quarta-feira, 5 de outubro de 2016

TAXA DE APROVAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS NA REDAÇÃO DO ENEM 2015 CHEGA A 99,6%

As maiores taxas de aprovação em redação no Exame do Ensino Médio (Enem) de 2015 entre as escolas públicas cearenses variam entre 96,2% e 99,6%, com instituições de ensino de sete municípios.

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, em Fortaleza, e a Escola Estadual de Ensino Profissional (EEEP) Alan Pinho Tabosa, em Pentecoste, tiveram as taxas de aprovação superiores, ambas de 99,6%. Em seguida, os colégios Militar de Fortaleza, com 98,8%, e o Estadual Justiniano de Serpa, com 97,9%.

Para o professor de Língua Portuguesa Teófilo Beviláqua, os altos índices de aprovação, além de exibir os bons resultados, são um dos maiores motivadores dentro das escolas. "Quando eu dei aula para alunos que estudavam à noite, percebia neles uma motivação pelo fato de que, nos anos anteriores, um número de alunos havia sido aprovado. É um foco de influência", avalia.

O professor destaca que os temas expostos na redação - em 2015 foi violência contra a mulher - exigem do aluno um certo nível de leitura e compreensão da realidade. O improviso na hora de eleborar o texto é o que pode levar os alunos a não ter um bom desempenho na prova.

"Alguns alunos podem ter conhecimento sobre o tema, mas não é de forma reflexiva. Muitos até se apropriam dos textos motivadores da prova e têm afirmações genéricas, baseadas no senso comum, de forma desorganizada. Às vezes a pessoa escreve de 15 a 20 linhas e acha que foi o ideal, mas não", detalha.

Justiniano de Serpa

O bom resultado do Colégio Estadual Justiniano de Serpa no Enem de 2014 foi decisivo para que o resultado se repetisse em 2015. "Usamos os dados para dizer que eles poderiam conseguir também em 2015. Recebemos coletâneas com provas passadas do Enem, destacando inclusive os temas das redações, e repassamos aos alunos", afirma a diretora da instituição, Eliana Martins.


10 escolas públicas com maior taxa de aprovação em redação no Enem 2015

1. Colégio Militar do Corpo de Bombeiros (Fortaleza) - 99,6%
2. EEP Alan Pinho Tabosa (Pentecoste) - 99,6%
3. Colégio Militar de Fortaleza (Fortaleza) - 98,8%
4. Colégio Estadual Justiniano de Serpa (Fortaleza) - 97,9%
5. EEFM Presidente Geisel (Juazeiro do Norte) - 97,5%
6. EEM Nossa Senhora da Assunção (Itapipoca) - 97,2%
7. EEM Professora Theolina de Muryllo Zacas (Bela Cruz) - 97%
8. EEFM Adauto Leite (Mauriti) - 96,4%
9. EEFM Ministro Antônio Coelho (São Benedito) - 96,3%
10. EEFM Farias Brito (São Benedito) - 96,2%



Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário