segunda-feira, 31 de agosto de 2015

PARABÉNS ORÓS E AOS OROENSES PELOS 58 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Hoje é o dia do nosso lugar e lar, da terra que nos acolheu por entre suas serras e fez brotar em nossos corações um amor difícil de ser explicar em simples palavras, terra de povo guerreiro e acolhedor que já travou várias batalhas em busca de dias melhores e muitas ainda estão por vir.

Orós é terra de figuras ilustres e desconhecidas que construirão com força, lágrima, suor e amor a história desses 58 anos de emancipação política e a estes ilustres desconhecidos OROENSES dedicamos os nossos mais sinceros parabéns, orgulho-me de dizer “sou oroense”.









Simplesmente Orós, torrão de muitos cantos e encantos que as lentes do PORTAL ORÓS retratam diariamente, como faz bem ao coração fazer parte desta história de amor.

Mulher morre a caminho de igreja vítima de bala perdida; criança fica ferida

Uma mulher de 72 anos morreu após ser atingida por uma bala perdida no bairro Bela Vista, em Fortaleza, às 6h deste domingo (30). A aposentada Maria Dultra, que residia no bairro Parque Araxá, estava a caminho da Igreja Universal que costumava frequentar, acompanhada de uma amiga com o filho de 6 anos.

Maria Dultra veio a óbito imediatamente. A vítima era natural de Porto Alegre e morava na capital cearense há 11 anos. A criança também foi atingida e, posteriormente, socorrida por populares do bairro e levada para o Instituto Doutor José Frota (IJF). O garoto continua internado no IJF, mas não corre risco de morte.

De acordo com informações de populares que estavam na hora do acontecimento, as balas vieram de um carro não identificado. Policiais e perícia estiveram no local para desvendar o acontecimento e informaram que estão investigando o caso.

Segundo a Polícia Militar, não houve nenhuma operação da corporação na região e ainda não é possível dizer de onde partiu o tiro. Nenhum suspeito foi preso até o momento.

A reportagem entrou em contato com o IJF para saber o estado de saúde da criança, mas ainda não obteve informações.


Diário do Nordeste

Bandidos arrombam agência dos Correios de Quixadá e levam todo o dinheiro do cofre

A gerente informou que ainda não sabe quanto havia em dinheiro e que o fato será informado a Polícia Federal.

A agência dos Correios da cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense, foi arrombada na tarde desse domingo, 30. O gerente da unidade foi quem denunciou o crime.

Uma composição da Polícia Militar confirmou a veracidade da informação e acompanhou a funcionária na averiguação de toda a agência. Foi constatado que a grade de uma janela havia sido arrancada e a vidraça quebrada, dando acesso à parte interior do prédio, onde os indivíduos arrombaram o cofre principal e subtraíram todos os objetos, inclusive todo o dinheiro e um revólver cal. 38 da empresa de vigilância.

A gerente informou que ainda não sabe quanto havia em dinheiro e que o fato será informado a Polícia Federal. Segundo populares, uma motocicleta YBR Factor 125, estava estacionada nas proximidades do local, desde a tarde de sábado, 29.


Fonte: Revista Central

Motorista morre após capotar veículo na BR-226, em Senador Pompeu

Outro acidente aconteceu na CE 060 – Praça do Putiú, na cidade de Baturité.

Cassimiro Fernandes Nogueira, 35 anos, morreu durante um acidente de trânsito na BR-226, no trecho que compreende o município de Senador Pompeu, no Sertão Central cearense.

O sinistro aconteceu próximo à entrada do distrito de Códia, onde um veículo Celta, de placas HXH-343, capotou várias vezes. O motorista não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.

Outro acidente aconteceu na CE 060 – Praça do Putiú, na cidade de Baturité, o serviços gerais Valdazinho Nascimento da Silva, 34, conduzia uma moto quando perdeu o controle e na ação sofreu uma queda.

A vítima foi socorrida para a UMPA de Baturité e, em seguida, foi transferida para Aracoiaba com suspeita de traumatismo craniano.

Fonte: Revista Central

Italiano é baleado no tórax ao reagir assalto no centro da cidade de Quixadá

O homem foi socorrido imediatamente por populares ao Hospital Dr. Eudásio Barroso, onde foi atendido e não corre risco de morte.

Duas pessoas foram lesionadas nesse fim de semana na cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense. Em um dos casos, a vítima reagiu e quase que é assassinada.

Um italiano de 40 anos ao ser abordado por dois indivíduos armados com revólveres reagiu e quase que é assassinado. O crime foi consumado na Rua Batista de Queiroz, no Centro. Os elementos que não foram identificados tentavam roubar o estrangeiro, este por sua vez, resolveu reagir.

Durante a luta, o italiano foi atingido por um disparo de arma de fogo no tórax. O homem foi socorrido imediatamente por populares ao Hospital Dr. Eudásio Barroso, onde foi atendido e não corre risco de morte.


Fonte: Revista Central

Missão Velha-CE: Um jovem foi morto e dois saíram feridos em tiroteio na Cidade de Deus

Um tiroteio deixou o saldo de um morto e dois feridos por volta das 19 horas deste sábado no bairro Cidade de Deus em Missão Velha. Cícero Cardoso Balbino Filho, de 26 anos, que residia na Rua Eugênio Paceli Dantas (Baixa do Tinguizeiro) naquele município, morreu no local, enquanto seus parentes Damião Alves, de 18, morador da mesma rua, e Leonardo Alves da Silva, de 24 anos, terminaram socorridos a hospitais. Esse último foi alvejado com um tiro na testa e teve que ser submetido a uma cirurgia.

Quando souberam dos disparos o Cabo Lobo e os Soldados Samuel, Wagner e Veras estiveram no local tomando conhecimento que os tiros foram efetuados por dois homens em uma moto Honda POP 100 de cor roxa. Os PMs diligenciaram e prenderam José Hamilton Rodrigues da Silva, de 36, residente na Rua Coronel Jose Dantas e Clemir Rodrigues da Silva, de 18 anos, que mora na Rua Capitão Correia Arnold, ambas no centro de Missão Velha. Apenas este último ficou preso, já que Hamilton entrou como testemunha.

Na noite do dia 16 de setembro de 2010 Cícero Cardoso lesionou com um golpe de faca no braço direito Francisco Sobreira de Melo, de 50 anos, residente na Rua José Arnaldo Maia (Bairro Estátua) daquela cidade. O crime aconteceu na Avenida José Sobreira Dantas no centro de Missão Velha e o acusado fugiu com a faca e, na época, não foi localizado pela polícia nas diligências.


MISÉRIA

ICÓ: POLICIA PRENDE TRIO ACUSADO DE ATERRORIZAR A CIDADE NOS ÚLTIMOS DIAS

A polícia militar prendeu ontem (30/8) em Icó, um trio acusado de aterrorizar a cidade de Icó nos últimos dias. De acordo com as primeiras informações repassadas ao blog Icó na rede. O trio é acusado de praticar assaltos, efetuar disparos de arma de fogo em vias públicas e aterrorizar prostitutas em bares de Icó.

Com o trio foi apreendido revolveres. Até o momento os nomes dos acusados ainda não foram divulgados.


Icó na rede com informações de Richard Lopes via whatsapp. Estamos aguardando as informações do 10 BPM em breve.

domingo, 30 de agosto de 2015

Umari: Agricultor sai para beber e é morto com pedrada na cabeça

Um crime de morte ocorrido com requintes de crueldade chocou a população de Umari, distante 150 de Juazeiro do Norte, nas primeiras horas deste domingo (30).

O agricultor Francisco Diassis da silva de 21 anos, conhecido por Francisco de Neto, casado, morador da localidade Alto Ponte, tinha saído de casa ainda na tarde de sábado (29)  e foi encontrado morto nas primeiras horas deste domingo, as margens da CE 284, com uma pedra sobre sua cabeça. Segundo a polícia, a pedra pesa mais de 150 quilos.

Os inspetores Júnior Pernambucano, Pinheiro e Fábio Bahiano da Delegacia Regional de Policia Civil de Icó estiveram no local relacionando testemunhas e realizando os primeiros levantamentos que requer o caso.

Segundo o que foi apurado até o momento, Francisco de Neto foi visto em companhia de uma pessoa bebendo em uma festa realizada na localidade de Agrovila. A vítima teria se envolvido em uma discussão banal e em seguida acabou sendo morta.

A polícia já dispõe do nome do principal suspeito do crime que se encontra foragido. A delegada plantonista da regional de Icó, Virginia Gorgonio, expediu a guia cadavérica e o corpo do agricultor foi levado para ser necropsiado na perícia forense de Iguatu.

Francisco era casado e deixou três crianças na orfandade, de 7 meses, 3 e 5 anos respectivamente.

Pelo peso da pedra a polícia acredita que uma segunda pessoa esteja envolvida na morte do agricultor. A violência foi tamanha que a vítima teve esmagamento no crânio.


Fonte: MISÉRIA com Informações do Radialista Richard Lopes

Crato: Tiroteio deixa saldo de dois mortos e um ferido no Pantanal

Dois jovens tombaram mortos e outro saiu ferido em uma troca de tiros por volta das 18h30min deste sábado na Rua Fortaleza, em frente ao número 86 (Bairro Pantanal) em Crato. Quando a polícia chegou ao local já encontrou mortos Wilians Barbosa da Silva, de 32 anos, que residia na Rua Professora Valquíria  Lima (Triângulo) em Juazeiro e Antônio Jorge da Silva, de 22 anos, o “Delegado” que morava na Rua Sisnando Ferreira Lima (Bairro Ossean Araripe) em Crato.

Este tombou sem vida dentro do quarto da residência onde se encontrava igualmente com perfurações à bala. Um terceiro homem que chegou acompanhado de Wilians em uma motocicleta saiu baleado com um tiro no peito direito e está internado no Hospital São Francisco de Crato. Os dois teriam ido ao encontro de “Delegado” com a missão de matá-lo, mas a polícia ainda não sabe se o revide teria partido do homem marcado para morrer ou de comparsas seus que se encontravam na casa.

No imóvel reside a mãe de “Delegado” e está disse à polícia que a dupla teria adentrado a casa e foi até o quarto onde o mesmo se encontrava passando a atirar para fugir em seguida. Ela disse que ao sair na rua para olhar por onde os autores tinham fugido se deparou com um deles sem vida em frente à sua residência, enquanto o outro desapareceu na moto. “Delegado” tinha algumas passagens pela polícia por roubos, um homicídio em Crato e um crime de lesão corporal.


Fonte: MISÉRIA

Dupla armada é presa após perseguição policial na cidade de Iguatu

No bairro Jardim Oásis, nesta última sexta-feira, 28, uma perseguição resultou na prisão de dois homens em posse de arma de fogo. De acordo com a Polícia tudo começou quando a os suspeitos em numa motocicleta não obedeceram a ordem de parada dos militares.

Em meio a perseguição a dupla foi intercepta e presa no bairro Lago Parque. Com os acusados foi apreendida uma arma de fogo, tipo pistola 380, com um carregador municiado com 09 munições intactas.

Rugle Lineker Dantas Neves, 22 anos, e Francisco Tales Vieira Do Nascimento, 21 anos, foram conduzidos bem como o veículo à delegacia Regional de Poluía Civil de Iguatu juntamente com o veículo.

O serviço reservado da polícia aprendeu na residência do “Tales” cinco munições intactas e duas “trouxinhas de maconha”.  Rugle é figura conhecida da polícia e responde a vários crimes.


Fonte: Mais FM

Homem preso em Iguatu ao tentar matar ex-mulher

Este homem foi preso na noite deste sábado, 29/08, por volta das 19h30m, na rua Padre Patrício, na Vila Centenário.

Geraldo Cipriano Filho, 31 anos, residente na Barreira dos Paraibanos foi preso e autuado em flagrante em frente à casa de sua ex-companheira Iasmin Pereira Salvador, 20 anos, armado de revólver.

Segundo a polícia a denúncia que chegou contra o mesmo, é que ele iria matá-la. Antes mesmo que a polícia chegasse, vizinhos que estavam vendo toda a cena, conseguiram tomar a arma de Geraldo Cipriano e imobilizá-lo até a chegada da polícia.O homem foi conduzido a delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.


Fonte: Mais FM

VEREADOR EM AÇÃO: VICENTE PINTO SESSÃO 27 DE AGOSTO 2015

Quinta-feira 27/08 dia de mais uma sessão na câmara de vereadores e o edil Vicente Pinto, esteve presente e mais uma vez usou de seu espaço para defender o povo.

Vicente em suas palavras relembrou que ainda em 2013 primeiro ano como representante do povo solicitou por meio de requerimento que fosse criado (2) dois dias dedicados ao evangelho no calendário oficial do município. Naquele ano fui procurado por alguns evangélicos como pastor Josué e Iranildo que me pediram que sugerisse aqui nesta casa essa ideia por meio de requerimento e assim o fiz e estou muito feliz porque hoje esta data é uma realidade, demorou um pouco mais ainda bem que chegou esse dia, de início com minha sugestão a pedido do povo, por meio do projeto de lei 51/2015 que institui o dia 02 de setembro como o dia do EVANGELHO no município de Orós, por isso, VOTO A FAVOR. Destacou o vereador Vicente Pinto.  

Em requerimento verbal em nome do povo o vereador Vicente solicitou que a prefeitura de Orós tomasse alguma solução a respeito do MATADOURO PÚBLICO que não temos mais, e nosso povo está cobrando, eu já falei com o deputado Moisés para tentar solucionar esse problema em nosso município é hora de unirmos forças e buscarmos uma solução o mais rápido possível, isso é caso de saúde pública e merece total atenção.

O vereador Vicente solicitou ao secretário de agricultura do município e a prefeitura de Orós que olhasse com bons olhos para os agricultores de nosso município principalmente em relação ao CADASTRO DO SEGURO SAFRA que está sendo feito apenas para os agricultores que já são cadastrados e muitos que precisam estão ficando de fora, eu estive no sindicato dos trabalhadores rurais e fiquei muito preocupado com essa situação pois meu compromisso é defender aqueles que mais precisam e os agricultores precisam de uma resposta urgente.

O vereador Vicente Pinto VOTOU A FAVOR do projeto de lei 50/2015 que criou o CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.

O vereador Vicente Pinto VOTOU A FAVOR do projeto de lei 52/2015 que AUTORIZA A REALIZAÇÃO DE EVENTOS E COMPETIÇÕES ESPORTIVAS NA FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE NOSSO MUNICÍPIO, jogos municipais 2015.


JG COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

VEREADORA EM AÇÃO: IRINEUDA BEZERRA SESSÃO 27 DE AGOSTO 2015

Quinta-feira 27/08 na sessão na câmara de Orós a vereadora Irineuda Bezerra, presente à sessão, colocou para apreciação e votação dos demais vereadores o seguinte:

A vereadora Irineuda pediu ao chefe de gabinete Ricardo presente à sessão uma resposta, a quantas anda o projeto de lei que veio a câmara e foi retirado devido a sua polêmica que trata da AJUDA DE CUSTO AOS SERVIDORES MUNICIPAIS QUE MORAM NOS SÍTIOS E DISTRITOS, eles tem de vir todos os dias trabalhar aqui na sede, e cobram uma solução já que eles estão tirando do bolso o dinheiro das passagens, o executivo ficou de rever o projeto de lei e até agora nada, por isso, peço ao chefe de gabinete uma resposta já na próxima sessão dia 03/09.

A vereadora Irineuda VOTOU A FAVOR do projeto de lei 50/2015 que criou o CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.

A vereadora Irineuda VOTOU A FAVOR do projeto de lei 51/2015 que institui o dia 02 de setembro como o dia do EVANGELHO no município de Orós.

A vereadora Irineuda VOTOU A FAVOR do projeto de lei 52/2015 que AUTORIZA A REALIZAÇÃO DE EVENTOS E COMPETIÇÕES ESPORTIVAS NA FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE NOSSO MUNICÍPIO, jogos municipais 2015.


JG COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

VEREADORA EM AÇÃO: ALDENÍZIA DE MIMI SESSÃO 27 DE AGOSTO 2015

Presente à sessão da última quinta-feira 27/08 a vereadora Aldenizia de Mimi destacou em seu pronunciamento que:

Com relação ao CADASTRO DO SEGURO SAFRA sou totalmente a favor que o mesmo seja feito para todos os agricultores do nosso município sem exceções.  Nesses cadastros tem que haver mais fiscalização, pois tem gente recebendo que nunca foi a uma roça e tem muitos que não saem da roça os verdadeiros agricultores e não são beneficiados com o seguro safra, com um constante acompanhamento e fiscalização será possível identificar quem realmente é um agricultor e daqueles que fingem ser um.

A vereadora Aldenizia de Mimi VOTOU A FAVOR do projeto de lei 50/2015 que criou o CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.

A vereadora Aldenizia de Mimi VOTOU A FAVOR do projeto de lei 51/2015 que institui o dia 02 de setembro como o dia do EVANGELHO no município de Orós.

A vereadora Aldenizia de Mimi VOTOU A FAVOR do projeto de lei 52/2015 que AUTORIZA A REALIZAÇÃO DE EVENTOS E COMPETIÇÕES ESPORTIVAS NA FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE NOSSO MUNICÍPIO, jogos municipais 2015.


JG COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

VEREADORA EM AÇÃO: ALDALICE GOMES SESSÃO 27 DE AGOSTO 2015

A vereadora Aldalice Gomes presente à sessão da câmara desta quinta-feira 27/08, solicitou a prefeitura de Orós que encaminhasse os projetos de lei a câmara com tempo suficiente para que os vereadores pudessem analisar os mesmo com mais calma e assim vota-los com consciência, pois o que votamos aqui e de total interesse do povo e nós somos fiscais do povo, para isso temos de fazer o nosso trabalho de forma correta e consciente. 

A vereadora Aldalice Gomes VOTOU A FAVOR do projeto de lei 50/2015 que criou o CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.

A vereadora Aldalice Gomes VOTOU A FAVOR do projeto de lei 51/2015 que institui o dia 02 de setembro como o dia do EVANGELHO no município de Orós.

A vereadora Aldalice Gomes VOTOU A FAVOR do projeto de lei 52/2015 que AUTORIZA A REALIZAÇÃO DE EVENTOS E COMPETIÇÕES ESPORTIVAS NA FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE NOSSO MUNICÍPIO, jogos municipais 2015.


JG COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

Deputados Danilo Forte e Heitor Férrer anunciam filiação ao PSB

Abaixo segue a íntegra que Danilo Forte concedeu após se reunir com a cúpula nacional e estadual do PSB junto com o deputado estadual Heitor Férrer.

Em encontro com a direção nacional e estadual do PSB nesta sexta-feira, 28, em Brasília, o deputado federal Danilo Forte anunciou que está de saída da sua atual legenda, o PMDB, e pronto para se filiar ao Partido Socialista Brasileiro. “Eu acho que isso vai ser bom, inclusive, para oxigenar a política cearense”, disse.

De acordo com o parlamentar cearense, faltam apenas questões burocráticas para ele se filiar ao partido do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, falecido em agosto de 2014 num trágico acidente aéreo que comoveu o País. Reunido com Carlos Siqueira e Sérgio Novais, responsáveis pelos diretórios nacional e estadual dos socialistas, Danilo Forte mostrou confiança, ainda, na filiação do deputado estadual Heitor Férrer a legenda. Férrer participou da reunião onde recebeu o convite oficial do PSB.

“(Faltam apenas) as questões burocráticas. Temos que construir o desligamento com os partidos de forma saudável para que não haja, inclusive, depois nenhum se não ou algum questionamento do ponto de vista de perseguição. Eu não acredito que nem PMDB, nem PDT, que têm compromissos democráticos vão querer buscar ou macular uma transição democrática como essa, buscando questionar juridicamente algum princípio que possa ferir a questão da mudança partidária”, falou Danilo.

“Isso será construído com muito diálogo. Até porque a política é, como já dizia o Gonzaga Mota (ex-governador do Ceará na década de 80), dinâmica. Ela pode separar e pode juntar. Então eu acho que por isso mesmo a gente não pode atropelar os fatos. E a gente chega num partido que tem uma história consolidada, que tem um perfil de retidão com a história do Brasil, que tem uma projeção e um projeto de futuro progressista no que diz respeito às relações sociais e democráticas e participativas”, complementou.

Luta pelo fim do patrimonialismo

Danilo forte afirmou também que um dos motivos que fizeram estar de saída do PMDB rumo ao PSB foi a luta de formar um partido tem como intuito aprofundar o processo de democratização “e romper com este sentimento patrimonialista e oligárquico que a grande maioria que os partidos têm”.

“A companhia do Heitor é uma companhia saudável, saudabilíssima pela história que ele teve a vida toda tanto como vereador de Fortaleza, como deputado estadual. Sem sombras de dúvidas um dos melhores quadros da política do Estado do Ceará. E nesta companhia a gente vai ter condições de caminhar bem pelo Estado do Ceará e se Deus quiser formar um grande partido”, emendou.

Íntegra da entrevista

Abaixo segue a íntegra que Danilo Forte concedeu após se reunir com a cúpula nacional e estadual do PSB junto com o deputado estadual Heitor Férrer, pré-candidato a prefeitura de Fortaleza.

Repórter: Então, deputado, você vai aceitar o convite do PSB?

Danilo Forte: Eu acho que é um momento novo na política nacional e na política local. Eu acho que essa bipolaridade que foi construída e está sendo superada pelos fatos diante de um quadro de uma economia muito fragilizada, diante da perspectiva da construção do novo, de uma interação maior que o Poder e que as pessoas comuns, famílias que residem em Fortaleza, no Ceará e no Brasil, que precisam se reencontrar dentro de um projeto novo, eu acho que o PSB traz tantos sonhos do passado e me reencontro com eles aqui, da minha juventude, de quando tínhamos a ideia de construir uma sociedade mais participativa, mais comunitária, mais socializada no que diz respeito a possibilidade do avanço, inclusive, nas conquistas sociais. E por outro lado também a maturidade e experiência vivida por um partido que já governou vários Estados do Brasil, administra grandes cidades como Belo Horizonte (MG), Recife (PE), que a gente pode nos espelhar na construção do novo na gestão pública. Eu fico muito feliz com o convite que me foi feito pela presidência do partido. Já estou trabalhando, inclusive, essa mudança. Por que acho se abre um leque, uma perspectiva nova tanto da política local, como para a política nacional, fugindo e saindo do patrimonialismo, do poder oligárquico tão inserido na política local e que a gente precisa romper com isso. E, ao mesmo tempo, criando e construindo novas alternativas que entendam o momento político do Ceará e do Brasil. Então eu fico feliz. Estamos trabalhando já neste processo. Acredito que é o novo para a política do Ceará e para a política brasileira e acho que a gente tem condições de consolidar rapidamente estas mudanças, até porque a gente precisa preparar já o pleito de 2016.

Repórter: Você sai descontente com o seu partido atual, PMDB?

Danilo Forte: Não é um descontentamento. Eu acho que é uma superação de um momento. O PMDB tem vários momentos importantes e cíclicos da história do Brasil e que teve uma presença muito importante tanto no processo da redemocratização, na qual todos nós fizemos parte e o PSB também, como no processo da constituinte cidadã que deu e elevou a cidadania brasileira a um novo patamar de conhecimento, de participação e de reconhecimento enquanto nação. E também agora num momento crítico da vida nacional, o PMDB é chamado também a construir uma alternativa ao modelo que está aí. Eu não posso negar toda história num partido como o PMDB. Acontece que dentro deste quadro, é necessário avançar. Avançar para garantir as conquistas sociais, avançar para se ter uma maior integração na participação popular dentro deste projeto e, ao mesmo tempo, garantir que àquilo que foi colocado no discurso na praça pública seja efetivamente executado. Não adianta só o poder pelo poder. É necessário que este poder tenha compromisso com as mudanças num Estado como o do Ceará, um Estado pobre, que precisa dos investimentos, e que foi prometida muita coisa agora com relação a este momento de estiagem, seca, que nós estamos vivendo e nada disso foi realizado. Então as palavras não se podem perder ao vento. E acho que dentro do projeto que nós estamos abraçando agora, a gente tem condições de ter mais uma postura de atitude concreta, uma postura capaz do que for falado ser cumprido com uma maior prontidão. E, ao mesmo tempo, incorporando todos que desejam participar deste projeto não individualizando, não personalizando, como é muito comum na política cearense.

Repórter: Você tem se sentido desconfortável (no PMDB)?

Danilo Forte: Eu acho que a gente precisa sempre estar aberto ao novo. Eu acho que a postura política nossa tem que estar voltada a construção do futuro. Eu acho que o passado é importante pelo aprendizado, é importante pelo acúmulo que a gente tem de experiência focado na construção do futuro. E, neste momento, o projeto do PSB tem uma proposta de um futuro melhor do que se manter no estado que a gente está atualmente.

Repórter: A intenção é sair candidato em Caucaia pelo PSB?

Danilo Forte: Pode ser, pode não ser. Eu acho que nós estamos aberto ao debate. Eu acho que o importante é que se tenha o debate. Eu acho que o importante é que se tenha o debate, que a gente possa ter um projeto capaz de mudar a forma de fazer política no Estado do Ceará. Posso ser candidato da Caucaia, sim. Mas se Caucaia me receber dentro da possibilidade de construir algo novo e estamos discutindo isso em Caucaia, como também vou me incorporar ao projeto do Heitor Férrer de Fortaleza que é o que há de novo na política do Estado do Ceará.

Revista Central

Educação. Seis temas que são aposta para o Enem 2015

Educação


Só consegue mensurar o frio na barriga quem já se submeteu à maratona de provas. Quando o caderno de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega, a vontade, muitas vezes, é virar a primeira página e saber logo a proposta de Redação. Para garantir uma boa nota, dizem educadores, é essencial ter conhecimento das atualidades cobradas. Por isso, O POVO.dom procurou professores e coordenadores de escolas e cursinhos preparatórios de Fortaleza em busca dos temas que são a posta para o exame de 2015, marcado para outubro.

Alguns temas aparecem constantemente nas questões objetivas, lembra Marcos André Tomaz, diretor de Ensino do Colégio Ari de Sá Cavalcante. “Historicamente, os assuntos mais abordados nas provas de humanidades são Idade Contemporânea, Brasil Colônia, Geografia Agrária, Meio Ambiente e Globalização”, cita. Ele lembra que é improvável a entrada de assuntos referentes ao segundo semestre, “pois a prova é preparada com antecedência”.


Diferentemente dos vestibulares tradicionais, comuns na década de 1990, o Enem trabalha com uma perspectiva de tempo diferente, argumenta Wagner Castro, coordenador de Ensino Médio do Colégio 7 de Setembro. “Antes, nos aulões de véspera, falávamos assuntos de um mês e caía na prova. Hoje, isso não funciona”, afirma.


O professor Adriano Bezerra, do Colégio Farias Brito, dialoga com este pensamento. Como as questões da prova são incluídas em testes e aplicadas em vários locais, explica, é logisticamente improvável que os temas discutidos recentemente apareçam no Enem deste ano. “No começo era uma incógnita, mas hoje já temos um perfil do Enem - que trabalha basicamente nos eixos social, econômico e ambiental. As redações dos últimos anos nós percebemos que têm temas oriundos da História e da Geografia. Pode existir esse diálogo”, opina o docente.


Conforme Diego Pereira, professor do Colégio Christus, saiu-se melhor na Redação nos últimos anos quem entendeu o “processo lógico” da prova. Ao invés de seguir tendências, argumenta, é preciso entender a sistemática e as competências exigidas pelos elaboradores.


Fábio Frota, coordenador do projeto Academia Enem, lembra que, apesar de alguns assuntos serem recorrentes, o exame costuma surpreender - com um tema de Redação inesperado ou questões inusitadas. “Os temas mais pertinentes, este ano, envolvem agricultura, meio ambiente, fontes de energia e geopolítica”, enumera. Para incrementar a preparação, Fábio sugere que os estudantes reforcem os estudos em estatísticas, interpretação de gráficos, áreas e volumes de sólidos. “Na prova de Matemática sempre temos questões desses conteúdos”, indica.
Pontos cegos
Professor de produção textual do Colégio Farias Brito, Francisco Souza Nunes aconselha os candidatos a olharem os temas de vários ângulos - vislumbrando mais de um viés para cada proposta de Redação, por exemplo. “Nós consideramos ‘pontos cegos’. Todo mundo está voltado para a redução da maioridade penal, mas o ponto cego é o sistema prisional brasileiro, por exemplo. Neste momento, as pessoas se perdem. O Enem trabalha escondendo o tema”, ensina.


O POVO

Violência. Por que homens matam mulheres

Entre as perguntas que a investigação do assassinato de Adriana e Jade Moraes tenta responder, existe uma questão atravessada na história dos relacionamentos cotidianos: Por que homens matam as mulheres? Mãe e filha foram mortas, enquanto dormiam, com dois tiros disparados por Marcelo Barbarena, 37, marido de Adriana, 38, e pai de Jade, 8 meses.

A tragédia aconteceu no último domingo, 23. Mas sempre esteve no meio de nós: nos aprendizados, nas legislações, nas religiões e até nos silêncios. “A questão é, essencialmente, cultural. Vem das raízes da humanidade: o homem sempre teve o papel de protagonista. Isso passa de geração a geração e gera um sentimento de propriedade sobre a mulher”, entende a socióloga Helena Frota, coordenadora do Observatório da Violência contra a Mulher (Universidade Estadual do Ceará).

“Estudamos muitos casos de assassinato e batem na mesma tecla. O homem não pode ser posto em dúvida sobre a posse da mulher”, ratifica Helena. “Décadas de submissão e desigualdades produziram uma espécie de empoderamento dos homens em relação às mulheres”, relaciona a advogada e professora Emília Iponema Brasil Sotero, autora de artigos sobre Gênero e Direitos Humanos das Mulheres para o Instituto Maria da Penha. “Urge reconstruir a mentalidade e a conscientização de que a igualdade entre homens e mulheres se inicia dentro do lar, bem como a cultura de paz”, contrapõe.

O feminicídio tem uma motivação de gênero, concorda Rose Marques, advogada e articuladora da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres do Governo do Estado: “É decorrente da relação de desigualdade, para que seja mantida a relação de poder. Isso acontece com a pessoa em situação de rua e acontece com a mulher do juiz. Vai muito além dos limites de classe social”.

“Pelo simples fato de ser mulher, estamos vulneráveis na sociedade”, dialoga a psicóloga Aline Rosa Pontes Milet. Mas, apesar das tentativas de explicação, não há nenhuma justificativa para um assassinato. “É preciso respeito à vida privada da mulher”, destaca a psicóloga Roberta Lopes.

Em meio à violência, existem saídas. Há os caminhos legais - via leis 11.340 (Maria da Penha) e 13.104 (do Feminicídio) - e outros ainda mais longos, como a educação e a reconquista da autoestima, da autonomia e dos direitos, consideram Emília Sotero e Rose Marques.

Silêncios
Por outro lado, existem os silêncios de cada um. “Estudei a violência durante 25 anos. E a primeira frase que ouvia de quem comete um crime é: ‘Não era eu’. Essa sociedade precisa escutar os males que ela cria”, pondera a socióloga Glória Diógenes, professora da Universidade Federal do Ceará.

“As violências irrompem como um vulcão que estava dormindo”, percebe. Sentimentos primários e intensos, como ira e vingança, também são parte do ser humano e devem ser encarados nos espaços sociais. O tempo de punir é, igualmente, o tempo de entender comportamentos. “Vivemos em uma violência sem memória.

E o não conhecimento do processo de construção desse sujeito como sendo uma responsabilidade social vai criar milhões de porquês sempre”, diz Glória. “Não temos tempo nem espaço para a narrativa do que nos assola de cruel. A grande revolução seria a educação para valores. Qual seria o valor: ama o próximo como a ti mesmo”, conclui.

153 quantidade de mulheres vítimas de crimes violentos e letais (homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte), no Ceará, entre janeiro e julho deste ano. O mesmo período de 2014 registrou 170 casos, de acordo com a SSPDS.

2.361
Número de vítimas do sexo feminino em crimes de violência doméstica no Ceará, pela Lei Maria da Penha (Lei 11.340), registrados entre janeiro e junho deste ano. No mesmo período, em 2014, foram 2.168. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)

250a 270 mulheres/mês procuram o Centro de Referência Francisca Clotilde, da Prefeitura (rua Padre Francisco Pinto, 363, Benfica). São pelo menos três atendimentos por dia (casos de violência psicológica ou física). A faixa etária das principais vítimas é de 20 a 39 anos.

Saiba Mais
  
Proteção
Denunciar é o verbo que precisa ser conjugado por mulheres que sofrem algum tipo de violência. Silêncio gera impunidade e é cúmplice dos crimes, concordam estudiosos do tema, ouvidos pelo O POVO. Vencer o medo e a vergonha é imperativo, sempre foi e será. “Falta de respeito não se aceita, de forma nenhuma”, sublinha a socióloga Helena Frota. Se o diálogo em casa já não for mais possível, existem profissionais capacitados e uma rede de proteção - de centros de referência (que disponibilizam orientações psicológicas e jurídicas) a delegacia especializada -que se propõem a romper o ciclo da violência.


O POVO

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

OPERAÇÃO LIMPEZA ORÓS CONTINUA E HOMEM É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS NA AV. BRASIL.

Nesta tarde desta quarta-feira (26/08) a polícia civil em conjunto com polícia militar de Orós, as 15:30 horas efetuou na Avenida Brasil uma prisão por tráfico de drogas.

 O inspetor Rubens e a escrivã Rosa da polícia civil com apoio da polícia militar sob o comando do Sd. Cavalcante prenderam Eurico Leandro Pinheiro Netto, 30 anos, natural de Orós.

A escrivã Rosa Maria, disse a redação do Portal Orós que a viatura civil passava pela Av. Brasil e flagrou o acusado fazendo a venda de drogas a um cliente que ao avistar a polícia conseguiu se evadir, de imediato foi solicitado o apoio da polícia militar que de pronto atendeu, conseguindo prender Eurico Leandro em sua residência onde fazia o comércio da droga em plena luz do dia com ele foi apreendido pequena quantidade de drogas e valor em dinheiro.

Já na delegacia a polícia fez pesquisa e descobriu que o acusado Eurico Leandro Pinheiro Netto, tinha um mandato de prisão em aberto e já respondia pelos artigos 33 tráfico de drogas, 157 assalto a mão armada e 19 porte ilegal de arma o mesmo foi recolhido ao xadrez daquele unidade e está à disposição da justiça.

Portal Orós com informações da Polícia Civil de Orós.

Adolescente de 12 anos é baleado após tiroteio com a PM

Um adolescente de 12 anos foi ferido em um tiroteio com a Polícia Militar (PM), em uma localidade conhecida como Gueto, na Barra do Ceará. Segundo a Polícia, ele estaria envolvido com um grupo de traficantes de drogas na região.

Por volta das 15h dessa terça-feira, 25, uma viatura do Ronda do Quarteirão, comandada pelo soldado Diogo, fazia patrulhamento na área, quando avistou o grupo, em uma fábrica abandonada, portando armas de fogo — conforme relato do tenente-coronel Willamar, responsável pela Área de Integrada de Segurança 1 (AIS 1).

Ainda segundo o militar, os policiais foram alvo de tiros do grupo. A viatura 1012 do Ronda, então, chamou reforços e, após o cerco policial, conseguiu apreender um adolescente de 12 anos — informou o tenente-coronel. O restante do grupo conseguiu fugiu e, até o momento, essas pessoas não foram identificadas. Nenhum policial ficou ferido na ação, assim como nenhuma viatura foi danificada.

O adolescente de 12 anos, porém, foi atingido por um tiro na altura do tórax. Ele foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Pirambu e, de lá, foi transferido para o Instituto Dr. José Frota (IJF), onde está sob escolta policial.

Com o adolescente, foi apreendido um revólver calibre 38, com munições deflagradas, informa o tenente-coronel Willamar



Redação O POVO Online

Senador classifica irmãos Ferreira Gomes de 'predadores de partidos'

O senador Eunício Oliveira (PMDB), em entrevista exclusiva ao jornal O Estado, criticou o grupo político liderado pelos irmãos Ferreira Gomes e o classificou como “predadores profissionais de partidos”, em razão do grupo, em setembro, deixar o Pros, o esvaziando, para ingressar no PDT.

Para o senador da República, a decisão dos irmãos Cid e Ciro Gomes e dos demais correligionários de mudar de partido, passa longe de ser interesse da sociedade, mas de interesse pessoal, para conquistar o poder.

Nesta quarta-feira (26), o peemedebista afirmou que o PMDB está vacinado contra políticos que buscam destruir partidos e confundir a sociedade. A declaração foi dada em entrevista ao Ceará News, na edição de hoje.


CEARÁ NEWS 7

Borracheiro é alvejado com cinco tiros no seu estabelecimento de trabalho

Um atentado à bala foi registrado por volta das 8 horas desta quarta-feira em uma borracharia que funciona na Rua Manoel Piraca no bairro Betolandia em Juazeiro do Norte. O borracheiro José Manoel da Silva, de 42 anos, apelidado por “Galego da Borracharia”, se encontrava no seu estabelecimento quando foi surpreendido pelos disparos efetuados por dois homens que ali chegaram em uma moto Yamaha Crypton de cor vermelha.

A borracharia funciona nas imediações do Bar da Jaca e o proprietário reside ao lado estando acompanhado de um filho de seis anos que correu para o interior de casa gritando pela mãe.  Existem informações de populares que a mesma moto teria passado momentos antes quando o movimento era bom na borracharia. Na volta, estava apenas o proprietário e o seu filho quando alvejaram o primeiro com cinco disparos, sendo dois no peito direito, três no tórax e mais um na mão.

Manoel ainda correu tentando fugir da linha de tiros e tombou em um terreno ao lado. O SAMU foi acionado e a vítima ainda recebeu os primeiros socorros no local antes de ser levada ao Hospital Regional do Cariri. O borracheiro já responde por um crime de violência doméstica já que, no dia 23 de abril de 2012, foi preso ameaçando sua mulher de 30 anos com uma faca e uma chave de fenda após agredi-la com um soco no Sítio Brejo Seco.


MISÉRIA

Iguatu: Dupla armada assalta dois estabelecimentos comerciais em sequência

Vinte minutos, dois assaltos. A polícia militar da cidade de Iguatu está à procura de uma dupla acusada de cometer dois roubos em sequência na noite de ontem, 25. O primeiro assaltado aconteceu por volta das 19 horas. A dupla armada invadiu e roubou o “Mercadinho Melo”, localizado na rua 07 de Setembro.

Os homens, trajando camisa azul-marinho e o outro, camisa verde listrada, fugiram levando cerca de R$ 40 que estavam no caixa do estabelecimento. Em seguida, os acusados foram até uma Lan House na rua Julho Cavalcante e assaltaram o dono do local. De lá, os criminosos levaram dois celulares.

Até o momento ninguém foi identificado.


Redação Iguatu.Net

Várzea Alegre: Caminhoneiro de 80 morre preso às ferragens ao capotar veículo com uma carga de arroz

Um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado por volta das 20 horas desta terça-feira na BR-230 entre os municípios de Farias Brito e Várzea Alegre. O motorista Juarez Alves de Oliveira, de 80 anos, perdeu o controle de direção do Caminhão Mercedes Benz de cor branca, ano 1993, e placas HUD-7224, inscrição de Fortaleza (CE) e morreu preso às ferragens.

Ele morava na Rua Carlos Câmara, 1255 (Bairro Jardim América) em Fortaleza e o acidente aconteceu à altura do Sítio Cachoeira Dantas no município de Várzea Alegre. O corpo do motorista foi retirado das ferragens por militares do Corpo de Bombeiros e levado para necropsia, enquanto a carga espalhou pela rodovia federal. O rabecão do IML de Iguatu esteve no local e levou o cadáver para ser necropsiado.


MISÉRIA

Caso Gleydson Carvalho: MP denuncia 7 pessoas por assassinato de radialista em Camocim

O Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) denunciou sete pessoas pelo assassinato do radialista Gleydson Carvalho. Entre os denunciados estão os homens apontados como autores materiais do crime e os mandantes. De acordo com o MP, a execução ocorrida no dia 6 deste mêsdentro do estúdio da Rádio Liberdade FM, em Camocim, teria sido ordenada por João Batista Pereira da Silva, que é tio do atual prefeito de Martinópole. A motivação: o comunicador "falava demais.

No documento que o jornal teve acesso, o promotor Evânio Pereira de Matos Filho relata ainda a participação de um sobrinho de João Batista, identificado como Daniel Lennon Almada Silva, que é tesoureiro da Prefeitura de Martinópole. Conforme as investigações da Polícia e do Ministério Público, outras pessoas também estavam "marcadas" para morrer. O promotor afirma na denúncia, enviada à Justiça no último dia 24, que João Batista teria contratado os pistoleiros Israel Marques Carneiro e Thiago Lemos da Silva e os abrigado em um sítio alugado por intermédio dele, na localidade de Serrota, zona rural de Camocim.

O Ministério Público destaca que outras pessoas estão sendo investigadas pela morte do radialista. Além de João Batista Pereira e Daniel Lennon, Israel Marques Carneiro, Thiago Lemos da Silva, Gisele de Sousa Nascimento, Regina Lopes Rocha e Francisco Antônio Carneiro Portela. Os envolvidos, conforme o MP, foram denunciados por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, mediante pagamento e com utilização de recursos que dificultaram ou impossibilitaram a defesa da vítima). Além disso, também foram apontados como integrantes de uma organização criminosa.

Estão presos Gisele de Sousa Nascimento, Francisco Antônio Carneiro Portela e Daniel Lennon. Os dois primeiros seriam os responsáveis por ajudar na fuga dos pistoleiros e facilitar o pagamento, conforme o MP. Daniel Lennon teria agido em conluio com o tio para executar "pessoas que representassem séria ameaça à permanência de um grupo familiar no poder do Município de Martinópole.


Fonte: Diário do Nordeste

EUNÍCIO OLIVEIRA: Politicagem local atrapalha chegada de universidade federal em Icó, diz senador

O senador Eunício Oliveira (PMDB) afirma que fica sem compreender como um Estado pobre como o Ceará ainda encontra dificuldades para receber uma Universidade Federal no interior, como é o caso que acontece no município de Icó.

A declaração do peemedebista foi dada nesta quarta-feira (26), em entrevista ao programa Ceará News. O senador destaca que a politicagem local atrapalha a chegada da instituição de ensino federal em Icó.

Estudantes do curso de História da Universidade Federal do Cariri (UFCA), na região Centro-Sul do Ceará, estão mobilizados para obter a doação por parte do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) de uma área de 20 hectares para instalação do campus universitário no Perímetro de Irrigação Icó - Lima Campos. O movimento tem como tema 'Libera Dnocs'.

Recentemente, em respostas a uma solicitação encaminhada pela Reitoria da UFCA, que tem sede em Juazeiro do Norte, a direção geral do Dnocs informou sobre a impossibilidade de doação da área solicitada.

O senador Eunício Oliveira garante que vai estar com a presidente da República, Dilma Rousseff, e também com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, para tratar sobre o terreno para a Universidade. Por último, concluiu que vai reforçar a luta tendo ainda uma conversa com o ministro da Educação, Renato Janine.


CEARÁ NEWS 7

OPERAÇÃO LIMPEZA ORÓS DA POLÍCIA CIVIL CUMPRE 12 MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO

A cidade de Orós acordou hoje (26/8) ás 04:00 da manhã com uma grande operação da polícia civil, ao todo, participaram da operação 15 policiais e quatro viaturas de Orós, Icó, Cedro, Lavras da Mangabeira e Ipaumirim que cumpriram 12 mandados de busca e apreensão.

A operação “Limpeza Orós” foi desencadeada em pontos específicos de Orós após várias denúncias.  Durante as diligências, foram apreendidas uma espingarda calibre 12 artesanal em situação irregular, vários pássaros e gaiolas.


Duas pessoas foram encaminhadas à delegacia civil de Orós, suspeitas de crime ambiental e porte ilegal de arma de fogo e estão prestando depoimento. Os 12 mandados de busca e apreensão foram expedidos pela justiça após várias denúncias da população Oroense.

A escrivã Rosa e o inspetor Rubens em entrevista ao Portal Orós, destacaram que a operação “Limpeza Orós” teve origem a mais de 30 dias e foi mantida em sigilo total e após um trabalho de inteligência e investigação da polícia civil, direcionada a combater o tráfico de drogas, armas e crimes ambientais a operação foi realizada.


A polícia civil de Orós destacou que esta é a primeira de muitas outras operações que acontecerão em todo município com o objetivo maior de trazer mais segurança e paz à população Oroense.

Parabéns a polícia civil pelo belíssimo trabalho que eles vem desenvolvendo aqui neste oásis do sertão chamado Orós.

TV PORTAL ORÓS FALA COM A ESCRIVÃ ROSA
Por Josemberg Vieira.