quinta-feira, 2 de março de 2017

NESSA SEXTA-FEIRA: INPE PREVÊ CHUVA FORTE COM RAIOS E VENDAVAL EM 126 CIDADES DO ESTADO

Previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta que essa sexta-feira, 3, deve ser de forte chuva, com incidência de vendavais e raios, em 126 municípios cearenses, incluindo Fortaleza. Por isso, a Defesa Civil emitiu alerta preventivo, com orientações em caso de deslizamentos e inundações. A intensidade e localização da chuva podem ser alteradas com algumas horas de antecedência, com a utilização de radares meteorológicos, informa a Defesa Civil.

Segundo o Inpe, as regiões mais atingidas ficam no Litoral, na Grande Fortaleza, Região Norte e os sertões Central, dos Crateús e Inhamuns. Devem escapar da forte chuva municípios do extremo Litoral Leste, como Beberibe e Aracati; do Vale do Jaguaribe, a exemplo de Russas, Limoeiro do Norte, Jaguaribe e Pereiro; além de cidades como Iguatu, Juazeiro do Norte, Nova Olinda, Campo Sales  e Icó. Confira a íntegra dos municípios atingidos clicando aqui.

A Defesa Civil orienta que em risco ou ocorrência de inundação, enxurrada ou alagamento a chave geral de energia e o registro de água sejam fechados. Além disso, que se evite atravessar as concentrações de água. "Caso precise passar com o veículo automotor por uma área alagada, mantenha distância do veículo à frente, avance em baixa velocidade, mantendo o motor sempre acelerado e acima do nível da água. Se o carro enguiçar, abandone o veículo", orienta a Defesa Civil.

Em caso de alagamentos em residências, a recomendação é para que a lama e o lixo acumulados sejam raspados e retirados e que o ambiente seja lavado e desinfetado —  pode-se usar 1 litro de água sanitária para cada 5 litros de água, diz a Defesa Civil. São medidas necessárias para evitar o risco de alastramento de doenças.

Já em caso de risco de deslizamentos, a construção de calhas e canaletas para escoamento da água é a medida mais adequada. A colocação de lonas plásticas nas barreiras para dificultar a infiltração da água no solo também é recomendável. Lista com as recomendações da Defesa Civil na íntegra pode ser lida aqui.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o dia em Fortaleza deve ser de nebulosidade variável e chuvas, pela madrugada e início da manhã; e de céu parcialmente nublado no restante da sexta-feira.

Serviço

Em caso de emergência, contate o Corpo de Bombeiros através do telefone 193 ou 190. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil pode ser acionada nos números 199 e (85) 9.8899.1128


Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário