quarta-feira, 9 de agosto de 2017

COMISSÃO DA CÂMARA ADIA VOTAÇÃO DE REFORMA NO SISTEMA ELEITORAL


A comissão especial criada para analisar a Proposta de Emenda à Constituição 77/03, que propõe mudanças no sistema eleitoral brasileiro, adiou a reunião dessa terça-feira que iria discutir e votar a matéria. Entre outros pontos, a PEC prevê a adoção do sistema de voto distrital misto para as eleições de cargos proporcionais a partir de 2020.

O presidente da comissão, deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), disse que a reunião foi adiada pois os partidos estão reunidos para tratar do tema. À noite, houve uma reunião dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), com o relator da proposta, deputado Vicente Cândido (PT-SP).

O deputado adiantou que ainda há divergências sobre a opção do sistema eleitoral. Disse que duas propostas estão sendo avaliadas, um sistema distritão majoritário, ou a manutenção do sistema atual com algumas modificações. Para ele, qualquer um que seja apresentado deverá ser transitório para que em 2020 seja adotado o distrital misto.


A comissão deve se reunir nesta quarta-feira, às 12h. A proposta deve ser votada até o dia 7 de outubro em plenário para que seja válida para as próximas eleições. Para o deputado Danilo Forte (PSB-CE), o adiamento pode prejudicar a aprovação da reforma política. Entende que o prazo é exíguo para votação da matéria. Caso isso não ocorra, acredita que as eleições do ano que vem vão correr o risco de ser insolvente do ponto de vista legal.

Por: Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário