terça-feira, 7 de novembro de 2017

MORADORES FECHAM TRECHO DA BR-020 NO CEARÁ APÓS DISTRITO FICAR SEM ABASTECIMENTO DE ÁGUA




Moradores do distrito de Anafuê, na cidade de Boa Viagem, Sertão Central do Ceará, fecharam nesta terça-feira (7), a rodovia BR-020 que dá acesso ao município. O protesto é devido ao não abastecimento de água por parte dos pipeiros que entraram em greve nesta segunda-feira (6).

De acordo com o presidente do Sindicato dos Pipeiros do Estado do Ceará (Sinpece), Eduardo Araújo Aragão, a manifestação não conta com a participação dos pipeiros. Ele disse que lamenta o protesto e que com a greve dos pipeiros afeta diretamente cerca de 800 mil moradores de comunidades rurais assistidas pelos pipeiros.

Ainda segundo o presidente do Sinpece até a manhã desta terça-feira nenhuma autoridade entrou em contato com o sindicato. A paralisação que reúne 1.800 profissionais iniciou segunda-feira e a categoria luta por duas reivindicações.

Agentes da Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF-CE) confirmou o protesto e está com equipes no local com objetivo de orientar motoristas que trafegam na região.

A primeira sobre a precariedade do Sistema Gpipa. O sistema de monitoramento serve para controlar as entregas de água. Cada caminhão cadastrado recebe esse equipamento que registra data, hora e a rota de cada caminhão. Segundo Eduardo, esses equipamentos nos caminhões, não estão registrando de forma correta as viagens. Outra reivindicação é o salário defasado.

“Esse aparelho não está mais registrando de forma adequada as nossas viagens. Em alguns caminhões o Gpipa não puxa o relatório completo. Perde os motoristas. Outra questão é o nosso salário que está hoje defasado”, explica.

A 10ª Região Militar do Exército, responsável pelo Ceará, informou nesta segunda-feira que uma reunião ia analisar e estudar as propostas dos motoristas dos carros-pipas. Até esta terça-feira o Exército não enviou nota e não se pronunciou sobre a paralisação dos pipeiros.


Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário