quinta-feira, 20 de julho de 2017

TCM PODE SER EXTINTO NESTA QUINTA, MAS DOMINGOS PROMETE RESISTIR


Após muitos conflitos nos bastidores políticos, brigas entre parlamentares e ações na Justiça, a Assembleia Legislativa vota, nesta quinta-feira (20), a Proposta de Emenda à Constituição do Estado (PEC) que extingue o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). São necessários 28 votos para a PEC ser aprovada.

A base aliada ao ex-governador Cid Gomes (PDT) e ao Governador Camilo Santana (PT) calcula que, pelo menos, 31 deputados votarão pelo sepultamento do TCM. Ex-aliado de Cid e Camilo, o presidente do TCM, Domingos Filho, perdeu força política na tentativa de reverter a votação da PEC, mas promete resistir e recorrer à Justiça para manter em funcionamento o Tribunal de Contas dos Municípios.

A Assembleia Legislativa terá, nesta quinta-feira, um dia considerado histórico para os aliados do ex-governador Cid Gomes. Cid articulou a extinção do TCM como resposta ao gesto de Domingos Filho de traí-lo na disputa pelo comando do Legislativo Estadual em 2016. Cid transformou a votação da PEC do TCM em ponto de honra para a sua agenda política.
O fim do Tribunal de Contas dos Municípios tem desdobramentos no cenário político com vistas às eleições de 2018. Um dos impactos é que, extinto, o TCM deixa de ser um dos mais importantes palanques do conselheiro Domingos Filho. O TCM concentrava força política pela relação direta dos conselheiros com ex-prefeitos e prefeitos que, ao longo dos anos, dependem de decisões e compreensões da Corte.

Por: Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário