quinta-feira, 6 de abril de 2017

NÚMERO DE RAIOS EM 2017 NO CEARÁ IMPRESSIONA. MARCA JÁ É 48% MAIOR DO QUE EM 2016

Já foram registrados até esta quinta-feira (5) 33.512 raios no Ceará. Só neste mês de abril já foram 1.105 descargas elétricas. O registro foi informado por meio do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas, e divulgado pela Enel Distribuição Ceará.

Granja foi o município com a maior incidência de raios no ano (2.105); seguido de Santa Quitéria (1.520) e Sobral (1.029). O número de raios em 2017, de janeiro até a quinta-feira (5), teve um aumento de 48%, se comparado com o número registrado no ano passado, que foram 22.596 descargas.

Monitorar as descargas atmosféricas no Ceará é um trabalho feito pela Enel por meio do seu Centro de Controle do Sistema (CCS). A atividade tem o objetivo de acompanhar e orientar as equipes de manutenção do estado sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas.

O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas foi desenvolvido com a finalidade de identificar o local de queda do raio na rede elétrica, prever tempestades e, consequentemente, minimizar o tempo de atendimento.

Número de raios já é superior a 2016

Só em 2017, de 1º de janeiro até março já tinham sido registrados 24.664 raios, número maior se comparado ao ano todo de 2016, quando foram registrados 22.596 descargas.

Na época, Santa Quitéria foi o município com a maior incidência de raios no dia (190); seguido de Granja (159) e Morada Nova (159).
Cuidados dentro de casa durante tempestade:

· Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
· Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
· Evitar consertos de instalações elétricas;
· Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante tempestade:

· Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
· Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Tribuna do Ceará 

Nenhum comentário:

Postar um comentário