sexta-feira, 4 de agosto de 2017

QUASE METADE DOS SERVIDORES DO CEARÁ DEVE SE APOSENTAR NA PRÓXIMA DÉCADA



Levantamento do IPEA revela que quase dois milhões de servidores já completaram 50 anos no país e devem atingir a idade mínima.

Um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), publicado na edição desta sexta-feira (4) do Estado de S. Paulo, revela que quase dois milhões de servidores, ou um terço do total de funcionários públicos do País já completaram 50 anos e devem atingir a idade mínima necessária para se aposentar na próxima década.

O contingente deve provocar enorme pressão sobre os gastos com a Previdência. Os militares estão entre os casos mais preocupantes: mais de 40% têm entre 41 e 50 anos, e suas aposentadorias ocorrem cada vez mais cedo.

Situação pode se agravar nos Estados


Um terço dos funcionários públicos do Brasil já completou 50 anos. E na prática, isso significa que são quse 2 milhões de servidors cinquentões, entre os 6,2 milhões de funcionários públicos do Brasil com cargos estáveis na União, nos Estados e nos municípios.

Esse grupo, com direito à aposentadoria nos regimes da Previdência pública, vai atingir a idade mínima necessária para deixar a ativa ao longo da próxima década, causando enorme pressão sobre os gastos.

No Nordeste



O envelhecimento acelerado e generalizado da máquina pública é expressivo no Nordeste e no Norte. São destaques Maranhão, onde metade dos servidores completou 50 anos, Ceará (43,77%), Paraíba (41,94%), Rio Grande do Norte (39,69%) e Piaui (38,57%).

Por: Ceará News 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário