segunda-feira, 30 de setembro de 2013

DIRETO DA REDAÇÃO - EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA 30/09/20132

DIRETO DA REDAÇÃO - EDIÇÃO 3 DE SEGUNDA-FEIRA 30/09/13

DIRETO DA REDAÇÃO - EDIÇÃO 4 DE  SEGUNDA-FEIRA 30/09/13

domingo, 29 de setembro de 2013

Direto da Redação - Edição n º 01 Domingo 29/09/2013


Click e ouça:

REPRESENTANTES DO POVO OROENSE EM AÇÃO


Na sessão da câmara de vereadores da última sexta-feira (27) os vereadores Elisangela Soares, Irineuda Bezerra e Vicente Pinto aprovaram os projetos de lei apresentados e a vereadora Aldalice Gomes não esteve presente a sessão por estar na capital Fortaleza cuidando dos preparativos da cirurgia do seu esposo como anunciou na sessão anterior. 

sábado, 28 de setembro de 2013

PLANTÃO POLICIAL PELA REGIÃO

Icó  - Jovem é morto no bairro do Rosário.
  No final da tarde dessa sexta-feira [27], mais um homicídio foi registrado no Icó, mais precisamente no bar da roda, localizado na rua Dr. Inácio Dias, no bairro do Rosário.
De acordo com as informações, a vítima foi identificada pelo nome de Anderson Pereira Silvestre, 19, natural de Icó e residente no GH1, em Icó.

Segundo populares, dois homens de capacete chegaram no local e atiraram contra o jovem, que faleceu na hora, e fugiram com destino desconhecido. A Polícia realizou diligências na região, mas sem êxito. Não há informações sobre a motivação do crime.

Com informações da Polícia, através da 2ª Companhia de Icó e 10º BPM de Iguatu – Via Icó é notícia.

Homem é preso por furto no centro de Iguatu

Policiais militares do programa Ronda do Quarteirão, conseguiram efetuar a prisão de um infrator acusado de furtar uma quantia em dinheiro de um motorista na cidade de Iguatu neste sábado (28). A ação do suspeito aconteceu por volta das 09h30min.

De acordo com informações da Polícia Militar, o automóvel modelo Ford Eco Esport, pertencente à Adaumilton Vicente Viana, encontrava-se estacionado na Rua Guilherme de Oliveira, quando o suspeito arrombou o veículo e retirou uma quantia de aproximadamente R$ 240.00.

Para a infelicidade do criminoso, o proprietário do carro flagrou toda a sua atuação, que passou a perseguir o acusado. Após a perseguição dos militares e do proprietário, detiveram o suspeito dentro de uma residência na Rua 13 de maio.

Leandro da Costa Silva, 18 anos, foi detido em flagrante e encaminhado para a Delegacia Regional de Polícia Civil da cidade de Iguatu, para serem adotados os procedimentos cabíveis. Leandro da Costa, recentemente foi preso acusado de roubar armas de fogo.

As armas tinham sido furtadas de uma residência na Vila Cajazeiras.    


Iguatú.Net

Três ataques a banco em menos de 13 horas no Interior

No intervalo de 13 horas, três ataques a banco foram registrados em diferentes municípios do Ceará. As ações ocorreram entre a noite de quinta-feira e a tarde de ontem, em Apuiarés, Meruoca e Catarina. Nas duas primeiras abordagens, criminosos utilizaram explosivos para detonar caixas eletrônicos. A ação mais violenta foi em Catarina, onde duas pessoas foram feitas reféns e uma viatura foi alvejada. Ao todo, pelo menos 26 homens participaram dos ataques. Até o fechamento deste edição, ninguém havia sido preso.

O primeiro assalto ocorreu em Apuiarés, por volta das 23h50min. Segundo o inspetor de Polícia Civil Pedro Jackson, pelo menos 10 homens participaram do ataque, divididos em três carros e duas motos. Eles explodiram caixa eletrônico do posto de atendimento avançado do Bradesco.


“Eles chegaram na cidade e foram direto para o banco. A quantia levada não nos foi informada”, contou o inspetor. O grupo fugiu em direção ao distrito de Salgado, onde incendiaram um veículo numa estrada carroçável. Na fuga, conforme o policial, os assaltantes chegaram a efetuar disparos para o alto, inibindo reação de três policiais que estavam no destacamento da Polícia Militar.


Poucas horas depois, outros quatro caixas eletrônicos foram explodidos em Meruoca. Por volta das 2h30min, cerca de 12 homens armados sitiaram a cidade. Parte do grupo se dirigiu ao destacamento da PM e à delegacia do município, que foram alvejados. O resto da quadrilha seguiu até o Banco do Brasil e ao Bradesco, onde explodiram dois caixas eletrônicos em cada agência. O cofre do BB também foi dinamitado.


Segundo o soldado Henoud França, durante o ataque, havia somente três policiais no destacamento. “Quando os policiais se preparavam para sair em diligência, o prédio foi atingido por uma rajada de fuzil”.


Um Honda Civic foi incendiado na estrada que dá acesso a Massapê e Alcântaras. Conforme Hernoud, a quadrilha estava armada com fuzis 556, carabinas e escopetas calibre 12. Os criminosos trajavam fardamento camuflado e usavam balaclavas (máscaras) para impedir a identificação.

Reféns e PM ferido

Em Catarina, quatro homens invadiram o Bradesco e exigiram que o gerente entregasse dinheiro do cofre, por volta de 13 horas de ontem. De acordo com a Polícia Militar, o grupo chegou ao local em três motos. Ao tomarem conhecimento da ação, policiais se dirigiram ao banco em uma viatura e houve reação dos criminosos. Um soldado do destacamento da PM, que não quis se identificar, contou que ficou ferido no rosto por estilhaços de uma viatura que foi atingida por tiros. Após a ação, os homens fugiram levando o gerente e uma mulher (esposa do dono de uma churrascaria) como reféns.


“O gerente foi liberado próximo ao cemitério e a mulher na estrada carroçável na localidade de Sítio dos Pretos, que liga Catarina a Mombaça”, contou o soldado. Os criminosos agiram com pistolas e espingarda calibre 12. A quantia levada não foi divulgada pelo banco.

  
Casos recentes


19 de setembro

Cidade: Palmácia - Banco: Bradesco

Ataque: Posto bancário foi explodido pela segunda em 2013. Destacamento foi atingido por tiros.


2 de setembro - Cidade: Pindoretama

Banco: Banco do Brasil - Ataque: Oito homens fizeram universitários de reféns e explodiram caixa.


2 de setembro - Cidade: Boa Viagem  Banco: Banco do Brasil

Ataque: Mais de 25 homens destruíram agência. Houve reféns e troca de tiros.


1º de setembro - Cidade: Umirim

Banco: Banco do Brasil - Ataque: Grupo usou explosivos para arrombar caixa eletrônico.



Saiba mais

Incluindo os três últimos ataques registrados em Apuiarés, Meruoca e Catarina, o número de ações contra banco aumentou 32%, com relação ao mesmo período do ano passado.


Em 2012, entre 1º de janeiro e 27 de setembro, foram registradas 55 ações contra banco.


Este ano, já são 73 ocorrências. Dessas, 25 foram com o uso de explosivos.



Segundo o delegado Romério Almeida, da Delegacia de Roubos Furtos (DRF), 76 pessoas foram presas este ano por envolvimento em ataques a bancos e caixas eletrônicos no Ceará. Em 2012, foram 122 presos.

O POVO

Projeto Avaliação Física e a Promoção da Ginastica na Escola e Comunidade de Orós


O Projeto Avaliação Física e a Promoção da ginástica na Escola e Comunidade é uma iniciativa da Escola de Ensino Médio Epitácio Pessoa em parceria com Secretária Municipal de Saúde. Este Projeto foi elaborado pelo Professor de Educação Física Rodrigo Costa e alunos colaboradores do 1º, 2º e 3º Ano e EJA.

 O Projeto proporcionará as pessoas da comunidade e alunos da referida escola, uma avaliação completa e com regularidade, para que os mesmos saibam suas condições físicas as medidas de seu corpo, peso altura, como também verificar o nível de sedentarismo e como método de contra essa patologia a prática de atividade física em especial a ginástica aeróbica, com aulas de alongamentos, Attack, Pump e Balance.

Alguns objetivos do projeto são:

 Proporcionar uma melhor qualidade de vida as pessoas da comunidade de Orós em especial as Mulheres dona de Casa e alunos da escola, na busca de identificar os principais fatores do sedentarismo.

Aplicar testes nas pessoas participantes do Projeto, com ajuda do Profissional de Educação Física e Profissionais da Secretária de Saúde, diagnosticando os principais problemas enfrentados por conta da falta da prática constante de atividade física e desenvolver atividades de ginástica aeróbica e laboral para combater o sedentarismo.

  Conscientizar os alunos da importância da pesquisa e o que ela transforma na vida acadêmica do aluno;
  Estabelecer um parâmetro das atividades pré-estabelecidas e junto à comissão organizadora mostrar os resultados e análises realizadas.

  Proporcionar aos alunos e mulheres da comunidade a prática de atividade física em especial a Ginástica Aeróbica.

  Incentivar a prática de atividade física no intuito de diminuir o grau de sedentarismo.

Uma das metas principal é fazer que a população em especial mulheres dos Bairros São José, São Geraldo, Mutirão Wellington Junior e Bom Jesus e ruas centrais tenha sua participação efetiva no projeto.



Esse tem o intuito de incentivar o aluno à criatividade envolvimento de pesquisar e analisar dados, como também de envolver a comunidade  cada vez mais com a escola, numa estimativa de contribuir para a coleta de dados, e em contra partida, serão realizadas atividades de Ginástica   Aeróbica na  busca da melhoria da qualidade de vida dos participantes.

Rodrigo Costa de Lima (Professor de Educação Física/ Epitácio Pessoa/ Academia Boa Forma) Telefone 88. 96251059 - Twitter: rodrigordgrcl  - Facebook: rodrigordgrcl

“Sonhar é bom. Ver seu sonho realizado é melhor ainda".

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

BOM DIA ORÓS


Conquistas e desafios dos transplantes no Estado são discutidos na Assembleia

Médicos lotados em hospitais especializados em transplantes no Ceará participaram, na tarde desta quinta-feira (26/09), de audiência pública para discutir a situação da doação de órgãos no Estado. Requerida pela deputada Mirian Sobreira (PSB), a discussão aconteceu no Complexo de Comissão Técnicas da Assembléia Legislativa do Ceará.



De acordo com a deputada, o encontro teve o objetivo de debater os maiores desafios que envolvem os transplantes de órgão no Estado e esclarecer mitos que envolvem o processo e influenciam na decisão dos familiares. “Queremos conscientizar os familiares que doação é uma coisa boa, salva vidas. Também queremos saber como a Assembleia pode contribuir para aumentar o número de doadores no Estado”, pontuou Mirian.

A enfermeira da Central dos Transplantados do Estado, Yaskara Cavalcante, destacou que o Ceará se encontra em 3ª lugar no ranking de transplantes do Brasil. Mesmo com a boa colocação, ainda há uma recusa de 48% de familiares de pacientes. Yaskara também destacou que em 2012, o Estado conseguiu realizar 1.269 transplantes, em 2013 já alcançou a meta de 918, e o maior desafio é zerar a fila de transplantes de córneas, que atualmente conta com mais de 500 pacientes em espera. “Os números são empolgantes, no entanto, não podemos cruzar os braços e parar de trabalhar, precisamos focar em campanhas de conscientização para que os números possam crescer cada vez mais”, salientou.



Fonte: Agência de Notícias da Assembleia / Foto: Edson Junior Pio

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

ORÓS - DIA 28 DE SETEMBRO É DIA DE VACINAR CÃES E GATOS

Neste sábado dia 28 de setembro, acontece o dia "D" de vacinação contra raiva em Orós a campanha de vacinação de cães e gatos, começa ás 08:00 da manhã e termina às 17:00 horas em todos os postos de saúde da sede inclusive na barragem e secretaria de saúde e nos distritos. Os cães e gatos a partir de três meses de idade podem ser vacinados inteiramente grátis.

A meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 80%. Na última campanha de vacinação anti-rábica no Ceará, encerrada em dezembro do ano passado, foram vacinados 1.678.611 animais, com o Estado superando a meta de cobertura. Chegou a 86,41%. Para a vacinação contra a raiva, o governo federal distribui a vacina em todo o Brasil e as campanhas são organizadas pelos Estados e municípios de acordo com a necessidade.

A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado, principalmente cães, gatos, saguis e morcegos. A taxa de letalidade entre humanos é próxima de 100%. Nos últimos oito anos, desde 2005, foram confirmados cinco casos de raiva humana no Estado. Em apenas um caso a transmissão foi através de cão. Os outros  quatro tiveram transmissão por meio de soins em São Luís do Curu, Camocim, Ipu e Jati. Os soins são animais silvestres, devem ser mantidos na mata. O caso de raiva foi transmitido por um cão foi registrado em Chaval.

Fique atento

A melhor maneira de evitar a raiva em humanos é a prevenção. Além da vacinação dos animais domésticos, as secretarias de saúde dos municípios devem ser acionadas para capturar os animais de rua que podem portar a doença. Nas cidades, a presença de morcegos deve ser notificada aos departamentos de zoonoses. Em caso de cão raivoso, há uma mudança comportamental que chama bastante a atenção. Um cão dócil começa a atacar todas as pessoas sem motivo, rejeita inclusive a alimentação. Começa também a se esconder, parece desatento e, às vezes, não atende ao próprio dono.

A vacinação é a única forma de evitar que animais domésticos contraiam raiva e transmitam a doença para humanos. Não tem contra-indicações. Os donos dos cães e gatos devem levar para vacinar os animais a partir dos três meses de vida, inclusive fêmeas prenhas, evitando vacinar animais doentes.


Assessoria de Comunicação da Sesa

Icó-CE: Dupla se esconde após a missa para furtar Igreja durante a noite

Dois adolescentes estão sendo procurados pela polícia do município de Icó, a 385 quilômetros de Fortaleza. A dupla teria assaltado a secular Igreja Matriz da cidade na madrugada desta quinta-feira (26). Conforme relatos dos inspetores Jorge Kenedy e Jeferson Thiago, os jovens roubaram uma pequena quantia em dinheiro e um pen-drive.

Esse foi o segundo furto na Igreja somente este ano, informa o inspetor Kenedy. “A ação dos criminosos é sempre muito parecida, geralmente eles se escondem ao fim da missa, fazem uma vasculhada e depois arrombam a porta para fugir”, explica.

Outro
Na cidade de Iguatu, a 45 quilômetros de Icó, um caso semelhante foi registrado na manhã da última quinta-feira (23). Edenilson Pinheiro da Silva, de 25 anos, foi preso em flagrante após tentar furtar uma igreja evangélica no centro da cidade. Os policiais do Programa Ronda do Quarteirão foram acionados por funcionários que realizavam a manutenção do local.


Fonte: Agência Miséria (Foto: Richard Lopes)

Passional: Jovem mata ex-namorada por não aceitar fim do relacionamento em Senador Pompeu

A dissolução de um relacionamento terminou de forma trágica na tarde dessa quarta-feira, 25, na cidade de Senador Pompeu, no Sertão Central cearense. Um jovem não aceitando o rompimento afetuoso, resolveu ceifar a vida de uma mulher que possivelmente acreditava que era sua propriedade.

O crime foi na Rua Samuel Cambraia, no bairro Pavãozinho, no quintal da residência da vítima. A polícia relevou que o homem em seu depoimento demostrou ser um sujeito frio e calculista, também chamou a atenção dos polciais quando revelou que não se arrependia do seu feito. O autor até chegou a rir em seu interrogatório.

O elemento Edson Benicio Paiva Junior, 19 anos, natural de Senador Pompeu, mediando o emprego de uma peixeira esfaqueou a estudante Antônia Jeane Gonçalves Pinheiro de Sousa, 18 anos. Por telefone o inspetor Armando, lotado na Delegacia Regional de Polícia Civil de Senador Pompeu, disse que a Perícia Forense do Estado do Ceará – PEFOCE detectou oito perfurações.
Policiais Militares da 2ª Companhia do 9° Batalhão da Polícia Militar passaram a diligenciar, minutos depois conseguiram prender Edson Benicio em flagrante delito e levaram até a Delegacia Regional de Polícia Civil de Senador Pompeu, onde populares tentaram invadir a  unidade policial e linchar o criminoso.

O inspetor Brendson de Oliveira, lotado na Delegacia Municipal de Mombaça, disse por telefone que Edson Benicio teve que ser transferido imediatamente para ser ouvido em Mombaça. “Populares queriam linchar esse criminoso, que por sinal, em seu interrogatório demostrou ser um sujeito frio, ele cogitou que era a moça que o amava”. O inspetor inteirou ainda que o homicida pulou o muro da casa da vítima, “eles eram vizinhos, acredita-se que, o sujeito percebeu que ela estava sozinha no quintal e pediu pra voltar o namoro com o mesmo, ao receber a recusa da vítima, esfaqueou-a”. O Delegado Hélio Silveiro colheu o depoimento do autor.

Segundo o inspetor Brendson, o casal teve um rol amoroso de um ano, “só que o autor já estava namorando com outra mulher, essa inclusive está grávida”, e avulta: “percebe-se que ele era “vidrado” pela moça”. De forma fria, o elemento ainda cogitou que a vítima ficava fazendo chacota todas as vezes que ele cruzava por ela. Por circunspecção, Edson Benicio deverá ficar na Ergástulo Pública de Mombaça.


Fonte: Revista Central

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Impacto da Lei Maria da Penha na morte de mulheres é quase nulo

A cada uma hora e meia, uma mulher morre vítima de violência masculina no Brasil, diz Ipea.
Apesar de existir uma legislação específica para proteger as mulheres, por meio da Lei Maria da Penha criada em meados de 2006, praticamente não houve mudança no número de feminicídios no País, de acordo com um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgado nesta quarta-feira (25).  
O feminicídio ou femicídio é a morte de mulher em decorrência de conflitos de gênero, ou seja, pelo fato de serem mulheres.  
A taxa de mortalidade, a cada 100 mil mulheres, ficou em 5,28 no período entre 2001 e 2006, portanto, antes da Lei Maria da Penha. Entre 2007 e 2011, depois da Lei Maria da Penha, a taxa diminuiu para 5,22 a cada 100 mil mortes de mulheres.  
O Ipea destaca que “observou-se sutil decréscimo da taxa no ano 2007, imediatamente após a vigência da Lei [...] e, nos últimos anos, o retorno desses valores aos patamares registrados no início do período”.  
De acordo com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), a lei n. 11.340, sancionada em 7 de agosto de 2006, passou a ser chamada Lei Maria da Penha em homenagem à mulher cujo marido tentou matá-la duas vezes e que desde então se dedica à causa do combate à violência contra as mulheres.  
A Lei Maria da Penha estabelece que todo o caso de violência doméstica e intrafamiliar é crime, deve ser apurado por meio de inquérito policial e ser remetido ao Ministério Público.
Mortalidade de mulheres antes e depois da Lei Maria da Penha, houve leve queda no índice de óbitos em 2007, mas taxa voltou a subir.
Taxa de feminicídios no Brasil entre 2009 e 2011. Estudo indica que 16.993 mulheres foram mortas após agressões no período.


R7


Sete deputados federais cearenses respondem a processos criminais no STF

Sete deputados federais cearenses respondem a inquéritos e ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF). É o que revela balanço veiculado na edição desta semana da Revista Congresso em Foco. De acordo com a matéria, os sete parlamentares cearenses compõem a lista de 224 deputados e senadores que respondem a 542 ações. No último levantamento feito pelo veículo, em 2012, o Ceará possuía oito dos 191 parlamentares que respondiam a processos no STF.
Pelo novo balanço, estão pendurados no Supremo os deputados cearenses Aníbal Gomes (PMDB), Arnon Bezerra (PTB), Danilo Forte (PMDB), Domingos Neto (PSB), Genecias Noronha (PMDB), Gorete Pereira (PR) e Mário Feitoza (PMDB). No levantamento anterior, o ex-deputado Raimundão (PMDB) também estava na lista. O peemedebista, contudo, renunciou ao cargo em janeiro deste ano, para assumir a Prefeitura de Juazeiro do Norte, mas continua respondendo a processo.
O novo balanço feito pela Revista mostra que, dos 224 parlamentares federais que estão pendurados no STF, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e os deputados Paulo César Quartiero (DEM-RR) e Lira Maia (DEM-PA) são os que possuem mais pendências no Supremo atualmente. Cada um deles é alvo de 13 acusações, considerando ações penais e inquéritos. Dentre os partidos, a liderança é do PMDB: 54 dos seus 100 congressistas estão pendurados no STF.
Entre os estados, a bancada federal do Acre, Alagoas, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima tem mais da metade de seus integrantes com pendências criminais. No caso do Mato Grosso, 91% dos parlamentares aguardam julgamento de ações ou inquéritos no Supremo.  No geral, entre as acusações há crimes como homicídio, corrupção e envolvimento com narcotráfico. A pesquisa foi realizada entre 13 de junho e 14 de agosto deste ano.

Com informações do site Congresso em Foco

Aurora-CE: Cadáver encontrado no Distrito de Ingazeiras segue sem identificação no IML

O corpo de um homem de aproximadamente 20 anos de idade foi encontrado por populares em uma estrada que dá acesso ao Sítio Santa Cruz (Distrito de Ingazeira) na zona rural de Aurora. O achado do cadáver se deu por volta das 14 horas desta terça-feira e, segundo o Cabo Francinaldo, não possuía documentos e ninguém o reconheceu. Ele era moreno e vestia uma camisa vermelha e um short alvinegro.

A vítima apresentava perfurações à bala, principalmente na cabeça numa espécie de execução sumária com o local podendo ter sido usado para desova. A polícia foi avisada e a delegada de Aurora, Ana Ursulina, foi até lá quando acionou o rabecão para transportar o cadáver a fim de ser necropsiado no IML (Instituto Médico Legal) de Juazeiro do Norte.


Além disso, acompanhou o trabalho da perícia criminal e tudo indica que a pessoa foi assassinada ainda nesta terça-feira num caso envolto no mais absoluto mistério. O local onde o cadáver foi encontrado fica a uma distância média de 15 Km para o centro da cidade. O IML aguarda o aparecimento de alguém que sinta a ausência de algum ente querido e possa contribuir com a identificação da vítima.

Demontier Tenório - Miséria

Polícia aguarda laudos da perícia para concluir inquérito sobre a morte da jovem Érica Araújo

Na madrugada do último domingo (21) uma jovem de 17 anos foi encontrada morta dentro de sua residência com um tiro na cabeça. Durante toda a semana a polícia vem investigando o caso no sentido de saber o que realmente aconteceu naquela madrugada.

Na manhã desta Terça-Feira (24) o principal suspeito do crime Renato Almeida dos Santos apresentou se a Delegacia de Polícia de Iguatu dizendo que disparou o tiro acidentalmente. E na mesma tarde foi encontrada a arma envolvida no possível crime, um revólver calibre 38, onde foi localizado no quintal de um restaurante que fica nas proximidades do local do crime na Avenida Frasquinha Dantas.

O delegado de Polícia Civil Agenor Freitas de Queiroz aguarda os laudos para saber o que realmente aconteceu naquela noite. "Partimos para a investigação com a nossa equipe, quando voltamos a delegacia se deparamos com o acusado para se apresentar e contar a sua versão sobre o que aconteceu naquela madrugada" finalizou o delegado.


Fonte: Mais FM

Confira: Jovem encontrada morta com um tiro na cabeça
Delegado Agenor Freitas fala sobre ocorrência:

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Confira na íntegra a Conexão Brasília-Ceará desta terça-feira

Veja os destaques da Conexão Brasília-Ceará, da edição desta terça-feira (24), no programa Ceara News:
- Novos partidos podem não vingar; Rede Sustentabilidade não tem assinaturas; Solidariedade envolvida em fraude; e TSE ainda não liberou o PROS.

- PT solta nota dando ultimato a PSB de Eduardo Campos e irrita Lula e Dilma.


- Cid Gomes dá entrevista em que admite que pode deixar o PSB. Tudo vai depender da lôra (Luizianne Lins).

Ouça abaixo, a Conexão Brasília-Ceará, da edição desta terça-feira, no programa Ceara News:

Senado aprova projeto que reconhece profissão de vaqueiro

Brasília. Os corredores do Senado sempre cheios de assessores e parlamentares engravatados ganharam um tom diferente no início da tarde desta terça-feira (24) com a chegada de 70 vaqueiros de várias regiões do país. Vestidos a caráter com chapéu e gibão, o grupo veio acompanhar a votação do Projeto de Lei (PLC) 83/2011, que reconhece e regulamenta a profissão deles. No fim da tarde, a proposta foi aprovada no plenário.

A pedido de líderes partidários, a proposta foi votada em regime de urgência como o primeiro item da pauta do plenário. O texto define o vaqueiro como profissional responsável pelo trato, manejo e condução de animais como bois, búfalos, cavalos, mulas, cabras e ovelhas.

Segundo o presidente da Associação dos Vaqueiros de Conceição do Coité, na Bahia, Áureo Carneiro, a regulamentação vai permitir ao vaqueiro "trabalhar com mais satisfação e amor”. “ Hoje quem paga bem um vaqueiro, paga um salário [mínimo]. A maioria, 90%, não ganha nem isso. Enquanto tem a sua juventude, sua força física, ele consegue emprego. Depois que ele fica velho e cansado ou sofre algum acidente na lida, ele é dispensado pelos patrões sem nenhuma garantia”, lamentou.

“Vamos ter os direitos legais que todas as profissões já têm: periculosidade, insalubridade, adicional noturno, hora extra, que ninguém que trabalha como vaqueiro recebe isso. É uma maneira de valorizar a nossa profissão que é uma das mais antigas do mundo”, disse o representante da Associação dos Encourados de Pedrão, também da Bahia, Anderson dos Santos Maia.


Via Lindomar Rodrigues

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

IBGE abre seleção para 420 vagas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (23), por meio do Diário Oficial da União (DOU), dois editais de concursos públicos destinados ao  preenchimento de 420 vagas para cargos de nível médio (300) e superior (120), no órgão.

As oportunidades estão em todos os Estado. As remunerações variam entre R$ 2.813,10 e R$ 4.210,49 para nível médio e de R$ 6.355,60 a R$ 7.930,24 para nível superior, de acordo com a titulação dos aprovados. Os contratados ainda terão direito a auxílio-alimentação, no valor de R$ 373,00, e auxílio-transporte. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias.

As inscrições no processo de seleção poderão ser realizadas entre os dias 01 e 24 de outubro, no sitewww.cesgranrio.org.br/concursos/principal.aspx, onde já estão disponíveis também os dois editais na íntegra.


A taxa de inscrição custa R$ 50,00 para nível médio e R$ 110,00 para nível superior. Os editais também podem ser consultados no portal do IBGE, em  www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/trabalhe_conosco.shtm

Folha destaca provável candidatura de Tasso Jereissati no Ceará

A edição desta segunda-feira (23) da Folha de S. Paulo destaca a pressão que o ex-senador Tasso Jereissati estaria sofrendo para entrar novamente na disputa ao Senado ou ao governo do Estado.

Segundo a publicação, tucanos querem que Tasso se candidate para fortalecer o senador Aécio Neves, provável candidato do PSDB à Presidência.

Embora relutante à idéia no começo, aliados próximos de Tasso dão como certa sua candidatura e dizem que a dúvida é se ele disputará o governo do Estado ou o Senado, enfatiza a reportagem.

"No que depender do PSDB nacional, Tasso será candidato ao governo do Estado ou preferencialmente ao Senado", disse Aécio à Folha. O senador Tasso Jereissati não quis dar entrevista sobre o assunto.


Fonte: Ceará news 7 

domingo, 22 de setembro de 2013

sábado, 21 de setembro de 2013

21 de SETEMBRO - DIA DO RADIALISTA - PARABÉNS...


Comissão dos vereadores de oposição vai à assembléia do Sindserpmo e sessão da câmara de vereadores em 20 de Setembro de 2013.

Veja o vídeo na TV Portal Orós:

Os representantes do povo Aldalice Gomes, Elisangela Soares, Irineuda Bezerra e Vicente Pinto agradecem todo apoio da população oroense no cumprimento de suas obrigações. 

ICÓ OPERAÇÃO AMANHECER PRENDE OITO PESSOAS.

Operação amanhecer em Icó da policia civil prendeu oito pessoas por associação ao tráfico foi apreendido um veiculo palio que estava dando suporte ao tráfico pertencente a José orlando ferreira bezerra, e João Alves Martins "Dão" Seriam os cabeças pelo tráfico no município.

A polícia recolheu em poder dos envolvidos celulares, documentos, cerca de meio quilo de maconha que tinha sido arremessada em um telhado no momento da abordagem, pedras de crack e também cerca de 500 reais.


Com informações do face do radialista Gustavo Veras

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

1.028 vagas serão ofertadas em concurso da Guarda Municipal e Defesa Civil

Na tarde desta quarta-feira, 20, foi anunciado o edital para o concurso público da Guarda Municipal e Defesa Civil. Serão ofertadas 1.028 vagas para os cargos de guarda municipal, agente da Defesa Civil e da Segurança Institucional. Os candidatos podem se inscrever a partir do dia 25 de setembro até 14 de outubro. 

O anúncio foi feito pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, no auditório do Paço Municipal. O concurso vai disponibilizar 1.000 vagas para o cargo de guarda municipal, 108 para agente da Defesa Civil e 10 para a Segurança Institucional.

Os candidatos vão passar por três fases no concurso. A primeira será composta por duas provas, uma de conhecimentos Gerais e outra de conhecimentos Específicos, realizadas no dia 24 de novembro. Na segunda os participantes farão exames médico e toxicológico. 

Na última fase do concurso, os candidatos devem passar pelas seguintes etapas: curso de formação, avaliação psicológica e investigação social para os três cargos e avaliação de capacidade física somente para o cargo de Guarda Municipal.

Valor da Inscrição: R$ 80

Salário:

Guarda Municipal - R$ 1.652,62

Agente da Defesa Civil - R$ 1.923,07 

Agente da Segurança Institucional - R$ 1.808,94

Jornada de trabalho: 180h

A inscrição deve ser feita pelo site: www.uece.br/cev.



Redação O POVO Online

Icó-CE: Fotos de adolescentes nuas vazam na internet e vira caso de polícia

O vazamento de fotos eróticas de jovens na internet virou caso de polícia na cidade de Icó, a 385 quilômetros de Fortaleza. As imagens foram veiculadas em blogs e redes sociais. As adolescentes aparecem nuas e seminuas realizando poses sensuais. Em todos os casos, as fotos foram tiradas pelas próprias jovens.

A Polícia Civil instaurou inquérito para identificar os responsáveis pela divulgação das fotos na internet. Baseados no Estatuto da Criança e Adolescente, pelo menos dois pais registraram Boletim de Ocorrência. A lei preconiza crime o ato de produzir ou repassar fotos ou vídeos eróticos de menores. A pena pode chegar até seis anos de detenção.

De acordo com informações extra-oficieis de supostas colegas das adolescentes, “boa parte das imagens foram tiradas a pedido dos próprios companheiros”. A veiculação das fotos aconteceu a cerca de dois meses e, agora, o caso começa a ganhar forte repercussão na cidade.


Miséria - André Costa

Aliados sem informação das divergências no PSB

Cid Gomes voltou a afirmar que não cogita deixar o PSB. Ele reúne o diretório estadual na próxima segunda-feira.


Como o governador Cid Gomes só estará de volta ao Ceará, amanhã (ontem ele esteve em São Paulo e hoje vai estar no Rio de Janeiro, para encontro na Fiocruz), nenhum dos seus correligionários se dizia habilitado a falar sobre os últimos acontecimentos envolvendo o PSB e o Governo Federal, em razão da decisão dos dirigentes nacionais, tomada na última quarta-feira, de o partido não ter mais filiados seus na administração federal, obrigando a saída, dentre outros, do cearense Leônidas Cristino, da Secretaria Especial de Portos.

Cid Gomes vai ter um encontro com os demais dirigentes do PSB cearense, na próxima segunda-feira, para discutir os últimos acontecimentos FOTO: ALEX COSTA

Na próxima segunda-feira, na reunião dos dirigentes estaduais do PSB, o governador deverá fazer uma explanação minuciosa dos últimos acontecimentos e discutir a estratégia a ser adotada pelo partido no Ceará, tendo em vista que ele foi o único voto contrário, na direção nacional, de que o partido entregasse os cargos ocupados por seus filiados no Governo da presidente Dilma. Também não está no Ceará o secretário de Saúde, Ciro Gomes (viajando para o exterior até domingo), nem o presidente da Assembleia, deputado José Albuquerque, que ontem acompanhava o governador em São Paulo.

Saia justa

Cid Gomes, após participar de um evento sobre o Nordeste, promovido pelo Jornal O Estado de S. Paulo, voltou a destacar sua discordância com a posição adotada pelo partido, mas reiterou sua disposição de permanecer filiado, ao afirmar que "após o desdobramento da decisão, vamos refletir e conversar com outras pessoas, mas eu continuo não cogitando sair do PSB", registrou a matéria da Agência Estado, no início da tarde de ontem. Alguns aliados de Cid, também não alimentam a ideia de saída do partido, embora reconheçam "a saia justa" em que se meteram.

Relembrando alguns episódios envolvendo os irmãos Ciro e Cid Gomes, inclusive o da frustração de Ciro com sua candidatura presidencial negada pelo PSB, em 2010, aliados do governador defendem a necessidade de eles participarem do comando de uma sigla nacional para evitar essas situações de intranquilidade nas vésperas dos momentos decisivos sobre candidaturas, como agora. O prazo final para filiações partidárias dos candidatos em 2014 termina no próximo dia 5 de outubro.

A assessoria do governador nega qualquer outro contato político dele em São Paulo, ontem. Mas alguns correligionários confirmam que o deputado José Albuquerque, o operador político de Cid, estava com a missão, em Brasília e em São Paulo, de conversar com futuros dirigentes do PROS, além resolver o problema do PRB cearense com o Governo. Albuquerque, também, evitou conversas, ao telefone, com seus correligionários que procuraram falar com ele.

Especulações

Mesmo evitando falar sobre os últimos acontecimentos, alguns deputados do PSB e do PT, não poupavam gozação com o noticiário distribuído pela deputada Eliane Novais, dando conta de convites à ex-prefeita Luizianne Lins (PT) e ao deputado estadual Heitor Férrer (PDT), para ingressarem no PSB. O deputado Antônio Carlos (PT), um dos mais próximos de Luizianne indagava em tom de gozação: "que tal a Luizianne num palanque com o Eduardo Campos e o Cid noutro palanque com a Dilma e o Lula"?

Luizianne nem quando sofreu uma "expulsão branca" saiu do PT, quanto mais agora, dizia outro, lembrando o episódio da sua primeira candidatura à Prefeitura de Fortaleza, quando até o Zé Dirceu veio a Fortaleza para dar apoio a Inácio Arruda, o nome apoiado pela maioria do PT da Capital contra Luizianne, a vencedora do pleito, no segundo turno da disputa, aí com a maioria dos petistas do seu lado.

O deputado Heitor Férrer, sabendo da inconsistência da informação, de que seria convidado a ingressar no PSB, respondeu logo: "Fico feliz pelo convite, mas seria um estupro político eu deixar o PDT, um partido que sempre me deu o maior apoio".

Cargos


Deputados estaduais do PT ligados ao Governo do Estado não tratam sobre a entrega dos cargos que filiados do partido ocupam na administração estadual. O governador, por seu turno, segundo correligionários seus, não cuidará disso e quer manter todos os petistas nos seus respectivos lugares, tanto no primeiro escalão como nos outros postos. O deputado José Guimarães, afirmou que caberá somente ao governador decidir se o PT continua ou não com os cargos.

DIÁRIO DO NORDESTE

Açudes têm pior nível de abastecimento da história do Ceará

Açudes do Ceará operam com apenas 38,1% de capacidade e 25 deles têm volume abaixo de 10%. Fortaleza está fora de risco.

Dos 144 açudes monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) no Ceará, 84 (58,3%) estão com volume de água inferior a 30%. Entre esses, 25 estão com abastecimento abaixo de 10% de sua capacidade. Apenas o reservatório Gavião, em Pacatuba, opera com nível acima dos 90%. No Estado, a recarga chega a apenas 38,1% de sua capacidade total. Segundo a Cogerh, os últimos anos já estão sendo considerados como “o pior biênio da história” em recarga dos reservatórios.
  
A seca prolongada e a falta de uma boa quadra chuvosa em 2013 fizeram com que a situação de estiagem se agravasse. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a capacidade total de armazenamento no Ceará sofreu um decréscimo de 18,8%. Em números absolutos, o Estado armazena hoje apenas 7,1 milhões dos 18,8 milhões de litros d’água que comportaria.
  
Em comparação com o mesmo período do ano passado, o número de açudes com volume inferior a 30% dobrou: passou de 42 para 84 reservatórios em situação crítica. Seus volumes também diminuíram. Se, em 2012, o Jenipapeiro II, em Baixio, era o reservatório em situação mais crítica, com apenas 7,3% de seu volume total; hoje, o Cupim, em Independência, amarga o título com apenas 0,4% de sua capacidade.
  
Segundo o assessor da presidência da Cogerh, Yuri Castro, os últimos anos já estão sendo considerados como “o pior biênio da história” em termos de recarga hídrica nos açudes do Estado. “O nível é considerado preocupante, porque, além da recarga ser baixa, ainda temos uma má distribuição dessa água. Algumas regiões estão com o nível abaixo de 10%, como a bacia do Sertão de Crateús”.

Adutoras

A previsão, no entanto, de acordo com Yuri, é que nenhum município chegue a entrar em colapso hídrico até a próxima quadra chuvosa. “Colapso hídrico quer dizer que a cidade não está recebendo um pingo d’água. Estamos adotando ações emergenciais baseadas em simulações para que isso não aconteça”. Até o fim do ano, detalha Yuri, a Cogerh deverá executar 227 quilômetros de adutoras emergenciais que beneficiarão 16 cidades.

Em Fortaleza e na Região Metropolitana, segundo ele, não há risco de que o abastecimento seja comprometido. “A região é integrada à bacia do rio Jaguaribe através do Eixão das Águas e do Canal do Trabalhador. A garantia de Fortaleza é o Castanhão. E ele tem água suficiente para que não precise de racionamento tão cedo. Mesmo que no ano que venha não tenha recarga, Fortaleza continuará confortável”.

  
Serviço

Acompanhe a situação dos açudes do Ceará no link:


www.hidro.ce.gov.br

O POVO ONLINE