segunda-feira, 13 de março de 2017

REGIÃO JAGUARIBANA NO CEARÁ VOLTA A RECEBER BOAS CHUVAS, DIZ FUNCEME MAIOR CHUVA FOI EM ORÓS COM 55 MILÍMETROS

A Região Jaguaribana voltou a receber boas chuvas segundo dados divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Segundo a Funceme, entre 7h de domingo (12) até 7h desta segunda-feira (13), choveu em 18 cidades da região.  Em todo o Ceará o total foi de 95 cidades.

Maior precipitação ocorreu na cidade de Orós com 55 milímetros. Houve boas chuvas também nos municípios de Ererê (50 milímetros); Morada Nova (44.2 milímetros); Potiretama (37.0 milímetros); Pereiro (25.2 milímetros); Icó (18.2 milímetros) e Alto Santo (17.2 milímetros).

Outra região que registrou chuvas intensas foi a Região da Ibiapaba. De acordo com a Funceme as chuvas banharam 19 municípios. Choveu 66.0 milímetros na cidade de Pires Ferreira. Outras cidades que registraram chuvas foi em Graça (42.0 milímetros); Poranga (38.0 milímetros); Ubajara (34.0 milímetros); Pacujá (21.0 milímetros) e Cariré (21.0 milímetros).

No último prognóstico divulgado dia 22 de fevereiro pela Funceme, a preocupação do órgão, como também da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) eram as poucas chuvas que ocorreram no início do ano na Região Jaguaribana.

Segundo o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, apesar das chuvas as bacias de três regiões, três bacias estão com menos 2% de sua capacidade. “Estamos preocupados. Nós hoje temos três regiões, três baciais, que preocupam bastante. São as bacias do Curu (Região Norte) com menos de 2%, as de Banabuiú (Região Jaguaribana) e Sertão de Crateús que também estão com menos de 2% da capacidade”, afirmou na oportunidade o presidente da Cogerh.

Previsão do tempo

Para segunda-feira, a Funceme prevê nebulosidade variável com eventos de chuva nas regiões do Litoral, Baturité, Ibiapaba, Jaguaribana e Sertão Central. No Cariri e Inhamuns, parcialmente nublado. Para terça-feira (14), ao longo do dia, nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões do Ceará. E para quarta-feira (15), nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões cearenses ao longo do dia.

De acordo com a imagem do satélite, 7h15 local, mostra poucas nuvens sobre o Ceará. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está sobre o litoral do Maranhão. Na Bahia localiza-se o centro do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12km de altura.


Do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário