terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Chuvas de dezembro no Ceará estão perto da média

Neste domingo (25), poucas chuvas foram registradas no Ceará. A maior delas aconteceu em Beberibe, na região litorânea, com 32 milímetros. Outros 14 municípios registraram precipitações. Até janeiro, as chuvas de pré-estação deverão ser irregulares. Os meses de dezembro e janeiro, apresentam, historicamente, volume médio de 31,6 e 98,7 milímetros, respectivamente. Até ontem, choveu no último mês de 2017 até aqui 29,6 mm. Além de Beberibe, as maiores chuvas foram registradas em Ocara (25mm), Saboeiro (20 mm).

As chuvas de pré-estação são provocadas pelos Vórtice Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) e Cavados de Altos Níveis (CAN), que atingem mais cedo algumas regiões do Ceará, como o Cariri, mas que, em janeiro, chegarão em todo o Estado. Segundo a Funceme, estas chuvas não indicam que a quadra chuvosa será regular.

Segundo o meteorologista e supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, o VCAN e o CAN são fenômenos independentes da Zona de Convergência Intertropical (ITZC), que traz a quadra invernosa. A Funceme acredita que hoje (26) há possibilidade de chuvas isoladas na região Centro-Sul e na Serra da Ibiapaba; amanhã (27) podemos ter precipitações no Cariri e região jaguaribana.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário