quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Olá amigos e amigas do blog

Olá gente desculpe por ficar alguns dias sem atualizar o nosso canal de comunicação mais no últimos dias fiquei sem internet por causa de um problema no meu computador mais já estamos de volta, prometo manter vocês sempre bem informados do que acontece em Orós e nossa região. Fiquem com DEUS e até amanhã, cheiro no coração...

Josemberg Vieira.

Mais um acidente de moto em Orós

Quarta 28/12/2010 Por volta das 19 horas deu entrada no hospital e maternidade Luzia Teodoro da Costa mais uma vitima de acidente de moto nas proximidades do sítio rochedo Orós, o motoqueiro é moto taxista conhecido como Raimundinho, o mesmo só teve ferimentos leves sem maior gravidade graças a DEUS. Nos últimos tempos quase todos os dias estão acontecendo acidentes de moto em nossa cidade na maioria dos casos a velha mistura álcool e moto tem sido a causa dos frequentes acidentes, seguida de animais na pista e claro a imprudências de alguns motoqueiros.
Vamos torcer que esses números diminuam em 2011.

Por Josemberg Vieira.

LULA CHORA EM DISCURSO DE DESPEDIDA


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chorou nesta terça-feira (28) ao relembrar de sua trajetória política durante discurso em seu estado natal, Pernambuco. Com um discurso de improviso, Lula lembrou das derrotas nas eleições para a Presidência em 1989, 1994 e 1998. Foi o último discurso dele no estado na condição de presidente.


"Eu não quero chorar mais do que já chorei. Vocês sabem que uma coisa que eu admiro no povo é que o povo chora para fora, o povo ‘cafunga’, lacrimeja, e político chora para dentro, fica com vergonha, e fica engolindo lágrimas, quando deveria colocar lágrimas para fora", disse o presidente.


Segundo ele, só o "dedo de Deus" explica o fato de um retirante do interior de Pernambuco ter se tornado presidente da República. "Eu sou agradecido a Deus em primeiro lugar, porque se não fosse o dedo de Deus não era normal que um retirante de Caetés, que saiu do sertão para fugir da fome, se transformasse em presidente da República do Brasil. Isso só pode ter o dedo de Deus".


Eu não quero chorar mais do que já chorei. Vocês sabem que uma coisa que eu admiro no povo é que o povo chora para fora, o povo ‘cafunga’, lacrimeja, e político chora para dentro, fica com vergonha, e fica engolindo lágrimas, quando deveria colocar lágrimas para fora"Presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula ainda lembrou que, no decorrer de suas campanhas políticas, ficou preocupado com a desconfiança do povo. "Nós não conseguimos tudo, mas nós conseguimos gostar de nós, conseguimos nos respeitar, aprendemos acreditar em nós, e quem acredita em si próprio nunca será derrotado."


"Eu lembro que um dia aqui, uma mulher falou que não ia votar em mim porque eu ia tirar tudo dela. O que eu ia tirar dessa mulher? Eu falei: 'Marisa, eu estou assustado, que eu fui num barraco de uma pessoa que não tinha nada, e ela tinha medo de mim'. E a Marisa me dizia: 'Não desiste que um dia você vai convencer', e isso aconteceu em 2002", disse.


"Tomei como decisão na falhar. Eu duvido que tenha tido um presidente da República que tenha trabalhado o tanto que eu trabalhei, que tenha viajado o tanto que eu viajei, que tenha cumprimentado as pessoas o tanto que eu cumprimentei. E não faço isso à toa porque eu quero sentir o pulsar do coração, da alma e da mente de cada mulher e de cada criança desse país. E foi com essa convicção que eu consegui governar o primeiro mandato depois de tantas coisas ruins que aconteceram e conseguimos chegar ao segundo mandato", disse.

Lula participou da cerimônia de inauguração do Memorial Luiz Gongaza, e recebeu das mãos do governador Eduardo Campos uma faixa em homenagem aos serviços prestados ao estado.

Em tom de brincadeira, Lula perguntou ao público se não poderia ser "pastor" ao terminar o mandato, no final desta semana. "Vocês não acham que eu poderia ser pastor depois de deixar a Presidência da República? Fazer sermão lá em Garanhuns?", indagou o presidente.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Mobilização contra a dengue em Orós.


Aconteceu hoje segunda 20 de Dezembro 2010 ás 14:00 no pólo da universidade aberta do Brasil de Orós a reunião para uma grande mobilização contra a dengue em Orós, a iniciativa foi da Prefeita Fátima Maciel que está preocupada com o aumento dos casos de dengue em nossa cidade,estavam na reunião todos os secretários municipais, o vice-prefeito Dr. Lula, todas as igrejas foram convidadas mais apenas a igreja católica mandou um representante.

O secretário de saúde Dr. Ênio Ferreira falou que Orós está no nível de alto risco devido aos casos já confirmados. Os locais de maior incidência de focos da dengue é Bairro São José, Alto dos Custódio, Bairro São Geraldo e Caatinga que já tem cerca de 30 casos de dengue já confirmados. A maior dificuldade no combate ao mosquito em Orós é a teimosia de algumas pessoas, quando os agentes de endemias fazem a aplicação do larvicida em tanques, potes e outros depósitos de água ao saírem das residências as pessoas lavam esses depósitos d água evitando a ação do larvicida que mata as larvas do mosquito.

Ficou decido que a partir desta terça-feira dia 21 até quinta-feira 23 haverá um grande arrastão contra a dengue, por toda a cidade. Com coleta de lixo, panfletagem e conscientização da população.

Por Josemberg Vieira.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Rodovia Padre Cicero chegando em Orós.

Homens e máquinas estão trabalhando a todo vapor na construção da rodovia Padre Cícero, os motoristas tem que redobrar a atenção na estrada que devido à obra que está muito perigosa em alguns trechos.





A pesar da notícia de que o asfalto não passará pelas ruas do centro, o povo oroense está feliz com a obra.

Orós em obras 2.

Já está em fase de conclusão à construção de mais um posto de saúde em nosso município, o posto de saúde do centro que está sendo construído dentro do C. S. U onde funciona a secretaria municipal de ação social.


Eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Orós

Aconteceu quarta-feira dia 15 de Dezembro as 17:00 horas no plenário da casa do povo a eleição da nova mesa diretora para o biênio 2011/2012 apenas uma chapa foi registrada. A presidente Luhanna Úrya conduziu a sessão logo no início convidou para solenidade a Prefeita Fátima Maciel, o ex-prefeito Dr. Leimar, o vice-prefeito Dr. Lula, os secretários Municipais, o médico Dr. Eugênio e outras autoridades.



Na sessão de eleição da nova mesa diretora nenhum vereador da oposição compareceu. A Presidente Luhanna agradeceu a presença de todos e pediu ao 1° secretário da mesa que lesse a chapa inscrita para a eleição:
Presidente: José Patrício
Vice - presidente: Lucemir Cândido
1° Secretário: Geraldo Vidal
2° Secretário: João Wellington (Deú)



A chapa foi eleita por todos os vereadores presentes a sessão João Filho, Luhanna, José Patrício, Lucemir, João Wellington e Geraldo Vidal os outros três vereadores da oposição não foram à sessão.


A presidente Luhanna parabenizou a nova mesa diretora e desejou boa sorte e disse que se DEUS quiser quer passar a presidência da casa já na sede própria do poder legislativo Oroense localizada na entrada da cidade vizinho a Praça Chico Costa no dia 02 de Janeiro de 2011, na oportunidade a presidente Luhanna informou que irá fazer a sua prestação de contas de seu mandato.

Presidente Luhanna e Dr. Eugênio.


O novo presidente da Câmara José Patrício e sua esposa.


O novo presidente da Câmara Municipal de Orós José Patrício em seu primeiro discurso emocionado agradeceu a confiança dos seus companheiros de parlamento e pediu a DEUS força e sabedoria para poder conduzir a casa do povo nos próximos dois anos. E disse ainda que irá trabalhar incansavelmente por um legislativo cada vez mais independente e aberto aos anseios do povo oroense e por fim desejou um feliz natal e próspero ano novo a todos povo oroense.

Por Josemberg Vieira.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Orós em obras 1.

Bom dia amigos e amigas blogueiros, gente ontem fazendo propagando volante por Orós olhando com mais um pouco de atenção para essa terra que tanto amo, percebe que nos últimos tempos Orós está em constante transformações devido as obras e construções podemos dizer que Orós está em ritmo avançado ao crescimento e desenvolvimento.
Por isso tive a idéia de mostrar em algumas matérias essas mudanças, vejam as fotos.
Para começar vamos ao BSG – Bairro São Geraldo.

Nesta foto abaixo o que mudou? Como era antes?


Onde era um grande buraco cheio de lama foi construído esse calçamento.


Onde não existia nada, foi construída essa quadra onde as crianças do BSG se divertem.


Essa é a construção da estação de tratamento do esgoto do BSG.


Os homens trabalhando a todo vapor na estação de tratamento.


Além disso podemos citar também a construção da Praça do bairro que em breve mostro pra vocês.

Parabéns a Prefeitura Municipal de Orós a Prefeita Fátima que está deixando a nossa cidade cada vez mais linda.

Por Josemberg Vieira

domingo, 12 de dezembro de 2010

Ataque de piranhas no açude Orós


Nos últimas semanas alguns banhistas vêem sofrendo com ataques de pinhas nas margens do açude Orós, de tempos e tempos esses ataques acontecem, depois tudo volta ao normal a maioria dos ataques acontecem nos finais de semana quando o número de banhistas aumenta. Vamos tentar conseguir mais informações sobre esse assunto.

Por Josemberg Vieira.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Orós mais um assalto


Orós (10/12/2010) Ontem por volta das 21:30 aconteceu mais um assalto em nossa querida e antes transquila Orós. Um Homem que pediu para não ser identificado foi assaltado e agredido por dois assaltantes, tudo ocorreu da seguinte forma o homem que chegou ontem mesmo de São Paulo saiu de casa para tomar uma cervejinha nas proximidades da Praça Roberto Rolim com amigos quando retornava para sua casa na subida das escadas da Rua 1º de Setembro na esquina da Farmácia São Francisco os dois meliantes os mala (kkkkk) atacarão a vítima por trás e o jogaram no chão um dos malas ficou no chão lutando com a vítima enquanto o outro fazia a limpa, a ação foi muito rápido e a vítima não conseguio identificar nenhum dos mala.

O homem foi socorrido pelos agêntes do pro cidadania e hoje pela manhã registrou o B. O. na delegacia da cidade. Ninguém até agora foi preso por mais um assalto em nossa cidade.
A gente nos últimos tempos tem que rir para não chorar com essa falta de segurança, mesmo os agêntes do pro cidadania e a polícia militar constantemente nas ruas os mala do Orós não tem dado tregua a nossa população.

Por Josemberg Vieira.

CANTOS E ENCANTOS DO NOSSO OÁSIS DO SERTÃO.

Sem comentários é a nossa querida Orós.

As novas notas de real começam a chegar ao mercado nesta segunda, 13.


Na próxima segunda-feira, 13, serão lançadas as novas cédulas de real. Inicialmente, chegarão aos bancos apenas as notas de R$50 e R$100.

Mesmo com a as novas cédulas, as atuais continuam em circulação e serão gradativamente retiradas de circulação.A cerimônia de lançamento será na sede do Banco Central (BC), em Brasília.

Que tem como previsão lançar as novas notas de R$10 e R$20 em 2011, e em 2012 as cédulas de R$2 e R$5. Como principal novidade as cédulas de real trazem o tamanho, que varia conforme o valor de face da nota.

O objetivo é reduzir o risco de falsificação, nos casos em que cédulas de menor valor são 'lavadas' em processos químicos e reimpressas com valor maior.

Os temas e cores das cédulas atuais serão mantidos, assim como os animais impressos no verso e os elementos para a identificação de deficientes visuais. No entanto, serão acrescidos à nova família do real novas características de segurança.

Confira abaixo como ficarão as notas de R$50 e R$100:

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Emoção em tom de despedida na Cârama de Orós.

Orós (09/12/2010) Aconteceu ontem no plenário da casa do povo Câmara Municipal de Orós a última sessão ordinário de 2010, já que a próxima sessão será para escolher a nova mesa diretora da casa que acontecerá na próxima quarta-feira dia 15 de Dezembro a partir das 09h00min da manhã. Durante a sessão o Advogado Dr. Felippe fez um discurso emocionado de agradecimento e despedida já que o nobre e competente bacharel em direito pela universidade de Campina Grande já que o nosso amigo Dr. Felippe assumira o cargo de analista judiciário do tribunal de justiça do Ceará. Em seu discurso ele agradeceu a Presidente Luhanna Urya à oportunidade a ele concedida de trabalhar e aprender ao mesmo tempo no poder legislativo municipal disse também que será eternamente grato a Presidente Luhanna. Funcionários da Câmara Municipal de Orós. Dr. Felippe em sua posse no TJCE. Caro amigo Dr. Felippe todos nós seus amigos estamos felizes por suas novas conquistas profissionais e pode ter a certeza de que nós estamos na torcida e fazendo orações para que muito em breve com as graças de DEUS você consiga realizar seu sonho de ser um magistrado (Juiz). Felicidades a mil meu amigo.

Por Josemberg Vieira.

Garantia Safra será reduzido em 67 Municípios do Estado.


Orós. O clima é de preocupação entre os representantes de associações comunitárias, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Municipal Comunitário de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) e de técnicos da Secretaria de Agricultura deste Município, em decorrência da decisão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) de reduzir de 1.483 para 772 o número de vagas cadastradas no Programa Garantia Safra referente a 2011.

No Ceará, 67 Municípios que aderiram ao programa em 2009/2010 terão vagas reduzidas, de acordo com informações repassadas pela Secretaria da Agricultura Familiar do MDA. A decisão ministerial tem por base o Censo Agropecuário do IBGE, de 2006, que definiu o número de estabelecimentos familiares rurais.

Justificativa técnica

A questão foi discutida ontem, pela manhã, no salão da Faculdade Aberta, polo de Orós. O secretário de Agricultura, Aurelino Barbosa da Silva (Telé), apresentou a decisão do MDA e disse que o Município havia apresentado justificativa técnica, mas que foi indeferida pelo Ministério. "Infelizmente, teremos de cortar 711 agricultores já cadastrados", disse. "Será uma decisão dura, mas que deve ser partilhada pelas associações e outras entidades".

A reunião foi realizada sob um clima de tensão. Depois de mais de duas horas de discussão, a maioria concordou em homologar a cota de 772 agricultores no Garantia Safra 2010/2011, enviada pelo MDA. No total, Orós tinha 1.873 agricultores inscritos no programa. Houve uma redução, portanto, de 1.101 vagas. Os representantes das associações preferiram não mais selecionar de novo os agricultores, em face da escassez de tempo e até para evitar conflitos nas comunidades.

Prazo final

O prazo para o agricultor pagar a parcela única de adesão ao programa, no valor de R$ 6,40, termina no fim deste mês. "Agora teremos de emitir os boletos somente para os agricultores homologados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Social, com base na relação do MDA", observou o presidente do CMDS, Aurileudo Barbosa. "Esse problema exige de nós uma grande união". As Prefeituras terão até junho de 2011 para pagar as suas cotas municipais, no valor de R$ 19,50 por cada agricultor.

O critério estabelecido pelo MDA com base no número de estabelecimentos rurais levantados no Censo Agropecuário de 2006 foi duramente criticado. "Existem propriedades em que há mais de cinco ou dez agricultores trabalhando e essa realidade local confronta os dados do censo", observou Francisco Alencar, gerente do escritório da Ematerce em Icó/Orós.

Outra questão levantada é que a maioria dos agricultores sequer tem título da terra. O secretário de formação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orós, Pedro Nascimento, conhecido por Edimir, disse não concordar com a decisão do MDA.

"Isso é um absurdo, pois esse censo não foi bem feito e nem corresponde à realidade do Município", frisou. "O programa deve atender aos que plantaram, e não quem é dono de terra".

Forma irregular

A tesoureira da Associação Comunitária do Sítio Barra, Solange Custódio, mostrou-se preocupada com o corte de 50% no número de vagas, mas apresentou um dado novo ao problema. "Acho que há pessoas inscritas de forma irregular, que não atendem os critérios. Infelizmente, os presidentes das associações deixam passar", diz.

O secretário de Agricultura disse que iria solicitar do governo a regularização fundiária em Orós, a revisão dos dados do Censo Agropecuário de 2006 e a ampliação do número de vagas. O Garantia Safra começou em 2002 e, neste Município, a quantidade de cotas foi sendo ampliada e chegou a 1.800, neste ano.

O técnico do Garantia Safra da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Sidnei Ramos, disse que a legislação já previa a limitação de cotas com base no Censo Agropecuário de 2006. "O MDA resolveu aplicar esse critério agora, mas agente pensava que não seria de imediato. Em alguns casos havia excesso de cadastrados, até 300%".

Ramos disse que os Municípios não mostraram interesse em se informar mais sobre a redução e que somente poderia levantar o número total de adesão no Estado após o pagamento de suas cotas. A SDA também não soube informar o número total de cotas reduzidas nos 67 Municípios em face da decisão do Ministério. Mesmo afetando muitos trabalhadores, a medida não foi muito divulgada.

Enquete
Desacordo

"Não concordo com essa mudança. Acho muito errado e fico intrigado porque só agora vieram diminuir as vagas"

Pedro Nascimento
Diretor do Sind. dos Trabalhadores Rurais

"Deixou todos nós preocupados essa mudança somente agora, mas acho que há pessoas inscritas de forma irregular"

Solange Custódio
Secretária da Associação do Sítio Barra

Fique por dentro
Municípios afetados

Com base no Censo Agropecuário de 2006, que definiu a quantidade de estabelecimentos rurais, o Ministério do Desenvolvimento Agrário redimensionou o cadastro do Programa Garantia Safra. A mudança prevê redução no número de trabalhadores rurais cadastrados em 67 cidades do Estado do Ceará.

São elas: Itaitinga, Itaiçaba, General Sampaio, Mauriti, Caridade, Orós, Ibaretama, Madalena, Aracati, Lavras da Mangabeira, Potiretama, Ererê, Miraíma, Iracema, Ibicuitinga, Senador Sá, Jati, Pacujá, Monsenhor Tabosa, Brejo Santo, Irauçuba, Pentecoste, Varjota, Fortim, Tamboril, Penaforte, Ipu, Banabuiú, Hidrolândia, Senador Pompeu, Arneiroz, Ipueiras, Capistrano, Paramoti, Quixeré, Jaguaretama, Paracuru, Tabuleiro do Norte, Santana do Acaraú, Quiterianópolis, Forquilha, Jaguaribara, Tejuçuoca, Apuiarés, Catarina, Canindé, Quixelô, Milagres, Uruoca, Santa Quitéria, Nova Russas, Itapiúna, Pereiro, São Luís do Curu, Jaguaribe, Itapagé, Groaíras, Cedro, Mombaça, Limoeiro do Norte, Solonópole, Guaraciaba do Norte, Ipaporanga, Piquet Carneiro, Choró, Boa Viagem e Itatira.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Agricultura do Município de Orós, (88) 3584.1222
Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado, (85) 3101.8122

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Chuva em Orós deixa amanhecer bem agradavél.

video

Por Josemberg Vieira...

SEU DANTAS - A VOZ DA LIBERDADE

Orós - (10/12/2010) Hoje pela manhã algo diferente aconteceu em nossa cidade, as crianças chegando atrasadas na escola, funcionários se atrasaram para o emprego e muita gente não acordou na hora certa, tudo por que a VOZ DA LIBERDADE que há quase quarenta anos desperta a cidade de Orós não funcionou, mais isso, só aconteceu porque no quarteirão onde fica a voz da liberdade do nosso grande amigo seu Dantas está sem energia desde as 01h30min da manhã. Essa figura gente boa e amiga do nosso povo merece o nosso respeito e admiração SEU DANTAS que presta um serviço de utilidade pública indispensável a nossa querida Orós despertando e informando a nossa gente todos os dias a quase 40 anos.

Por Josemberg Vieira

Asfalto da Rodovia Padre Cícero não passará por dentro de Orós.


Em ofício encaminhado a Câmara Municipal de Orós, o CODER – Coordenadoria de Engenharia Rodoviária do DER, comunicou aos vereadores que o projeto da rodovia Padre Cícero não contempla a travessia de Orós, indo somente até a ponte sobre o rio Jaguaribe, sendo assim, a obra não passará pela cidade de Orós. O ofício foi assinado por Francisco Gentil Maia Lima gerente do 9° D. O. de Iguatú.

Isso quer dizer que o asfalto vem até a entrada da cidade, para e recomeça na ponte beira rio. Orós claro só receberá da rodovia Padre Cícero o aumento de carros e caminhões pesados pelos frágeis calçamentos da cidade.

Por Josemberg Vieira.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Quadrilha é presa em Orós.

Orós – 07 de Dezembro por volta de 01h30min da madrugada os agentes do Pro cidadania que fazem o patrulhamento das ruas da cidade, foram acionados por um motorista a cerca de uma mais barricada na estrada que dá acesso a Orós. Os três agentes do Pro cidadania acionaram a polícia militar para fazerem averiguação no local, assim que a viatura da polícia saiu da cidade, um veículo space fox preto de placa HXK 9791 de Fortaleza começou a circular pela cidade em atitude suspeita, os agentes do Pro cidadania começaram então a observar o veículo de longe, quando os ocupantes do space fox preto perceberam que estavam sendo observados tentaram intimidar os três agentes do Pro cidadania, que acionaram a Polícia Militar que abordou o space Fox preto que estava sendo conduzido por Assiszão e o Victor ambos do bairro São Geraldo, os mesmos entregaram os companheiros que estavam numa pousada dormindo, segundo informações um da cidade de Tauá e outro de Nova Russas os dois estavam com uma pistola PT ponto 40 de uso restrito da Polícia. Os quatro homens foram presos e conduzidos a delegacia de Polícia de Icó e enquadrados por formação de quadrilha e por ilegal de arma, segundo informações de um agente do Pro cidadania que acompanhou toda ação.

Por Josemberg Vieira.

A baixo matéria do Diário do Nordeste de ontem 08 de Dezembro de 2010.

Orós: Polícia MIlitar prende quatro suspeitos da prática de assaltos a bancos na região

Quatro homens foram presos em flagrante no município de Orós, nesta terça-feira, 7, por porte ilegal de arma e formação de quadrilha. Entre os detidos, está Francisco Lopes Justino (foto), que já foi preso outras vezes no Estado. Ele é um dos assaltantes que fez acusação de tortura contra uma equipe de policiais comandada pelo Delegado Cavalcante, em outubro do ano passado.

Além de Justino, foram presos José Valdo Mota, Antônio de Assis da Silva e Luís Victor da Silva. A Polícia tem certeza apenas da identidade de Francisco Lopes Justino, pois os outros três homens não apresentaram documentos.

Em poder dos quatro acusados, estava uma pistola calibre ponto 40, que pertenceria à Polícia Civil, de acordo com as primeiras informações. Com os acusados, também foi apreendido um veículo modelo Fox, de placas HXK 9791.

Os quatro homens estão detidos na delegacia de Orós. A Polícia suspeita de que eles estariam planejando realizar assaltos, provavelmente a bancos.

Ministro da pesca elogia Orós pelo prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar.


O deputado federal José Airton acompanhou a visita do ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin, que esteve nessa terça-feira (7) em Fortaleza. O ministro veio inaugurar o novo Terminal Pesqueiro Público (TPP) de Camocim e entregar dois caminhões refrigerados e um Tele centro na sede da Secretaria de Pesca e Aqüicultura (SEAP) do estado do Ceará.
Em seu discurso ontem na sede da SEAP o ministro falou da importância da criação do Ministério da Pesca, que teve como relator o deputado federal José Airton. Gregolin também parabenizou a prefeita de Orós Fátima Maciel Bezerra que teve seu município contemplado com o prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, um Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A Prefeitura de Orós incluiu no cardápio escolar o filé de peixe. O ministro salientou que mais de quatro milhões de crianças estão se alimentando com peixe nas escolas.
José Airton também se pronunciou e falou a tarefa de ser relator da criação do Ministério da Pesca, mas que ainda precisa haver um fortalecimento da pesca e aqüicultura no país, e ainda fazer muito mais no Estado para fortalecer os pequenos empresários e pescadores, atuando na formação e capacitação para construir segmentos mais fortalecidos. José Airton ainda salientou da importância de ampliação do orçamento do Ministério que ainda está muito aquém e possível da criação da Secretaria da Pesca pelo Governo do Estado do Ceará. Para José Airton ainda se manifestou a favor da criação de uma secretaria estadual da pesca, “porque nós criamos o Ministério com o objetivo de proporcionar uma estrutura institucional no Governo Federal voltada para uma atividade que sustenta milhares de pessoas o Ceará”, disse José Airton.
A inauguração do terminal de Camocim acontecerá hoje, com a presença do Ministro e do Deputado. O terminal vai contar com uma fábrica de gelo que atenderá com prioridade os pescadores artesanais tendo uma produção de 50 toneladas por dia de gelo e terá capacidade de operar com 20 toneladas/dia de pescado. Mais de 12 milhões de reais foram investidos no terminal pesqueiro de Camocim, pelo Governo Federal. Com o terminal, o Município de Camocim se torna mais um pólo de recepção e comercialização de pescado do Ceará. Segue exemplo das cidades de Beberibe, Icapuí e Itarema.


Claudia Vidal - Jornalista: DRT 6203/PR
(85) 9973.1203
Assessoria de Imprensa
Deputado federal José Airton Cirilo (PT/CE)

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Orós em clima de natal

Mais uma fez a Prefeitura de Orós - Adm. Orós que o povo quer faz a decoração da cidade em especial da Praça Anastácio Maia.


Nos últimos quatro anos a cidade é decorada no periodo natalino.




A Prefeita Fátima Maciel fez questão de ver de perto a decoração.




Fotos por Josemberg Vieira.

Orós - Onde de assaltos deixa população aterroriza.

Ontem por volta das 11h00min da manhã próximo ao sítio Aroeiras, mais um carro de linha com aposentados foi assaltado, dois bandidos saíram da mata atirando para o alto e renderam o motorista e cerca de 10 aposentados que tinham acabado de receber seus pagamentos, por motivo de segurança não vamos identificar nem o veículo e seus ocupantes. Um dos bandidos ficou o tempo todo com a arma apontada para a cabeça do motorista enquanto o outro fazia a limpeza dos aposentados, todo terror durou cerca de 15 minutos os bandidos levaram dinheiro e celulares das vitimas em seguida entraram na mata e sumiram. A polícia militar foi acionada mais não conseguiram pegar ninguém.

As pessoas que precisam vir para Orós dos distritos de Guassussê, Palestina e Igarói vivem momentos de muito durante toda a viagem, mais de 10 assaltos já foram registrados na estrada Orós, Guassussê, Palestina e Igarói nos últimos tempos.

Já último domingo 28 de Novembro por volta das 22h00min horas os bandidos colocaram pedras de um canto ao outro das pistas que dá acesso a Orós, com a intenção de praticar mais assaltos, motoristas que passavam pelo local ultrapassaram as pedras e acionaram a polícia mais ninguém foi encontrado.

Até quando isso vai continuar acontecendo em nossa cidade? Essa é a pergunta que o povo oroense faz nesse momento. Sem resposta só nos resta dizer VALHA MEU DEUS, SOCORRO!

Por Josemberg Vieira.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Orós-CE: Assalto a caminhão rende R$ 53 mil


Fonte:Site Miséria. Demontier Tenório

Uma dupla armada roubou de um caminhão distribuidor de cereais no município de Orós R$ 47 mil em cheques e mais R$ 6 mil em dinheiro e fugiu em seguida. O assalto a mão armada aconteceu por volta das 16 horas desta sexta feira na entrada da Vila Guassussê. Os dois indivíduos estavam encapuzados e empunhando armas de fogo e surgiram de dentro de um matagal para atacara o caminhão L1620 de placa DMV-7608, inscrição de Fortaleza.

O veículo pertence a Distribuidora Ômega e era dirigido por Antonio Hélder Rodrigues de Lima. O motorista e o ajudante Francisco Diassis Ferreira da Silva ficaram sob a mira de armas e sendo ameaçados enquanto o outro vasculhava a cabina do caminhão em busca de dinheiro e objetos de valor. Não foi difícil localizar a grana e a dupla até desistiu de ir até o baú em busca de mercadorias.

Logo após recolherem o malote com dinheiro e cheques, os dois indivíduos voltaram para dentro do mato para empreender fuga. O motorista e o ajudante prestaram queixa na Delegacia Regional de Policia Civil de Icó. O delegado titular, José Gonçalves de Almeida, disse ao repórter Richard Lopes, colaborador do Site Miséria, não ser o primeiro ataque a motoristas de caminhões nesta região da Vila Guassussê e a polícia está ampliando as investigações para identificar e prender a quadrilha.
Fonte: Rádio Cultura do crato

CANTOS E ENCANTOS DE ORÓS - ENTARDECER


Essa é a vista que temos todo fim de tarde no oásis do sertão Orós Ceará Brasil.