quinta-feira, 30 de março de 2017

CONFIRMAÇÕES DE CHIKUNGUNYA NO CEARÁ AUMENTAM 722% EM MENOS DE DOIS MESES

As confirmações de casos de febre chikungunya, doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti — assim como dengue e zika —, aumentaram 722% no período entre a primeira semana de fevereiro e a penúltima semana de março, de acordo com boletim de arboviroses da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O número sobe de 227 para 1.867. Do total, 1.024 são registrados em Fortaleza. As notificações de casos tiveram crescimento de 546%, aumentando 1.341 para 8.667.

Dos casos confirmados, 67,7% concentraram-se nas faixas etárias entre 20 e 59 anos e 61,4% são mulheres.

De acordo com a coordenadora de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde (Sesa), Daniele Queiroz, o aumento se dá devido ao período de sazonalidade da doença, relativo ao aumento de chuvas, calor e umidade. Segundo ela, a suscetibilidade da população à chikungunya, tendo em vista que é uma doença recente, também é uma das razões para o aumento significativo de casos.

Para Daniele, no entanto, a situação do Estado ainda é de “baixo risco”. “A incidência é de 93,7 casos suspeitos por 100.000 habitantes”, detalha. Ela cita que existem municípios apresentando cenário de alto risco, com incidências acima de 300 casos por 100 mil habitantes. De acordo com boletim da Sesa, os municípios de Aracoiaba, Independência, Ocara, Groaíras, Canindé, Caucaia e Cascavel estão nessa situação. As cidades de Baturité e Pentecoste preocupam, apresentando incidência maior de casos do que a taxa de alto risco.

Notificação

O alto número de notificações, de acordo com a coordenadora, é devido a “alta incidência de várias viroses que podem ser confundidas pela sua sintomatologia”. “A notificação é feita diante da simples suspeita. Para confirmar deve-se utilizar o critério laboratorial ou por vínculo com outros casos que tiveram confirmação laboratorial, e ainda pela clínica”, esclarece a coordenadora.

Medidas

Ainda segundo Daniele, “a Sesa dispõe de um plano de Vigilância e Controle das Arboviroses, lançando no final do ano passado, para auxiliar as Coordenadorias Regionais de Saúde e municípios nas ações de enfrentamento”. “É realizado um monitoramento semanal da situação entomoepidemiológica dos municípios, gerando cartas de alerta a todos os que se encontrarem em situação de risco aumentado para arboviroses. Além de um Comitê Estadual de Enfretamento do Aedes aegypti com representantes das Secretarias de Governo e outros órgãos”, cita,


Redação O POVO Online

DELEGACIA DE SOBRAL É ARROMBADA E FURTADA

A delegacia de Sobral, no interior do Ceará, foi arrombada e furtada na madrugada desta quinta-feira (30). De acordo com informações repassadas ao G1 pela delegacia, foram levados celulares e drogas que haviam sido apreendidos.

A TV Verdes Mares esteve na delegacia e constatou que a unidade não realizou atendimentos nesta quinta-feira (30). Moradores que foram ao local fazer BOs tiveram de voltar para casa sem o documento.

Em nota, a Secretaria de Segurança afirma que a Polícia Militar realiza levantamentos para identificar e prender quem cometeu o crime. Servidores da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) estiveram no local para realizar perícia.

Os policiais perceberam o crime quando chegaram à delegacia na manhã desta quinta-feira e perceberam os portões da unidade violados. Até a tarde desta quinta-feira, ninguém havia sido preso.


G1 da GLOBO

CEARÁ VOLTA A REGISTRAR CHUVAS EM 71 CIDADES NESTA QUINTA-FEIRA

O Ceará voltou a receber chuvas fortes nesta quinta-feira (30) nas regiões litorânea, no Jaguaribe e em parte do Cariri, no Sul do Ceará. As chuvas foram registradas em 71 das 184 cidades cearenses, com maiores volumes em Icapuí (70 milímetros), São Gonçalo do Amarante (55), Beberibe (50) e Tianguá (49).

A previsão do tempo é de mais chuva no Ceará nesta sexta e sábado, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Conforme o órgão, nesta sexta (31), a previsão é de variações de tempo nublado com chuva nas regiões do litoral de Fortaleza, Pecém, Maciço de Baturié e sul do estado. Nas demais, regiões céu nublado com chuva. No sábado, 1º de abril, deve ocorrer chuva em todo o Ceará ao longo do dia.

Até esta quinta-feira, o Ceará acumula 211 milímetros de chuva em todo o estado, o melhor mês de março desde 2008, segundo os registros da Funceme. A previsão para abril é de que as chuvas ocorram também acima da média para o mês, que é de 188 milímetros.


Do G1 CE

TIROTEIO DEIXA TRÊS MORTOS E TRÊS FERIDOS EM PRAÇA DO PADRE ANDRADE

Seis homens armados realizaram um ataque criminoso em uma praça localizada na rua Rincão, no bairro Padre Andrade, matando três pessoas e deixando três feridos, por volta das 16h30min desta quinta-feira, 30. Ainda não se sabe quem eram os alvos. Crime pode ter relação com disputa territorial do tráfico de drogas entre traficantes do Padre Andrade e do Álvaro Weyne.

De acordo com o sargento Mikael, da Polícia Militar (PM), as informações colhidas até o momento dão conta de que os suspeitos chegaram ao local e efetuaram vários disparos contra quem estava na região. Uma das vítimas baleadas socorridas pela Polícia disse que estava indo comprar pão.
  
"A priori não se pode dizer que foi execução direcionada", comentou o militar.
  
Morreram no ataque Jaime Barros de Almeida Filho, de 32 anos, Alex Bruno de Sousa Ferreira, 21, e Antônio Dionísio Duarte, 31. Dois feridos foram encaminhados para o Frotinha do Antônio Bezerra e um para o Instituto Dr. José Frota (IJF).

Compareceram ao local equipes da Polícia Militar, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Perícia Forense.

Capturados

Logo após o crime, equipes da PM iniciaram as buscas e conseguiram capturar Pablo Gabriel Martins Gomes e um adolescente de 17 anos, ambos suspeitos do ataque. De acordo com o comandante de Policiamento da Capital, coronel Francisco Souto, eles são oriundos do Álvaro Weyne e possuem extensa ficha criminal.

O POVO

BOATOS SOBRE CASO DE CRIANÇA SUMIDA NO CE SÃO CRIMES, ALERTA SECRETARIA

Espalhar boatos é crime, alerta SSPDS (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) divulgou uma nota nesta quinta-feira (30) alertando que é crime a divulgação de boatos apontando suspostos criminosos. O alerta da secretaria ocorreu após vários boatos sobre o caso Débora, desaparecida em Fortaleza na noite de 27 de março.

Algumas mentiras compartilhadas em redes sociais apontavam um suposto criminoso, que, segundo a Polícia Civil, teve medo de sair da delegacia e ser linchado após sua foto ser compartilhada como sendo o autor do crime. Outros boatos apontavam para a localização do corpo da criança, de 4 anos. De acordo com a secretaria, as buscas por Débora continuam e não há qualquer inforamção que possa confirmar a morte dela.

"Os agentes de segurança do Ceará realizam suas ações visando proteger a vida de todos os cearenses e, para isso, é importante que o cidadão esteja atento e não compartilhe ou divulgue relatos incertos. Divulgar fotos de pessoas, apontando-as como suspeitas, além de prejudicá-las, é crime", alerta a secretaria.

A secretaria lembra ainda que comunicação falsa de crime ou de contravenção, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado, pode gerar pena de detenção, de um a seis meses, ou multa. Caluniar alguém, imputando falsamente um crime pode resultar em detenção de seis meses a dois anos e multa.


G1 CEARÁ

PEIXES INFESTADOS DE LARVAS SÃO ENCONTRADOS NO RIO JAGUARIBE, EM IGUATU

A Vigilância Sanitária de Iguatu (VSI) recomendou a suspensão da pesca e venda de peixes do Rio Jaguaribe, na localidade de Oixá, em Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará. No início desta semana, peixes vivos da espécie curimatã foram encontrados infestados de larvas. A Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) também acompanham o caso.


Dois peixes infestados foram enviados nesta quinta-feira, 30, para análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen), em Fortaleza, com o objetivo de identificar as causas do problema. Coletas da água do Rio Jaguaribe foram encaminhadas para a unidade do Lacen em Icó. O laudo sobre as amostras é liberado 24h após avaliação, entretanto, o Laboratório ainda não recebeu o material.


De acordo com o chefe da VSI, Samuel Bezerra, enquanto não sai o laudo do Lacen, a recomendação é que a comunidade não consuma os peixes da região. O coordenador disse que a Vigilância tem orientado os moradores em relação a uma possível infestação. "Nós pedimos em caráter de urgência para o Lacen dar o laudo sobre o material até a próxima semana", comentou ele.


A coleta do material foi realizada por uma equipe da Cogerh. Os profissionais entregaram amostras de quatro peixes infestados e da água do Rio à Vigilância do município. Conforme Samuel Bezerra, não houve, até o momento, registro de entrada de pacientes no hospital da região com problemas relacionados ao consumo do curimatã da região.
Cogerh coleta peixe infestado (Foto: Alex Santana/Iguatu.net)
Segundo o coordenador de Ordenamento e Fiscalização da Seapa, Oswaldo Segundo, ainda não é possível saber o que ocasionou a infecção nos peixes da espécie curimatã. Caso o Lacen não consiga identificar as causas do problema, as amostras podem ser enviadas para laboratórios no Rio de Janeiro ou no Amazonas, afirmou Oswaldo.

"Não é uma coisa inusitada. É possível isso acontecer dependendo da substância que (o peixe) tenha comido, pode estar se alimentando numa água em ambiente contaminado. Como o reservatório está baixo, pode ter acontecido algo pontual. Mas ainda não temos ideia da magnitude porque não temos o resultado (do laudo), tem que analisar", comentou Oswaldo.


O POVO Colaborou Alex Santana/Iguatu.net - LUCAS MOTA

terça-feira, 28 de março de 2017

MENINA DE 4 ANOS É RAPTADA ENQUANTO BRINCAVA NA RUA NO BAIRRO AEROLÂNDIA



Atualização do PORTAL ORÓS as 19:33 hrs: A polícia passou a investigar hoje no fim da tarde uma nova linha de investigação de que a pequena Débora teria sido sequestrada por dívida com drogas já que a mãe e o padrasto da menina que está preso estaria devendo a um traficante.

Uma criança de 4 anos, identificada como Débora Lohanne, desapareceu na noite da última segunda-feira (27), na Avenida Raul Barbosa, no Bairro Aerolândia, em Fortaleza, enquanto brincava próxima a sua casa.

A mãe sentiu falta da garota, por volta das 19h, quando chamou Débora para ir jantar, mas ela não estava no lugar como de costume.

Segundo informações de uma testemunha, a garotinha estava brincando com outras crianças próxima a residência que fica localizada na Rua Alecrim, do lado da Raul Barbosa, quando um homem chegou e levou Débora pelo braço.

De acordo com moradores, um homem que trabalha com flanelinha, sem um dos braços, raptou a criança e entrou na mata fechada do Rio Cocó, e gritos da criança ainda foram ouvidos.

Logo após o sumiço da menina, a mãe e amigos acionaram a Polícia, que junto com o Corpo de Bombeiros, e também o helicóptero do Ciopaer, começaram as buscas no mato que fica próximo ao viaduto da Raul Barbosa.


TRIBUNA DO CEARÁ



Veja a reportagem da TV JANGADEIRO:

TRIPLO HOMICÍDIO É REGISTRADO NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA EM QUIXERÉ (CE)

O plantão de polícia na cidade de Quixeré (CE) registrou por volta das 14 horas de hoje (28) um triplo homicídio a bala tendo como vítimas mãe, filho e amigo da família.

Os três foram identificados apenas como Mocinha, Paizinho e Ramon. O crime teria sido cometido por elementos que ainda não foram identificados.

A polícia abriu investigação para apurar autoria e motivo do crime.


Jornal Vale em Destaque

AÇUDES DO CEARÁ TÊM MÉDIA DE 10,3% DA CAPACIDADE, AFIRMA COGERH

Sete açudes do Ceará estão com a capacidade máxima de armazenamento, seis deles monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh): Itaúna, em Granja;  São Pedro Timbaúba, na cidade de Miraíma; Acaraú Mirim, em Massapê; Caldeirões, em Saboeiro; Valério, em Altaneira; e Maranguapinho, em Maranguape. O açude Santo Antônio do Pitaguary, em Maracanaú, também sangrou, mas não faz parte do monitoramento da companhia. Apesar das sangrias, os açudes do estado têm, em média, apenas 10,35% do volume.

Entre os açudes que atingiram a capacidade máxima de armazenamento, destaca-se o açude Itaúna que começou a sangrar nesta terça-feira (28). Foram registrados aportes em 67 açudes, destacando-se os açudes Acarape do Meio, Angicos, Aracoiaba, Araras, Arneiroz II, Ayres de Sousa, Castanhão, Caxitoré, Frios, General Sampaio, Jaburu I, Orós, Pedras Brancas e Pentecoste.

O aporte permitiu que o açude Santo Antônio de Russas deixasse de estar seco. Nesta terça-feira, foram registradas chuvas em 25 postos pluviométricos monitorados pela  Funceme.

Dos 153 açudes monitorados pela Cogerh, apenas sete estão com volume de armazenamento acima de 90%. Outros 115 estão com volume inferior a 30%. Entre eles está o Castanhão, responsável pelo abastecimento de Fortaleza e Região Metropolitana, que está com menos de 6% do volume. Quarenta e quatro estão em volume morto e 19 estão secos.

Mesmo com as chuvas registradas nos últimos meses, os açudes do Ceará que têm capacidade total de 18,64 bilhões de metros cúbicos, concentram apenas 1,93 bilhões de metros cúbicos, o que representa 10,35% da capacidade total. Em 2017, houve aporte de 802,55 milhões de metros cúbicos nos açudes cearenses. Nesta terça-feira, o aporte foi de 16,77 milhões de meteros cúbicos.

De acordo com a Cogerh, os açudes que tiveram maiores aportes de água neste ano foram Araras, em Varjota; Castanhão, em Alto Santo;  General Sampaio, na cidade do mesmo nome; Edson Queiroz, em Santa Quitéria; Itaúna, em Granja; Taquara, no município de Cariré; Acaraú Mirim, em Massapê; Ayres de Sousa, em Sobral; Orós, na cidade de Orós; e Umari, no município de Madalena.

Açudes em volume Morto

Amanary, Barra Velha, Batente, Broco, Capitão Mor, Castro, Catucinzenta, Cipoada, Escuridão, Farias de Sousa, Figueiredo, Flor do Campo, Fogareiro, Forquilha, Frios, Gerardo Atimbone, Jaburu II, Jatobá, Jatobá II, Jenipapeiro II, João Luís, Junco, Macacos, Malcozinhado, Mons. Tabosa, Parambu, Patu, Pentecoste, Pesqueiro, Poço da Pedra, Poço do Barro, Pompeu Sobrinho, Premuoca, Quincoé, Quixabinha, Riacho da Serra, Riacho do Sangue, Rivaldo de Carvalho, Santa Maria, Santa Maria de Aracatiaçu, São Domingos II, São José I, São José II, São José III, Sitios Novos, Sousa, Sucesso, Tejuçuoca, Tigre, Várzea da Volta e Várzea do Boi.

Açudes secos

Adauto Bezerra, Barragem do Batalhão, Bonito, Canafístula, Carão, Carmina, Carnaubal, Cedro, Desterro, Ema, Faé, Favelas, Forquilha II, Jenipapeiro, Jerimum, Madeiro, Monte Belo, Nova Floresta, Pau Preto, Penedo, Pirabibu, Potiretama, Quixeramobim, Salão, Santo Antônio, Santo Antônio de Russas, São Domingos, São Mateus, Serafim Dias, Trapiá II, Umari e Vieirão.



Do G1 CE

81,5% DAS CÂMARAS DO CE TÊM IRREGULARIDADES NA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES OBRIGATÓRIAS

Em 2016, 60% das Prefeituras e 81,5% das Câmaras Municipais cearenses apresentaram irregularidades na divulgação de informações em seus respectivos portais de transparência. O levantamento foi feito pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) a partir do resultado de suas 4.416 avaliações, feitas ao longo dos 12 meses do ano passado sobre os 368 sites desses órgãos. Foram constatados casos de portais que violaram a legislação em oito ou mais meses.

As falhas consistem em descumprimento à divulgação em tempo real e/ou ao Padrão Mínimo de Qualidade, previstos na Lei da Transparência – Lei Complementar nº 131/2009, e podem motivar multas, desaprovação de contas e restrições na obtenção de recursos estaduais.

Reincidência

O maior número de ocorrências no Executivo deu-se no segundo semestre do ano, com 144 casos. A maioria das Prefeituras (82%) foi considerada irregular uma a três vezes, e 18% de quatro a nove vezes. As que mais apresentaram falhas foram Abaiara (9 vezes), Ibaretama (8), Canindé (6), Ererê (6) e Paramoti (6).

Ao analisar a nota obtida pelos portais dessas administrações no Índice de Transparência Municipal, pesquisa realizada pelo TCM nos meses de fevereiro e março de 2016, que atribui uma pontuação de zero a 10 com base no nível de conformidade às normas relacionadas, verificou-se que todas essas Prefeituras receberam nota abaixo da média obtida por todos os municípios (6,33), exceto Paramoti, cuja nota foi 7,3.

As Câmaras Municipais obtiveram maior quantidade de casos irregulares do que as Prefeituras, foram 572 no ano, sendo que a maior parte (63%) concentrou-se no primeiro semestre de 2016. Um total de 39 Câmaras ficou em situação irregular em seis ou mais meses durante 2016. Houve situações, como os portais de transparência dos Legislativos de Assaré e Itatira que não respeitaram os dois indicadores em nenhum mês do ano, e o portal de Araripe só foi considerado regular em junho.

Como é feita a análise do TCM

Em data não divulgada e aleatória, são visitados mensalmente os portais de transparência das Prefeituras e Câmaras municipais para examinar o cumprimento dos indicadores Padrão Mínimo de Qualidade (PMQ) e Tempo Real (TR). O tempo real refere-se ao prazo de 24 horas, a partir do registro contábil, para que as administrações disponibilizem informações sobre as receitas e despesas públicas em meio eletrônico.

Já o Padrão Mínimo de Qualidade é regulado pelo Decreto Federal 7.185/2000, que considera aspectos relacionados à disponibilização das informações ao público de forma compreensível, contendo dados que permitam à sociedade conhecer a arrecadação e a aplicação dos recursos públicos, orçamentos, legislação, prestações de contas e relatórios da LRF, além de outros aspectos.


Fonte: Diário do Nordeste

CAIXA ECONÔMICA PODERÁ FECHAR ATÉ 120 AGÊNCIAS EM 2017, DIZ PRESIDENTE

A Caixa Econômica Federal informou nesta terça-feira (28) que cerca de 100 a 120 unidades deficitárias passarão por uma "intervenção" neste ano. Durante entrevista coletiva em São Paulo, o presidente da instituição, Gilberto Occhi, disse que as alternativas são fechamento, fusão, diminuição de estrutura ou remanejamento para outro local.

Essa intervenção vai acontecer "tão logo tenhamos a finalização do processo de demissão voluntária (PDV)", disse Occhi. Ele calcula a adesão de 5 mil funcionários. ⁠⁠⁠ De acordo com Marcos Jacinto, vice-presidente de Gestão de Pessoas, a economia com o PDV é estimada em R$ 975 milhões.

Além disso, a Caixa está recorrendo na Justiça sobre a convocação de 2 mil aprovados em concursos públicos, segundo Jacinto.

De acordo com Occhi , haverá ainda a reestruturação das áreas da Caixa, com a participação das vice-presidências no processo.

De acordo com o presidente do banco, não faz parte dos planos da Caixa qualquer venda de ativos. "O foco do banco é melhorar a eficiência reduzindo as despesas", ressalta Occhi.

Em todo o país, a Caixa afirma ter 4,2 mil agências e postos de atendimento.

Occhi lembrou que a Caixa teve um crescimento exponencial depois de 2010, com a abertura de novas agências - o salto foi de 2.300 para 4 mil unidades no país. "Tomou-se a decisão de ir para o mercado e abrir novas agências. A Caixa se expandiu no mercado de crédito pois havia demanda", afirma. Segundo ele, esse cenário mudou e o que o banco busca é a eficiência em suas operações.

Lucro menor

A Caixa Econômica anunciou mais cedo ter registrado um lucro líquido de R$ 4,1 bilhões em 2016. No ano anterior, os ganhos haviam chegado a R$ 7,2 bilhões. A queda é de 43% de um ano para o outro. Só no quarto trimestre de 2016, o banco teve lucro líquido de R$ 691 milhões.

O índice de inadimplência encerrou dezembro em 2,88%, um recuo de 0,7 ponto percentual em 12 meses. De acordo com o bano, no ano, as despesas de provisão para devedores duvidosos chegaram a R$ 20,1 bilhões, um crescimento de 2,3% em relação ao mesmo período de 2015.

Em 2016, o saldo da carteira de crédito ampla cresce 4,4%, chegando a R$ 709,3 bilhões. Segundo a Caixa, o crescimento das operações de habitação, saneamento e infraestrutura e crédito consignado, que possuem baixo risco, foram os principais responsáveis para o aumento da carteira. No final do ano, a Caixa possuía R$ 2,1 trilhões em ativos administrados, com destaque para seus ativos próprios (R$ 1,3 trilhão).

Mais fechamentos

Em novembro do ano passado, o Banco do Brasil também anunciou um conjunto de medidas de reorganização institucional, que previa o fechamento de agências e um plano de extraordinário de aposentadoria incentivada. O Banco do Brasil conseguiu que mais de 7.000 funcionários aderissem ao plano de aposentadoria.

Habitação

A Caixa poderá reestruturar a taxa de financiamento com a queda da taxa básica de juros Selic. O banco prevê a retomada de demanda imobiliária com maior captação da poupança.

A Caixa tem orçamento preliminar de R$ 80,8 bilhões para habitação este ano, mas que pode ser aumentado dependendo de decisão do Conselho Curador do FGTS. No ano passado foi de R$ 90 bilhões, sendo que foram usados R$ 81,8 bilhões, garantindo 620 mil unidades contratadas em 2016, de acordo com Nelson Antônio de Souza, vice-presidente de Habitação da Caixa.

Segundo Occhi, independente dos saques do FGTS e da alteração das linhas de crédito no programa Minha Casa Minha Vida, o FGTS tem funding (recursos) suficiente para atender a todas as demandas.

Ele diz que com a redução da taxa Selic para 12,25%, a retomada da captação líquida da poupança poderá alavancar as operações de crédito no setor.

"Com redução da taxa Selic há retomada da captação líquida da poupança e a Caixa pode reestruturar uma nova taxa de juros, mas aguardamos como o reflexo da taxa Selic poderá impactar na captação líquida da poupança", diz.

Segundo Occhi, a Caixa tem 67% do crédito do mercado imobiliário brasileiro, e ele prevê que o mercado de crédito terá uma retomada pela demanda como consequência do aumento dos depósitos da poupança.

Em São Paulo, segundo Occhi, haverá uma série de investimentos em parceria para crédito habitacional. Entre as iniciativas está a comercialização das unidades financiadas pelos corretores e o banco fazendo o pagamento da taxa de corretagem. Além disso, a Caixa não estuda o aumento da cota de financiamento, mas melhores taxas para financiamento.

Cerca de 24 mil unidades que foram retomadas poderão ser vendidas de forma direta pelos corretores no país, após passarem por leilões da Caixa, segundo Souza.

Recessão

Durante entrevista coletiva em São Paulo para falar do balanço, Arno Meyer, vice-presidente de Finanças e Controladoria da Caixa, informou que a queda de 43% no lucro líquido de 2015 para 2016 foi em virtude da recessão econômica.

Segundo Gilberto Occhi, o banco não trabalha com a hipótese de recorrer a aporte de capital de seu controlador, que é o governo federal. “Se pudesse antecipar, 2017 com certeza seria melhor que 2016. Estamos na direção correta na busca da melhor eficiência e melhores resultados”, disse o presidente do banco.

Occhi informou que o objetivo para os próximos períodos continua sendo reforçar a melhoria da eficiência e sustentabilidade com o melhor uso do capital nas operações de crédito para ter uma carteira mais qualificada. “A força motriz da Caixa é o crédito”, disse.

De acordo com Arno Meyer, 52% da receita da Caixa vem das operações de crédito. Dos ativos administrados, a maior parte da receita vem do FGTS. E a principal fonte de recursos é a poupança, seguida de empréstimos e repasses e do FGTS. “A redução da taxa Selic não afeta esses recursos”, disse Meyer.

O índice de inadimplência de 2,88% é o menor do mercado, segundo Meyer, devido à carteira de crédito de baixo risco.

A receita de operação de crédito da Caixa vem principalmente da carteira de habitação e comerciais.

Segundo Meyer, o lucro é a menor fonte de capital de uma instituição. “O desafio do banco é aumentar a rentabilidade e fortalecer a estrutura de capital”, disse.


Fonte: G1

sábado, 25 de março de 2017

POLÍCIA DESATIVA ABRIGO CLANDESTINO NO CE E RESGATA 13 IDOSOS E DEFICIENTES

A polícia prendeu três criminosos nesta sexta-feira (24) por maus-tratos a idosos e deficientes mentais em um abrigo clandestino que funcionava em condições insalubres na cidade do Crato, interior do Ceará. Dentre os presos está um pastor evangélico, que era proprietário do abrigo. Treze vítimas com idades entre 30 e 70 anos foram resgatas do local.

Por meio de um mandado de busca e apreensão, os policiais seguiram até a localidade de Baixio Verde para verificar uma denúncia de maus-tratos ocorridos no local. No imóvel, que funcionava em situações insalubres, a polícia encontrou 13 idosas e deficientes mentais, entre 30 e 70 anos.

Uma idosa foi encaminhada para uma unidade de saúde da região, onde permaneceu internada com vários problemas de saúde. Uma segunda vítima também foi atendida pelo Samu, ficando constatada várias escoriações nas costas, e mordidas de animais nos pés.

Um pastor evangélico, sua esposa e uma cuidadora foram presos em flagrante. De acordo com a delegada Wannini Galiza, da Delegacia de Crato, os suspeitos estavam em posse de cartões de créditos pertencentes às mulheres e eram responsáveis por sacar os valores dos benefícios das vítimas.

A operação, chamada "Cova dos Leões", foi realizada por policiais das delegacias de Defesa da Mulher de Crato, Municipal de Farias Brito e Várzea Alegre. O Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizaram o socorro dos idosos.

Os suspeitos foram conduzidos para a sede da especializada, onde foram autuados em flagrante por crime contra o idoso, maus-tratos e cárcere privado. Já as mulheres foram encaminhadas para a casa de familiares e também para abrigos na cidade de Juazeiro do Norte.


G1

TRATAMENTO: ESTADO DEVE FORNECER REMÉDIO À BASE DE MACONHA PARA CRIANÇA COM PROBLEMAS NEUROLÓGICOS

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) manteve decisão de 1º grau que determina o fornecimento do medicamento Canabidiol, substância presente na folha da maconha (Cannabis sativa), para criança com problemas neurológicos.

O relator do caso, juiz André Aguiar Magalhães, destacou que “há vasto lastro probatório, idôneo e capaz de ensejar acerca da necessidade” da medicação.

De acordo com os documentos, disponibilizados pela assessoria de comunicação do TJCE, o menino, ao nascer, foi diagnosticado com malformação cerebral e epilepsia de difícil controle. Em virtude da situação, o médico que acompanha o paciente indicou o referido fármaco para auxílio no tratamento do problema.

A substância atuaria como antipsicótica, neuroprotetora, anti-inflamatória e antiepilética, diminuindo o estresse e a ansiedade decorrente das várias convulsões da criança.
Por essa razão, a mãe do menino ingressou com ação na Justiça requerendo que o Estado fornecesse o Canabidiol. Alegou não ter condições financeiras para comprar a substância. Na contestação, o ente público alegou não haver previsão orçamentária para custear o tratamento, que seria feito sem tempo determinado.

O juiz André Aguiar Magalhães destacou que o Canabidiol foi reclassificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como medicamento de uso controlado, e não mais como substância proibida.

O relator do caso disse ainda que a “ausência do fármaco na lista de medicamentos do Estado, igualmente, não afasta o direito do menor de recebê-lo, uma vez que a obrigação estatal de garantir o direito à saúde não se limite ao conteúdo de listas, sob pena de grave afronta às disposições legais e constitucionais”.


Redação O POVO Online

REDEMOINHO ASSUSTA MORADORES NO INTERIOR DO CEARÁ; VEJA VÍDEO

Um redemoinho assustou moradores do distrito de Várzea da Volta, em Moraújo, interior do Ceará, nesta sexta-feira, 24. Os fortes ventos derrubaram um muro e parte do telhado de uma casa na região, segundo a Polícia Militar (PM) no município. 

 Procurada pelo O POVO Online, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) afirmou que a intensidade do fenômeno é pequena e não há motivos para a população se assustar. Segundo o órgão, o redemoinho é provocado pela circulação de vento ascendente sobre uma superfície líquida.


"O vento sobe em espiral e suspende partículas próximas, que podem ser poeira, folhas ou água, como no caso em questão", informou a Funceme. 

 O POVO

Veja vídeo (imagens cedidas pelo portal Massapê Ceará):


quinta-feira, 23 de março de 2017

EX-PRESIDIÁRIO FOI ASSASSINADO A TIROS NA CABEÇA PELO PRÓPRIO PRIMO EM CRATO

Exatamente uma semana depois e um novo homicídio foi registrado em Crato. Por volta do meio dia desta quinta-feira o ex-presidiário Claudivan da Silva Souza, de 34 anos, que residia no bairro Seminário, foi morto a tiros na cabeça. O crime aconteceu perto do campo do esporte na Encosta do Seminário e o SAMU ainda esteve no local, mas os profissionais de saúde apenas atestaram o óbito.

A vítima era usuária de drogas e respondia por um crime de roubo em que o Auto de Prisão em Flagrante (APF) foi protocolado no dia 30 de agosto de 2011 na 2ª Vara Criminal da Comarca de Crato. Segunda testemunhas, o autor dos disparos foi um primo de Claudivan com quem o mesmo tinha discutido. Ele se aproximou da vítima à pé e efetuou os disparos para fugir em seguida.

Este foi o quarto homicídio do mês de março em Crato e o 15º do ano no município. O último tinha ocorrido na noite do dia 16 de março tendo como vítima Robério Gomes da Silva, de 28 anos, o “Nego Bero que, também, residia no Seminário e foi morto a tiros na Rua 19 de Março naquele bairro. Ele era acusado de dois homicídios e respondia por crimes de porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e já tinha sido vítima de um atentado à bala.



Por Demontier Tenório  -  Miséria.com.br

JOVEM DE 19 ANOS FOI ASSASSINADO COM CINCO TIROS NA CABEÇA EM LAVRAS DA MANGABEIRA

Um homicídio foi registrado por volta das 21 horas desta quarta-feira em frente ao número 194 da Rua Fideralina Augusto Lima (Bairro Cruzeiro) no município de Lavras da Mangabeira. O jovem Geison Alves Lima, de 19 anos, que morava ali perto, foi surpreendido por dois homens em uma moto e um deles sacou uma arma de fogo efetuando cinco tiros contra a cabeça da vítima.

Ele foi socorrido às pressas ao Hospital São Vicente Férrer de Lavras, mas já chegou sem vida. No local, a polícia não conseguiu obter informações que possam ajudar na elucidação do crime e mesmo assim promoveu diligências sem o êxito de prender a dupla. Geison já tinha passagens pela polícia e seu corpo foi trazido para ser necropsiado no Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro do Norte.

Este foi o primeiro homicídio do mês de março em Lavras da Mangabeira e o segundo de 2017 no município, onde quatro pessoas tombaram mortas no decorrer do ano passado. O outro deste ano foi o cabeleireiro Adalberto Henriques Gomes, de 48 anos, que residia na Rua Maria Zilda Gonçalves, 371 do bairro Vila Bancária. Na manhã do dia 2 de fevereiro seu corpo foi encontrado dentro de casa e apresentava uma perfuração à faca no pescoço.



Por Demontier Tenório - Miséria.com.br

EUNÍCIO DIZ QUE SENADO VAI VOTAR 2º PROJETO SOBRE TERCEIRIZAÇÃO

Um dia após a Câmara dos Deputados aprovar projeto que libera a ampla terceirização, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), disse que os senadores devem votar outro projeto sobre o tema nos próximos dias. Ele se refere a uma proposta de 2015, já aprovada pela Câmara dos Deputados, que prevê regras mais brandas do que a aprovada nesta quinta.

Segundo Eunício, a ideia é que as duas leis sobre o tema sigam para o presidente da República, que poderá "selecionar" qual dos dois projetos será sancionado. "Esse outro projeto que está tramitando vai ser o projeto para complementar, se for o caso, o projeto na Câmara, porque o Senado é a Casa revisora”, disse Eunício à Folha de S. Paulo.

Prevendo terceirização mais ampla, projeto aprovado ontem pelos deputados segue um texto de mais de vinte anos atrás que foi “desengavetado” em manobra do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A ação buscava driblar a resistência dos senadores de votar o outro projeto, de 2015, sobre o tema.


Pelo texto aprovado, apresentado em 1998 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), empresas ficam liberadas a terceirizar qualquer área de sua produção. Estão incluídas as chamadas "atividade-fim" das empresas, o que até então era proibido pela Justiça do Trabalho.


Redação O POVO Online

HOMEM DIZ QUE MATOU A MULHER EM BARBALHA PORQUE ELA ESTAVA COM OUTRO NO QUARTO

O pedreiro Geovane Antônio dos Santos, de 31 anos, foi preso em Jardim cerca de 10 horas após ter assassinado sua companheira no município de Barbalha. Ele pontuou como motivo do crime o fato de ter se deparado com um homem na cama com sua mulher. Ana Iracélia tinha 38 anos e foi morta a pauladas por volta das 6 horas desta quarta-feira no quarto de casa na Rua T19, número 164 imediações do Fórum no bairro Bela Vista.

Após o crime, o mesmo fugiu na direção de Jardim, onde já residiu e responde procedimento na justiça por pensão alimentícia. A polícia foi mobilizada e às 16 horas conseguir capturar o acusado que responde outra execução de alimentos no interior de São Paulo. Segundo o Delegado de Polícia Civil de Barbalha, Juliano Marcula, Geovane confessou o crime afirmando ter matado Ana Iracélia porque ela estava com um homem no quarto.

Coordenando a operação para prendê-lo esteve o Delegado de Jardim, Reni Rocha Pinto, com os inspetores Thiago daquele município e João Eudes de Barbalha. Geovane vai responder por crime de homicídio triplamente qualificado e, após a autuação, foi recambiado para a cadeia pública de Barbalha. Ana Iracélia foi a quinta mulher assassinada este ano na região do Cariri. Os outros homicídios foram em Missão Velha, Mauriti, Juazeiro e Jati.



Por Demontier Tenório - Miséria.com.br

PROMOTORES REPUDIAM DECLARAÇÃO DO CAPITÃO WAGNER SOBRE “CHACINA DO CURIÓ”

Os promotores de justiça integrantes da força-tarefa que acompanhou a investigação da denominada “Chacina do Curió”, repudiaram, em nota pública, as declarações do Deputado Estadual Capitão Wagner feitas nessa quarta-feira na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará sobre o inquérito. Wagner afirmou que “o inquérito é cheio de falhas, em que foram forjadas provas, como as localizações geográficas, no intuito e na sede de tentar responsabilizar os envolvidos no caso, o que culminou na prisão indevida e arbitrária desses 44 policiais”.

Para os promotores, a declaração do deputado, que é policial, é temerária, e demonstra desconhecimento das provas constantes dos autos do processo. Afirmam que sua fala é incompatível com a seriedade que deve pautar os debates no parlamento estadual.

“Asseguramos que a investigação foi desenvolvida pela Delegacia de Assuntos Internos da CGD com acompanhamento desta força-tarefa, com plena imparcialidade, isenção e rigor técnico, ao tempo em que lamentamos que se busque politizar a mais grave chacina da história do Ceará”, diz a nota.

Os promotores informam ainda que a denúncia apresentada pelo Ministério Público foi recebida por um colegiado de juízes e que, até o momento, todos os recursos apresentados pelos acusados foram indeferidos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e pelo Superior Tribunal de Justiça.


Fonte: cearaagora.com.br

AÇUDE ORÓS A ESPERANÇA DA CHEIA

terça-feira, 21 de março de 2017

ESPECIAL MARES SECOS - AÇUDE ORÓS

Fonte: Tribuna do Ceará (Sistema Janjadeiro)

POLÍCIA APREENDE 600 COMPRIMIDOS DE ECSTASY E PRENDE 4 PESSOAS NO CEARÁ

Quatro homens foram presos em duas operações da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) em diferentes bairros de Fortaleza e Região Metropolitana. No total, foram apreendidos 600 comprimidos de ecstasy, 130 quilos de cocaína e 56 de maconha.

De acordo com a delegada Cláudia Nery, dois homens foram interceptados na sexta-feira (17) no momento em que um deles entregava um pacote com cinco quilos de maconha em um posto de combustíveis na Avenida Raul Barbosa, no Bairro Aerolândia. No carro do suspeito, estavam outros 50 quilos da droga.

Após a prisão da dupla, os suspeitos confessaram aos policiais que o restante da droga estava escondido em uma casa na cidade de Caucaia, na Região Metropolitana da capital. Na residência a polícia apreendeu 130 quilos de cocaína, uma pistola, duas motos roubadas e um carro clonado.

Outras prisões

No mesmo dia, no Bairro Bom Jardim, policiais da DCTD localizaram um homem que era investigado por suspeita de tráfico de drogas. A polícia suspeita que o homem é um dos comandantes do tráfico da região. O suspeito guardava crack e maconha em uma casa, que era usada para comercialização de entorpecentes.

Uma semana antes, um homem foi flagrado com 600 comprimidos de ecstasy. De acordo com investigações da DCTD, o suspeito trabalhava para um traficante que está preso desde 2015.

Os presos foram conduzidos à sede da DCTD, onde foram autuados por tráfico. A polícia informou que continuará as investigações para tentar prender os demais envolvidos.


G1 da globo

ELETRICISTA PODE TER MORRIDO EM CONSEQUÊNCIA DE DESCARGA ELÉTRICA NA ZONA RURAL DE MAURITI

O eletricista José Anastácio de Sousa, de 58 anos, que residia na Avenida Hermita Grangeiro no centro de Mauriti, morreu por volta das 9 horas desta segunda-feira enquanto fazia um serviço no Sítio Canabravinha (Distrito de Palestina) na zona rural daquele município. Ele estava na fazenda do engenheiro e ex-prefeito de Mauriti, Adailton Leite, para onde seguiu cedo a fim de fazer uns reparos.

O primeiro serviço seria a troca de uma luminária e, segundo moradores, o eletricista sequer chegou ao topo do poste quando passou a descer a escada vagarosamente e antes dos primeiros degraus caiu batendo com a cabeça no solo. O corpo foi trazido para necropsia na Perícia Forense de Juazeiro e não está descartada a possibilidade de um mau súbito o que deve ser ou não comprovado no exame cadavérico.

No último dia 18 de janeiro houve uma morte no Cariri em consequência de descarga elétrica mais precisamente no Sitio Patos na zona rural de Caririaçu. O agricultor José Correia Gomes, de 72 anos, estava plantando em sua roça quando foi atingido por um raio que queimou parcialmente suas vestes e destruiu um recipiente de alumínio com sementes de milho que o mesmo tinha em mãos.



Por Demontier Tenório - Miséria.com.br

ACUSADOS DO ROUBO DE UMA MOTO TROCAM TIROS COM A POLÍCIA QUANDO UM MORREU E OUTRO FOI APREENDIDO

Arma de fogo apreendida em poder do jovem que morreu (Foto: Reprodução/Redes sociais)
O roubo de uma motocicleta por volta das 12h30min desta segunda-feira no bairro Frei Damião em Juazeiro do Norte, culminou com a troca de tiros entre os acusados e a polícia. Um deles, provavelmente menor de idade, saiu baleado e terminou socorrido pelos próprios PMs porém morreu pouco tempo depois no Hospital Regional do Cariri. Ele não estava com documentos que permitissem sua identificação e, com o mesmo, a polícia recolheu um revólver calibre 38 tendo quatro cartuchos intactos e dois deflagrados.

Já o seu comparsa de iniciais E. G da S., de 16 anos, residente no bairro Frei Damião, foi apreendido e conduzido até à Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte. Segundo informações extra oficiais, a moto pertencente à esposa de um soldado do RAIO e uma equipe da corporação estava à caminho do local do assalto quando percebeu dois homens abandonando o veículo e adentrando um matagal. Ante a perseguição, um deles atirou e houve revide.

O último homicídio numa intervenção policial no Cariri foi em Crato no dia 9 de março tendo como vítima Marcos Wilame Araújo Silva, de 20 anos, que residia no Pio XII em Juazeiro. Ele tinha acabado de roubar o carro de um agente de saúde em Farias Brito e fugiu na direção de Crato. No Distrito de Ponta da Serra, abandonou o carro e se embrenhou no mato quando trocou tiros com a polícia que revidou causando a morte do mesmo.

Com a morte desta tarde já são dez homicídios no mês de março em Juazeiro e 32 no ano. Na noite de ontem Kennedy Douglas Souza Cunha, de 17 anos, o “Dodô” que residia na Rua São Geraldo (Pio XII), foi morto a tiros na Rua Formosa naquele bairro por dois homens que fugiram numa moto. Ele respondia dois procedimentos em segredo de justiça e o arrombamento contra uma residência no bairro São José quando foi apreendido em novembro de 2015.



Por Demontier Tenório - Miséria.com.br

MÃO BOBA: HOMEM DENUNCIA ASSÉDIO DURANTE CONSULTA MÉDICA EM HOSPITAL DE ACARAPE

O Prefeito de Acarape, Franklin Veríssimo Oliveira (PSD) está à procura de outro médico para atender no hospital do município. A medida foi tomada após Francisco Nonato da Silva denunciou, em entrevista ao jornalista Zezinho Queiroz, da rádio Plus FM de Redenção, ter sido molestado durante atendimento na instituição no último domingo (19).

Segundo Nonato, o médico de plantão, Alessandro Teixeira, teria colocado os testículos em sua mão durante o atendimento. Nonato afirma que, ao entrar na sala do profissional, foi pedido que tirasse a blusa e deitasse na maca. Neste momento, o médico teria posto os testículos na mão do paciente.

Na entrevista, Nonato ainda afirma que ele não teria sido o único a ser molestado por Alessandro e, caso fosse necessário, poderia chamar outra homem também vítima do ataque. O caso repercutiu no município e o prefeito garantiu que iria procurar um outro médico para o hospital.

Médico rebate

Apesar dos rumores que Alessandro tivesse deixado a cidade após a denúncia, o médico voltou ao hospital para trabalhar e afirmou aos demais servidores que tudo não passava de invenção de Nonato.


Ceará News 7 com colaboração do jornalista Zezinho Queiroz.

TCM REÚNE PARCEIROS PARA DISCUTIR CONTINUIDADE

A Presidência do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) reunirá amanhã, terça-feira (21), representantes do Ministério Público do Ceará (MPCE) e de entidades representativas de classes profissionais para discutir parcerias nas áreas de fiscalização e capacitação.

Foram convidados para o encontro a coordenadora da Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), procuradora de Justiça Vanja Fontenele, representando o MPCE, e os presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Conselho Regional de Administração (CRA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA) e Sindicato dos Engenheiros do Estado do Ceará (Senge), respectivamente, Marcelo Mota, Clara Germana Rocha, Leonardo Macedo, Vitor César da Frota e Maria Helena de Araújo.

Na oportunidade, a Presidência do Tribunal irá apresentar propostas de parcerias para este ano, entregando documento com a descrição das ações para análise.

Para o presidente do TCM, conselheiro Domingos Filho, será a oportunidade de apresentar novas propostas de atuação em conjunto ou de reafirmar as parcerias existentes através do aditamento de acordos de cooperação técnica. “Diria que eles vêm reforçar o apoio institucional e as parcerias com o TCM nesse momento de desafio, possibilitando à instituição o prosseguimento de seus projetos em prol da gestão pública e da sociedade”, explica.

Nesta segunda-feira (20) o MPCE já sinalizou apoio à continuidade da operação especial sobre a emissão de decretos de emergência através do compartilhamento de veículos deste órgão para transporte e acompanhamento de equipe de inspeções do Tribunal.

Além da área de fiscalização, a Presidência do TCM pretende fechar parcerias em projetos de capacitação técnica e outros relacionados às atribuições do Tribunal.

-----

SERVIÇO:
REUNIÃO DE PARCEIROS DO TCM
DATA: 21/03/2017 (terça-feira)
HORÁRIO: 10h da manhã
LOCAL: Presidência do TCM
ENDEREÇO: Av. General Afonso Albuquerque Lima, 130 - Cambeba

Assessoria de Imprensa do TCM-CE
(85) 98616.6972 | 3218.1532

silviagoes@tcm.ce.gov.br