sexta-feira, 29 de abril de 2016

VEREADOR EM AÇÃO: VICENTE PINTO SESSÃO DA CÂMARA 28 ABRIL 2016

O VEREADOR VICENTE PINTO SOLICITOU NA SESSÃO DA CÂMARA DE ORÓS EM (28/4/16), POR MEIO DO REQUERIMENTO 53: O PAGAMENTO AOS AGRICULTORES OROENSES DO SEGURO SAFRA 2016 JUNTO A SECRETARIA ESTADUAL DA AGRICULTURA (25 ABRIL 2016).

O VEREADOR VICENTE PINTO SOLICITOU NA SESSÃO DA CÂMARA DE ORÓS EM (28/4/16), POR MEIO DO REQUERIMENTO 51: A SUBSTITUIÇÃO DAS LUMINÁRIAS QUEIMADAS NA AVENIDA FARES LOPES (25 ABRIL 2016). 

O VEREADOR VICENTE PINTO SOLICITOU NA SESSÃO DA CÂMARA DE ORÓS EM (28/4/16), POR MEIO DO REQUERIMENTO 49: O PAGAMENTO DE GRATIFICAÇÃO AOS SERVIDORES MUNICIPAIS LOTADOS NA SECRETARIA DE VARA ÚNICA DA COMARCA DE ORÓS NO CARTÓRIO ELEITORAL (25 ABRIL 2016).

RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS POLICIAIS EM ORÓS

2ª/10º ORÓS: AMEAÇA E MARIA DA PENHA

Informo a Vossa Senhoria que hoje, dia 28/04/2016, por volta das 08h00min, a composição da VTR CP 1003, encontrava-se em patrulhamento normal quando foram procurados pela Senhora E. T. S. , natural de Orós-CE, agricultora, informando que se encontrava em sua residência quando seu filho por nome de V. DA S. D., 16 anos, chegou ameaçando a mesma e a seus outros filhos jogando pedras e começou a falar “SE EU ME IRRITAR AQUI EU ESFAQUEIO TODOS UM POR UM”, e com medo ela saiu de casa com seus outros filhos.

Sendo que no dia anterior a Senhora, já havia procurado a composição e os mesmos não conseguiram encontra-lo em casa, que apenas hoje conseguiram encontrar o mesmo que estava com uma arma branca, tipo faca peixeira e trouxeram para a DP para ser feito os procedimentos legais, sendo autuado no Art.147 do CPB C/C Lei 11.340/06.


2ª/10º ORÓS:  CONDUÇÃO A DP POR PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO ALHEIO

Informo a Vossa Senhoria que hoje, dia 28/04/2016, por volta das 23h, a composição da VTR CP 10031 do destacamento de Orós/CE, foram informados, via 190, que havia na Rua Isaac Cândido, naquela rua um som com o volume bastante alto incomodando os vizinhos.
E a composição ao comparecer no local, verificou a veracidade dos fatos, tendo como autor o Sr. Cícero, 31 anos, residente à rua Isaac Cândido, natural de Orós/CE, que foi pedido para que o mesmo desligasse o aparelho, porém ele se recusou.

E diante disso foi dado voz de prisão ao mesmo, sendo conduzido e também apreendido com o mesmo; uma televisão e um aparelho de DVD para a Delegacia Municipal de Polícia Civil – Orós/CE, apresentado a autoridade competente e lavrado um TCO - Perturbação ao sossego alheio.


Com informações do Quartel do 10º BPM, Iguatu – CE, 28 de ABRIL de 2016. SD PM HELAINE – SD PM KELLY (Operadores de Comunicações).

BANDIDOS ATERRORIZAM MORADORES NOS SÍTIOS SANTA ROSA I E II, EM IGUATU

Na noite da última quarta-feira,27, os Sítios Santa Rosa I e II foram palco de ações criminosas que assustaram os moradores das comunidades. Em depoimentos enviados para o programa A Voz do Centro Sul da Rádio Liberdade 870 AM, vítimas de bandidos relataram que os criminosos assaltaram clientes em uma lanchonete e alguns jovens.

“Estávamos dentro da lanchonete quando eles chegaram, uma dupla, um homem desceu da moto e o outro ficou dando apoio, levaram celulares dos clientes e algum dinheiro da lanchonete”, disse uma vítima que pediu para não ser identificada.

Minutos após, uma nova dupla realizou outra ação criminosa, desta vez as vítimas estavam sentadas nas proximidades de uma residência, “minutos após alguns jovens, estavam conversando perto da casa deles, e chegaram dois homens em uma moto e roubaram os celulares, a situação está séria aqui na região da Santa Rosa”, disse o segundo áudio enviado para o whatsapp do programa A Voz do Centro Sul ( 88 981017862).

O caso foi comunicado a Polícia Civil e Militar que já investigam os fatos ocorridos.


IGUATU.NET

SERVIDORES DA ADAGRI VÃO ENTRAR EM GREVE NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

Os servidores  da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) vão paralisar atividades na próxima segunda-feira. A categoria, formada por fiscais e agentes estaduais agropecuários, responde pelo resguardo da sanidade animal e vegetal do Ceará e a segurança e qualidade alimentar.

A principal reivindicação é a valorização dos servidores, o que, na prática, se constitui em salário-base, já que atualmente o pessoal da Adagri diz receber o 3º pior do país e do Nordeste e um dos piores de todos os servidores estaduais, na mesma referência ou equivalência, dentre outros.


Blog do Eliomar de Lima

MP DO CEARÁ INGRESSA COM AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA CONTRA PREFEITO DE SABOEIRO

“O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de justiça Herbet Gonçalves Santos, propôs, nesta quinta-feira (28), uma Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa combinada com pedido de tutela de urgência contra o prefeito de Saboeiro, Marcondes Herbster Ferraz, em razão de abandono do Conselho Tutelar.

O MPCE requer a condenação do prefeito em razão da prática de ato de improbidade administrativa, previsto no artigo 11, “caput” (violação aos princípios da Administração Pública) da Lei 8429/92, com as seguintes sanções: perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

“O prefeito municipal deixou de agir (negligência) – omissão dolosa e incúria com a coisa pública – violando os princípios da legalidade, moralidade e eficiência em afronta ao interesse público meta a ser intransigentemente perseguida pelo administrador responsável”, informa o promotor.

Em setembro de 2010, o MPCE abriu Procedimento Administrativo tendo como objetivo o funcionamento adequado do Conselho Tutelar, mirando a aquisição de melhores condições de trabalho aos conselheiros. Mesmo com Recomendações feitas à Prefeitura de Saboeiro, nenhuma solicitação foi atendida. Em abril deste ano, o Ministério Público realizou inspeção na unidade do Conselho Tutelar, a partir de novo Procedimento Administrativo com o objetivo de verificar a estrutura da unidade. Nessa inspeção, foram constatadas irregularidades como ausência de impressora, de telefone fixo, de acesso à internet e de veículo automotor. O Conselho tampouco recebeu o “kit” de equipamento da Secretaria de Direitos Humanos. No ano passado, o órgão ficou quatro meses sem fornecimento de água.

Segundo Herbet Santos, o Conselho Tutelar não possui infraestrutura adequada, não permitindo um atendimento digno, de acordo com a realidade do Município. “Em decorrência da precariedade de estrutura, o Conselho Tutelar tem muitas dificuldades de realizar os relatórios sociais a pedido do Ministério Público e Poder Judiciário, o que causa um enorme prejuízo às demandas judiciais e extrajudiciais”, detalha.

A Ação Civil Pública pede que a Justiça determine que o Município de Saboeiro realize melhorias no Conselho Tutelar, dando espaço adequado para a sede, custeio com mobiliário permanente, aquisição de veículo, impressora, internet, computadores, linha de telefonia fixa, entre outros materiais e produtos.”


(Site do MP-CE)

quinta-feira, 28 de abril de 2016

FIES MUDA REGRAS PARA FACILITAR PREENCHIMENTO DE VAGAS E ABRE INSCRIÇÕES DIA 14

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terá inscrições antecipadas e regras mais flexíveis para ajudar a preencher todas as vagas ofertadas. As mudanças foram anunciadas hoje (27)  pelo Ministério da Educação (MEC) e serão implementadas no segundo semestre. Segundo o ministro Aloizio Mercadante, a intenção é facilitar o preenchimento das vagas. No primeiro semestre, das 250 mil vagas com financiamento ofertadas, cerca da metade não foi preenchida.

As mais de 100 mil vagas remanescentes no processo seletivo do primeiro semestre que não forem preenchidas até o segundo semestre serão novamente ofertadas. A inscrição, que no ano passado ocorreu em agosto, será antecipada para o período de 14 a 17 de junho deste ano.

No dia 31 de maio, serão divulgadas as vagas selecionadas pelo MEC. O resultado do processo seletivo regular será divulgado no dia 20 de junho. O Rio de Janeiro terá, no entanto, calendário diferenciado devido aos Jogos Olímpicos. As datas serão divulgadas posteriormente.
"Vamos ter uma importante flexibilização no sistema e vários novos estímulos para que mais estudantes possam acessar o Fies", disse Mercadante. Ainda não há previsão de quantas vagas serão ofertadas, Segundo Mercadante, serão mais que as 314 mil ofertadas no ano passado, e os recursos para o programa já estão assegurados.

Novas regras

As novas regras incluem a ampliação do prazo para conclusão da inscrição de cinco dias corridos para cinco dias úteis e maior autonomia para a instituição confirmar a matrícula do estudante, por meio da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). Haverá também redução do patamar mínimo de prestação do Fies de R$ 100 para R$ 50. As mudaças valerão para os contratos firmados no segundo semestre.

O MEC também flexibilizou a oferta de cursos prioritários. Até o último processo seletivo, 70% das vagas eram ofertadas em saúde, engenharias e licenciaturas e pedagogia. Agora serão 60% para essas áreas. De acordo com Mercadante, o remanejamento segue a demanda por esses cursos. Saúde terá metade das vagas nas áreas prioritárias, engenharia, 40%, e cursos para a formação de novos professores, 10%.

As vagas que não forem preenchidas no processo seletivo regular serão ofertadas novamente, com prazo específico para alunos inscritos que não foram aprovados. Está prevista também etapa para que os estudantes que não foram aprovados no Fies do primeiro semestre concorram às vagas remanescentes. As que sobrarem poderão também ser ofertadas em outros cursos da mesma mantenedora de ensino.

O MEC mantém a exigência de o estudante tirar pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer às vagas e de renda familiar de até 2,5 salários mínimos por pessoa. "Essa é a nota [no Enem] que exigimos para o participante ter certificação do ensino médio. Não podemos dar uma bolsa subsidiada para estudante que tira nota abaixo da que deveria tirar para concluir o ensino médio. Isso seria rebaixar a qualidade. Não faremos isso", afirmou o ministro.

Sobre o patamar da renda, Mercadante disse que existe uma demanda para que seja alterada para até 3,5 salários mínimos para que mais pessoas possam participar do programa, mas ressaltou que a questão ainda está sendo discutida.


AGÊNCIA BRASIL

BANDIDOS FURTAM FIOS DE AVENIDAS EM IGUATU E DÃO UM PREJUÍZO DE R$ 300 MIL REAIS AO MUNICÍPIO

As Avenidas Juscelino Kubitschek e Sabino Antunes sofrem com as ações de bandidos, as vias que são utilizadas por populares para a prática de exercícios físicos, veículos que conduzem famílias para suas residências e carros que atuam em empresas, foram alvo de furto.

Cerca de 6 mil 400 metros de fios de energia foram retirados das Avenidas causando um prejuízo de aproximadamente R$ 300 mil reais ao município de Iguatu.

É o que foi repassado para a reportagem do programa A Voz do Centro Sul, durante uma entrevista com o eletricista e representante de uma empresa que presta serviço para a PMI, onde realiza a reposição de lâmpadas pelas ruas de Iguatu, Marcos Timóteo, “infelizmente foram furtados mais de seis mil metros de fios nestas avenidas, uma manobra de quem sabe o que fazer e deram um prejuízo de quase R$ 300 mil reais ao nosso município e isto não pode ficar impune”, disse.

“Onde conseguimos colocar na via aérea os bandidos não levaram, mas nos outros locais que passam por baixo do solo, a fiação é furtada devido o cobre que é bastante procurado no mercado negro. Lembrando que esta é a segunda vez que acontece isto em Iguatu”, disse, José Marquinhos.

Enquanto isto, a população reclama da escuridão e da ação de bandidos, “é muita ousadia, pela segunda vez isto acontece nestas Avenidas, eles não respeitam nada e ninguém, roubam nosso patrimônio e se dão bem. Isto tem que acabar a situação no escuro fica muito ruim para nós que moramos nas proximidades e praticamos a caminhada”, disse, Roberta Kelysson, 35. O caso foi denunciado na Delegacia Regional de Iguatu e está sendo investigado.


Iguatu.net

ACHADO DE CADÁVER NA SAIDA DE TAUÁ PARA ARNEIROZ

A equipe do Pró-Cidadania, formada pelos agentes Pinheiro, Jardel, Ivaldo e Luan, foi acionada para o achado de uma motocicleta, as margens da CE-176, saida de Tauá para Arneiroz.

No local foi constatada a veracidade, onde se encontrava abandonada a moto titan, cor preta, placa:NRA-4707. A equipe observou nas proximidades a movimentação de urubus e foi verificar e para surpresa foi encontrado um cadáver, já em avançado estado de decomposição.

Imediatamente foi acionado o rabecão para fazer a condução do corpo para o IML de Tauá. No entanto familiares de um rapaz que estava desaparecido não tem dúvidas que o corpo é do mesmo, no caso Francisco Pereira Holanda, residente no bairro Manoel Alves Mota. Segundo familiares, ele estava desaparecido desde a última quinta- feira, quando foi fazer uma consulta médica na UPA e não mais retornou. A motocicleta pertencia ao mesmo.

Francisco era viúvo, pai de dois filhos e filho de Benedito Pereira e Creuza Holanda. Ele trabalhava como servente de pedreiro. O exame de necropsia vai dizer qual foi a verdadeira causa da morte.


Blog do Diomar Araújo

IGNORADO POR POLÍTICAS PÚBLICAS, ENSINO FUNDAMENTAL 2 TEM BAIXA QUALIDADE

Treze milhões de alunos no país estudam numa etapa que está estagnada em baixo patamar de qualidade. O ciclo em questão compreende do sexto ao nono anos, os últimos do ensino fundamental, que idealmente recebem estudantes entre 11 e 14 anos.

Não há políticas governamentais suficientes para o aprimoramento dessa fase da educação básica brasileira, uma carência que é reconhecida até mesmo por gestores públicos da área.

Nessas séries, o aluno deixa de ter apenas um professor, que leciona português e matemática, para responder para cerca de dez –o número depende do projeto pedagógico de cada colégio.

Essa mudança, dizem especialistas, é feita de forma brusca, sem que a criança seja preparada, afetando um aluno já impactado por conflitos típicos da puberdade.

Números oficiais evidenciam a dificuldade dos alunos ao ingressarem nesse nível: o sexto ano, que abre a etapa final, tem a maior taxa de reprovação (15%) e abandono (3,8%) entre as nove séries do ensino fundamental.

"Há uma lacuna nessa etapa", afirma o vice-presidente do conselho de secretários estaduais de Educação, Rossieli Soares da Silva.

ESFORÇO E DISCUSSÃO

"Há um justo esforço do país para alfabetizar nas primeiras séries. Para o ensino médio, há discussão sobre currículo. Os anos finais do fundamental ficaram um pouco de lado", diz Silva.

Para o processo de alfabetização, há um programa federal de capacitação de docentes e elaboração de materiais. Para o ensino médio, o próprio conselho trabalha na reestruturação curricular.

"Sentimos falta de programa nacional para os anos finais do fundamental", diz o presidente da união dos secretários municipais de Educação, Alessio Costa Lima.

"A maioria dos municípios não tem capacidade para investir nas escolas. O dinheiro está com a União."

Estados e municípios concentram 85% das matrículas dessa etapa do país.

Alunos dos anos finais do fundamental não apresentam melhora nos seus indicadores desde 2009, segundo monitoramento da ONG Todos pela Educação, feito com base em dados da avaliação federal chamada Prova Brasil.

Por exemplo: apenas 16% se formam nessa etapa com conhecimento considerado adequado em matemática.

A partir de 2005, com as melhorias nos indicadores dos primeiros anos do fundamental, esperava-se que, como numa onda, alunos que progrediram no quinto ano teriam desempenho melhor nas séries seguintes. Autoridades da área de educação afirmavam, na época, que o sistema todo se beneficiaria.

"Os dados mostram que isso não ocorreu. A melhoria não vem por inércia", diz Paula Louzano, que é doutora em educação pela Universidade de Stanford (EUA). "Precisamos interferir nas variáveis dos anos finais do fundamental", diz Louzano.

A pesquisadora cita como exemplos a definição de um currículo nacional (em debate no Ministério da Educação) e mudança na formação de professores do ensino básico –necessidade que é consenso entre gestores e especialistas ouvidos pela Folha.

A formação atual tem "visão muito acadêmica" e pouco sobre psicologia do desenvolvimento, diz a professora de geografia da USP Sueli Furlan, que trabalha com formação dos docentes. Ela diz haver resistência contra as mudanças nas universidades.


Fonte: Folha de S. Paulo

FRANCISCO SUPERA JOSÉ COMO NOME DE HOMEM MAIS POPULAR

Assim como ocorre em todo o Brasil, Maria é o nome mais comum do Ceará, com ampla vantagem sobre o segundo lugar. Mas, enquanto no País José é o nome mais usual entre homens, no Estado, ele é desbancado por Francisco.


O nome do atual papa desbanca o do santo padroeiro do Ceará nas preferências. Desde a década passada, porém, ganham destaque também Ana, Pedro, Gabriel e Vitória.


A partir de informações do Censo 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem levantamento inédito sobre os nomes mais frequentes entre a população brasileira. Foram listados 63.456 nomes masculinos e 72.814 femininos.


O IBGE identificou 11,7 milhões de pessoas chamadas Maria. No Ceará estão 967.042. No País, José aparece em segundo, com 5,7 milhões de pessoas. Francisco é o sexto, atrás de João e Antônio entre os nomes masculinos. Porém, no Estado o quadro se inverte. Com 520,2 mil pessoas, os carinhosamente conhecidos como "Chicos" só perdem em quantidade para as Marias.

Maria, José e Francisco estão nos três primeiros lugares entre os cearenses nascidos desde antes de 1930 até o fim do século XX. Entre os nascidos até a década de 1950, José prevalecia sobre Francisco. Das décadas de 1960 até 1980, Francisco passou à frente. Entre os nascidos na década de 1990, Francisco chega a ficar à frente de Maria.


Na década de 2000, porém, Ana despontou e apareceu atrás apenas de Maria no Estado. Francisco veio a seguir. José ficou em quinto, atrás de João — outro nome a ganhar popularidade na última década.


Entre os nascidos na década de 2000, Gabriel, Vitória, Mateus, Letícia, Davi e Gustavo apareceram pela primeira vez na lista dos 20 mais comuns no Ceará. Pedro, que era 11º, passou a ser o sétimo. Lucas passou de 18º para 11º.


Já Fátima é nome comum entre as nascidas na década de 1950, mas que se tornou menos comum. O mesmo ocorreu com Manoel, moda entre os nascidos
antes de 1930.



Multimídia

Confira quão comum é seu nome na sua cidade, estado e no Brasil e veja se ele está em alta ou baixa
http://bit.ly/pesquisanomes



Fala Cidadã

Maria Vitória Alves de Freitas, 30, atriz

Filha de um Francisco e de uma Maria, Maria Vitória leva com ela o nome feminino mais comum e um dos que mais tem sido dado às meninas do Ceará na última década. Para o filho de apenas um mês e meio, a escolha do nome versa sobre a virtude que ela considera mais importante. “Francisco para mim é simplicidade”.

O POVO

EM AUDITORIA NO BOLSA FAMÍLIA, TCU APONTA 1,2% DE BENEFICIÁRIOS INDEVIDOS

Fiscalização realizada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) no cadastro do Bolsa Família encontrou 163.173 beneficiários com renda acima do permitido para receber os recursos.

O número equivale a 1,2% do total de 13,2 milhões de famílias beneficiárias do programa. De acordo com o órgão, o valor pago a essas famílias indevidamente poderia resultar uma economia de R$ 195 milhões ao ano, o que equivale a cerca de 0,7% dos gastos anuais com o pagamento do benefício.

De acordo com o TCU, o trabalho cruzou dados do cadastro único de maio de 2015 com dois outros bancos de dados do governo, o do INSS e o da RAIS (empregados registrados). Pelo regulamento do programa, pode receber Bolsa Família quem tem renda per capita entre R$ 77 e R$ 154 e ao menos um filho com até 17 anos.

O órgão aponta que o número de famílias desenquadradas encontradas é pequeno diante da dimensão do programa, mas aponta que o Ministério do Desenvolvimento Social pode fazer o cruzamento com mais bancos de dados para identificar os cadastros irregulares. Anualmente, o ministério faz levantamentos para retirar do cadastro famílias que já não mais se enquadram no programa.

Em 2014, perto das eleições, TCU e governo travaram uma disputa em torno do programa quando o órgão de controle apontou que o valor da linha de pobreza para fazer o enquadramento do programa deveria ser modificado e o governo criticou os ministros

EDUCAÇÃO

O tribunal também divulgou auditorias realizadas em outros dois programas sociais do governo na área de educação, o Pronatec e o Dinheiro Direto na Escola. Em ambos, foram apontadas falhas na execução.

No caso do Pronatec, voltado para o ensino profissionalizante, o órgão de controle apontou que 75% dos Institutos Federais fiscalizados em 11 estados, instituições responsáveis pela execução do programa, permitem a sobreposição de jornada dos servidores contratados para ensinar os alunos, ou seja, eles têm carga horária no Pronatec e no Instituto que seriam incompatíveis.

Além disso, o órgão apontou que parte dos R$ 10 bilhões gastos no programa foram pagos para bolsas de alunos que não frequentaram o curso. Isso ocorreu porque três de cada quatro instituições pesquisadas não devolveram os recursos enviados para esses alunos. O TCU determinou que o MEC apure a diferença e cobre a devolução do dinheiro junto a essas instituições.

No caso do Dinheiro Direto na Escola, que tinha dotação orçamentária de R$ 2 bilhões em 2015 para pequenas obras em escolas públicas, o tribunal fez uma auditoria em parceria com tribunais de contas de estados e municípios. Foram visitadas 679 escolas no país que receberam recursos do programa.

A constatação é que 60% delas foram classificada, por critérios desenvolvidos pelos auditores, como ruins ou precárias. Só 8% foram consideradas boas.

Isso porque em 17% das unidades foram encontradas infiltrações, 30% tinham a rede elétrica com problemas e 24% problemas de má conservação dos alimentos, entre outros problemas. Para o TCU, um dos problemas para que as escolas consigam usar os recursos é falta de uma programação para o recebimento do dinheiro, já que há atrasos rotineiros.

Em 2015, só metade do que foi pago se referia aos que estava previsto no ano. O restante eram pagamentos atrasados de 2014.

O MEC informou que analisará as recomendações do TCU quando as receber. O órgão informou que "tem por tradição incorporar em seus procedimentos as recomendações dos órgãos de controle. Seguramente, os órgãos de controle contribuirão para futuros aprimoramentos dos programas".

O ministério afirmou também que o Pronatec "passou por importante evolução" e o Dinheiro Direto "é um programa que foi muito aperfeiçoado no último período".


Fonte: Folha de S. Paulo

quarta-feira, 27 de abril de 2016

CEARÁ TEM MÉDIA DIÁRIA DE 40 PEDIDOS DE MEDIDA PROTETIVA PARA MULHERES

A Delegacia da Mulher de Fortaleza recebe, em média, 40 pedidos de medida protetiva a mulheres que sofrem agressão ou ameaças de companheiros e ex-companheiros. A medida garante, por força judicial, que o agressor não se aproxime em menos de 100 metros da pessoa que se sente ameaçada.

Algumas mulheres que solicitaram a medida alegam que a determinação judicial chegou ao agressor. "Por conta da demanda, nós sofremos uma demora, mas eu digo que é muito importante essa medida para garantir a integridade física da vítima", explica a titular da Delegacia da Mulher, Rena Gomes.

"Ele continua na perseguição, continua me difamando, sou mãe dos três filhos dele, e ele não considera, não nos deixa em paz. Já fiz três medidas protetivas e nunca chegam a ele", diz uma mulher que não quer se identificar.

Homicídio de mulheres no Ceará

Em 2015, o Ceará registrou o terceiro maior número de homicídios de mulheres, segundo o estudo "Mapa da Violência 2015: Homicídio de Mulheres". De acordo com a pesquisa, a taxa do Ceará atingiu a marca de 6,2 a cada 100 mil mulheres colocando o estado em oitavo lugar na lista por unidades da federação, o terceiro no Nordeste ficando atrás apenas de Alagoas (8,6) e Paraíba (6,4).

Entre 1980 e 2013 foram assassinadas 106.093 mulheres, 4.762 só em 2013. O país tem uma taxa de 4,8 homicídios para cada 100 mil mulheres, a quinta maior do mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que avaliaram um grupo de 83 países.

Entre 2003 e 2013, o número de homicídios de mulheres passou de 3.937 para 4.762, aumento de 21% no período. As 4.762 mortes em 2013, último ano do estudo, representam uma média de 13 mulheres assassinadas por dia.


Fonte: G1 CE

CEARÁ É O 3º NO RANKING DE ACIDENTES DE TRABALHO NO NE, DIZ PREVIDÊNCIA

O Ceará ocupa a terceira posição no ranking de acidentes de trabalho no Nordeste, ficando atrás apenas da Bahia e de Pernambuco, de acordo com dados da Previdência Social.  Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social, com dados de 2014, 13.315 trabalhadores cearenses sofreram acidentes de trabalho, o que dá uma média de 36 casos por dia. Do total, 60 trabalhadores morreram e 276 ficaram incapacitados de forma permanente para o trabalho.

“Os acidentes criam um impacto na vida e na família do trabalhador, na sociedade, na previdência social, nas empresas e na economia. Além de gerar anualmente milhares de processos com pedidos de indenizações por dano material e moral”, afirma o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, Francisco José Gomes. Ele é um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro.

O Anuário da Previdência Social mostra que no Brasil foram registrados 704 mil acidentes de trabalho em 2014, em que 2.783 trabalhadores morreram e 13.833 ficaram incapacitados permanentemente. Comparado com 2013, o número de acidentes de trabalho no País teve um decréscimo de 2,97%.

O Ceará não seguiu a mesma tendência. A redução do número de acidentes no Estado de 2013 para 2014 foi de apenas 2,1%, índice abaixo da média nacional. Isso deixa o Ceará na décima segunda posição no ranking nacional em acidentes dessa natureza.

Construção civil

A construção civil ainda é um dos setores da economia responsáveis pelos maiores índices de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Cerca de 60 mil trabalhadores sofreram algum tipo de acidente nos canteiros de obras, durante o ano de 2014, no Brasil, segundo a Previdência Social.

No Ceará, não há estatísticas oficiais sobre acidentes na construção civil. Mas acontecimentos recentes, como o desabamento da ponte em obra do canal do Lagamar, que matou dois operários e feriu outros três, e o caso do edifício Versailles, no Bairro Meireles, que vitimou mais dois trabalhadores, mostram que o Estado ainda possui altos índices de acidentes no setor.


Fonte: G1 CE

MEGA-SENA PODE ENTREGAR R$ 6 MILHÕES NESTA QUARTA-FEIRA

A Mega-Sena irá sortear o prêmio de R$ 6 milhões na noite desta quarta-feira (27) pelo concurso 1.812 da modalidade. O valor será sorteado a partir das 20h (horário de Brasília) no Paraná.

Caso o ganhador queira aplicar a premiação em uma caderneta de poupança, poderá receber mensalmente cerca de R$ 43 mil em rendimentos. Mas se o sortudo preferir investir todo o valor do prêmio em bens, poderá comprar 15 imóveis de R$ 400 mil cada ou comprar 40 carros de luxo.

A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 3,50 e pode ser efetuada em qualquer casa lotérica do País. (iG)


MISÉRIA

SECULT LANÇA EDITAL PARA SELECIONAR AGENTES DE LEITURA EM JUAZEIRO E EM OUTROS 33 MUNICÍPIOS

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) lançou o Edital de Bolsas para Agentes de Leitura 2016, através do qual serão selecionados 232 novos agentes de leitura, que vão atuar em 34 municípios, de diferentes regiões do Ceará.

A ideia promove o incentivo à leitura, com os agentes indo de casa em casa, realizando atividades de integração social e fruição literária, em um programa que também faz parte do Ceará Pacífico, beneficiando famílias dos bairros Bom Jardim, São Miguel e Vicente Pinzón, em Fortaleza (com 22 agentes), do bairro Dr. José Euclides, em Sobral (11 agentes), e do município de Juazeiro do Norte, também com 11 participantes. As inscrições seguem abertas até 17 de maio.

Também serão selecionados Agentes de Leitura para atuar nos municípios de Abaiara, Acopiara, Aiuaba, Altaneira, Antonina do Norte, Ararendá, Assaré, Cariré, Cariús, Croatá, Dep. Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Granja, Ipaporanga, Itapiúna, Mauriti, Milhã, Novo Oriente, Parambu, Pedra Branca, Poranga, Porteiras, Quiterianópolis, Quixelô, Reriutaba, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Uruoca e Viçosa do Ceará (seis agentes em cada cidade). 

Os agentes de leitura selecionados através do edital dedicarão 20 horas semanais ao projeto, recebendo bolsa de complementação de renda no valor de R$ 440,00, e atuarão nos bairros/comunidades onde vivem, atendendo diversas famílias com a disponibilização de livros e promovendo mediação para a leitura, incentivando a frequência na atividade.  O acompanhamento das ações é feito por meio de relatórios mensais elaborados pelos agentes e enviados à Secult, de reuniões quinzenais com os agentes articuladores e de outras atividades promovidas pela Coordenação do projeto Agentes de Leitura.

Podem se inscrever para concorrer às vagas de Agentes de Leitura pessoas físicas, com Ensino Médio concluído em escola pública, na faixa etária de 18 a 29 anos, que possuam residência em um dos 34 Municípios contemplados no Edital. As inscrições são gratuitas, devendo ser apresentadas em envelope entregue na sede da Secult (Rua Major Facundo, 500, Centro, Fortaleza-CE), ou enviadas por Correios.

O edital e os formulários para inscrição estarão disponíveis a partir desta terça-feira, 26/4, no site da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (www.secult.ce.gov.br) e em suas páginas nas mídias sociais. Entre os critérios de seleção estão prova escrita (redação), prova oral (leitura em voz alta de texto literário escolhido por sorteio), entrevista (perguntas e respostas) e análise de currículo.

Democratizando a leitura

"O Edital Agentes de Leitura tem entre seus objetivos democratizar o acesso ao livro e à leitura para as famílias beneficiadas, ampliar a formação leitora das famílias, fortalecer as bibliotecas públicas e comunitárias dos municípios cearenses e contribuir para maior formação cultural dos bolsistas", ressalta o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, responsável pela criação do programa em sua primeira passagem pela Secult, de 2003 a 2006.

"Outros objetivos importantes são contribuir para o programa Ceará Pacífico, por meio da incorporação dos Agentes de Leitura nas áreas de vulnerabilidade social, e para a ampliação e o fortalecimento das políticas de inclusão social e cidadania cultural no Ceará", aponta o secretário, que também levou o programa ao Ministério da Cultura, quando atuou no MinC, contribuindo para que a ideia se expandisse em dimensão nacional, com diversos estados e municípios promovendo ações por meio de agentes de leitura.

"O programa Agentes de Leitura envolve várias áreas de política pública, desde a cultura, a educação, a juventude, a cidadania, o desenvolvimento social... A nova turma de agentes terá um grande papel a desempenhar nesses 34 municípios do nosso Estado, com muitos benefícios para as famílias e para as comunidades", destaca o secretário.


Fonte: G1

CONCURSO DA PM DO CEARÁ ABRE VAGAS PARA MENORES DE 18 ANOS E MAIORES DE 30

A Polícia Militar do Ceará vai abrir mais de 4 mil vagas, e dessa vez, menores de 18 anos também poderão se inscrever, como explica o diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública, Coronel Dutra. O edital do concurso ainda não foi publicado.

O último concurso foi realizado em 2013. E outra novidade do certame nesta edição é o ingresso na polícia de candidatos com mais de 30 anos. O concurso vai oferecer 4,2 mil vagas e a previsão é que até 2018 seja finalizado todo o processo de formação.

As novas vagas vão ampliar o efetivo das unidades integradas de segurança e intensificar o policiamento no interior do estado com instalação de unidades do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). Além de atuarem em unidades prisionais e centros socioeducativos.


Fonte: Tribuna do Ceará

PLANTÃO POLICIAL NA REGIÃO UMA OCORRÊNCIA EM ORÓS

Em Orós teve uma prisão por tentativa de furto a comércio ontem (26/04) por volta das 14:30, onde um homem conhecido por Cícero foi autuado em flagrante no artigo 155 do cpb (Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel), e com artigo 14, inc. II (tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente).


  RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS POLICIAIS E DE TRÂNSITO VERIFICADAS NA ÁREA DO 10º BPM, DO DIA 26 PARA 27/04/2016.


1       1ª/10º      IGUATU   PRISÃO POR FURTO DE CELULAR

         Informo a Vossa Senhoria que no dia 26/04/2016, por volta das 21h30min, os policiais militares, CB PM 22619 JOSÉ GLAIRTON e o CB PM 22566 CLEIVAM, na viatura 10231, compareceram à Avenida Cruzeiro do Sul, bairro Alto do Jucá, Iguatu-CE, e prenderam FRANCISCO MAURÍCIO FERREIRA DUARTE, 39 anos, casado, servente, natural de Iguatu-CE, o qual minutos antes, havia furtado um aparelho celular de uma pessoa identificada pelo nome de MARIA CELIDÔNIA, 48 anos, solteira, cozinheira, natural de Jucás-CE, a qual trabalha numa lanchonete e ao atender o indivíduo citado acima, quando o mesmo pediu um lanche, e enquanto a mesma foi preparar, deixou o seu celular no balcão, momento em que o mesmo furtou. Na abordagem, foi encontrado com o mesmo o aparelho celular. Foi dado voz de prisão ao infrator, sendo logo após conduzido para a Delegacia de Polícia Civil, onde serão adotados os procedimentos cabíveis, junto a autoridade competente.
                  
                                     
OCORRENCIAS DA 2ª CIA / 10º BPM
         2ª/10        ICÓ  PRISÃO POR MANDADO JUDICIAL

         Informo a Vossa Senhoria que no dia 26/04/2016, por volta das 09h30min, a CP 10102, composta pelo 3º SGT PM Nº 19939 EDELBERTO, 3º SGT PM Nº 20706 SOARES, e SD PM Nº 26946 CRISTIANO, cumpriram um mandado de prisão judicial, expedido pelo Juiz Substituto Titular da Vara Única da Comarca de Icó/CE, o MM. Francisco Ireilton Bezerra Freire, efetuando a prisão de FRANCISCO LAVERNO LEANDRO LIMA, Brasileiro, solteiro, nascido em 23/09/1983, filho de Ramiro Lima de Vasconcelos e Idalina Leandro de Lima, natural de Icó/CE, residente na Rua do Cruzeiro, Nº 137, Bairro Alto Manoel Mariano, Icó/CE, referente ao processo Nº 10791-56.2013.8.06.0090. O mesmo foi conduzido para a Delegacia Regional de Icó/CE, onde serão adotados os procedimentos cabíveis.

2ª/10º      ICÓ/CE     ROUBO  DE  VEÍCULO     

Comunico-vos que no dia 26 de Abril de 2016, por volta das 11h30min, fomos informados pelo senhor COSMO PEQUENO LIMA, 22 anos, casado, natural de Icó/CE, residente No Sitio Retiro, zona rural de Icó/CE, que quando se deslocava na estrada carroçável, sentido o Distrito de Icozinho, zona rural de Icó/CE, dois indivíduos magros, morenos, ambos de jaqueta de cor azul e armados a revolver, subtraíram sua motocicleta HONDA NXRBROS 160, PRETA, 2015/2015, PLACA POG-0910, em seguida tomaram rumo ignorado, de imediato foi enviado a CP 10102 FTA, composta pelo 3º SGT PM Nº 19939 EDELBERTO, 3º SGT PM Nº 20706 SOARES, e SD PM Nº 26946 CRISTIANO que fizeram diligencias nas proximidades, porém sem êxito até o momento.

         2ª/10º      ICÓ/CE     ROUBO A ESTABELECIMENTO
COMERCIAL

         Informo a Vossa Senhoria que no dia 26/04/2016, por volta das 13h30min, fomos informados via 190, que teria acontecido um roubo em um comércio no Distrito de Lima Campos, Icó/CE. De imediato, foi enviado a CP 10102 FTA, composta pelo 3º SGT PM EDELBERTO, 3º SGT PM SOARES, e SD PM CRISTIANO, que foram até o local indicado e encontraram o proprietário do estabelecimento, o Sr. ANTONIO GILSON PAULA LOURENÇO, nascido em 05/05/1965, natural de Icó-CE, comerciante, o mesmo informou que dois elementos, ambos de jaqueta escura, e de capacetes, armados, numa motocicleta cor preta, anunciaram o assalto e subtraíram do seu comercio, 03 garrafas de Whisky e a quantia de aproximadamente R$ 300,00 em dinheiro, em seguida tomaram rumo ignorado.
                                     
                                     
                                     
OCORRÊNCIAS DA 3ª CIA / 10º BPM

1       3ª/10                 CUMPRIMENTO MANDADO BUSCA E APREENSÃO DE ADOLESCENTE

         Informo a vossa senhoria que hoje 26/04/2016, por volta das 10h00min, foi dado cumprimento ao Mandado de Busca e Apreensão N°10549-13.2016.8.06.0181 pelos Militares 2°SGT 19.161 VIDAL E O SD PM 26.591 OLIVEIRA com a presença dos IPC’s RENATO E MARCELO , em desfavor dos Adolescentes: L. F. S., vulgo “Luquinhas”, brasileiro, solteiro, nascido aos 24 de abril de 1999, filho de Maria Neuza Feliz de Sousa, residente na rua Pergentino Brito de Lima, 76, Riachinho, Várzea Alegre-CE e L. C. S., vulgo “Leozinho”, brasileiro, solteiro, nascido aos 17 de setembro de 2000, filho de Antonio Uilton Felipe dos Santos e Esveralda Cardoso de Lima, residente na travessa 31 de Agosto, Alto da Prefeitura, Várzea Alegre-CE. Os mesmos se encontram na Delegacia de Polícia de Várzea Alegre a disposição das Autoridades competentes.

3ª/10º      CEDRO/CE        ROUBO  PESSOA
  
Informo a vossa senhoria que hoje (26/04/2016), por volta das 18h30min, a Polícia Militar foi informada via 190, que havia ocorrido um assalto a um ônibus escolar que trafegava na zona rural desta urbe, mais precisamente no sitio Junco. De imediato a equipe da VTR deste destacamento, comandada pelo CB NEUMANO e composta pelos SD PM TAVARES e SD PM LEAL, se dirigiram até o local e lá chegando, encontraram populares que confirmaram a veracidade das informações, os mesmos relataram que no retorno do ônibus escolar que tem o itinerário Ubaldinho/Sitio Cariuzinho, quatro homens em duas motos, todos de capacetes escuro e dois deles armados, abordaram o ônibus no momento do desembarque de uma das passageiras. Nesse momento adentraram no veiculo e anunciaram o assalto, pediram o celular de todas as pessoas que estavam lá dentro e após recolherem todos os aparelhos que conseguiram, saíram e tomaram rumo ignorado, Foram subtraídos 02 aparelhos celulares da marca LG, 02 SAMSUNG e 01 NOKIA. Dentre as vitimas estão os estudantes A. M. S. F. (16 anos), G. S. S. (16 anos), também estava no ônibus o SR. Glivalso Crispim de Oliveira, casado, agricultor, nascido aos 17/11/1964, natural de Cedro-CE. A composição está realizando diligencias, mas até o presado momento não obteve êxito.
                                     
Encerrado ás 07h00.
     

        Portal Orós com informações do Quartel do 10º BPM, Iguatu – CE, 27 de ABRIL de 2016.              2º SGT PM JÔNATAS  – 3º SGT PM ARRAIS

terça-feira, 26 de abril de 2016

BANDIDOS ASSALTAM RADIALISTA EM IGUATU

Na noite desta segunda-feira,25, por volta das 19h30min, na estrada da Gameleira nas proximidades do Aeroporto em Iguatu, foi vítima de assalto o radialista da Rádio Jornal AM, Fábio Martins.

Em entrevista ao programa A Voz do Centro Sul na Rádio Liberdade 870 AM, o comunicador passou detalhes do acontecido, “ estava passando pelos “Cajueiros” que fica nas proximidades do Aeroporto de Iguatu, na garupa estava a minha esposa, quando fomos abordados por dois homens que também utilizavam uma moto”, disse o radialista.

Por alguns minutos, os bandidos renderam o casal e levaram além da sua moto Honda Titan 150, ano 2012, cor vermelha de placa OID 5256, roubaram também celulares e a bolsa com todos os pertences da minha esposa.

“Foram alguns minutos que jamais esquecerei, um deles apontando para mim a arma e o outro roubando a moto e os objetos, graças a Deus, nada de mal aconteceu conosco, mas fica a certeza que a violência está não apenas na sede e também nas áreas rurais”, destacou o radialista.

Os bandidos fugiram seguindo o rumo para a Barra/Gameleira, policiais militares estiveram no local e realizaram diligências na tentativa de prender os acusados.


IGUATU.NET

GOVERNO DO CEARÁ RECONHECE AMEAÇAS DO CRIME ORGANIZADO

Governador Camilo Santana (PT).

Com o título “Reconhecimento do problema”, eis tópico da Coluna Política, do O POVO, assinada, nesta terça-feira, pelo jornalista Érico Firmo:

Até semana passada, o Governo do Estado sustentava não haver acordos entre facções criminosas. Até que operação do Ministério Público do Estado, com apoio da Polícia Civil, realizou operação para prender os envolvidos em tais alianças. Ficou difícil negar.

No sábado, pela primeira vez, o governador falou sobre ameaças das quais foi alvo. É importante que tais afrontas sejam levadas ao conhecimento da população.

Não dá para fazer de conta de que nada está acontecendo. Mas, para além disso, o governo também precisa sinalizar que não irá admitir tais afrontas.


Por Eliomar de Lima

DELEGACIAS TÊM ESTRUTURA REFORÇADA APÓS SEIS ATAQUES NO CEARÁ

Após dois ciclos de atentados e ameaças registrados desde o último mês de março, incluindo seis ataques contra delegacias de Polícia Civil em todo o Estado, três distritos policiais da Grande Fortaleza tiveram as portas de vidro substituídas por portões de aço. Na fachada dos prédios, que também eram de vidraças, foram erguidas paredes de concreto. As medidas preventivas têm como objetivo dar mais segurança aos policiais civis, que, na avaliação do sindicato da categoria, ficam expostos durante os plantões.

“As novas fachadas remetem às delegacias do passado, da década de 1990, quando prezavam mais pela segurança do que pela estética. Isso dá mais segurança aos policiais, mas é claro que não é a solução. Além das portas, deveria ter, no mínimo, dois policiais por plantão nas unidades que não funcionam 24 horas”, afirmou Gustavo Simplicio Moreira, presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Ceará (Sinpol).

Segundo o dirigente, a pretensão do delegado-geral, Andrade Júnior, é implantar “fachadas seguras” em todas as delegacias do Estado. Foram alteradas as fachadas do 3º, 19º e 20º distritos policiais (DPs), localizados nos bairros Parque Araxá, Conjunto Esperança e Acaracuzinho, no Maracanaú. Por meio de nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) destacou que a medida faz parte de um plano de segurança que também objetiva resguardar os cidadãos que utilizam os serviços das delegacias.

Prevenção

Nos dois últimos meses, um total de 28 ações contra propriedades públicas e privadas foram contabilizadas no Ceará. Dentre elas, está o atentado contra o prédio da Assembleia Legislativa (AL), no dia 5 deste mês, quando um automóvel com 13 quilos de explosivos foi abandonado nas proximidades do Legislativo Estadual.

Nos dias seguintes, medidas de segurança foram adotadas para proteger os servidores, parlamentares, assessores e cidadãos que visitam o prédio diariamente. Dividido por etapas, de início, veículos foram proibidos de estacionar nos arredores do prédio e a instalação de terminais para identificação de visitantes foi realizada. A próxima etapa, segundo informações da assessoria da Casa, consiste na instalação de um software para funcionamento das catracas, seguindo o mesmo padrão de segurança de outros parlamentos brasileiros, como a Câmara dos Deputados e Senado.

Governador

Conforme O POVO publicou no último domingo, 24, o governador Camilo Santana afirmou que sofreu ameaças anônimas nos últimos meses. Mensagens que teriam partido de membros de facções criminosas que atuam no Ceará. Ontem, O POVO procurou a assessoria de imprensa do Governo do Estado e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para saber se alguma medida de prevenção havia sido tomada com relação à segurança pessoal de Camilo.

Por telefone, a informação repassada foi que não houve alteração no esquema de segurança do governador. Outros detalhes, como se foi aberta alguma investigação sobre as ameaças, não foram divulgados.

Saiba mais

Em março, cinco delegacias e um prédio da Sejus foram alvejados com disparos de arma de fogo e seis ônibus e uma topique incendiados.

Neste mês, um carro-bomba foi deixado próximo à Assembleia Legislativa e houve ameaça de bomba na Contax e no Fórum Clóvis Beviláqua. Foram incendiados um ônibus, um micro-ônibus, três antenas de telefonia, a Câmara dos Vereadores de Sobral e uma delegacia. Um quartel, uma base e uma cabine da PM foram atacados.

Números

28 ataques contra propriedades públicas e privadas foram registrados no CE em dois meses


Fonte: O Povo