quarta-feira, 16 de março de 2011

CASTANHÃO Comportas serão abertas nesta sexta


16/3/2011

O açude já recebeu, neste ano, quase 900 milhões de metros cúbicos de água devido às chuvas

As comportas do Açude Castelão serão abertas na próxima sexta-feira. A medida será tomada, por antecipação, para controle das cheias no Baixo Jaguaribe, onde estão localizadas as cidades de Russas, Limoeiro do Norte, Jaguaruana, Itaiçaba e Aracati, de acordo com o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh), Francisco José Coelho Teixeira. "Fazemos o controle sempre com o objetivo de liberar grande quantidade de água para evitar transtornos à população".

Decisão conjunta

Essa foi uma decisão conjunta da Cogerh, do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), da Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM), da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e da Defesa Civil do Ceará. A abertura de uma ou duas das 12 comportas vai permitir a diminuição do crescente volume de água do reservatório, em decorrência da das chuvas caídas no Estado.

A decisão seria tomada quando o açude passasse de 101 metros. Hoje está com 101,5 metros, cerca de 4,9 bilhões de metros cúbicos de água, o que representa 71,70% da capacidade de acumulação total que é de 6,7 bilhões de metros cúbicos, como informa o presidente. A abertura das comportas se dará na cota 101 correspondente ao volume de mais de 4 bilhões, com vazão inicial de 100 metros cúbicos por segundo, a qual será aumentada ou diminuída, de acordo com os volumes afluentes dos rios Salgado e Orós.

O Castanhão já recebeu quase 900 milhões de metros cúbicos de água em função da quadra chuvosa. Segundo a Funceme, a previsão para esse ano é que chova 40% acima da média e 45% dentro da média. Se essa previsão da quadra chuvosa se concretizar, o açude poderá chegar a liberar até 500 metros cúbicos por segundo.

A abertura de mais comportas vai depender do comportamento das chuvas nos próximos meses.


MATÉRIA DO SITE O POVO ONLINE

Castanhão abrirá comportas

A partir de sexta-feira vão ser liberados 100 m³ de água por segundo. Volume atual do açude é de cerca de 70% da capacidade total

As comportas da barragem do Castanhão, maior açude do Ceará, vão ser abertas parcialmente na próxima sexta-feira, 18. A decisão foi tomada por um grupo técnico operacional de órgãos responsáveis pelo monitoramento e administração do reservatório para diminuir o crescente volume de água acumulada no açude em decorrência das fortes e constantes chuvas que caem no Estado desde o início do ano, sobretudo na região do Cariri, onde fica o rio Salgado, principal afluente do rio Jaguaribe, barrado pelo Castanhão.

“A ideia, pelas nossas projeções, é que poderemos iniciar a liberação agora com 100 metros cúbicos por segundo e podemos chegar até 500 metros cúbicos por segundo em função do comportamento das chuvas e das vazões da água que vai afluir ao açude Castanhão”, disse ontem Francisco José Coelho Teixeira, superintendente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em entrevista coletiva na sede do órgão.

O número de comportas a serem abertas vai ser definido pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), que operacionaliza o açude, em Alto Santo, assim como o horário de liberação das águas. Hoje, essas e outras peculiaridades vão ser definidas em reunião em Limoeiro do Norte. O Castanhão se encontrava, ontem, com 71.70% de sua capacidade total que é de 6,7 bilhões de metros cúbicos de água, ou seja, acumulando 4,9 bilhões de metros cúbicos de água.

“Dos 134 açudes temos 22 reservatórios sangrando e nove com mais de 90% da capacidade que poderão sangrar a qualquer momento. O Orós, por exemplo, que é o segundo maior do Estado, já está com 87% e que poderá sangrar ainda neste mês. E as águas vão pra dentro do Castanhão, por isso que nós já estamos tomando as providências de abrir as comportas”, diz Francisco Teixeira.

Ele afirma ainda que, segundo previsões da Funceme, poderá chover bastante no fim deste mês e em abril o que deverá aumentar a liberação das águas do açude, chegando aos 500 metros cúbicos por segundo.



O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O Castanhão é um dos 13 açudes da Bacia do Médio Jaguaribe. Está construído sobre o leito do rio Jaguaribe e a barragem fica em Alto Santo. Para a sua construção foi preciso remover a sede do município de Jaguaribara.



SAIBA MAIS



O presidente da Funceme, Eduardo Martins lembrou que em fevereiro foi feita previsão que apontou chance de 15% de chuvas abaixo da média, 40% acima da média e em torno da média, 45%.

A partir do prognóstico, a Funceme monitora os rios e as chuvas passando as informações para a Cogerh. Nova previsão será feita pela Funceme próxima semana. Geralmente, são feitas previsões mensais de dezembro a maio.

Para hoje, a previsão é de chuvas no Centro e Norte do Estado. Pode chover também no Cariri e Médio Jaguaribe, onde fica o açude Castanhão.

Fonte: O POVO Online/OPOVO/Ceará

Rita Célia Faheina
ritacelia@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário