sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Idade nova Dr. Eugênio Costa

Dr. Eugênio Costa é dono de um carisma inigualável ele é querido por todos que tem a oportunidade de conhece-lo, uma pessoa simples, atenciosa e com o coração bondoso. Parabéns, saúde e paz que DEUS ilumine seus caminhos hoje e sempre.

Produto orgânico é destaque em feira

Feira da Agricultura é celebrada com sucesso, obtendo a preferência do consumidor os produtos orgânicos e naturais

Quixelô. Ao som da sanfona, do zabumba e do triângulo e em meio aos gritos dos feirantes foi realizada nesta cidade, localizada na região Centro-Sul, a Feira da Agricultura Familiar. Pequenos produtores rurais de 20 comunidades atraíram os consumidores que encontraram produtos diversos, galinha caipira, ovos, frutas, verduras, peixe, queijo de coalho, bolo de milho, macaxeira e batata, além de artigos de artesanato.

Com o lema "Hoje é dia de feira" o evento movimentou a menor cidade da região e mostrou-se fortalecido para ocorrer mensalmente. A maioria dos feirantes aprovou a ideia e ficou satisfeita com as vendas realizadas. "Vendi todas as galinhas caipiras e sobraram poucos ovos", comemorou a produtora rural de base familiar, Josefa Fausto da Silva, do Sítio Mulungu. "Com certeza, quero participar da próxima feira". O coordenador do Instituto Elo Amigo, uma ONG, com sede em Iguatu, Marcos Jacinto, disse que o objetivo do evento é abrir um canal de comercialização, promover maior visibilidade dos produtos e ampliar a renda dos pequenos produtores rurais.

"O maior entrave não é a produção, mas a comercialização, pois a maioria enfrenta dificuldade para escoar o produto do campo para a cidade, para os centros consumidores", afirmou Marcos Jacinto.

A avaliação dos organizadores da Feira da Agricultura Familiar de Quixelô foi positiva. "Houve boas vendas e os produtores estão motivados", disse a secretária de Agricultura do Município, Marta Rocha.

Os produtos mais comercializados foram frutas, verduras de cultivo orgânico, isto é, sem uso de defensivos agrícolas e produtos químicos, aves, ovos, queijo, doce e tilápia, produzida em cativeiro nas águas do Açude Orós. Já o artesanato, embora de excelente qualidade, com a etiqueta Renda Criativa, obteve reduzidas vendas.

Diário do Nordeste - Regional

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Araripe: Coelce trocará 80 geladeiras novas por velhas.

A COELCE em parceria com a Prefeitura de Araripe realiza nesta Sexta Feira 30/09, na Praça Vidal de Alencar, a campanha Troca Eficiente. Para participar é muito fácil. As pessoas que são classificadas como baixa renda na sua conta de energia e tem uma geladeira velha em uso pode participar e concorrer ao sorteio de 80 geladeiras. As pessoas deverão procurar o caminhão da COELCE que estará estacionado na Praça do Coreto e fazer a sua inscrição.

Devem levar a ultima conta de luz paga e sem débitos anteriores, RG e CPF e pronto. O sorteio será na mesma data e local. A entrega das geladeiras novas será no dia 01 de outubro e o ganhador deverá levar a sua geladeira velha ao local do sorteio. Em seu programa de rádio o Prefeito Dr. Germano assegurou que colocará carros a disposição dos contemplados para transportar as geladeiras.

Trocando uma geladeira nova por uma velha, em mau estado, tem-se uma economia de energia de até 70%. Em watts, esse valor representa, para uma geladeira velha, o consumo médio de 90kw/hora/mês, enquanto uma nova consome somente cerca de 24kw/hora/mês. As geladeiras do programa Troca Eficiente Coelce têm selo de consumo tipo "A", que significa eficiência no consumo de energia elétrica. Faça sua inscrição e boa sorte.

Local para Incrições: Praça Vidal de Alencar- Pç do Coreto
Data: 30 de Setembro
A Partir das 8:00hs.

Governo deverá inaugurar obras em Orós em outubro

De acordo com as informações do Calendário de Eventos do Governo do Ceará, Orós será o único município da região a ter uma inauguração realizada pelo governador ou seus representantes.

O próximo mês, que se inicia no sábado [1°/10], deverá presenciar a entrega da Transposição do Açude Óros para a região de Feiticeiro, distrito de Jaguaribe. Juntamente, será inaugurada a Adutora Orós - Feiticeiro. A obra registrou atraso na execução, mas em pleno funcionamento deverá beneficiar milhares de pessoas na localidade próxima do município de Icó.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ORÓS – O BECO DA VERGONHA

A Rua Francisco Formiga Andrade mais conhecida como o Beco do CSU, onde pequenos empresários tentam ganhar a vida honestamente, virou o BECO DA VERGONHA, onde bêbados fazem e acontecem, todos os dias a partir das seis da manhã eles chegam e só saem de madrugada isso quando não caem ali mesmo pelo chão.O ponto de encontro é um bar que trabalha sem alvará e um banheiro antes de todos os comerciantes que hoje virou área de lazer dos bêbados e drogados.

No local é bêbedo impedindo carros e motos de passarem, é bêbado tomando dinheiro de crianças e idosos, é bêbado usando drogas e o pior fazendo sexo explicito a qualquer hora do dia.

As pessoas por medo evitam passar pelo beco para não presenciarem cenas tristes como estas que acabamos de relatar a cima.Hoje (28/09) pela manhã quando passávamos próximo ao local fomos informados por cidadãos oroenses horrorizados com mais uma cena de sexo na calçada entre o bar e o banheiro, quando os bêbedos nos viram chegando saíram correndo mais um deles orgulho mostrou a calcinha da companheira.

Veja os que os cidadãos tem que testemunhar todos dias.


Desculpe a expressão mais ISSO É UMA FALTA DE VERGONHA.

Por Josemberg Vieira.

Orós - SEGURANÇA ALIMENTAR - Município cearense desperta a atenção da ONU

Ter, 27 de Setembro de 2011

JORNAL O ESTADO

O município de Orós, distante cerca de 400 quilômetros de Fortaleza, está fazendo um trabalho revolucionário no que diz respeito à segurança alimentar. Movimentando a economia local e garantindo a saúde nutricional das crianças que frequentam as escolas públicas da região, as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Orós vêm somando experiências bem sucedidas e conquistando prêmios em âmbito nacional. O segredo é simples. Consiste apenas em incentivar um dos setores mais produtivo do município, a agricultura familiar.

Os avanços oroenses na área da segurança alimentar começaram em 2006 com a implantação da cozinha comunitária e, posteriormente, a padaria comunitária. Essas ações desenvolveram a agricultura familiar da região, fazendo com que os trabalhadores agrícolas tivessem como dar vazão à produção. Com isso, os alimentos cultivados passaram da terra para a mesa das escolas públicas, melhorando a qualidade da merenda escolar e a diversificação do cardápio diário.

De acordo com a nutricionista e coordenadora do Programa de Segurança Alimentar da Prefeitura de Orós, Virlena Rios, a iniciativa, entre outros benefícios, vem aumentando a qualidade nutritiva da alimentação no momento que reduz o consumo de produtos industrializados e insere maior quantidade de vegetais no cardápio dos alunos. Ela explicou ainda que o desenvolvimento da agricultura familiar está reduzindo os gastos municipais com a compra de alimentos.

"Através do programa, estamos realizando a capacitação dos agricultores nos beneficiamentos dos peixes e dos derivados do leite. Outro ponto a destacar é a substituição do suco engarrafado por poupas de fruta, que são mais saudáveis. A economia também é um fator importante. Nas licitações antigas, o quilo do arroz era comprado por cerca de R$ 2,20. Agora, comprando dos nossos agricultores, o mesmo produto é adquirido por R$ 1,60".

TIMOR LESTE QUER APRENDERAs promissoras práticas nutricionais adotadas por Orós renderam visibilidade internacional. Entre os últimos dias 16 e 19 de setembro, uma comitiva, formada por representantes do governo do Timor Leste, da Organização das Nações Unidas (ONU), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Ministério da Educação do Brasil (MEC), visitou o município a fim de conhecer o programa de segurança alimentar, com destaque para a merenda escolar. O objetivo foi identificar ações bem sucedidas que possam ser adaptadas à realidade do Timor Leste.

AÇÕES RECONHECIDAS Nos últimos anos, Orós também tem ganhado destaque no cenário estadual e nacional como um município que acumula importantes avanços na área de segurança alimentar. Por dois anos consecutivos, 2009 e 2010, Orós foi contemplado com o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, da ONG Ação Fome Zero. O Prêmio tem o objetivo de destacar os prefeitos que realizam gestões criativas e responsáveis do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Já em 2010, Orós recebeu o Prêmio ODM Brasil (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - Brasil), uma iniciativa proposta pelo Governo Federal e que conta com o apoio do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD) e de um conjunto de empresas e associações do setor privado. O município foi premiado pela prática "Cozinha Comunitária - Nutrição à Mesa". A Prefeitura de Orós foi a única do Ceará entre as dez prefeituras vencedoras da 3o edição do Prêmio ODM.Segurança Alimentar O termo "Segurança Alimentar" começou a ser utilizado após o fim da Primeira. Guerra Mundial. O artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas estabelece claramente a segurança alimentar entre os direitos humanos fundamentais. No Brasil, a Lei 11.346 de 15/09/06 que criou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) define: "A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis."

IV CNSAN O Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (Consea) realizaram, de 24 a 26 de agosto, a 4o Conferência Estadual da Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan) uma preparatória estadual para a IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), será realizada em Salvador, de 7 a 10 de novembro próximos.

Foto: arquivo portal Orós



COZINHA COMUNITÁRIA EM ORÓS - A Prefeitura Municipal de Orós, através da Comissão de Licitação, divulgou o Aviso de Licitação [Tomada de Preços nº 2011.09.13.01] que diz respeito a construção de uma cozinha comunitária em Orós.

COZINHA COMUNITÁRIA EM ORÓS - A comissão informa aos interessados que no próximo dia 29 de Setembro de 2011, às 09h30, estará recebendo envelopes de Habilitação e Propostas de Preços para realização da Tomada de Preços.

COZINHA COMUNITÁRIA EM ORÓS - O edital completo está à disposição dos interessados nos dias úteis no horário de 07hs às 11hs, no endereço da Prefeitura, na Praça Anastácio Maia, 40, no Centro, Orós.

O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado de 13 de setembro de 2011.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Idade nova


Para quem não sabe, lady Laura da Silva mudou de idade, e a sua volta reuniram-se as amizades. Entre os vários nomes presentes, vale destacar: Elton (filho da aniversariante), Wesley (Executivo da Tim), Hélio Pinto (Gerente do BB Orós), Ênio Filho (Secretário de Saúde de Orós), Dr. Fernando (Engenheiro de El Salvador), Picareta entre outros nomes.

O carinho da aniversariante foi expresso pelo sorriso aberto.

Por: Roger Garcia Dantas (Especialmente para o Portal Orós).

Comissão do Senado aprova mudanças no Simples Nacional

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira, 27 de setembro, o projeto de lei complementar que reajusta em 50% as tabelas de enquadramento das micro e pequenas empresas no Simples Nacional (Supersimples) - regime especial de tributação que possibilita o pagamento de diversos tributos por meio de alíquota única.

A previsão é de que o reajuste passe a valer a partir de 1.º de janeiro de 2012. A CAE aprovou também o requerimento para que o Projeto de Lei Complementar 77/2011 siga para o plenário, para decisão final, com pedido de urgência no exame. Se aprovado, o projeto seguirá à sanção presidencial.

Novas faixas

Com o ajuste de 50% nas tabelas de tributação, a receita bruta anual máxima para que as microempresas possam optar pelo regime simplificado passa de R$ 240 mil para R$ 360 por ano. Para a pequena empresa, a nova faixa de enquadramento irá de R$ 360 mil até o teto de R$ 3,6 milhões. O projeto também amplia o limite para o Empreendedor Individual (EI), de R$ 36 mil para R$ 60 mil anuais.

Além disso, o projeto autoriza o parcelamento dos débitos tributários dos optantes do Simples Nacional, com prazo de até 60 meses.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Área de cultivo de arroz reduz 50%

Neste ano, o início tardio do plantio e preço baixo do produto provocaram queda na produção no Centro-Sul
Icó. Depois da Bacia do Açude Orós, as várzeas do Açude Lima Campos, que banham terras dos Municípios de Icó e Orós, formam o segundo maior centro de produção de arroz irrigado da região Centro-Sul. São cerca de mil pequenos produtores que vivem da agricultura e pecuária de base familiar. Neste ano, o início tardio do plantio e o preço baixo do produto provocaram uma redução de 50% da área de cultivo em relação a 2010. A queda traz um quadro de preocupação para os agricultores. O coordenador regional da Ematerce, Joaquim Virgulino de Oliveira, estima numa redução ainda maior em comparação com o verão de 2010. "É bem mais do que a metade e, talvez, chegue a 60%", observou. "Se o açude estivesse seco seria ainda maior". Em comparação com o período auge da produção na década de 1990, Virgulino de Oliveira mostra que a diminuição do cultivo de arroz em irrigado é bem significativa. "Caiu de seis mil hectares para dois mil, incluindo os municípios de Iguatu e Quixelô", afirmou.

De acordo com estimativas da Secretaria de Agricultura do Município de Orós, a área de cultivo irrigado no período de verão (segundo semestre) no entorno do Açude Lima Campos é de 300 hectares. A produtividade média é de cinco mil quilos por hectare. Um índice baixo em relação a outros centros produtores. "É uma atividade importante porque gera emprego, mantém as famílias no campo e asseguram a própria produção de grãos para consumo próprio e comercialização do excedente", observa o secretário de Agricultura da cidade de Orós, Aurelino Barbosa.

Custos da produção

Os pequenos produtores de arroz irrigado no entorno do Açude Lima Campos reclamam contra o preço do produto que não cobre os custos de produção. "É desestimulante e a cada ano, diminui a área de cultivo", disse o agricultor, Bonfim dos Santos, da localidade de Pedregulho. "Se a situação não mudar, no próximo ano o plantio será menor ainda, pois todos estão queixosos". Bonfim dos Santos plantou dois hectares, a metade do ano passado.

O agricultor Ednardo da Costa acompanhou o preparo de terra feito por um trator alugado ao custo de R$ 80,00, o hectare. Além do preço reduzido de comercialização do produto, está preocupado com o tempo. O plantio será feito esta semana e a colheita prevista para janeiro. "Neste ano, o plantio atrasou porque o nível do Açude Lima Campos estava elevado e as terras ficaram encobertas", explicou. "Tivemos que esperar e o jeito é arriscar, fazendo um cultivo fora de época".

Regularmente, o plantio de arroz irrigado no verão é feito a partir de julho ou no mais tardar em agosto. A colheita dos grãos ocorre quatro meses depois e em janeiro há risco de chuvas, prejudicando a lavoura. "É um perigo porque poderemos ter prejuízo ainda maior", disse Costa. "A gente planta porque é o jeito, não temos outro meio de sobrevivência". Quem trabalha no sistema de arrendamento, paga ao dono da terra, uma saca de arroz, para cada sete que são colhidas, além do custo com agrotóxico, adubo químico e energia elétrica para o sistema de irrigação.

O tratorista José Hélio da Silva ganha a vida preparando terras para os pequenos agricultores do entorno do Açude Lima Campos. Neste ano, já preparou cerca de 100 hectares. "O serviço vai cair pela metade porque uns desistiram de plantar e outros diminuíram as áreas de cultivo", contou. "No preço que está não compensa mais plantar arroz, a não ser para o consumo próprio".

Importância

O secretário de Agricultura de Orós, Aurelino Barbosa, mostrou a importância do cultivo de arroz irrigado para a renda da agricultura familiar e a geração de emprego no campo. "É uma atividade artesanal, feita por pequenos produtores que plantam em áreas reduzidas e que enfrentam baixa produtividade e elevado custo de produção", observou. "No valor atual, o preço é desestimulante".

Barbosa chama a atenção para a importância do cultivo de arroz para a renda de cerca de mil produtores nas localidades de Pedregulho, Guassussê, Lagoa Funda, Tabuleiro, Mulungu, Cascudo, Poço da Pedra e Olho d´Água, nos Municípios de Orós e Icó. "Há outro fator que contribui para a queda de preço no mercado regional, como a vinda de arroz importado", destacou.

O secretário de Agricultura de Icó, Mailton Bezerra, observa que a crise do arroz é nacional. "A importação do produto provocou uma queda de preço do produto e isso refletiu aqui, no mercado globalizado", explicou. "Os produtores locais estão prejudicados". Bezerra lembrou que o Município firmou parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para ampliar a aquisição de arroz dos pequenos produtores por meio de programas de compra antecipada, para a merenda escolar e para a formação de estoque. "São ações que beneficiam os agricultores, reduzindo o impacto da crise".

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Natália Feitosa, mostra-se preocupada com a situação. "Era uma atividade que dava bons lucros, gerava emprego no campo até a década passada e estava em ascensão", frisou. "Agora está em decadência e isso lembra o que aconteceu com o algodão que praticamente desapareceu na década de 1980".

DESESTÍMULO

Produtores lamentam queda

O preço da saca de 60kg do arroz em casca, novo, é comercializado por R$ 30,00. Em 2008, custava R$ 40,00

Iguatu Nas várzeas do Açude Orós que se estendem pelos Municípios de Iguatu e de Quixelô, uma das maiores áreas de produção de arroz irrigado do Ceará, a redução da área de plantio em decorrência da inviabilidade econômica da atividade vem se registrando nos últimos três anos. Neste período, a cheia do reservatório cobriu as tradicionais terras, diminuindo ainda mais o cultivo. De uma margem a outra do Açude Orós, a lamentação entre os produtores rurais é geral. "Não compensa mais plantar arroz", afirma o produtor, Marconi Silva. "O preço não compensa e por aqui muita gente deixou de plantar". O agricultor reclama e recorda. "No passado, era diferente e o plantio se estendia por extensas áreas, cobrindo as melhores terras e avançando nas áreas à medida que as águas do açude iam baixando".

Na Lagoa de Barro Alto e nas várzeas do Rio Jaguaribe, o quadro é semelhante. Três fatores contribuem para a redução do plantio: baixo preço de comercialização, elevado custo de produção e inundação das áreas tradicionais de cultivo em decorrência das cheias dos açudes e lagoas. Não há dados oficiais sobre o tamanho da redução das áreas produtivas, em comparação com determinado ano, mas a julgar pelos relatos dos próprios agricultores, a diminuição chega a média a 50%.

Pico da produção

A década de 1990 assinalou o pico de produção de arroz irrigado no período de verão (julho a dezembro) nas várzeas do Açude Orós, do Rio Jaguaribe e no entorno de lagoas da região Centro-Sul. Nos últimos cinco anos o quadro inverteu-se. A queda do preço do produto e o crescimento permanente dos insumos (adubo, inseticida e energia) contribuíram para que os produtores desistissem da atividade, que de lucrativa passou a ser deficitária.

Por ser uma das maiores áreas produtoras de arroz irrigado no Ceará, a redução do plantio de arroz reflete na economia regional. Os produtores ficam descapitalizados e a mão-de-obra torna-se ociosa, reduzindo a renda no campo. A estimativa de queda pela metade da área cultivada em relação ao ano passado é confirmada pelo escritório regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce), na cidade.

Qualidade

Outro aspecto da produção de arroz na região Centro-Sul é a qualidade do produto. "Não houve melhoria e o cultivo de sementes e de grãos variados, misturados, resulta em um produto que não é de boa qualidade", observa o coordenador regional da Ematerce, Joaquim Virgulino de Oliveira. "Esse fator contribui ainda mais para a queda de preço do produto no mercado consumidor".

HONÓRIO BARBOSA
Repórter

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Rodovia Padre Cícero está chegando a Orós.

As obras da rodovia Padre Cícero trecho Solonópole, Nova Floresta, Orós, esta bastante avançada o serviço de terra planagem já está na ponte de Orós os homens e máquinas trabalham a todo vapor a estrada do bairro São Geraldo a ponte beira rio foi alargada e o asfalto já está no sítio Caatinga.

Hoje são menos de três quilômetros de estrada de terra até Orós, muito motoristas já estão preferindo passar por nossa cidade já que reduzem em 60 km o percurso de Fortaleza para Juazeiro do Norte.
O objetivo do governo do estado é prover o trecho turístico-religioso com estradas bem pavimentadas, melhorando as condições de trafegabilidade e segurança viária, bem como auxiliar no escoamento da produção e promover a integração dos pólos de desenvolvimento.

Os trechos recebem os serviços técnicos de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, obras d'arte correntes (bueiros), obras d'arte especiais (pontes) e proteção ambiental.


Por Josemberg Vieira

Comitiva do Timor Leste visita escolas municipais.

Na última segunda-feira (19/09) a comitiva do Timor Leste visitou algumas escolas da rede municipal de Orós dentre elas a Escola de Ensino Fundamental Roberto Rolim foi à campeã do tradicional desfile cívico que marcou o aniversário de Orós, em 1º de setembro de 2011, quando o município completou 54 anos de emancipação política a diretora Mirna Estela apresentou todo o funcionamento da escola e principalmente como é feita a merenda escolar naquela escola.
Em seguida a comitiva foi à escola de ensino fundamental Epitácio Pessoa (antiga Cnec) onde foram recebidos pela apresentação de um grupo de flautistas com alunos da própria escola, logo após a diretora Elizilda mostrou como é servida a merenda escolar aos alunos.

A comitiva do Timor Leste ficou em Orós até ontem (21/09) para Carlito Mota, diretor Nacional de Ação Social Escolar do Ministério da Educação do Timor Leste, “A visita a Orós a foi muito produtiva, fomos muito bem recebidos pelo povo oroense e aprendemos muito com o que vimos como as cisternas de placa e como é produzida, armazenada, feita e servida à merenda escolar aos alunos, Orós está de parabéns” destacou Carlito Mota.

Josemberg Vieira.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

HOJE MEIO DIA NA RÁDIO PORTAL ORÓS

ESTAREMOS A PARTIR DO MEIO DIA AO VIVO NA RÁDIO PORTAL ORÓS COM AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE ORÓS E REGIÃO, A NOTÍCIA SEM MÁSCARAS.

CONTO COM A SUA SINTONIA, JOSEMBERG VIEIRA.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ORÓS É DESTAQUE NO PLANTÃO POLICIAL DESTA SEGUNDA 19/09/11

O POVO ONLINE

Briga em bar deixa dois mortos e dois feridos em Orós

Dois homens morreram durante uma briga em um bar no município de Orós, no Centro-Sul cearense, na manhã do último domingo, 18. De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), outros dois homens ficaram feridos.

Os quatro homens já haviam se envolvido em outra briga no último sábado, 17, ainda de acordo com o CPI. No dia seguinte, quando se encontraram no bar, teve início um novo atrito. Os homens estavam armados com facas e armas de fogo.


Damião Cândido Vieira, 40, foi atingido a tiros e morreu no local do crime. Geraldo Rodrigues de Oliveira, 25, foi lesionado com facadas nas costas e morreu a caminho do hospital do município. As outras duas vítimas, Miraldo Ferreira Delfino, 34, e Cícero Urbano de Castro, 25, foram feridas a faca. Os dois já se encontram presos Delegacia de Orós.


MAIS FM

Homem é preso por vender maconha para adolescente em Orós

Na tarde deste Domingo (18), por volta das 16h00, policiais militares pertencentes ao destacamento de Orós, ao realizar diligencia ostensiva no centro da cidade, abordou um adolescente sendo encontrado com o mesmo uma trouxinha de maconha .

O adolescente de 15 anos, informou a PM que a trouxinha de maconha tinha sido comprada da pessoa de Francisco Freitas Cândido, 33 anos, Residente na Rua Cicero do Monte, n° 118, centro de Orós.

A policia foi em diligencia a residência do infrator acima mencionado onde foi preso e em sua residência encontrada a quantia de 05 trouxinhas de maconha, mais 02 celulares de marca LG e DOLBY e um carregador de celular.

Em seguida todos foram conduzidos a Delegacia para que sejam tomadas as medidas cabíveis.


Jangadeiro Online

Dois homens morrem e dois ficam feridos após discussão banal em Orós


Após uma discussão banal, dois homens morreram e dois ficaram feridos neste domingo (18) no distrito de Vila Guassussê, município Orós, na região Centro-Sul do Ceará.

Segundo informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI), os quatro envolvidos no crime já haviam se desentendido no último sábado (17), e a briga foi registrada na delegacia do município.

Na noite deste domingo (18), eles se encontraram novamente, mas desta vez estavam armados com facas e armas de fogo. Damião Cândido Vieira, de 40 anos, foi atingido com um tiro e morreu na hora. Também foi baleado Miraldo Ferreira Delfino, de 34 anos, que foi encaminhado ao hospital regional de Orós.

Os outros dois foram lesionados com golpes de faca. São eles: Cícero Urbano de Castro, de 25 anos, e Geraldo Rodrigues de Oliveira. Os dois fugiram do local e foram pedir ajuda. Eles também foram socorridos ao hospital regional, mas Geraldo não resistiu aos ferimentos.

Depois da confusão, Miraldo e Cícero foram presos pela polícia. Com este útlimo, policiais encontraram a arma de fogo utilizada no crime.

Redação Jangadeiro Online, com informações do CPI

domingo, 18 de setembro de 2011

Timorenses em Orós

Domingo dia 18/09/11- Visita ao sítio Saco, Guassussê, Pedregulho e sítio Arueira com a comitiva do Timor Leste.

Assassinato à bala em Guassussê Orós

Hoje (18/09/2011) por volta das 09:20 da manhã aconteceu um crime de assassinato a bala no distrito de Guassussê distante 15 km de Orós a Polícia Militar do destacamento de Orós foi acionada via telefone, a vítima foi Damião Cândido Vieira (Conhecido como Dedé), profissão agricultor/pedreiro de 40 anos e natural de Orós.

O crime aconteceu na rua do comércio s/n no bar do Ronnier, O acusado do crime é conhecido como Cícero que foi preso quando tentava fugir. Uma outra pessoa Niraldo Ferreira Delfino foi atingido por três tiros dois no braço e um tiro atravessou o torax mais não atingiu nenhum orgão vital ele passa bem.
De acordo com informações dos policiais que estavam no local os dois tinham discutido ontem à noite e hoje pela manhã encontraram-se no bar onde aconteceu a fatalidade.Nós do portal Orós estávamos fazendo a cobertura da visita do Timor Leste a Orós em Guassussê quando fomos informados do crime e chegamos poucos minutos depois ao local.

sábado, 17 de setembro de 2011

TIMOR LESTE EM ORÓS

SEXTA-FEIRA 16/09/2011, RECEPÇÃO NA PREFEITURA DE ORÓS E VISITA A COZINHA E PADARIA COMUNITÁRIA:


SÁBADO 17/09/2011 VISITA AO SÍTIO JUREMA:


ISSO VOCÊ SÓ VÊ AQUI NO PORTAL ORÓS, FAZENDO A COBERTURA EXCLUSIVA DA VISITA DO TIMOR LESTE A ORÓS.

Comitiva do Timor Leste identifica boas práticas realizadas em Orós que podem ser implementadas no seu País

O município de Orós recebeu na manhã de ontem (17) uma comitiva formada por representantes do governo do Timor Leste e membros do Ministério da Educação do Brasil (MEC). A comitiva foi recepcionada pela prefeita Fátima Maciel Bezerra, pelo presidente da Câmara dos Vereadores de Orós, pela coordenadora do Programa de Segurança Alimentar de Orós, Virlena Rios, dentre outras autoridades.

Durante a visita, que se estenderá até a próxima segunda-feira (19), os timorenses irão conhecer as boas práticas adotadas pelo município de Orós na área da segurança alimentar, com ênfase na merenda escolar. O objetivo é identificar ações bem sucedidas que possam ser adaptadas à realidade do Timor Leste.

“Está sendo uma grande honra para nós receber a comitiva do Timor Leste. Isso mostra, mais uma vez, que levamos a sério a questão da segurança alimentar. Trabalhando seriamente para garantir uma boa gestão da merenda escolar e para que os estudantes e a população carente de Orós tenham acesso a uma alimentação saudável, nutritiva e saborosa. Também estimulamos a economia local por meio da compra de alimentos diretamente dos agricultores familiares”, destaca a prefeita Fátima Maciel Bezerra.

De acordo com a assessora Internacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar, Débora Santos, o município de Orós foi escolhido para receber a comitiva do Timor Leste por realizar um trabalho muito bem implementado e que funciona de forma sustentável. “Inicialmente, a idéia era levar a comitiva para conhecer outros municípios brasileiros, contudo, Orós tem todos os programas que queremos apresentar funcionando muito bem, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), a construção de cisternas, o controle social do Pnae, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a despolpadeira de peixe e a agricultura familiar”, destaca.

“Orós se encaixou perfeitamente no que queríamos mostrar ao Timor Leste. Nós temos uma dificuldade muito grande de encontrar lugares que tenham bons projetos e que dêem continuidade a essas ações. E nós encontramos isso aqui, projetos bem implementados, que continuam em andamento. A organização social e a atuação do Conselho de Segurança Alimentar também pesaram muito para a escolha do município”, acrescenta a técnica do Pnae/FNDE, Cássia Amaral.
EXPERIÊNCIA
Para o diretor Nacional de Ação Social Escolar do Ministério da Educação do Timor Leste, Carlito Mota, a visita a Orós a primeira manhã da visita a Orós está sendo bastante produtiva. “Uma coisa que achei muito interessante foi a construção de cisternas, algo que nos faz muita falta do Timor Leste, uma vez que a maioria das escolas não tem acesso a água potável. Outra coisa que achei interessante foi a maneira como o programa da alimentação escolar é implementado aqui em Orós, promovendo a integração entre diferentes setores, sociedade, pais, professores e estudantes, dentre outros. O cardápio bastante variado também foi outro ponto que chamou bastante a nossa atenção”, diz.

Segundo Carlito Mota, além da dificuldade de abastecimento de água, o Timor Leste enfrenta outros problemas, como o acesso a algumas escolas, devido à falta de estradas, a carência de capacitação das merendeiras e a insuficiência de alimentos. Atualmente, o Timor Leste importa arroz e feijão da Tailândia e do Canadá, respectivamente. “Hoje, o cardápio da merenda escolar no Timor é composto somente por arroz, feijão, sal e óleo”, conta.

Na manhã do primeiro dia de visita a Orós, a comitiva do Timor Leste conheceu um pouco as ações de segurança alimentar implementadas pelo município, o funcionamento do programa da merenda escolar e a padaria e a cozinha comunitárias. Atualmente, 27 famílias trabalham na padaria e na cozinha comunitária. Toda a produção da padaria é revertida para a sua manutenção e a do restaurante, que oferece 150 refeições gratuitas por dia.
A programação também inclui visita ao projeto de beneficiamento de peixe da Associação Comunitária do Sítio Jurema, onde são produzidos itens como bolinhas, linguiça e buchada de peixe, um produto inovador. A comitiva também irá visitar os grupos de produção de peixes das Associações dos sítios Cedro e Jardim e do distrito de Guassussê. No início deste ano, os grupos criadores de peixe foram beneficiados com a instalação de uma fábrica de gelo no sítio Jurema, com capacidade para produzir três mil quilos de gelo por dia, o que ajuda a escoar a produção.

RECONHECIMENTO
Nos últimos anos, Orós tem ganhado destaque no cenário estadual e nacional como um município que acumula importantes avanços na área de segurança alimentar. Por dois anos consecutivos, 2009 e 2010, Orós foi contemplado com o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, da ONG Ação Fome Zero. O Prêmio tem o objetivo de destacar os prefeitos que realizam gestões criativas e responsáveis do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Já em 2010, Orós recebeu o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), uma iniciativa proposta pelo Governo Federal e que conta com o apoio do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD) e de um conjunto de empresas e associações do setor privado. O município foi premiado pela prática “Cozinha Comunitária - Nutrição à Mesa”. A Prefeitura de Orós foi a única do Ceará entre as dez prefeituras vencedoras da 3º edição do Prêmio ODM.
--
Dháfine Mazza
Jornalista (MTE 2157/CE)
MSN: dhafine@hotmail.com
Celular: (85) 9919-5969

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

RÁDIO PORTAL ORÓS ESTÁ NO AR


JÁ ESTA NO AR RÁDIO PORTAL ORÓS PROGRAMAÇÃO TOTALMENTE LOCAL COM QUALIDADE HD.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

RESULTADO DE NOSSA ENQUETE: TEMA RÁDIO FM

QUE RÁDIO FM VOCÊ OUVE EM ORÓS E QUEM TEM A MELHOR PROGRAMAÇÃO?

104,9? 55 (39%)

105,7? 53 (38%)

Escuto outra rádio 9 (6%)

Nenhuma delas 21 (15%)


Total de Votos - 138


EM BREVE UMA NOVA ENQUETE:

OBRAS EM ORÓS

OBRAS EM ORÓS - A Prefeitura Municipal de Orós, através da Comissão de Licitação, divulgou o Aviso de Licitação [Modalidade Tomada de Preço n°2011.09.05.01, Tipo Menor Preço] que trata da contratação de prestação de serviços nas obras de: ampliação da Escola Manoel Leite Barbosa (Lote I); construção de um pátio e reforma nas escolas (Lote II); e reforma na Escola Roberto Rolim, localizada no Bairro São José.

OBRAS EM ORÓS - A Comissão comunica aos interessados que no próximo dia 21 de Setembro de 2011, às 09h30, estará abrindo a Licitação. O Edital completo está à disposição nos dias úteis, no horário de 08hs às 12hs, no endereço da Prefeitura, na Praça Anastácio Maia, 40, Centro. O documento foi divulgado no Diário Oficial do Estado de 05 de setembro.

Vereadora de Orós-CE é mantida no cargo até julgamento de recurso

Ministro Arnaldo Versiani em sessão do TSE. Brasilia-DF 06/09/2011. Foto: Carlos Humberto./ASICS/TSE


O ministro Arnaldo Versiani, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deferiu medida cautelar para que Luhanna Úrya Maciel Bezerra permaneça no cargo de vereadora de Orós-CE até que o TSE julgue recurso especial por ela apresentado. A decisão do ministro suspende acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) que cassou o diploma e considerou a vereadora inelegível por oito anos por suposta compra de votos na eleição de 2008. O ministro determinou que a vereadora seja reconduzida ao cargo, caso já esteja afastada.

Ao modificar sentença de juízo eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará julgou procedente ação de investigação judicial eleitoral contra Luhanna Maciel, cassou o seu diploma e a considerou inelegível por suposta compra de votos por meio de pagamento, por terceiro, de contas de água e luz de eleitores. A ação de investigação contra a vereadora foi ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e atinge também a prefeita e o vice-prefeito de Orós.

A vereadora cassada informa na cautelar que Maria de Fátima Maciel Bezerra e Luis Gomes da Silva, prefeita e vice-prefeito de Orós, já conseguiram no TSE cautelar para suspender justamente os efeitos do mesmo acórdão da corte regional, até o exame de recurso especial por eles ajuizado na Corte.

Decisão

O ministro Arnaldo Versiani afirma, em sua decisão, que deferiu a cautelar à vereadora, uma vez que não se aponta no processo a eventual participação ou anuência dos candidatos no pagamento de contas de água e luz de eleitores em troca de votos. Haveria apenas a menção de que a pessoa que solicitava as contas trabalharia nas campanhas dos candidatos.

“Em face desse contexto, tenho que, a princípio, se afigura relevante a questão suscitada pelos autores de que a decisão condenatória não assinalou qual a participação ou anuência deles quanto ao ilícito reconhecido pela corte de origem, recomendando-se, portanto, a suspensão dos efeitos da condenação até a apreciação do apelo por esta Corte Superior”, afirma Arnaldo Versiani.

Lembra o relator que a jurisprudência do TSE entende que a “imposição das sanções do art. 41-A [da Lei nº 9.504/1997, que trata da compra de votos] há de ter suporte em prova inabalável de que o beneficiário praticou ou anuiu com a prática das condutas ali tipificadas”.

Afirma o ministro Arnaldo Versiani que, tendo em vista que a condenação da vereadora decorre dos mesmos fatos imputados à prefeita e ao vice-prefeito de Orós, estão presentes no caso os pressupostos para o deferimento da cautelar “porquanto, a princípio, a decisão regional não assinalou qual foi a participação ou anuência dos investigados em face do ilícito reconhecido pelo Tribunal Regional Eleitoral”.

Alegações

Afirma a vereadora afastada Luhanna Maciel que, assim como a prefeita e o vice-prefeito, também é parte na mesma ação de investigação judicial, respondendo pelos mesmos fatos. Por essa razão, solicitou a extensão da liminar concedida à prefeita e a seu vice também a ela, para que possa permanecer no cargo até o julgamento do recurso especial que apresentou.

Alega a vereadora que, no processo, houve ofensa aos princípios da presunção de inocência, da ampla defesa, do contraditório e do devido processo legal. Afirma ainda que a corte regional, após a decisão, determinou a imediata cassação de seu mandato eletivo, antes do trânsito em julgado do acórdão.

Entre outros argumentos, ressalta que o TRE-CE teria se baseado em supostas provas ilícitas para cassar seu diploma e que busca resguardar a segurança jurídica e a tranquilidade dos eleitores de Orós, impedindo a alternância no poder até que haja o julgamento definitivo da questão.

Sustenta que não há nos autos do processo afirmação ou prova de que qualquer eleitor tenha recebido “promessa ou efetivamente bem ou qualquer outra vantagem em troca de voto dos candidatos investigados".

Salienta que o fato de servidor trabalhar em campanha eleitoral não leva à conclusão de que ele estaria praticando atividade ilícita ou comprando votos, já que a legislação eleitoral não impede que servidores trabalhem na eleição, desde que o façam fora do horário de expediente de trabalho.

Afirma que para a se condenar um candidato por compra de votos é preciso comprovar a sua participação na conduta ilícita, mesmo que de forma indireta, ou sua anuência, o que não teria ocorrido na ação julgada pelo Tribunal Regional do Ceará. Diz ainda que sua cassação pela corte regional não se baseou nos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade, alegando que a punição imposta foi excessiva em razão da suposta conduta ilícita praticada.

EM/LF

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Timor Leste conhecerá boas práticas de segurança alimentar adotadas por Orós

Matéria do Caderno Regional do Diário do Nordeste de Hoje 14/09/11

As boas práticas adotadas pelo município de Orós na área de segurança alimentar já foram reconhecidas por importantes prêmios nacionais e, agora, despertaram o interesse internacional.

A partir da próxima sexta-feira (16), Orós irá receber uma comitiva do Timor Leste, país situado no sudeste asiático, que conhecerá de perto as ações realizadas pelo município na área de segurança alimentar. A visita, que prosseguirá até a próxima segunda-feira (19), também contará com membros do Ministério da Educação.

“Será uma grande honra para nós receber a comitiva do Timor Leste. Isso mostra, mais uma vez, que levamos a sério a questão da segurança alimentar. Trabalhando seriamente para garantir uma boa gestão da merenda escolar e para que os estudantes e a população carente de Orós tenham acesso a uma alimentação saudável, nutritiva e saborosa. Também estimulamos a economia local por meio da compra de alimentos diretamente dos agricultores familiares”, destaca a prefeita Fátima Maciel Bezerra.

Durante a visita, a comitiva do Timor Leste irá conhecer as escolas municipais e iniciativas como a padaria comunitária e o restaurante comunitário de Orós, equipamentos pioneiros na região Centro-Sul do Ceará. Atualmente, 27 famílias trabalham na padaria e na cozinha comunitária. Toda a produção da padaria é revertida para a sua manutenção e a do restaurante, que oferece 150 refeições gratuitas por dia.

Programação

A programação também inclui visita ao projeto de beneficiamento de peixe da Associação Comunitária do Sítio Jurema, onde são produzidos itens como bolinhas, linguiça e buchada de peixe, um produto inovador. A comitiva também irá visitar os grupos de produção de peixes das Associações dos sítios Cedro e Jardim e do distrito de Guassussê.

No início deste ano, os grupos criadores de peixe foram beneficiados com a instalação de uma fábrica de gelo no sítio Jurema, com capacidade para produzir três mil quilos de gelo por dia, o que ajuda a escoar a produção.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Obras da Rodovia Pe Cícero devem ser concluídas em dezembro

Está prevista para dezembro a conclusão das obras da Rodovia Padre Cícero, que deve encurtar em quase 65 quilômetros a distância entre Juazeiro do Norte e Fortaleza, que atualmente é de 552 quilômetros, segundo informou o Departamento de Edificações e Rodovias (DER).

A rodovia estadual vai ligar Fortaleza a Juazeiro do Norte via Quixadá, Banabuiú, Solonópole, Orós, Cedro, Mangabeira e Caririaçu.

Segundo o DER, além de reduzir o percurso de Fortaleza para Juazeiro, o objetivo da rodovia é prover o trecho turístico-religioso com estradas bem pavimentadas e promover a integração dos pólos de desenvolvimento.

Os municípios que mais se beneficiarão com as obras serão Caririaçu, Lavras da Mangabeira, Aurora e Granjeiro, uma vez que as vias facilitarão o escoamento da produção agrícula nessas localidades.

Iniciadas em 2007, os investimentos das obras somam quase RS 95 milhões. Segundo o DER, a obra está com 85% dos serviços concluídos.

As obras da Rodovia Pe Cícero estão contempladas no Programa Rodoviário Ceará III, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Tesouro Estadual.

DN Online

PR apostará em radialista como candidato à Prefeitura de Icó

O presidente regional do Partido da República, o ex-governador Lúcio Alcântara, estará na próxima sexta-feira na cidade de Icó (Centro-Sul).

Ali, ao lado da deputada federal Gorete Pereira, do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa e da deputada estadual Fernanda Pessoa, Lúcio abonará a ficha de filiação de várias lideranças daquela região do Estado ao PR.

Mas o destaque fica por conta da filiação do radialista Rubens Brasil, proprietário da Rádio Brasil FM e âncora do Programa “Rubens Brasil”, o líder de audiência no horário das 12 às 13 horas.

Ele deverá ser o candidato do PR à Prefeitura de Icó.

Blog do Eliomar

Comitiva do Timor Leste visita Orós


O Governo Federal por meio do Ministério da Educação trará uma comitiva do Timor Leste para visitar a nossa cidade e conhecer os programas de segurança alimentar desenvolvidos em Orós, a comitiva chegará nesta sexta-feira dia 16 e ficaram até segunda-feira dia 19 de Setembro.

A Prefeita de Orós Fátima Maciel, Secretários e demais autoridades receberam a comitiva do Timor Leste e os acompanharam as visitas que serão realizadas.
“Essa visita é a prova de que estamos no caminho certo e continuaremos sempre fazendo o melhor para a população mais carente de nossa querida Orós”, ressaltou a Prefeita de Orós Fátima Maciel.

A programação de visitas:

Sexta-feira 16/09:

Manhã – Recepção no gabinete e visita a cozinha e padaria comunitária.
Tarde – Apresentação dos programas e projetos de segurança alimentar do município.

Sábado 17/09:

Visita ao projeto de beneficiamento de peixe na associação comunitária do sítio Jurema.

Domingo 18/09:

Manhã – Visita aos grupos de peixes das associações dos sítios Cedro, Jardim e distrito de Guassussê.
Tarde – Cisternas de placa.

Segunda 19/09:

Manhã – Visita as escolas da rede municipal.

Tarde – Reunião com os conselhos de alimentação escolar e segurança alimentar.

Conheça o Timor-Leste:

Oficialmente República Democrática de Timor-Leste é um dos países mais jovens do mundo, e ocupa a parte oriental da ilha de Timor no Sudeste Asiático, além do exclave de Oecusse, na costa norte da parte ocidental de Timor, da ilha de Ataúro, a norte, e do ilhéu de Jaco ao largo da ponta leste da ilha. As únicas fronteiras terrestres que o país tem ligam-no à Indonésia, a oeste da porção principal do território, e a leste, sul e oeste de Oecusse, mas tem também fronteira marítima com a Austrália, no Mar de Timor, a sul. Sua capital é Díli, situada na costa norte.

Conhecido no passado como Timor Português, foi uma colónia portuguesa até 1975, altura em que se tornou independente, tendo sido invadido pela Indonésia três dias depois. Permaneceu considerado oficialmente pelas Nações Unidas como território português por descolonizar até 1999. Foi, porém, considerado pela Indonésia como a sua 27.ª província com o nome de "Timor Timur". Em 30 de Agosto de 1999, cerca de 80% do povo timorense optou pela independência em referendo organizado pela Organização das Nações Unidas.

A língua mais falada em Timor-Leste era o indonésio no tempo da ocupação indonésia, sendo hoje o tétum (mais falado na capital). O tétum e o português formam as duas línguas oficias do país, enquanto o indonésio e a língua inglesa são consideradas línguas de trabalho pela atual constituição de Timor-Leste. Devido à recente ocupação indonésia, grande parte da população compreende a língua indonésia, mas só uma minoria o português.

Geograficamente, o país enquadra-se no chamado sudeste asiático, enquanto do ponto de vista biológico aproxima-se mais das ilhas vizinhas da Melanésia, o que o colocaria na Oceania e, por conseguinte, faria dele uma nação transcontinental.

domingo, 11 de setembro de 2011

PROJETO CIDADANIA E INCLUSÃO EM ORÓS

PROJETO CIDADANIA E INCLUSÃO EM ORÓS - A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) divulgou o Extrato de Convênio (nº 165/2011 IG Nº648901), que trata do convênio entre o Governo do Estado e o Centro Social de Orós objetivando a execução do Projeto Cidadania e Inclusão: Aprendendo com a Arte.

PROJETO CIDADANIA E INCLUSÃO EM ORÓS - O Projeto tem o objetivo de oferecer serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para Crianças e Adolescentes, na faixa etária
de 07 a 17 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social, através de acompanhamento psicossocial e pedagógico, iniciação profissional e interação com arte e esporte.

PROJETO CIDADANIA E INCLUSÃO EM ORÓS - A vigência do convênio teve início no dia 1º de agosto de 2011 e término no dia 31 de dezembro de 2011, podendo ser prorrogado através de Termo Aditivo, por expressa manifestação e anuência das partes.


PROJETO CIDADANIA E INCLUSÃO EM ORÓS - A Secretaria estadual, por força deste Convênio, transferirá ao Centro oroense recursos financeiros no valor total de R$ 48.080,07 (quarenta e oito mil, oitenta reais e sete centavos), que serão repassados conforme estabelecido no Cronograma de Desembolso constante do Plano de Trabalho.

PROJETO CIDADANIA E INCLUSÃO EM ORÓS - Assinam o documento, publicado no Diário Oficial do Estado de 05 de setembro, o secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social; e pelo Centro Social de Orós, Francisca Paula Vieira da Silva.

ACONTECENCIAS DE VOLTA AO RÁDIO OROENSE.

Ressurgindo tal qual a fênix da saudade és que neste sábado (10/09) estreou na Rádio Nossa FM o programa acontecencias com o nobre amigo e Advogado Roger Garcia Dantas ao meio dia com os principais destaques e acontecimentos da sociedade oroense.

Como admirador e apaixonado pelo rádio entrei no túnel do tempo e recordei dos primeiros programas acontecencias na 105 FM.

A rádio Nossa FM e o Pedro Santana estão de parabéns por mais essa novidade agradável aos nossos ouvidos que é o programa acontecencias com Dr. Roger todos os sábados a partir do meio-dia, eu recomendo.

sábado, 10 de setembro de 2011

PORTAL ORÓS 100 MIL ACESSOS

Ficamos muito felizes ao chegarmos aos 100 mil acessos, o nosso contador de visitas depois dos 75 mil acessos ficou maluco e passou a não registrar corretamente as visitas, por isso, só podemos ver através das estatísticas blogger o número de acessos.

O Portal Orós surgiu da necessidade de nossa gente por informação de nossa cidade Orós o que acontece nela e com a seu povo, em pouco tempo tornou-se ponto de referencia para os oroenses que aqui estão e daqueles que querem matar a saudades deste oásis do sertão.

Resumindo em poucas palavras o PORTAL ORÓS É SUCESSO POR TER VOCÊ COMO NOSSO LEITOR AMIGO (A) DE TODOS OS DIAS, OBRIGADO MEU DEUS...

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

RÁDIO BRASIL FM

É com o coração apertado que comunico aos leitores deste humilde blog que tive de me afastar da minha grande paixão que é o rádio, desta vez por falta de tempo, e não por politicagem como antes. A Rádio Brasil Fm casa a qual me recebeu com muito carinho e profissionalismo só tenho a agradecer mais ficou difícil conciliar o trabalho no meu estúdio, no carro e moto som da jg comunicação e a assessoria de imprensa da Câmara e Prefeitura de Orós e ainda mais o trabalho no rádio era muita coisa a se fazer em pouco tempo já que passava praticamente o dia inteiro no Icó.

Mais aqui deixo os mais sinceros agradecimentos a todos os nossos ouvintes que reencontramos e os novos que fizemos nesta rápida volta ao rádio, obrigado aos amigos e companheiros Rubens Brasil, Gustavo Veras, Deusdete de Sousa, Hellen Lima, Alana Micaely, R. Sousa, J. B, Velho Silva, Pastor Renato, Luiz Pereira enfim a todos os companheiros da Brasil Fm grandes profissionais e amigos.

A parceria continua estamos ai tenho orgulho em dizer fiz parte da equipe da RÁDIO BRASIL FM isso sim é que é rádio.

Nunca podemos parar de sonhar e o sonho continua em breve muitas novidades se DEUS assim nos permitir, aguardem.

Josemberg Vieira.

Parabéns ao Recém-formado em Direito: Jocady

Um jovem advogado recém-formado e com futuro brilhante pela frente graças a DEUS por sua humildade e talento.

Ficamos felizes ao saber da notícia de que o nosso amigo Jodacy agora é recém-formado em direito e pela OAB-Ce nossos sinceros parabéns.

SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES 09 SETEMBRO 2011

Na sessão ordinária da câmara municipal de Orós de hoje 09 de Setembro de 2011 foram colocados em expediente para discursão e votação pelo presidente José Patrício os seguintes requerimentos que foram aprovados por unanimidade pelos vereadores:

1- REQUERIMENTO N.º 101/2011, DE AUTORIA DOS EDIS LUCEMY CÂNDIDO E GERALDO VIDAL, QUE SOLICITAM JUNTO AO PODER EXECUTIVO, O CALÇAMENTO DA ÁREA SITUADA ENTRE O BALNEÁRIO E A PALHOÇA O EXPEDITO E DA RAMPA SITUADA NAS PROXIMIDADES DO BAR DO RAIMUNDO, ÀS MARGENS DO AÇUDE ORÓS.
2- REQUERIMENTO N.º 102/2011, DE AUTORIA DO EDIL GERALDO VIDAL, QUE SOLICITA AO PODER EXECUTIVO, A CANALIZAÇÃO E A COBERTURA DE PARTE DO BUEIRO SITUADO ENTRE A AVENIDA BRASIL E O RIO JAGUARIBE.

3- REQUERIMENTO N.º 103/2011, DE AUTORIA DO EDIL GERALDO VIDAL, QUE SOLICITA AO PODER EXECUTIVO, A CANALIZAÇÃO E A COBERTURA DE PARTE DO BUEIRO SITUADO ENTRE A RUA MIGUEL PAULINO DA SILVA, A RUA VALDEVINO PRAXEDES DA COSTA E A RUA JOSÉ ALVES CAETANO.
4- REQUERIMENTO N.º 104/2011, DE AUTORIA DA VEREADORA LUHANNA URYA MACIEL BEZERRA, QUE SOLICITA AO PODER EXECUTIVO, QUE O POSTO DO P.S.F DO CENTRO, RECEBA O NOME DO SAUDOSO ATALIBA DO MONTE E SILVA .

5- REQUERIMENTO N.º 105/2011, DE AUTORIA DA VEREADORA LUHANNA URYA MACIEL BEZERRA, QUE SOLICITA AO PODER EXECUTIVO, QUE O POSTO DO P.S.F DO CENTRO, RECEBA O NOME DO SAUDOSO ROSALVO (GERALDO) DO MONTE E SILVA .

Todos os nove vereadores compareceram a sessão de hoje.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Plantão: TJ-CE realiza atendimento em Orós e Iguatu no feriado de 7 de Setembro

O Poder Judiciário estadual funcionará, em regime de plantão, nesta quarta-feira (07), feriado nacional em homenagem à Independência. O serviço será garantido pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza, e pelos 20 Núcleos Regionais que abrangem todas as comarcas do interior.

O desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes atenderá, no TJ-CE, das 12h às 18h. No Fórum da Capital, o plantão ficará a cargo da 27ª e 28ª Varas Cíveis e da 2ª e 3ª Varas do Júri. Os juízes estarão à disposição das 6h da quarta-feira às 6h da quinta-feira (08).

No interior do Estado, haverá atendimento nas 20 Comarcas, dentre elas, na região, em Orós e Iguatu. Veja, abaixo, mais informações:

3º Núcleo Regional
Unidade/Comarca: 3ª Vara de Iguatu
Plantonista: juiz Fabrício Vasconcelos Mazza

5º Núcleo Regional
Unidade/Comarca: Vara Única de Orós
Plantonista: juiz José Batista de Andrade

Fonte: TJ-CE

07 de Setembro PATRIA AMADA ÉS TÚ BRASIL

Denomina-se independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe-regente D. Pedro de Alcântara bradou perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!"

terça-feira, 6 de setembro de 2011

CONVERSA COM O PROMOTOR DE ORÓS DR. OSCAR

Em conversa hoje (06/09) com o promotor de Orós Dr. Oscar Stefano ficamos sabendo que a blitz realizada no último dia 31/08 em nossa cidade pela PRE (Polícia rodoviária estadual) antiga CPRV foi solicitada pelo ministério público e polícia civil Dr. Nartan da Costa, o motivo principal para a realização da blitz foi o não uso dos capacetes pelos motoqueiros de Orós mesmo depois de reuniões e campanhas em rádio eles os motoqueiros continuam sem usar o capacete.

Na última blitz vários motos e carros foram apreendidos como também drogas, segundo o Dr. Oscar Stefano, as blitz aconteceram mensalmente em dias e horários diferentes. ‘’ Se os motoqueiros respeitarem a lei e usarem o capacete, não tem pra que termos blitz mais até lá vamos realiza-las”, destacou o promotor de Orós.

Dr. Oscar Stefano afirmou que a blitz não teve nenhuma conotação política o objetivo da mesma foi fazer com a lei fosse respeitada e cumprida em nossa cidade.

Fica aqui o nosso apelo aos amigos e amigas motoqueiros de Orós VAMOS USAR OS CAPACETES ele pode salvar a sua vida e de quem você ama.

Caminhão carregado com refrigerantes tomba e deixa dois feridos na BR116 em Icó

Nesta terça-feira, por volta das 01h, na BR 116 na localidade de três bodegas, na cidade de Icó um caminhão carregado com refrigerantes tomba e deixa dois feridos.

O caminhão VM 15-150, branco, de placas HWB – 8846, inscrição de Fortaleza, pertencente a Fábrica “Mais Sabor”, conduzido pelo motorista João Batista Gomes, de 31 anos, tombou deixando o motorista ferido com várias escoriações pelo corpo.

O tombamento do caminhão que estava com carga de refrigerantes, ainda teve como vitima Márcio Alves da Fonseca, de 28 anos, o mesmo também sofreu escoriações pelo corpo, ambos foram socorridos pelos RP 2462 até o Hospital Regional do Icó onde permanecem hospitalizados.

Ainda estiveram no local as patrulhas da PRF. A carga do caminhão foi saqueada no momento que foi prestado o socorro as vitimas.

*Com informações da Polícia e divulgação do Iguatu.Net

domingo, 4 de setembro de 2011

1ª Regata de Jangadas de Orós

















A 1ª Regata de Jangadas de Orós foi um grande sucesso é rendeu cenas maravilhosas aos espectadores que lotaram as margens do açude Orós para ver essa grande novidade no oásis do sertão, a Prefeitura de Orós – Administração Orós que o povo quer por meio de Secretaria Municipal de Turismo juntamente com os patrocinadores estão de parabéns por proporcionar um dos mais belos espetáculos já visto em nossa cidade.


Quinze jangadas navegaram nas águas do Orós, e o primeiro lugar foi conquistado pela jangada do Mercantil Kadoche com o jangadeiro Gersoares, segundo a jangada da Dibesa (Skol), e a terceira jangada Nossa Fm.