terça-feira, 22 de março de 2011

SAÚDE PÚBLICA Dengue soma 5.534 casos em 144 cidades


22/3/2011

Pesquisa sobre vacina contra a dengue foi apresentada ontem na Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)

Juazeiro do Norte. O crescimento no número de casos de dengue no Estado, principalmente no interior, preocupa autoridades no Estado e Municípios. O Ceará é um dos Estados no País com o maior número de casos da doença registrados. Já são 15 óbitos, um deles na Capital. Foram notificados, conforme o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), no dia 18 último, 11.613 casos suspeitos de dengue, em 158 municípios. Desses, 5.534 foram confirmados, em 144 deles. Itapipoca lidera com 688 casos de dengue e dois óbitos. Desses, 29 são de dengue hemorrágica.

Das 15 mortes, três pessoas foram vítimas de dengue hemorrágica, nos Municípios de Icó, Chorozinho e São Gonçalo do Amarante. Os óbitos de dengue com complicação aconteceram nas cidades de Caucaia (3), Itapipoca (2) e 1 em cada um dos Municípios de: Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga, Acarape, Quixadá, Granja e Tejuçuoca). Outros 3 óbitos foram descartados e 19 permanecem em investigação.

A esperança para a prevenção da doença, por meio de vacina, para o Brasil, poderá sair do Ceará. Ontem, a pesquisadora, Maria Isabel Florindo, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), esteve na Secretaria de Saúde apresentando a vacina que vem sendo testada em ratos. Os resultados têm sido promissores. Segundo o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonseca, a pesquisa feita por meio da inoculação de proteínas do vírus da dengue em ratos tem resultados positivos na proteção contra a doença.

O resultado da pesquisa deve ser apresentado de forma sucinta também ao secretário de Saúde, Arruda Bastos, e poderá haver mais apoio do Estado para os avanços necessários até que a vacina possa ser testada em humanos. "É uma possibilidade real e factível", diz o coordenador, após a apresentação na manhã de ontem, da pesquisa. Ele destaca que haverá todo o apoio necessário, no sentido de promover melhorias de trabalho no próprio laboratório onde vem sendo desenvolvida a pesquisa. "Tive conhecimento dessa vacina apenas pela imprensa. Agora tomamos conhecimento oficial e, se for confirmada a eficácia, vai ser inédito". Também será mantido contato com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), para ver o fortalecer a pesquisa.

Enquanto isso, o Estado prepara um plano de ação intensificado de 60 dias, principalmente na área de atendimento, com aumentos inclusive no número de leitos em hospitais, enfermarias, fortalecendo a assistência e o processo de acompanhamento dos casos suspeitos. A detecção de dengue Ceará, por meio de pesquisa ativa, segundo Manoel Fonseca, tem sido mais eficaz que em outros Estados do País. Ele justifica o número de óbitos identificados da doença por conta de uma investigação rigorosa. No caso dos Municípios do interior, principalmente os 41, classificados de alto risco, a recomendação é abrir um terceiro turno de atendimento na atenção básica.

De acordo com o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde, a orientação a partir de agora é que qualquer quadro febril, principalmente em crianças, tenha assistência até o terceiro dia, para perceber se há quadro de dores abdominais intensas, queda de pressão arterial ou se a criança fica irritada ou muito violenta. Essa orientação será uma forma de verificar possíveis casos relacionados a dengue hemorrágica.

Chapada do Apodi

No Vale do Jaguaribe, o Núcleo de Endemias e Zoonoses de Limoeiro do Norte intensificou a campanha de combate à dengue. O Município passou mais de um ano sem registrar nenhum caso da doença e virou referência de prevenção na região, mas não escapou da epidemia que acomete o Estado neste ano. Já foram mais de dez casos.

As comunidades na Chapada do Apodi estão entre as mais monitoradas. Dentre as ações a serem realizadas está a visita às casas nas comunidades, distribuição de vedantes para potes, afixação de cartazes com informações de prevenção, recolhimento de pneus, além de palestras e monitoramento na criação de peixes beta, usados no combate à larva do mosquito nas caixas d´água.

Na região Centro-Sul, os Municípios estão mobilizados no combate aos focos do mosquito transmissor da dengue e em campanhas de esclarecimento à população. A situação mais preocupante é nas cidades de Iguatu, Jucás e Mombaça. Em fevereiro passado, cada um desses Municípios notificou, respectivamente, 66, 69 e 70 casos suspeitos da doença. Nas emergências hospitalares diariamente pessoas são atendidas com os sintomas da dengue.

Nos casos mais graves, alguns ficam internados. Em parceria com a comunidade, as Secretarias de Saúde elaboraram planos de combate e prevenção, com o objetivo de reverter o quadro atual. Em face do elevado índice de infestação predial de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, há o temor de epidemia em algumas cidades da região que desde fevereiro passado já registram surto da doença.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Saúde do Estado, Av. Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, Fortaleza (CE)
Telefone: (85) 3101.5123

BOLETIM

Itapipoca lidera número de casos

Sobral. No Estado, Itapipoca lidera o número de casos da dengue. No último boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), foram apontados 668 casos, que vêm crescendo desde o fim de 2010, com registro de um óbito. Além de Itapipoca, os Municípios de Massapê e Santa Quitéria, na Zona Norte, também apresentam quadro preocupante.

Em Santa Quitéria, com um batalhão de 90 agentes de saúde, oito enfermeiros, servidores municipais de combate à dengue e equipes da Secretaria de Vigilância de Saúde, foi iniciada na semana passada uma luta contra o mosquito transmissor da doença. A mobilização envolveu os moradores dos bairros Passarada, Jardim Residencial, Novo, Orquídeas, Mutirão, São José e, ainda, Roça de Santa Quitéria.

Na região dos Inhamuns, dois Municípios apresentam maior número de casos de dengue, de acordo com o último boletim da Sesa: Monsenhor Tabosa e Crateús, 92 e 57 casos confirmados, respectivamente. Em Monsenhor Tabosa, a Secretaria Municipal de Saúde está utilizando os meios de comunicação, semanalmente, como canal de informação e apelo à população, além de reuniões nos bairros e palestras nas escolas como forma de conter o avanço da doença.

"A Secretaria está completamente mobilizada para a realização destas ações com vistas a conter o grande número de casos", ressalta a coordenadora da atenção primária da Secretaria, Ademária Temóteo. Ela salienta ainda que esta semana o Município recebe da Sesa mais uma bomba ratsuda para complementar os trabalhos de bloqueio e o carro fumacê, que atuará em todos os bairros, e especialmente no Centro da cidade, onde é maior o número de focos e casos de dengue.

O armazenamento de águas em recipientes nas residências é onde proliferam focos do mosquito. A coordenadora destaca ainda que, devido ao grande número de casos, a Secretaria Municipal está utilizando a Lei Municipal 295/2010, que prevê a aplicação de multas para quem reincidir acerca de não cuidar da sua residência e ambiente.

Quixadá já tem 46 casos de dengue neste ano, conforme a Sesa. Um óbito já foi registrado. Em Quixeramobim, a segunda maior cidade da região, segundo dados da Sesa, sete casos de dengue foram confirmados. Em Senador Pompeu foram nove e Banabuiú e Ibaretama, com dois cada.

Solonópole tem um caso registrado positivamente. Nos demais Municípios assistidos pela 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, nenhum registro da doença foi constatado oficialmente. O clima é de preocupação na região. Os índices de infestação residencial da larva do Aedes aegypti estão aumentando, alertam as vigilâncias sanitárias municipais.

Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário