sábado, 20 de setembro de 2014

DATAFOLHA/OPOVO: EUNÍCIO CONTINUA NA LIDERANÇA E VENCE NO 1º TURNO

Foi divulgada nesta sábado (20) a terceira rodada da pesquisa O Povo/Datafolha. De acordo com levantamento realizado entre os dias 18 e 19 de setembro, Eunício Oliveira (PMDB) venceria as eleições em primeiro turno, pois o resultado de todos os outros adversários é inferior a sua pontuação.

Confira números:

Eunício Oliveira - 41%
Camilo Santana 34%
Eliane Novaes - 3%
Ailton Lopes 1%
Não sabe - 13%
Brancos/ Nulo - 8%

A pesquisa simula ainda cenário de segundo turno entre Eunício e Camilo. Pela projeção, o peemedebista venceria com 45% das intenções de voto, contra 37% do petista. Já brancos e nulos somam sete pontos. 11% dos eleitores se declararam indecisos. Os dados acima integram a pesquisa estimulada, quando é apresentada ao eleitor uma lista com os nomes dos candidatos. Neste tipo de pesquisa, 8% dos entrevistados disseram ainda votar em branco ou nulo e outros 13% se afirmaram indecisos.

Já na pesquisa espontânea, quando o eleitor diz em quem pretende votar sem ver lista com nomes, Eunício cresce acima da margem de erro e passa de 19 para 25 pontos. Já Camilo oscila positivamente um ponto, alcançando 19%. Apesar de não disputar eleição, o governador Cid Gomes (Pros) foi outro nome a ser lembrado pelos eleitores, alcançando 1%.

Além de liderar as intenções de voto, Eunício Oliveira também aparece com a menor taxa de rejeição, que permanece estável em 17%. Nessa pesquisa, onde os eleitores dizem em qual candidato não votariam de jeito nenhum, Ailton Lopes e Eliane Novais lideram, com 30% cada. Camilo aparece com 21% de rejeição.

Essa é a terceira pesquisa de uma série realizada pelo O POVO em parceria com o jornal Folha de S. Paulo. Ela ouviu 1,2 mil eleitores com em 47 municípios do Ceará, entre os dias 18 e 19 de setembro.

A pesquisa foi registrada no TSE sob os números CE-00022/2014 e BR-00695/2014.

O Povo /DataFolha

Nenhum comentário:

Postar um comentário