terça-feira, 25 de outubro de 2016

DEU NO JORNAL O POVO: MORADORES RELATAM TREMORES DE TERRA NO CENTRO-SUL DO CEARÁ

Um tremor de terra foi sentido na região Centro-Sul do Ceará, no fim da tarde desta segunda-feira, 24. Os abalos sísmicos foram registrados entre os municípios de Orós e Iguatu, por volta das 17h40min, alcançando também a região do Cedro.

O procurador federal Romualdo Lima, 46, explicou que estava em casa quando sentiu a estrutura de concreto balançar. "Foi muito rápido, minha esposa perguntou e algumas pessoas confirmaram também ter sentido", disse ao O POVO Online.

No último sábado, 21, um tremor de terra foi sentido no município de Alcântaras. A Defesa Civil de Sobral repassou os dados desse tremor ao Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN).

Segundo o técnico em sismologia, Eduardo Alexandre Menezes, o tremor não havia sido registrado pelo laboratório por causa de uma falha no equipamento da região. "Preliminarmente, esse tremor em Alcânataras deve ter alcançado 2.5 graus na escala Rithcer", afirmou.

Ele aponta que o tremor desta segunda teve magnitude de 2.7 graus, conforme levantamento inicial. "Pode ter chegado até 3 graus, mas vamos ter esse cálculo exato amanhã (terça-feira)", informou.

Os tremores no Ceará são resultado da movimentação de pequenas falhas geológicas, em pontos bem localizados. "As pessoas às vezes confundem com placas tectônicas, mas nós estamos no meio das placas, esse não é o caso daqui. O movimento da crosta forma esses abalos nas falhas geológicas", destaca.

Na tarde desta segunda, circularam nas redes sociais boatos de tremores de terra em Sobral e Jijoca de Jericoacorara, mas não houve registro de abalos sísmicos em nenhum dos municípios, conforme a Defesa Civil e a Polícia Militar das cidades.

Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário