motocicleta HONDA/CG 125 TITAN KS, 2000/2000, vermelha, Placa MZD2246, inscrição de Montanhas/RN, conduzida pelo por um jovem de 21 anos, natural de Orós  residente na Rua Emanoel Moreira Pequeno, bairro São Geraldo, por não portar documentação do veículo nem possuir CNH, em seguida apresentaram na sede do DEMUTRAN de Orós/CE, para as providências cabíveis.

Redação Portal Orós com informações do 2ª CIA / 10º BPM

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

BANDIDOS LEVAM R$ 2 MIL REAIS DE MULHER NO CENTRO DE IGUATU

Na manhã desta terça-feira,23,  por volta de 09h30min, a PM foi acionada para comparecer nas proximidades  de um depósito de uma loja de eletrodomésticos onde encontraram a pessoa de Josefa Batista de Araújo, 40 anos.

A mesma teve sua bolsa tomada de assalto contendo R$ 2 mil em espécie e seus documentos pessoais, a mulher informou aos policiais que eram dois elementos a pé, estão sendo feitas diligencias no sentido de capturar esses elementos.


Fonte: Iguatu.net

178 MUNICÍPIOS DO CE CONTARÃO COM JUÍZES

Um dos graves problemas em relação à celeridade dos processos judiciais no Ceará ganha paliativo com a nomeação, na próxima quinta-feira, de novos juízes que assumem comarcas de Entrância Inicial.

"A posse de 76 novos magistrados marca um momento histórico não apenas para o Judiciário, mas para o Estado, uma vez que a medida facilitará o acesso à Justiça a milhões de cearenses. É bem verdade que nosso esforço é oferecer e aperfeiçoar cada vez mais os serviços prestados à população tanto na Capital quanto no Interior", afirma a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Iracema Vale, durante visita ao Sistema Verdes Mares, na manhã desta terça-feira.

Todos os novos magistrados atuarão em cidades de pequeno porte do Interior. Esses municípios, explica, formam a chamada Entrância Inicial do Judiciário. Somadas, as populações dessas localidades ultrapassam 1,5 milhão de pessoas. "Isso equivale a quase 20% dos 8,5 milhões de habitantes do nosso Ceará", frisa a desembargadora.

De acordo com o TJCE, Com a posse do grupo, a falta de juízes na Entrância Inicial será resolvida quase que totalmente. Das 82 cidades hoje ainda sem juízes, apenas Acaraú, Barreira, Pacoti, Pentecoste, Pindoretama e São Luís do Curu ficarão sem magistrados a partir do dia 25 e continuarão sendo atendidas por comarcas vizinhas. No total, 178 municípios contarão com seus juízes de 1ª Entrância.

Na tarde de ontem, Iracema Vale deu boas-vindas aos magistrados. Na programação, houve palestra sobre a importância da Justiça para o sistema democrático brasileiro. "Pensamos em promover esse momento antes da solenidade de posse para transmitirmos aos novos colegas o sentimento da nossa gestão, que é de aproximar cada vez mais o Tribunal da população e ter um diálogo sempre franco e aberto", disse ela.

O palestrante foi o doutor em Ciências Sociais e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Gustavo Raposo Feitosa. Os debatedores foram o desembargador Heráclito Vieira e o juiz auxiliar da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE), Marcelo Roseno.

Já a solenidade de posse está marcada para esta quinta-feira, às 9h, durante sessão do Pleno do Tribunal de Justiça.

Eleição

As portarias que tratam da nomeação dos magistrados foram publicadas no Diário da Justiça do último dia 17 de fevereiro.

Para a presidente do TJCE, é fundamental a chegada dos juízes ainda no ano de 2016. "Temos uma eleição próxima e é necessário um magistrado em cada comarca. A sociedade precisa de nós", salienta ela sobre o momento dessa ampliação.


Fonte: Diário do Nordeste

IFCE TEM 500 VAGAS ABERTAS PARA CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) está com processos seletivos abertos com a oferta de cerca de 500 vagas em cursos técnicos gratuitos em cinco campi de diferentes regiões do Estado. As inscrições devem ser feitas pela internet por meio da página http://qselecao.ifce.edu.br/  onde também estão os editais. Depois de se inscrever, o candidato precisa ir ao campus, munido da documentação exigida, para confirmar sua inscrição. A seleção se dará por análise do histórico escolar, sem realização de provas.

Para os campi de Caucaia e Iguatu, as inscrições vão até 26 de fevereiro. As vagas para Caucaia são para os cursos de metalurgia, petroquímica e eletroeletrônica. Em Iguatu, informática, agroindústria, nutrição e dietética, comércio e zootecnia.

As inscrições para os campi de Aracati, Camocim e Tauá seguem até o dia 4 de março. O campus de Aracati oferece oportunidades nos cursos de aquicultura, eventos, guia de turismo e petroquímica. Já Camocim está com inscrições abertas para serviços de restaurante e bar, técnico em manutenção e suporte em informática. Em Tauá, a oferta é para agronegócio.

Serviço:

Processo seletivo 2016.1 – cursos técnicos
Campi: Aracati, Camocim e Tauá
Inscrições: até 4 de março de 2016
Campi: Caucaia e Iguatu
Inscrições: até 26 de fevereiro de 2016
Página para inscrição: qselecao.ifce.edu.br

Contato:

Campus de Aracati: (88) 3303-1000
Campus de Camocim: (88) 3621-0138
Campus de Tauá: (88) 3437-4249
Campus de Caucaia: (85) 3387-1456
Campus de Iguatu: (88) 3582-0987


Fonte: G1 CE

MEGA-SENA: R$ 35 MILHÕES SERÃO SORTEADOS NESTA QUARTA-FEIRA

O sorteio do concurso 1.793 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 35 milhões para quem acertar as seis dezenas nesta quarta-feira (24). O G1 informa que o sorteio será às 20h (horário de Brasília) em Caxias do Sul (RS).

A Caixa Econômica Federal (CEF) revela que se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá cerca de R$ 221,5 mil por mês em rendimentos. Se preferir, o sortudo poderá adquirir 43 imóveis no valor de R$ 800 mil cada, ou comprar mais de 50 carros esportivos de luxo.

Apostas

As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

Probabilidades

A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, explica a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003.


 Fonte: noticia são minuto

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

ZONA FRANCA MUDARÁ CENÁRIO ECONÔMICO DO SERTÃO, DIZ A UBAM POR MEIO DE SEU PRESIDENTE LEONARDO SANTANA.

O presidente da União Brasileira de Municípios (Ubam), Leonardo Santana, já confirmou presença no município de Icó, nesta sexta-feira (26) ás 10hrs da manhã, no Teatro da Ribeiras dos Icós, onde participará da Audiência Pública que objetiva debater o projeto da Zona Franca do Semi-Árido. O evento contará com a presença de vários parlamentares e grande parte da classe política do estado.

Segundo Leonardo, o projeto da Zona Franca do Semi-Árido, surge da necessidade de um mais adequado enfrentamento aos efeitos da estiagem prolongada, que sempre se constituiu numa característica própria da vasta região que compõe o Semi-Árido do Brasil, como também o êxodo rural, devido à seca e a falta de oportunidade de sobrevivência, a União Brasileira de Municípios (Ubam) está lutando para que o congresso nacional aprove a PEC 19/11, que prevê a instalação de uma área de livre comércio em pleno interior dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e norte de Minas Gerais, cujos municípios fazem parte do chamado “Polígono das Secas”.

Para o dirigente municipalista, a Zona Franca mudará completamente o cenário econômico do município de Icó e de todo Sertão, como também vai gerar mais de 10 mil novos postos de trabalho nas cidades localizadas num rio de 100 quilômetros do Pólo Industrial, que será instalado entre os municípios de iguatú e Juazeiro do Norte.

Redução das desigualdades
Leonardo destacou que a Constituição Federal determina uma melhor distribuição das atividades econômicas por todo país, com a finalidade de evitar as desigualdades regionais, algo que, segundo ele, é visível, tendo em vista o desenvolvimento das Regiões Sul e Sudeste.

O Semi-Árido é composto de 1.134 cidades, com 981 quilômetros quadrados de área, somando mais de 22 milhões de habitantes, vive uma situação de atraso econômico, por falta de uma representação mais forte no congresso nacional, que infelizmente, nesses últimos 30 anos permitiu que o maior montante de recursos da União fosse investido em outras Regiões.

“Estamos lutando para que os municípios possam conseguir sua independência econômica e deixarem de sofrer as ações predatórias do governo da União, que diminui os repasses do FPM a cada ano, com desonerações e renúncias fiscais que só têm prejudicado as prefeituras, inviabilizando as administrações municipais”.

“Vamos atrair, para os pequenos municípios, indústrias como a Ford, Chevrolet, Yundai, Sansung, LG, indústrias de peças de reposição e outras que atrairão inúmeras atividades afins, como hotéis e restaurantes que se farão necessários neste contexto, aumentando a arrecadação dos municípios e desafogando as administrações”. Disse Leonardo.


Ascom-Ubam via Redação Portal Orós

ORÓS: VIGILANTE É PRESO CONFORME LEI "MARIA DA PENHA"

Por volta das 09:30 horas, desta terça-feira (23/02), uma mulher procurou o destacamento das polícias militar e civil de Orós, relatando que seu esposo estava embriagado quebrando tudo em sua casa e que o mesmo estava lhe ameaçando.

De pronto uma composição da polícia militar foi a residência da vítima e lá chegando comprovou a veracidade dos fatos, e conduziu a delegacia de Orós o senhor Aloísio Leônidas da Silva, 56 anos, vigilante.

Na delegacia Aloísio prestou depoimento a escrivã Rosa Maria da polícia civil e negou as acusações, mesmo assim recebeu voz de prisão e foi encaminhado a carceragem da cadeia pública de Orós e ficará à disposição da justiça.


Redação Portal Orós com informações da polícia Civil de Orós.

CRIME AMBIENTAL: CÃES TEM TESTÍCULOS DECEPADOS COM LINHA DE CEROL EM ICÓ

Moradores do conjunto Delta, em Icó, na região do Vale do Salgado, estão chocados com a situação de alguns animais. De acordo com algumas pessoas, vários cães estão sendo vítimas de atos cruéis.

A população tem denunciado que, nos últimos dias, muitos cachorros tiveram seus testículos decepados com linha de cerol. De acordo com informações repassadas por moradores ao correspondente do Site Miséria, Richard Lopes, no período de um mês, ao menos cinco animais foram castrados de modo cruel.

Segundo relatos algumas pessoas, a última vítima da ação dos agressores foi o cachorro conhecido como Beethoven. Recentemente, ele apareceu ensanguentado, com os testículos arrancados e com uma linha de cerol pendurada. Mesmo com ferimentos considerados graves, Beethoven conseguiu sobreviver.

Crime ambiental

Conforme prevê o código penal brasileiro, maltratar animais é considerado crime ambiental. A pena para o agressor varia de três meses a um ano de detenção, além de multa.


Agência Miséria

CEARÁ TEM 70% DE CHANCE DE PERMANECER NO 5º ANO DE SECA, APONTA FUNCEME

O Ceará tem 70% de chance de ter a quadra chuvosa abaixo da média histórica em 2016, segundo novo prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado na manhã desta terça-feira, 23. O novo documento climático foi elaborado para os meses de março, abril e maio.

"Não é informação que gostaríamos de passar, mas temos o dever de mostrar os riscos", afirma o presidente da Fundação, Eduardo Sávio Martins. O novo prognóstico climático foi elaborado para os meses de março, abril e maio. No início da ano, a probabilidade do Ceará entrar no 5º ano de seca era de 65%, conforme prognóstico para os meses de fevereiro, março e abril.
O documento da Funceme aponta ainda que a chance de haver precipitações em torno da média é de 25%; a probabilidade de chuvas acima da média é de apenas 5%.
Segundo Eduardo, as chuvas concentradas no litoral não ajudam no aporte do Estado. ''As chuvas precisam ser acima da média nas demais regiões", disse.

A atuação do El Niño é o principal fator para esse cenário negativo, pois a alta intensidade dele diminui as chances de precipitações mais regulares no Ceará. A variação neutra de temperatura do Oceano Atlântico também influencia.

"O que devemos fazer é nos preparar e conscientizar a população a fazer uso responsável da água, pois a situação de açudes preocupa", disse Martins.



Redação O POVO Online com informações da repórter Thaís Brito

UFCA SELECIONA PROFESSORES SUBSTITUTOS PARA CURSO DE HISTÓRIA DE ICÓ. INSCRIÇÕES ENCERRAM HOJE

A Universidade Federal do Cariri [UFCA], através da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, iniciou na última sexta e termina nesta terça-feira [23] as inscrições para 10 professores substitutos [Edital nº 09/2016], sendo dois para o curso de Bacharelado em História no Campus Icó.

As inscrições acontecem na Plataforma Forms. O Instituto de Estudos do Semiárido [IESA] - Campus Icó, seleciona duas vagas no setor de estudo “História Geral”: uma para 20h e outra para 40h, com remunerações, respectivamente, de R$ 2.247,77 e R$ 3.272,01.
A titulação mínima solicitada é de Bacharelado em História e o valor das inscrições custam R$ 56,00 [20h] e R$ 81,00 [40h].




Fonte: UFCA 

ORÓS: APREENSSÃO DE VEÍCULO CONDUZIDO POR MENOR

Na tarde desta segunda-feira, 22, por volta das 21h57,  a polícia militar VTR CP 10031 ao realizar rondas ostensivas nas ruas de Orós, deparou-se motocicleta, HONDA CG 125 TITAN , CINZA, 1995, PLACA HUQ-4273, Orós-CE, com três pessoas, sendo que o condutor, era o menor de iniciais: J.F.L.J. 15 anos. 

A motocicleta foi apreendida e apresentada na delegacia municipal de Orós para a realização dos procedimentos cabíveis.


Por Josemberg Vieira com informações do 2ª CIA / 10º BPM de Iguatú.

JUSTIÇA DETERMINA AFASTAMENTO DE VEREADORES DE RUSSAS ACUSADOS DE CONTRATAR FUNCIONÁRIOS FANTASMAS

O juiz Abraão Tiago Costa e Melo determinou, nesta segunda-feira (22), o afastamento por tempo indeterminado dos vereadores de Russas Marcos Estácio, presidente da Câmara Municipal de Russas, e Aécio Paixão, acusados de peculato pela contratação de funcionários “fantasmas” e de empréstimos consignados fraudulentos. Além deles, também é acusada do crime de peculato a assessora da Câmara Municipal de Russas e companheira de Marcos Estácio, Natália Lins.

A decisão atende a pedido do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) em denúncia oferecida no 15 de dezembro de 2015 pelos promotores de Justiça do Núcleo de Tutela Coletiva (NUTEC) da 4ª Unidade Regional do MPCE, com sede no Município, Luiz Dionísio de Melo Júnior, Cleiton Sena de Medeiros, Davi Carlos Fagundes Filho e Virgínia Navarro Fernandes Gonçalves.

De acordo com a denúncia, no dia 7 de maio de 2015 foi instaurado Procedimento Investigatório Criminal para apurar um suposto esquema de desvio de recursos públicos da Câmara Municipal de Russas, que estaria sendo efetuado pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Marcos Estácio.

O promotor de Justiça titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Russas, Luiz Dionísio de Melo Júnior, explica que o Núcleo Regional teve conhecimento de que assessores da Câmara Municipal de Russas estariam sendo utilizados para o desvio de verbas públicas. “Assessores `fantasmas´ foram nomeados pelo vereador Marcos Estácio para possibilitar o desvio de verbas públicas oriundas da Câmara Municipal”, esclarece.

Como funcionava

O “esquema” consistiu em nomear pessoas, que por sua vez não prestavam qualquer tipo de serviço e que, ao receber os pagamentos referentes ao salário mensal, os repassavam para o presidente da Câmara Municipal de Russas, Marcos Estácio, e para o vereador Aécio Paixão. Apesar disso, os “assessores” dos vereadores realizaram empréstimos consignados, repassando o valor obtido para eles.

Assim, Marcos Estácio e Aécio Paixão obtiveram, indiretamente, empréstimos bancários, para uso pessoal, que eram pagos com recursos públicos, tendo em vista esta simulação. Natália Lins, que vive em união estável com o vereador Marcos Estácio, participou do delito intermediando junto aos “assessores fantasmas” a realização dos empréstimos consignados revertidos fraudulentamente em favor de Marcos Estácio e Aécio Paixão.

FONTE: CEARÁ NEWS 7

INSEGURANÇA: CEARÁ REGISTRA 368 ROUBOS E FURTOS POR DIA EM JANEIRO

Trezentos e sessenta e oito pessoas roubadas ou furtadas por dia no Ceará. Este foi o balanço do primeiro mês de 2016, conforme dados divulgados pela Secretária da Segurança e Defesa Social (SSPDS). Ao todo, janeiro contabilizou 4.916 furtos e 6.503 Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), que englobam casos classificados como roubo, excluindo latrocínio (roubo seguido de morte). O número, porém, tende a ser maior, já que a estatística só leva em consideração vítimas que registraram Boletins de Ocorrência (B.Os).

O mês de janeiro deste ano obteve o pior índice de CVP desde julho de 2015, quando a Secretaria da Segurança voltou a divulgar oficialmente o balanço. Em dezembro do ano passado, por exemplo, o Ceará teve 5.384 pessoas roubadas; 20% a menos. Se o atual balanço for comparado com igual período de 2015, quando foram 5.775 roubos, o primeiro mês de 2016 teve um acréscimo de 12% nos casos.

De acordo com estatísticas da SSPDS, as sextas-feiras foram os dias que mais registraram roubos. Mais de 1.000 casos ocorreram nestes dias. O horário preferido pelos criminosos é durante a noite, entre às 18h e 23h59. Somente nestes intervalos ocorreram 34,9% dos casos de CVP, o que representa um total de 2.276 vítimas.

A Capital foi disparado o território com mais registros de CVP. Somente em Fortaleza foram 4.140 pessoas roubadas durante o mês. A Área Integrada de Segurança (AIS) 1, que engloba bairros como Jardim Guanabara, Barra do Ceará, Centro e Antônio Bezerra, liderou o ranking divulgado pela Secretaria, com um total de 1.082 roubos.

O motociclista César Almeida, 32, foi uma dessas vítimas. O homem voltava do trabalho, quando teve o celular roubado no bairro do Centro.

"Fui abordado quando parei com minha moto em um semáforo. Fiquei assustado, pois eram dois homens armados. Eles pediram meu celular, dinheiro e eu tive que entregar. Felizmente não aconteceu nada de mais grave, apenas danos materiais", comentou o entregador.

O número de furtos em janeiro também foi o mais alto desde julho de 2015. Naquele mês foram 4.181 pessoas furtadas. Já em dezembro de 2015, foram 4.730 casos. O aumento observado entre o último mês de 2015 e o primeiro deste ano é de 3%.

Apesar do elevado índice, o mês de janeiro de 2016 apresentou uma redução de 11% em comparação com igual período do ano anterior, quando foram computadas 5.554 vítimas.

As sextas-feiras também foram os dias em que mais pessoas foram furtadas no Ceará. O horário com maior incidência de crimes foi de 6h às 11h59.

Subnotificação

Apesar de elevado, o número de roubos e furtos no Ceará tende a ser ainda maior do que foi divulgado pela SSPDS. As estatísticas policiais contabilizam apenas aqueles casos em que as vítimas notificaram os crimes por meio do Boletins de Ocorrência. No entanto, parte da população ainda prefere não adotar a prática.

A estudante Camila Silva, 21, por exemplo, informou que já teve o celular furtado neste ano, durante uma festa. A jovem relatou que perdeu os contatos e o número, mas preferiu não ir à Delegacia para registrar o B.O.

"Percebi que meu celular havia sido puxado de dentro do meu bolso. Quando olhei para trás, eu vi um homem correndo na festa. Esta foi a única vez que fui roubada. Mas não quis ir á delegacia por achar que dificilmente conseguiriam recuperar o celular. Sei que pode ser errado, mas conheço gente que registrou o B.O e não aconteceu nada. Por isso preferi deixar pra lá", relatou a jovem.

Ações

A SSPDS reconheceu que os números de roubos e furtos no Estado são elevados. No entanto, a Pasta ressaltou que as estatísticas devem crescer com o passar do tempo. Um dos motivos seria o esforço da Polícia em tentar conscientizar a população a registrar os Boletins de Ocorrência após os crimes.

O objetivo, conforme a Secretaria da Segurança, é fazer com que os casos subnotificados reduzam. "Entre os esforços feitos está a implantação de totens de autoatendimento para o registro de B.Os. A SSPDS reitera que a consolidação de dados reais é de suma importância para que o policiamento seja direcionado de forma correta para áreas e horários em que os crimes acontecem. As Polícias Civil e Militar vêm desenvolvendo esforços em conjunto para combater os crimes contra o patrimônio", informou em nota.

A SSPDS ressaltou que as notificações por meio dos Boletins de Ocorrência são importantes para que sejam direcionadas as ações policiais em pontos específicos onde mais são registrados casos de roubos e furtos.

"O Boletim de Ocorrência viabiliza a intensificação dos trabalhos policiais em locais com maior incidência de delitos. O fortalecimento dessas ações é resultado da integração entre as forças de segurança; do trabalho focado nas áreas, horários e dias que apresentam maiores taxas de crimes, como roubos, com base em análises estatísticas e criminais" reiterou Secretaria da Segurança Pública.


Fonte: Diário do Nordeste

PRIMEIRA PARCELA DO IPVA 2016 VENCE NESTA TERÇA-FEIRA,23

A primeira parcela do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2016 vence nesta terça-feira, 23, para quem optou pelo parcelamento do tributo. Este ano, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) não fará envio de boletos pelos Correios.

Todos os boletos para pagamento estão disponíveis aos contribuintes no site da secretaria. A rede arrecadadora do IPVA inclui o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o Banco do Nordeste (BNB), Bradesco, casas lotéricas e Farmácias Pague Menos.

O contribuinte que decidiu parcelar o desembolso - sem nenhum abatimento especial - deverá pagar as parcelas, que não podem ser inferiores a R$ 50, nos dias 23 de fevereiro, 23 de março, 25 de abril e 23 de maio de 2016. Como em 2015, o IPVA 2016 poderá ser pago nos cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

A previsão para a arrecadação é de R$ 719,065 milhões, em que 50% desse valor pertencem ao tesouro estadual e os outros 50% serão destinados aos municípios do Estado.

Fonte: O Povo

ASSEMBLEIA GARANTE APOIO A RENATO ROSENO CONTRA BOATOS NA INTERNET

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), afirmou, nesta segunda-feira, 22, que a Casa dará “todo o suporte necessário a qualquer parlamentar que se sentir ameaçado”. Hoje, o deputado estadual Renato Roseno (Psol) solicitou apoio do Poder Legislativo para investigar boatos de que teria prestado assessoria jurídica a acusado de assassinato. Roseno tem sido alvo de difamação e recebido ameaças através das redes sociais.

Desde a sexta-feira, 19, Roseno tem sofrido difamações nas redes sociais após boatos de que teria prestado assistência jurídica ao suspeito de matar um policial com nove tiros no bairro Pici, em Fortaleza. O parlamentar afirma que também buscará apoio do Governo do Estado e da Polícia.

A informação inverídica surgiu em publicação no Facebook e foi reproduzida pela mãe do policial, Daniara Maria Rabelo Félix, durante uma entrevista à emissora de TV. O vídeo recebeu milhares de compartilhamento e comentários no Facebook e no Whatsapp. Desde então, Renato Roseno tem feito mobilização para esclarecer que não possui nenhuma relação com o caso.

“Tenho buscado todos os meios de comunicação, redes sociais, para conseguir de fato desfazer essa informação falsa. Sou absolutamente claro: não prestei assessoria jurídica, não acionei, não mobilizei minha assessoria para a defesa desse acusado de assassinato”, esclarece Roseno.

Caso do policial

O boato compartilhado na Internet diz que o deputado prestou apoio jurídico a Gabriel Alves de Lima, de 20 anos, preso no dia 13 de fevereiro, suspeito de ter assassinado o policial militar do Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), Augusto Herbert Félix, de 27 anos, e o comerciante José Vilemar de Freitas, de 83 anos, no dia anterior à prisão.

Renato Roseno afirma que não teve nenhum contato com esse caso ou o fez por intermédio de terceiros. Por ser servidor público licenciado, o deputado não atua em escritório de advocacia jurídica e sua assessoria na Assembleia trabalha apenas em ações voltadas para o mandato político, esclarece.

“Nós estamos sempre cobrando apuração desses casos e denunciando a falência da política de Segurança Pública em nosso estado, a qual tem levado à ampliação da violência e das mortes, tanto de policiais quanto de outras pessoas envolvidas em situações de conflito”, afirma nota divulgada pelo deputado.

Perfil

O policial Augusto Herbert estava na PM há seis anos. Ele ingressou na corporação no Batalhão de Policiamento Comunitário (Ronda do Quarteirão), antes de entrar no Batalhão de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio).

Ele estava em uma moto quando foi abordado por uma dupla, também em uma moto, no bairro Pici. O policial reagiu e acabou sendo baleado por Gabriel Alves de Lima. No tiroteio, o comparsa de "Biel", Bruno de Barros foi morto. Minutos após o crime, Gabriel, conforme investigação policial, matou o idoso em uma mercearia no bairro Jardim Iracema.

Gabriel foi preso no distrito de Pecém, em São Gonçalo do Amarante (Grande Fortaleza).


O POVO

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

DESABAMENTO MATA 2 OPERÁRIOS NA CAPITAL E DEIXA OUTROS 3 FERIDOS

Dois operários morreram após ficarem soterrados no desabamento da obra do viaduto no cruzamento das Avenidas Raul Barbosa com Murilo Borges, na noite desta segunda-feira (22), no Bairro Aerolândia, em Fortaleza. Os óbitos foram confirmados pelo comandante geral adjunto do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Viana.

O Corpo de Bombeiros informou inicialmente que 10 pessoas ficaram soterradas, mas, depois atualizou o número cinco trabalhadores atingidos pelos escombros. Até as 19h40, dois operários já haviam sido retirados dos escombros. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

Três operários feridos seguem internados no Hospital Instituto Doutor José Frota, no Centro de Fortaleza, e passam bem.

O Corpo de Bombeiros não soube informar a gravidade dos ferimentos das duas pessoas que foram resgatadas. Um caminhão com estrutura de guindaste foi enviado ao local para tentar resgatar dois corpos que estão embaixo de vigas de concreto.

O Corpo de Bombeiros alertou ainda que o perímetro da obra foi isolado porque ainda está sob risco de desabamento. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram enviadas ao local.

Ainda segundo o coronel do Corpo de Bombeiros Viana, as atividades foram temporariamente suspensas por temor de novos desabamentos. A operação de resgate deve ser retomada após a chegada de um guindaste ao local.

Por telefone, a assessoria de comunicação da prefeitura de Fortaleza informou ao G1 que o secretário de infraestrutura, Samuel Dias, foi ao local e que o órgão deve investigar as causas do desabamento.

Construção do viaduto
As obras da construção da rotatória e dos viadutos no cruzamento das venidas Raul Barbosa e Murilo Borges começaram em junho de 2015. O investimento da Prefeitura, financiado com recursos da Caixa Econômica Federal, é de R$ 31 milhões.

Além da rotatória de 90 metros de diâmetro - dotada com duas faixas para tráfego e dois viadutos de cerca de 312 metros de extensão fazendo a ligação sertão-praia -, será construída uma nova ponte que operará em sentido inverso ao da existente, da ponte sobre o Canal do Lagamar.

De acordo com o projeto, a interseção de vias conta com seis pontos de travessia para pedestres, iluminação, padronização dos passeios e projeto paisagístico com a plantação de novas mudas e espécies nativas.

Do G1 CE