quinta-feira, 21 de julho de 2016

CASTANHÃO COMEÇA A RECEBER ÁGUAS DO ORÓS

O açude Orós, localizado na região Centro Sul do Estado, começa a dar suporte ao açude Castanhão a partir desta quinta-feira, 21. Com objetivo de atender à Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a medida foi votada e aprovada ontem em reunião do Comitê de Bacias do Baixo e Médio Jaguaribe. A decisão faz parte do pacote de medidas para o abastecimento da Grande Fortaleza diante da estiagem.

De acordo com informações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o repasse segue até janeiro de 2017 e prevê uma vazão média de 11,5m³ de água por segundo destinada ao Castanhão. A água deverá chegar pelo Rio Jaguaribe. Deste montante, 6,5 m³/s deverão chegar à RMF.

O montante inicial de repasse do Orós é a vazão de 4 m³/s, que será mantida até o dia 1º de setembro deste ano. A partir de 1º de setembro, o açude passará a liberar vazão contínua de 16m³/s para atingir o Castanhão, permanecendo com essa liberação até janeiro de 2017.

Com o suporte do Orós, o Castanhão irá liberar uma vazão média de 15m³/s ao sistema Jaguaribe e à RMF. O objetivo é atender ao Eixão das Águas com 9,5m³/s, transferindo 6,5m³/s para a Região Metropolitana de Fortaleza e 5,5m³/s para a perenização rio Jaguaribe até a Passagem de Sucurujuba em Quixeré, cerca de 100 km.


Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário