quinta-feira, 29 de setembro de 2016

JUSTIÇA ELEITORAL DE ORÓS DECRETA TOQUE DE RECOLHER NA CIDADE A PARTIR DO DIA 1ª DE OUTUBRO

CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIAR

ME DÊ A GRANDE HONRA DE SUA VOZ NA CÂMARA? VOU TRABALHAR, TE DEFENDER E FALAR A VERDADE.


ELEIÇÕES: O QUE PODE E O QUE NÃO PODE NA RETA FINAL DA CAMPANHA

Hoje termina a veiculação do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão no primeiro turno da eleição municipal. De acordo com a Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), a veiculação da propaganda nas duas mídias no segundo turno deverá ser retomada 48 horas após a proclamação do resultado oficial da eleição na primeira votação pela Justiça eleitoral.

A partir de hoje e até o próximo domingo, 2, dia da eleição, uma série de mudanças na campanha eleitoral está prevista conforme o calendário oficial dos TREs.


Além do fim da propaganda na TV e no rádio, hoje é o último dia para propaganda política em reuniões públicas ou promoção de comícios utilizando aparelhagem de som, entre as 8 e as 24 horas, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais duas horas. Nesta quinta-feira também é o último dia para a realização de debate no rádio e na televisão.


Amanhã se encerra a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução, na Internet, de jornal impresso com propaganda eleitoral. Na véspera da eleição, é o último dia também para a propaganda eleitoral com alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8 e as 22 horas.


O sábado, 1º, é o último dia, até as 22 horas, para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela Cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos.


A mudança da rotina eleitoral ocorre também no domingo, 2, dia da eleição para candidatos a prefeitos e para as câmaras municipais. Nesse dia, no entanto, continua permitida a manifestação, desde que seja de forma individual e silenciosa, da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato.


No dia da eleição é vedada a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, bem como bandeiras, broches, letreiros e adesivos que caracterizem manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos. Fatos como esses foram vistos no pleito de Fortaleza em 2012.


É identificado como crime eleitoral, também no domingo, o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata, o recrutamento de eleitor ou propaganda de boca de urna e a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.



O POVO

terça-feira, 27 de setembro de 2016

ORÓS: DISPARO DE ARMA DE FOGO EM VIA PÚBLICA NO BSG

No dia 26/09/2016, por volta das 23h45min, a composição da CP 10102 realizava rondas ostensivas pelas ruas da cidade de Orós, quando recebeu a informação de que no bairro São Geraldo, tinha acontecido vários disparos de arma de fogo.

De imediato os policiais seguiram para o local indicado para verificar a veracidade da informação. Lá chegando foram procurados por vários populares do referido bairro, os quais informaram que estavam dentro de suas residências e apenas ouviram os estampidos de arma de fogo em direção de uma creche ainda em construção.

Os policiais continuam diligenciando com intuito de colher mais informações que possa identificar o(s) autor(es) dos disparos. Vale salientar que até o momento não foi localizada e nem deu entrada no hospital local nenhuma vítima de disparo de arma de fogo.


Portal Orós com informações do Quartel do 10º BPM, Iguatu – CE, 27 de SETEMBRO de 2016. 1º SGT PM UITEMBERGUE – 3º SGT PM VILSON

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

É CASO DE POLÍCIA NA REGIÃO: SABOEIRO: LESÃO A BALA, ACOPIARA: MORTE POR AFOGAMENTO, ICÓ: HOMICÍDIO E LESÃO CORPORAL À BALA.

SABOEIRO: LESÃO A BALA

Informo a V.Sª que no dia 25/09/2016, por volta das 04h00min, segundo informações de populares, um indivíduo de características não identificadas efetuou um disparo na rua Coronel Sinfrônio Braga, centro de Saboeiro, que veio a lesionar a perna esquerda do sr. FRANCISCO SEVERINO DE OLIVEIRA, 82 anos. A vítima foi alvejada na calçada da casa onde reside. Informo também que a vítima é pai do candidato a vereador conhecido popularmente como Cildo Severino, e foi transferida para o Hospital Regional de Iguatu.

ACOPIARA:         MORTE POR AFOGAMENTO

         Informo a Vossa Senhoria que no dia 25/09/16, por volta das 16h30min, a Policia Militar foi informada acerca de um afogamento ocorrido na Barragem de Acopiara/CE.

De imediato a RD-1267  se deslocou ao local do sinistro, onde segundo informações, a vítima identificada como E. S. H., 16 anos, estudante, natural de Acopiara/CE, filho Francisco Elivan Higino e Francisca Edileuza da Silva, tomava banho com alguns colegas, quando mergulhou e não retornou. O Corpo de Bombeiros foi solicitado para atender a ocorrência, onde depois de horas de busca, vieram a localizar o corpo da vítima já sem vida. O rabecão foi acionado e fez a remoção do corpo ao IML de Iguatu/CE.
      
ICÓ:  HOMICÍDIO À BALA

         Informo a Vossa Senhoria que hoje 25/09/2016, por volta das 18h45min, na Rua São João, no Alto Manoel Mariano, nesta cidade, o Sr GERALDO ALVES DE SOUSA, conhecido popularmente por “Léo Vigia”, brasileiro, viúvo, natural de Umari/CE, nascido aos 07/09/1954,  encontrava-se na companhia da sua esposa Companheira ALINE AUGUSTO DE SOUSA e da sua filha no interior da sua residência situada na Rua São João, nº 67, no Bairro Alto Manoel Mariano, nesta cidade.

Quando foram surpreendidos por uma Motocicleta de cor vermelha, guiada por uma mulher que parou em frente a residência do mesmo, com o farol alto, momento em que o garupeiro, de estatura mediana, cor branca, com uma tatuagem grande em um dos braços, trajando short jeans, camisa rosa e de boné vermelho, desceu da moto, sacou um revólver e efetuou três (03) disparos acertando a cabeça do Sr. GERALDO ALVES DE SOUSA que veio a óbito no local. 

Diante dos fatos, as Guarnições da CP-10112 e a da CP-10092/FTA, compareceram ao local do ocorrido em seguida realizaram diligências no sentido de identificar e prender os autores do delito, não obtendo êxito até o presente. Informações colhidas deram conta que a vítima respondia um procedimento na Comarca de Jaguaribe/CE pelo crime de Porte Ilegal de arma de fogo. O Rabecão esteve no local e fez o traslado do corpo da vítima para a PEFOCE de Iguatu/CE.


ICÓ:  LESÃO CORPORAL À BALA

         Informo a Vossa Senhoria que hoje (25/09/2016), por volta das 20h00min, na estrada Vicinal do Conjunto Beta, zona rural deste município, o Sr MIGUEL ROCHA DE OLIVEIRA, casado, mecânico, 40 anos, natural de São Miguel/RN, dirigia o veículo FIAT/STRADA FIRE CE FLEX, 2009/2009, cor prata, de Placas HLI-0238/Icó-CE, Chassi nº ***45758, de sua propriedade, quando foi surpreendido por disparos de arma de fogo, acertando dois tiros no maxilar do passageiro o Sr. ELENILDO SILVA DE LIMA, brasileiro, solteiro, agricultor, 37 anos, natural de Icó/CE, o qual foi socorrido para o hospital Regional local, em seguida conduzido para um Hospital de Juazeiro do Norte/CE. 

Diante dos fatos, as Guarnições da CP-10112 compareceram ao local do fato, enquanto que a guarnição da RD-2781,  foi até o Hospital Regional, em seguida realizaram diligências no sentido de identificar e prender os autores do delito, não obtendo êxito até o presente.



Portal Orós com informações do Quartel do Quartel do 10º BPM, Iguatu – CE, 26 de SETEMBRO de 2016. SD PM HELAINE – SD PM JUCEILDE

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

RADIALISTA É ASSASSINADO EM SUPOSTA TENTATIVA DE ASSALTO NA PORTA DE IGREJA NO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO

O radialista Henrique Júnior de Moraes foi assassinado na noite desta quarta-feira (21) no distrito de Antônio Diogo, em Redenção.

Segundo testemunhas, a vítima que atualmente exercia a atividade de pastor evangélico, foi executado na porta da Igreja por dois homens que chegaram em uma moto e teriam anunciado uma assalto. Mas, nenhum pertence foi levado.

Henrique Júnior ainda foi socorrido para o hospital de Redenção, mas não resistiu. A Polícia Civil vai investigar o caso.


Ceará news7

ESTÁTUA DO SENHOR DO BONFIM PARA HORTO RELIGIOSO CHEGA EM ICÓ NESTA SEXTA

Um passo significativo para a construção do horto religioso do Senhor do Bonfim de Icó será dado nesta sexta-feira (23), a partir das 16h. Neste horário, a comunidade icoense irá receber a estátua do Cristo Crucificado, que irá compor este novo espaço religioso icoense.

A Paróquia Nossa Senhora da Expectação, da qual faz parte o Santuário do Senhor do Bonfim, realizará uma programação especial e convida toda a comunidade local e da região a participar do evento, em especial os devotos e devotas do Senhor do Bonfim de Icó, para irem com roupas brancas ou com camisas do Senhor do Bonfim e velas.

Às 16h haverá uma concentração no Posto BR, às margens da BR-116, para receber a estátua, que pesa cerca de 1 tonelada, seguido de uma carreata que irá até o Santuário do Senhor do Bonfim. Às 18h, está previsto a celebração da missa de adoração, com a imagem sendo erguida na lateral externa do templo católico e abençoada com sinal sacramental para a veneração dos fiéis.

A solenidade será encerrada com uma queima de fogos. "Este projeto deve ser assumidos por todos, pois toda a região só tende a crescer na fé e em seu potencial turístico e econômico", disse o reitor do Santuário do Senhor do Bonfim, Frei Leonardo Botelho.

HORTO DO SENHOR DO BONFIM - A idealização do projeto do Horto do Senhor do Bonfim teve início com o vereador do município de Icó, Victor Luiz Monteiro Pontes, a partir de uma reunião em junho de 2014 com o Frei Leonardo e o bispo da Diocese de Iguatu na época, Dom João Costa. Em outubro de 2014, o vereador enviou o Projeto de Lei nº 025/2014 para a Câmara Municipal de Icó, solicitando a construção de um horto em louvor ao Cristo Crucificado, que foi aprovado por unanimidade.

Além disso, o vereador municipal articulou junto a deputada estadual Fernanda Pessoa documentação histórica que culminou com o Projeto de Lei que tornou-se Lei que denomina o município de Icó a "capital dos festejos de Nosso Senhor do Bonfim no Estado do Ceará". "A gente vê cidades como Juazeiro do Norte, Canindé, que tem as suas imagens que movem o turismo religioso e porque não fazer aqui em Icó? Esse projeto é dos devotos do Senhor do Bonfim, é do povo de Icó e dos filhos e amigos que amam essa cidade", ressaltou Victor Luiz.

O local onde será construída a estrutura do projeto fica às margens da rodovia estadual Tarcísio Monteiro, a CE-282, no sentido Icó-Iguatu. Na oportunidade, o comerciante Luiz Gonzaga e o agricultor Neno Dourado doaram parte de seus terrenos para a ereção deste horto religioso. A estátua foi encomendada ao escultor Franciné Diniz, por doação do ex-deputado federal, Roberto Pessoa.

No último dia 30 de janeiro, o projeto do horto religioso do Senhor do Bonfim foi apresentado oficialmente à comunidade de Icó no Teatro Municipal da Ribeira dos Icós, contando com a presença de centenas de pessoas de diversas entidades e representatividades locais. Na mesma data, uma comitiva visitou o terreno destinado ao horto e ao final do evento foi criada uma comitiva de acompanhamento das ações do projeto.

PASSADO, PRESENTE E FUTURO - A construção de um horto com uma estátua do Cristo Crucificado para a Igreja Católica visa ampliar o turismo religioso local e gerar mais emprego e renda para a comunidade icoense. O festejo do Senhor do Bonfim teve início em 1749 e é considerado um dos maiores e mais antigos festejos religiosos do Ceará.

O projeto do horto é da arquiteta Flávia Castelo Branco e contará com um espaço destinado a oração, acolhida de peregrinos e grandes celebrações religiosas, além de local para a venda de produtos religiosos. O espaço religioso contará com estacionamento, banheiros e espaços anexos à estátua. Para a construção do horto, os recursos iniciais partirão do dinheiro a ser arrecadado com um bingo de um carro e duas motos zero quilômetro, a ser realizado em breve.

HISTÓRIA BISSECULAR -  As festividades do Senhor do Bonfim foram iniciadas em Icó em 1749, quando foi construída a igreja em louvor ao Cristo Crucificado. Cercado de lendas, milagres e uma farta história, os festejos reúnem dezenas de milhares de pessoas que participam da abertura dos festejos, no dia 22 de dezembro, das nove noites de novena (23 a 31 de dezembro), da procissão (1º de janeiro) e da subida da imagem ao trono (06 de janeiro).

Narra a história que a imagem bicentenária de Senhor do Bonfim, escupida em madeira oriunda de Portugal, veio de navio até Salvador, na Bahia, e seguiu até a então Vila de Icó no lombo de animais. Atualmente a imagem se encontra no Santuário Senhor do Bonfim, no Centro Histórico de Icó, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1997.

Com informações do Icó é Notícia (Yuri Guedes)

Contato: (88) 3561-1052 / 3561-1646

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

ICÓ/CE: HOMICÍDIO A BALA

Informo a Vossa Senhoria que hoje no dia 20/09/2016 por volta das 19hrs e 30min fomos informados via 190 de um homicídio à bala que ocorrerá na Rua do Cruzeirinho bairro DNER, onde, segundo as informações passadas, dois indivíduos em uma motocicleta RONDA BRÓS vermelha assassinaram a tiros (na região da cabeça, não sendo possível precisar a quantidade de disparos e calibre da arma) o indivíduo de nome Francisco Laverno Leandro Lima (Laverno), 33 anos, natural de Icó/CE, desocupado, residente na Rua São João Nº 50, bairro Alto do Cruzeiro Icó/CE.

O mesmo já tinha sofrido uma tentativa de homicídio e possuía passagem pela polícia nos artigos 180 do CP (receptação), Art. 33 da lei de Entorpecentes (Tráfico de drogas), Crime de trânsito Lei 9503, Art.14 Estatuto do desarmamento (Porte ilegal de arma) após o crime os indivíduos ainda abandonaram a motocicleta usada uma HONDA/CG 125 FAN ES - 2009/2009 – VERMELHA ICO/CE Chassi ************97934 de placa NRA 8749 que estava constando como roubada no SINESP CIDADÂO.

E roubaram uma motocicleta HONDA/CG 150 FAN ESI - 2011/2011 – PRETA ICO/CE Chassi ************11698 de placa OCH 5815 que estava em posse do senhor Valfrido Lutano de Souza.

A composição da RP 10072 composta pelos policiais militares 1° SGT PM Geraldo, SD PM 27513 Moreno e o SD PM Lopes, fizeram deslocamento até o local confirmaram as informações passadas e empreenderam buscas para localizar os indivíduos, porém sem êxito.

A polícia civil foi informada juntamente com o IML de Iguatu para a realização dos procedimentos cabíveis.

Portal Orós com informações do Quartel do 10º BPM, Iguatu – CE, 21 de SETEMBRO de 2016. 3º SGT PM ARRAIS – SD PM GIORGIO

POLÍCIA CIVIL FAZ PARALISAÇÃO DE 24 HORAS A PARTIR DA HOJE QUARTA-FEIRA

A Polícia Civil do Estado do Ceará fará uma paralisação de 24 horas a partir das 8h desta quarta-feira (21). A ação faz parte de um movimento nacional convocado pela Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol).

A categoria tem assembleia geral marcada para as 12h na Praça dos Voluntários, localizada em frente à Delegacia-Geral da Polícia Civil, no Centro da Capital. No ato, conforme o Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpol-CE), poderá ser deflagrada greve. Os policiais civis cearenses reivindicam reajuste salarial, aumento do efetivo e proibição de desvios de funções.

"O pedido histórico é de que escrivães e inspetores recebam o equivalente a 60% do valor do delegado, mas essa porcentagem não chega nem a 20% na classe inicial. Outra reclamação é a questão da custódia de preso. Essa atividade é ilegal", destacou o presidente do Sinpol-CE, Francisco Lucas de Oliveira. Segundo o sindicalista, há grande probabilidade de os policiais civis deflagrarem a greve.

Movimento

Para ratificar as reivindicações, o Sinpol-CE deflagrou a ´Operação Polícia Legal´ no último dia 9 de setembro, realizando uma série de atividades nos últimos dias, que culminam na Assembleia de hoje. Na semana anterior ao início da Operação, uma inspetora da Polícia Civil foi agredida por um preso do 35º DP (Curió) enquanto entregava uma refeição na cela, acirrando os ânimos da categoria.

Uma das medidas adotadas foi suspender a entrega do café da manhã levado às delegacias pelas famílias dos presos. Em protesto, presos do 11º DP (Pan-Americano) realizaram um motim, enquanto os do 24º DP (Pacatuba) fizeram greve de fome.

A atitude dos policiais foi criticada pelo governador do Estado, Camilo Santana, por "cercear o direito das pessoas de receber alimentação".

Durante a paralisação, o 7º DP (Pirambu) e a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), no bairro São Gerardo, irão atender à população da Capital e da Região Metropolitana. No Interior, somente as Delegacias Regionais de Camocim, na Região Norte, e a de Brejo Santo, na Região Sul, funcionarão.

De acordo com o Sinpol, as quatro unidades atenderão em regime de plantão. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) funcionará normalmente. Boletins de Ocorrência (B.Os) online também não sofrerão impactos durante o período. Ao todo, o Sindicato estima a adesão de aproximadamente 2.600 policiais, entre escrivães e inspetores. Os delegados não participarão do movimento.

Em nota à reportagem, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que "a categoria tem a obrigação legal de manter, pelo menos, 30% do efetivo atendendo às demandas da população".

A Pasta também destacou "que o diálogo com a categoria permanece aberto e que as solicitações dos profissionais estão sendo analisadas em conjunto com outras pastas do Governo".


Fonte: Diário do Nordeste

terça-feira, 20 de setembro de 2016

ORÓS: SUICÍDIO PROVOCADO POR ENFORCAMENTO NO ROCHEDO

Informo que dia 19/09/2016, por volta das 06h30min, a guarnição de serviço da CP-10081 após ser informada que no Sítio Rochedo, ocorrera um suicídio provocado por enforcamento, de imediato deslocou-se até o local do fato, e lá constatou a veracidade da informação, onde o corpo da vítima ANTÔNIO CARLOS DE ALMEIDA, brasileiro, casado, aposentado, natural de Orós/CE, 71 anos de idade, encontrava-se pendurado com uma corda amarrada no pescoço no quarto da casa, em seguida a composição acionou o Rabecão, que fez o traslado do corpo da vítima para a PEFOCE de Iguatu/CE.

Quero aqui me solidarizar com a dor dos familiares neste momento tão difícil, no domingo esteve na residência do seu Antônio no Rochedo e fomos pegos de surpresa com essa trágica notícia. Que Deus lhes dê muita força e sabedoria para suportar tamanha saudade.



Portal Orós com informações do Quartel do 10º BPM, Iguatu – CE, 20 de SETEMBRO de 2016. CB PM SAULO – SD PM HELAINE

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

BALANÇO PARCIAL DO FIM DE SEMANA REGISTRA 18 CASOS DE ASSASSINATOS NO CEARÁ

Ao menos, 18 pessoas foram assassinadas no Ceará durante o fim de semana. A maioria dos crimes ocorreu no Interior do Estado, conforme aponta um balanço parcial das ocorrências policiais registradas entre a última sexta-feira (16) e o começo da manhã de hoje (19). Entre os casos, a morte violenta de dois detentos numa cela da cadeia pública da cidade de Jaguaruana, no Vale do Jaguaribe (a 183Km de Fortaleza).

Os dois detentos, identificados como Lucas Jonas Fernandes de Oliveira e Aírton Richardensen da Silva foram encontrados mortos com cordas no pescoço, numa autêntica simulação de que teria ocorrido um duplo suicídio. Contudo, a Polícia já descartou esta hipótese e trata o caso como assassinato. Os dois presos respondiam por crimes de furtos e assaltos naquela região.

Mais crimes

Além do fato ocorrido em Jaguaruana, o Interior do Estado apresentou mais 16 crimes de morte nos seguintes Municípios: Tianguá, Capistrano, Aratuba e Sobral (todos no Interior Norte), Pereiro, Juazeiro do Norte, Quixadá, Jaguaruana (outro crime), Jaguaribe, Morada Nova, Orós e Jaguaretama.

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foram três homicídios nos Municípios de Caucaia, Cascavel e Maracanaú. Já Fortaleza, teve um registro de assassinato no bairro Canindezinho, no Grande Bom Jardim, área do “Território da Paz”.

 Passional

Entre as 18 pessoas assassinadas figurou uma mulher de 40 anos, Tratava-se da dona de casa, Damiana Maria Bandeira Afonso, 44 anos. Na madrugada de sexta-feira (16), ela foi morta, a golpes de foice, pelo marido, identificado como Manoel Luciano Afonso, 52, que acabou preso pela Polícia Militar horas depois. O crime aconteceu quando a casa da vítima foi invadida. A residência está localizada no Sítio Baião, na zona rural do Município de Pereiro, no Vale do Jaguaribe (a 346Km de Fortaleza).

Somente no Vale do Jaguaribe foram registrados sete assassinatos, pois, além do duplo homicídio na cadeia pública de Jaguaruana e o assassinato de uma mulher em Pereiro, ocorreram mais quatro crimes em Jaguaruana (o terceiro naquele Município), Jaguaretama, Ja Jaguaribe e em Morada Nova.


POR CEARÁ NEWS 7 FERNANDO RIBEIRO

DOIS PRESOS SÃO ENCONTRADOS MORTOS NA CADEIA DE JAGUARUANA

Dois presos foram encontrados mortos na manhã deste sábado (17), na Cadeia Pública de Jaguaruana, na região jaguaribana, a cerca de 170 km de Fortaleza.

Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), Lucas Jonas Fernandes de Oliveira e Airton Rychardsen da Silva, que não tiveram a idade informada, foram encontrados enforcados em uma das celas da Cadeia após o horário de visitas aos presos. Ambos respondiam pelo crime de roubo. A Polícia Civil irá investigar o caso.

Até o fim do mês de agosto deste ano, 37 presos haviam sido mortos em unidades prisionais do Estado, segundo estatísticas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O maior número de homicídios aconteceu no mês de maio, quando a Sejus contabilizou 18 vítimas durante crise no sistema penitenciário, com greve dos agentes e registros de motim e fuga.

Fonte: Diário do Nordeste

CEARÁ REGISTRA 10 ÓBITOS POR CALAZAR EM 2016

Com 193 casos registrados no Ceará, a leishmaniose visceral, popularmente conhecida como calazar, foi responsável por 10 óbitos em 2016. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), nas primeiras 36 semanas do ano, a maior incidência ocorreu em Fortaleza, com 48 casos e duas mortes. Os outros óbitos foram registrados nos municípios de Caucaia, Umirim, Choró, Independência, Umari, Acopiara, Brejo Santo e Tarrafas, com uma ocorrência cada.

Em 2014, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde (Sinam), foram 466 notificações e 42 mortes no Estado. O Ceará ficou naquele ano em segundo em número de casos, atrás apenas do Maranhão (530). Desde 2000, o pior ano para o Ceará foi em 2009, quando foram constatados 629 casos.

Transmitida ao homem pela picada do mosquito palha contaminado pela doença ao picar, principalmente, cães, roedores e animais silvestres, a constatação da leishmaniose visceral pode levar à eutanásia dos animais. Como forma de controle, o Ministério da Saúde recomenda o sacrifício obrigatório dos cães positivos no exame sorológico.

Entretanto, os Ministérios da Agricultura e da Saúde já liberaram o uso do medicamento Milteforan (Virbac) no tratamento dos cães acometidos pela leishmaniose visceral canina (LVC). A Nota Técnica Conjunta n° 001/2016 foi a que permitiu que o Ministério da Agricultura emitisse a liberação produto.

"Já sabemos que não adianta matar os cães para combater a doença. O cão é um dos vetores, é o principal, mas outros animais como coelhos, gatos e lebres também são", defende o médico veterinário, PhD em parasitologia e especialista em Leishmaniose, Vitor Márcio Ribeiro, durante o ciclo de palestras "A liberação do tratamento da Leishmaniose Visceral Canina, quais os próximos passos?", realizado no último domingo (18) na Assembleia Legislativa. Entretanto, o especialista reconhece que a eutanásia acabou sendo uma das poucas opções do poder público para enfrentar a zoonose.

Com a liberação do medicamento, aumentam as chances de o animal ficar protegido contra a leishmaniose, ajudando no combate à doença e mantendo o animal soronegativo após a vacinação. Ribeiro reforça que é importante também focar no combate ao vetor, o mosquito palha.

Alerta

O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para reduzir os índices de mortalidade em humanos, que vêm crescendo e deve se manter pelos próximos anos. "A leishmaniose visceral mata mais de 7% das pessoas contaminadas. Dos 3.613 casos novos registrados na América Latina em 2014, 3.453 foram no Brasil, cerca de 96%", explica.

O pesquisador diz ainda que o País tem 1,7 caso por cada 100 mil habitantes, e que 42,6% são em crianças. "Tivemos, em 2014, 2.511 internações, com uma média de permanência de 14 dias. E isso traz um custo muito alto para o País".

Sintomas

Quando detectado precocemente, o calazar pode ser tratado com grande chances de recuperação. Alguns dos principais sintomas são febres que reaparecem constantemente durante semanas, palidez, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, problemas respiratórios, diarreia e sangramentos. O período de incubação em humanos varia de dois a seis meses. Em cães, os sintomas são lesões na pele, emagrecimento, atrofia muscular e hemorragias.

Medicamento

O Grupo de Estudos sobre Leishmaniose Animal (Brasileish) esteve à frente dos trabalhos para liberação do medicamento no Brasil e após décadas de discussão, o grupo de pesquisas anunciou no último dia 28 de agosto que conseguiu a aprovação do Ministério da Saúde e da Agricultura para a comercialização do Milteforan, que é uma das drogas mais utilizadas na Europa para o tratamento da leishmaniose em cães.

O remédio foi testado no Hospital Veterinário Mundo Animal, em Andradina (SP), com resultados eficazes. Poderá, ser Será comercializado a partir de janeiro de 2017

Fonte: Diário do Nordeste

58,51% DO CEARÁ SOFREM COM SECA EXTREMA

A cada mês, a estiagem vai se alastrando e atingindo o Ceará com mais força. Apesar das várias tentativas do Governo do Estado para mobilizar a população a poupar os recursos hídricos, as perspectivas de reverter a situação nos próximos meses são pequenas. Segundo o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), Raul Fritz, com a baixa média de chuvas registrada historicamente entre os meses de setembro e novembro, a tendência é de que a seca intensa atinja área cada vez maior do Estado até o fim deste ano.

Além das precipitações escassas, os reservatórios ainda podem ser prejudicados pela forte evaporação da água, resultado das altas temperaturas. "É muito preocupante. Nos próximos meses, pode até ser que aconteçam chuvas esporádicas, mas não são suficientes para diminuir esse quadro", afirma Fritz.

Cenário preocupante

Se no mês de junho, o Ceará já passava por seca extrema em partes das regiões do Cariri e dos Sertões, em agosto, a área mais a sul do estado já alcança níveis excepcionais, considerado o mais grave, conforme classificação da Agência Nacional de Águas (ANA).

Os dados foram revelados pelo Monitor de Secas do Nordeste, plataforma do Governo Federal que acompanha de forma periódica a gravidade da seca na região. No relatório referente a agosto, a ferramenta aponta que mais da metade do Ceará (58,51%) estava em situação de seca extrema ou excepcional, revelando a magnitude da situação.

No mês de julho, esse percentual era 37,18%. Já os municípios que se encontravam exclusivamente em estado de seca excepcional em agosto correspondiam a 14,06% do Estado, quase o dobro do total registrado no mês anterior (7,5%).

Conforme a tabela da ANA, nos municípios onde a seca é extrema, os prejuízos incluem grande perdas de cultura e pastagem, assim como escassez de água generalizada ou restrições. Na seca excepcional, os quadros se agravam ainda mais, com a falta de água nos reservatórios, córregos e poços, resultando em situações de emergência.

Precipitações

Segundo a avaliação da Agência, "as poucas chuvas que ocorreram nesse mês de agosto contribuíram para intensificar a seca na maior parte do Estado". O meteorologista Raul Fritz ratifica: "Nossa estação invernosa foi fraca e depois não tivemos chuvas. Felizmente o mês de janeiro foi razoável, o que ajudou a manter os reservatórios até agora. De qualquer forma, choveu 45% abaixo da média e isso agravou a condição", diz o especialista.

Os impactos da ampliação das áreas com secas severas, conforme a ANA, são sentidos a curto prazo, na agricultura e na pastagem, e a longo prazo, na hidrologia e na ecologia. Uma das consequências é a queda do volume dos reservatórios cearenses. De acordo com dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) referentes ao último sábado (17), os açudes monitorados estão com apenas 9,2% de sua capacidade.

Na mesma data do mês de junho, logo após o fim da estação chuvosa, os reservatórios possuíam 11,6% da capacidade. Em julho, o percentual baixou para 10,8% e, em agosto, para 10%. Hoje, dos 153 reservatórios presentes no Ceará, 129 estão com menos de 30% de sua capacidade.

Fonte: Diário do Nordeste

CRISE HÍDRICA NO CEARÁ GERA RESTRIÇÕES DE CONSUMO PARA A POPULAÇÃO E INDÚSTRIA

Na casa do mestre de obras Francisco Gomes Moreira, de 63 anos, a frequência com que a roupa é lavada diminuiu. E a água usada na máquina de lavar é reaproveitada desde que ele levou para casa um grande recipiente de uma das obras em que trabalhou. “Nosso consumo per capita é muito pouco, e fazemos o máximo possível de economia”, diz Gomes, que mora com a mulher em Fortaleza.

A família é uma das que conseguiram se encaixar na meta de 10% de redução de consumo de água, definida pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) no fim do ano passado para enfrentar os efeitos da seca que atinge o estado há cinco anos. A partir deste domingo (18), porém, a meta vai dobrar: 20%.

Por causa da situação crítica dos reservatórios que abastecem Fortaleza e 17 municípios da região metropolitana, a Cagece foi autorizada a aplicar tarifa de contingência de 20% sobre a média do consumo de água da população – ou seja, os consumidores podem gastar até 80% dessa média,  calculada com base no período de outubro de 2014 a setembro de 2015. Quem passar disso fica sujeito a pagar multa de 120% sobre as tarifas.

“Na nossa casa, está tudo dentro do padrão, da meta de 10%. Agora, com 20%, vai complicar um pouco. Vamos esperar chegar a próxima conta d´água para ver como podemos diminuir ainda mais o consumo”, planeja Gomes. A região metropolitana de Fortaleza concentra 3,7 milhões dos 8,9 milhões de habitantes do Ceará.

A nova meta de redução de consumo faz parte do Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza, lançado em agosto, e reflete a diminuição do volume de água que chega para a população e para o comércio e a indústria.

Reservatórios: situação preocupante

A situação do Açude Castanhão, um dos principais reservatórios de abastecimento da região, é preocupante. Considerado o maior açude de usos múltiplos do Brasil, o Castanhão está com apenas 6,6% da capacidade útil, que é de 6,7 bilhões de metros cúbicos (m³). Com o uso, a falta de chuvas e a evaporação, a cada dia, o volume cai.

Há outas ações em curso para enfrentar os efeitos da seca na região metropolitana, como o reaproveitamento da água da lavagem dos filtros da Estação de Tratamento de Água Gavião ETA Gavião) e a perfuração de poços na região do Porto do Pecém, a cerca de 60 quilômetros de Fortaleza, além de fiscalizações para evitar a perda de água por vazamentos e ligações clandestinas.

O objetivo dos órgãos responsáveis pelos recursos hídricos no estado é evitar o racionamento. “O racionamento seria uma medida extrema, em que não conseguiríamos ofertar água e a população carente seria a mais afetada. Estamos nos esforçando para evitar isso”, afirma o superintendente comercial da Cagece, Agostinho Moreira.

Desde a implantação da tarifa de contingência de 10%, apenas metade da meta foi alcançada. Em julho e agosto (ainda com dados preliminares), a redução de consumo de água ficou em 6%. Agora, mesmo com a meta dobrada, Moreira diz que o dado, antes de ser preocupante, reflete a adesão da população à medida. “O aumento da tarifa de contingência é uma das ações do Plano de Segurança Hídrica. As ações se somam e uma ajuda a outra para a redução do consumo.”

O reúso da água da lavagem dos filtros da ETA Gavião começou no dia 6 deste mês. Segundo Moreira, o sistema que trata essa água e a faz retornar para a população fornece cerca de 300 litros por segundo, o suficiente para abastecer uma cidade com população de 150 mil pessoas.


Fonte: Diário do Nordeste

domingo, 18 de setembro de 2016

ORÓS: HOMICÍDIO A BALA EM GUASSUSSÊ

Informo que no dia (17/09/2016), por volta das 07h45min, o Destacamento de Orós/CE, recebeu uma ligação via 190, informando de que no Distrito da Vila Guassussê, distante 15 km da Sede, acabara de acontecer um homicídio.

A composição da CP 10031 composta pelo ST PM Rolim, SD PM J. NETO, SD PM RONNYERE e o SD PM JOAB, de imediato se deslocaram até o local, para apurar os fatos, chegando no local foram informados por populares que a vítima de nome Reinaldo Cândido Duarte, 28 anos, já teria sido socorrido para o Hospital Municipal de Orós/CE, onde não resistiu ao ferimento, o mesmo foi lesionado por um disparo de arma de fogo, sendo atingido no abdômen.

No local do sinistro a composição localizou um projétil aparentemente de calibre 38. A composição se deslocou até a casa onde o acusado poderia estar homiziado, segundo populares, sempre o viam naquela residência, foi encontrado documentação pessoal da possível companheira do acusado “Tiago”.

A composição localizou a companheira do acusado a senhora e a conduziu para Delegacia Regional de Policia Civil de Icó/CE, para que ela pudesse prestar esclarecimentos sobre os fatos ocorridos e sobre a pessoa do Tiago.
A composição foi informada em seguida via 190 que o acusado havia se evadido do local numa motocicleta sem características anotadas e não souberam informar o rumo tomado.


Portal Orós com informações do Quartel do 10º BPM, Iguatu – CE, 18 de SETEMBRO de 2016.  2º SGT PM JONATAS –  SD PM KELLY

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

PLANTÃO POLICIAL EM ORÓS COM ROUBO DE VEÍCULO E ACIDENTE DE TRÂNSITO

ORÓS/CE   ROUBO DE VEÍCULO


         No dia 14/09/2016, por volta das 19h00min, a composição da VTR CP 10031 foi informada que a pessoa de TIAGO PATRICIO BENTOT, 33 anos, trafegava em sua motocicleta Honda Bros vermelha, ano 2007, (não recordando a placa do veículo), retornando do sitio Pedregulho para Guassussê quando foi surpreendido por dois indivíduos, um deles a pé e armado a revólver e o outro aguardava em outra motocicleta, que anunciaram o roubo subtraindo sua motocicleta e apreendendo fuga em sentido a Lima Campos, distrito de Icó-CE.

Os policiais realizaram diligencias com intuito de localizar a referida motocicleta e os autores do crime, mas não obtiveram êxito até o momento.


ORÓS/CE   ACIDENTE DE TRANSITO (QUEDA DE MOTO)


         No dia 15/09/2016, por volta das 02h00min, a composição da VTRCP 10031 foi informada que uma pessoa havia sofrido uma queda de moto na CE 153 que liga os municípios de Orós à Solonópoles.

De imediato a composição dirigiu-se ao local, acionando também o Samu, para averiguação da denúncia, lá foi constado que se trata da pessoa de João Gomes Maciel, 55 anos, o mesmo seguia em sua motocicleta, uma Honda CG 125 Titan ks, 2001/2002, de cor azul e placa HXI 9841, com inscrição de Quixelô-CE, para sua residência no sitio Verdume em Orós, quando perdeu o controle do veículo e veio a cair, o mesmo foi socorrido pelo Samu com suspeita de fraturas nas costelas do lado direita e foi transferido para o hospital regional de Icó.

A sua motocicleta foi recolhida pelos policiais para o pátio da delegacia municipal de Orós.




Portal Orós com informações do Quartel do 10º BPM, Iguatu – CE, 15 de SETEMBRO de 2016.  1º SGT PM VANDEILSON – 3º SGT PM VILSON

AÇUDE ORÓS ESTÁ BAIXANDO 2 CENTÍMETROS DE ÁGUA POR DIA COM A RETIRADA DAS ÁGUAS

HOJE 14/09/2016 O PORTAL ORÓS ESTEVE NO AÇUDE ORÓS E NA VÁLVULA PARA MOSTRAR O AUMENTO DA RETIRADAS DAS ÁGUAS DO AÇUDE ORÓS, ESTÃO SENDO RETIRADOS 10.300 METROS CÚBICOS POR SEGUNDO PELA VÁLVULA E AS DUAS TURBINAS E A PREVISÃO É QUE ESSE VOLUME AUMENTE AINDA MAIS ATÉ PRÓXIMA 

SEXTA-FEIRA 16/09 APÓS O CONCERTO DO MECANISMO DA VÁLVULA QUE ESTÁ DANIFICADO. O CANAL ORÓS FEITICEIRO A 15 DIAS ESTÁ TOTALMENTE SECO PARA ATENDER A DEMANDA DOS GRANDES EMPRESÁRIOS E INDUSTRIAS  ATÉ FORTALEZA. DIGA NÃO A RETIRADA DAS ÁGUAS DO AÇUDE ORÓS.



quarta-feira, 14 de setembro de 2016

VACINA: CEARÁ RECEBERÁ 1,1 MILHÃO DE DOSES PARA CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO

A Campanha Nacional Multivacinação iniciará a partir da próxima segunda-feira, 19, nos postos de saúde no Ceará. Até 30 de setembro, pais ou responsáveis devem atualizar a caderneta das crianças. A campanha é direcionada a menores de 5 anos, crianças de 9 e adolescentes (10 a 15 anos incompletos).

Todas as crianças menores de cinco anos, crianças com nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos devem participar da campanha. O objetivo da mobilização é convocar pais e responsáveis a levarem seus filhos aos postos de vacinação, seja para iniciar o esquema de vacinação ou completar as doses que estiverem pendentes.

Ao Estado do Ceará o Ministério da Saúde enviou 1.155.635 doses. Para todo o país, foram disponibilizados 19,2 milhões doses extras das 14 vacinas ofertadas na campanha.

Os adolescentes esão sendo inclusos neste ano por serem um dos grupoas prioritário e um dos apresenta uma maior resistência a se vacinar.

Segundo o ministro, com a campanha serão atualizadas 14 vacinas nesses públicos. Com a campanha de vacinação, o Ministério espera a redução das doenças imunopreveníveis no país e a diminuir o abandono à vacinação. Como a vacinação será de forma seletiva para a população alvo, não há meta a ser alcançada.

Redação O POVO Online

TRIO PROCURADO EM VÁRIOS ESTADOS POR ATAQUES A BANCO É PRESO NA BEIRA MAR

A Polícia Civil divulgou nesta terça-feira (13) a prisão de uma quadrilha especializada em ataques a bancos, que atuava no Ceará e outros estados. Os homens estavam hospedados em um hotel na Avenida Abolição, no Bairro Mucuripe, nas proximidades da Avenida Beira Mar.

O trio, que foi identificado após investigações da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), possui mandados de prisão abertos nos estados de Alagoas, Goiás, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O Delegado Raphael Vilarinho, titular da DRF, informou que eles já foram presos em ações semelhantes ocorridas nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de também cometerem o mesmo crime em países vizinhos, como a Bolívia e o Chile. "Descobrimos que eles pretendiam se estabelecer no Ceará e praticar os crimes aqui e em estados vizinhos. Eles são especialistas em arrombamento com uso de maçaricos, demoram cerca de cinco minutos para cometerem o crime", revelou Vilarinho.

Os homens foram autuados em flagrante por furto qualificado (arrombamento), associação criminosa e resistência. Um dos suspeitos também foi autuado por uso de documento falso. A Polícia continua investigando se eles possuem participação em outros crimes praticados em solo cearense.

Com eles, os policiais apreenderam um o material utilizado pelo bando nos arrombamentos, como maçaricos, botijões de gás, cilindros de oxigênio, cabos e ferros de solda, pé de cabra, brocas, furadeira, bico de corte, máscaras e óculos de proteção, chaves de boca, braçadeiras de ferro, discos de corte, talhadeiras, entre outros apetrechos utilizados para violar os caixas eletrônicos, além de documentos e um veículo.

Ainda segundo as investigações, o trio é responsável por oito furtos qualificados (por arrombamento) de caixas eletrônicos, sete em Fortaleza e um Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. Os crimes ocorreram entre maio e setembro deste ano.

Ataques do grupo

Banco do Brasil, na Avenida Francisco Sá, Bairro Carlito Pamplona, no último dia 11;
Banco do Brasil, na Avenida Osório de Paiva, Bairro Parangaba, no dia 04 deste mês;
Banco do Brasil, na Avenida 13 de maio, Bairro de Fátima, no dia 02 de setembro;
Banco do Brasil, na Rodovia BR 166, Bairro Aerolândia, no dia 27 de agosto;
Banco do Brasil, na sede da Vice-Prefeitura de Fortaleza, na Avenida Luciano Carneiro, bairro Vila União, no dia 11 de agosto;
Santander, na Avenida Desembargador Moreira, bairro Aldeota, no dia 31 de julho;
Santander, na Avenida Santos Dumont, Bairro Aldeota, no dia 17 de julho; e
Banco do Brasil, no município de Horizonte, no dia 05 de maio.


G1 CEARÁ

CÂMERA REGISTRA FURTO DE MOTOCICLETA EM ICÓ

Na manhã dessa segunda-feira (12), no município de Icó, foi furtada a motocicleta da professora Maria Júlia Vitor, de 34 anos, em frente ao colégio Mundo Mágico na avenida Francisco Caetano Dantas. A informação é do repórter policial e correspondente do site Miséria Richard Lopes.

A professora tinha deixado a motocicleta Honda CG125, de cor vermelha e placa HXU3990, estacionada em frente a unidade de ensino quando foi furtada por uma dupla usando bonés.

Toda ação criminosa foi captada pelas câmeras de TV do colégio que poderá ajudar a polícia na identificação dos delinquentes. A reportagem do site Miséria teve acesso as imagens e divulga o conteúdo na íntegra.

Assista ao vídeo:


MISÉRIA

terça-feira, 13 de setembro de 2016


JUSTIÇA ELEITORAL JULGA IMPROCEDENTE A DENUNCIA CONTRA O CANDIDATO A VEREADOR JOSEMBERG VIEIRA.

“A JUSTIÇA DE DEUS É MAIOR”, e a justiça dos homens está do lado da VERDADE, por isso, nos deu o direito de fazer nossa humilde propaganda de vereador do povo no maior e mais acessado portal de notícias de Orós, PORTAL ORÓS que é a voz em defesa do povo e que a tempos os poderosos de nossa cidade tentam calar sem sucesso porque tenho a DEUS e o povo oroense do meu lado. A verdade do povo com Josemberg 15.123 o vereador do povo venceu a mentira dos poderosos de nossa cidade mais uma vez.


Me dê a honra de representá-los na câmara pois tenho a coragem para falar e muita vontade de fazer a defesa do meu povo. Serei se DEUS quiser a sua voz na câmara de vereadores de Orós.

OBRIGADO MEU DEUS E AO MEU POVO PELO TOTAL APOIO E CARINHO ESTAMOS JUNTOS E MISTURADOS E SEM TEMER A VERDADE.


ABAIXO DECISÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL DANDO O DIREITO AO VEREADOR JOSEMBERG VIEIRA DE FAZER A SUA PROPAGANDA NO PORTAL ORÓS COMO DIZ LEI.

sábado, 10 de setembro de 2016

GREVE DOS BANCÁRIOS ENTRA NO 4º DIA COM 307 AGÊNCIAS FECHADAS NO CEARÁ

A greve dos bancários entrou no 4º dia nesta sexta-feira (9) com 307 agências fechadas no Ceará, o que equivalente a 54% do total de bancos no estado. A paralisação, aprovada em assembleia no último dia 1º, atinge bancos públicos e privados do estado.

Os profissionais não aceitaram a proposta de reajuste salarial de 6,5% apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e decretaram greve por tempo indeterminado. Conforme o Sindicato dos Bancários do Ceará, uma nova proposta foi apresentada nesta quinta-feira.

Em rodada de negociação realizada em São Paulo, os banqueiros ofereceram 7% de reajuste e R$ 3,3 mil de abono, mas a rodada foi suspensa. A negociação ainda deve continuar nesta sexta-feira, já que o fechamento das agências ocorre por tempo indeterminado.

Os sindicatos alegam que a oferta ficou abaixo da inflação projetada em 9,57% para agosto deste ano e representa perdas de 2,8% para o bolso de cada bancário.

Reivindicações

Os bancários querem reposição da inflação do período mais 5% de aumento real, valorização do piso salarial, no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3.940,24 em junho), PLR de três salários mais R$ 8.317,90, além de outras reivindicações, como melhores condições de trabalho.

Segundo a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a proposta representa um aumento, na remuneração, de 15% para os empregados com salário de R$ 2,7 mil, por exemplo.

Para quem ganha R$ 4 mil, o aumento de remuneração será de 12,3%; e, para salários de R$ 5 mil, equivale a 11,1%. O piso salarial para a função de caixa, com o reajuste, passaria a R$ 2.842,96, por jornada de 6 horas/dia.

Atendimento

Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lembrou que os clientes podem utilizar os caixas eletrônicos para agendamento e pagamento de contas (desde que não vencidas), saques, depósitos, emissão de folhas de cheques, transferências e saques de benefícios sociais.

Nos correspondentes bancários (postos dos Correios, casas lotéricas e supermercados), é possível também pagar contas e faturas de concessionárias de serviços públicos, sacar dinheiro e benefícios e fazer depósitos, entre outros serviços.

Greve passada
A última paralisação dos bancários ocorreu em outubro do ano passado e teve duração de 21 dias, com agências de bancos públicos e privados fechadas em 24 estados e do Distrito Federal. Na ocasião, a Fenaban propôs reajuste de 10%, em resposta à reivindicação de 16% da categoria.


Do G1 CE