terça-feira, 16 de julho de 2013

Irrigante de Icó ocupam a sede do Dnocs

Na manhã de hoje 16/07 cerca de 300 irrigantes do perímetro Icó Lima Campos ocuparam de forma pacífica asede do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) do município de Icó.

A ocupação foi coordenada pela ADICOL (Associação do Distrito de Irrigação Icó-Lima Campos), com o apoio do STTR (Sindicatos dos Trabalhares e Trabalhadoras Rurais de Icó), CPT (Comissão Pastoral da Terra), PJMT (Pastoral da Juventude no Meio Popular), Movimentos Sociais MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) e MST (Movimento sem Terra).

Reivindicações:

1ª – Licitação imediata do canal de adução que vai traspor água para 70% do perímetro que esta desativadahá 13 anos – Licitação referente aos 16 milhões disponibilizados pelo Governo Federal.

2ª – Discutir junto ao DNOCS levantamento e projeto de revitalização da infraestrutura de perímetro irrigado correspondente aos 24 milhões já sinalizados pelo Ministério da Integração Nacional.

3 ª - Discutir o modelo, potencial e a viabilidade para auto- sustentação a médio e longo prazo o perímetro irrigado Icó Lima Campos (Assistência técnica, produção e comercialização).

4 ª – Regularização fundiária dos lotes de das áreas extra lotes.

5 ª - Discutir a lei de irrigação diferenciada para o projeto de pequenos irrigantes do semiárido.


Os irrigantes do perímetro Icó Lima Campos estão pedindo uma audiência nesta quarta-feira 17/07 na sede do DNOCS com os representantes dos órgãos responsáveis pelo perímetro como DNOCS, Ministério da Integração Nacional, Governo do Estado, Governo Municipal, Legislativo Estadual e Municipal.


Por Josemberg Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário