quarta-feira, 14 de junho de 2017

Quadra chuvosa deste ano ficou dentro da média histórica, afirma Funceme

Os 554,5 milímetros de chuva foram suficientes para dobrar a capacidade total de armazenamento de água dos açudes cearenses

Ao todo, de fevereiro a maio de 2017, o Ceará registrou 554,5 milímetros de chuva, um desvio percentual de -7,7% em relação à média registrada de 1981 a 2010 no período.

A quadra chuvosa deste ano ficou dentro dos limites da média histórica, que são 505,6 mm (inferior) e 695,8 mm (superior).

Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (13) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Como o Tribuna do Ceará já havia adiantado, foi a melhor quadra chuvosa desde 2011. Foi o suficiente, segundo a Funceme, para fazer dobrar o percentual do armazenamento total de água do estado. Em janeiro, os açudes cearenses tinham 6,4% de sua capacidade; já atualmente a medida está em 12,4%, afirma Eduardo Martins, presidente da Funceme.

A Funceme divulgou que a região do Cariri foi a mais afetada ao longo do quadrimestre chuvoso, com desvio percentual de -23,2%. Assim como o Sertão Central e Inhamuns (-20,4%), a região registrou chuvas abaixo da média histórica.

As demais regiões, no entanto, registraram precipitações em torno de suas médias históricas: Jaguaribana (-15,5%), Ibiapaba (-6,2%), Litoral Norte (4,3%), Litoral de Pecém (6,0%), Maciço de Baturité (8,7%) e Litoral de Fortaleza (14,2%).

De acordo com a Funceme, a expectativa é de que as chuvas do restante do ano não gerem grande impacto na crise hídrica no Estado. Não há ainda perspectivas para 2018.

“Temos que aguardar setembro, outubro, que é quando esses modelos [que acompanham a evolução das condições dos oceanos] começam a ter alguma performance na sua previsão no que diz respeito às condições de temperatura da superfície do mar”, conclui Eduardo Martins.

Por Tribuna do Ceara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário