segunda-feira, 16 de outubro de 2017

MISSIONÁRIO CEARENSE CONTRAI DOENÇA NA GUINÉ-BISSAU E FAMÍLIA QUER AJUDA PARA TRANSFERÊNCIA



Um estudante de engenharia civil da cidade de Quixadá contraiu uma doença grave durante uma missão religiosa na África e, segundo a família, precisa de ajuda para ser transferido para um hospital com melhores condições de tratamento. Alex dos Santos Oliveira, 20 anos, foi diagnosticado com febre tifoide e hemorragia digestiva, e está internado desde terça-feira (9) no hospital pediátrico São José em Bôr, na capital da Guiné-Bissau.

A mãe, a dona de casa Celma dos Santos, se diz aflita com a situação do filho e quer trazê-lo para o Brasil ou transferi-lo para Senegal ou Marrocos, já que o hospital onde o rapaz está não tem, por exemplo, exame de endoscopia para avaliar a hemorragia. "Estou muito aflita. Não vejo a hora do meu filho chegar. Não pensamos que iria acontecer isso. Meu objetivo é que desse certo trazê-lo o mais rápido”, disse. A transferência em UTI aérea para o Senegal custa em torno de R$ 37 mil e para o Marrocos (R$ 41 mil), fora despesas médicas, e a família diz que não tem como arcar com os gastos.

Segundo a namorada do jovem, Sara Vieira, 21 anos, Alex trancou a faculdade em Quixadá, foi para São Paulo trabalhar na construção civil com o pai, mestre de obras, para juntar dinheiro e realizar o sonho de ser missionário na África. Ele fez a viagem por conta própria e se mantinha com as economias e dinheiro enviado pela família e amigos, contando com o apoio de um colega e de um casal de missionários com quem mora e divide as despesas da casa. Na capital Bissau, ele ajudava na implantação de uma escola de alfabetização de crianças. O jovem morava com os pais e dois irmãos em Quixadá, no Sertão cearense.

Sarah explica que os médicos que atendem Alex ajudam como podem, mas o hospital não dispõe de estrutura suficiente. "Os médicos são bons, mas o hospital é limitado. Eles não têm, por exemplo, exames de endoscopia, não têm como tratar”, disse. A febre tifoide é uma infecção causada por uma bactéria chamada Salmonella typhi. É transmitida pelo consumo de alimentos contaminados ou pelo contato com fezes e urina do doente. Em casos não tratados, um quinto das pessoas vem à óbito, mas antibióticos costumam curar a doença em duas semanas.

Em contato com a embaixada brasileira em Bissau e autoridades locais, a família conseguiu transporte em ambulância ou aeronave comercial, no entanto, os médicos consideraram que o paciente iria correr riscos e precisa de remoção em UTI área.

A prima de Alex, Natalie Santos, que é advogada e mora em Fortaleza, afirmou que a família espera um diagnostico médico mais detalhado para enviar à Defensoria Pública da União (DPU) e entrar com uma ação judicial na tentativa de solucionar o caso.

Relatório do hospital

De acordo com o mais recente relatório do hospital, Alex foi diagnosticado com febre tifoide, anemia severa e hemorragia digestiva e fez cinco transfusões de sangue. “Como estamos com falta de recursos para um diagnóstico confirmativo, abordamos os familiares para um melhor estudo e tratamento em lugar mais especializado'', diz o documento.

Segundo a unidade, o jovem procurou o hospital sentindo febre, foi medicado, e dias depois, em 9 de outubro, foi internado, apresentando hemorragia em 12 de outubro e dias seguintes.

Por: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário