quarta-feira, 6 de julho de 2016

INSEGURANÇA PÚBLICA: FACÇÃO CRIMINOSA COMANDO VERMELHO ESPALHA AMEAÇAS DE MORTE NAS RUAS DA CIDADE DE ARACATI

Cartazes com intimidações foram espalhados na cidade de Aracati, no Litoral Leste do estado (a 149Km de Fortaleza),  na tarde desta terça-feira (5). Bandidos que se intitulam pertencentes à facção criminosa do Rio de Janeiro, Comando Vermelho (CV), e que assinam como “O Crime no Ceará”, ameaçam matar quem praticar assaltos.

A cena é uma repetição do que já vem acontecendo, há meses, em vários bairros e favelas de Fortaleza, onde facções criminosas de outros estados decidiram se impor e assumir o controle da segurança das comunidades, num desafio à Polícia.

Nos cartazes pregados em postes, paredes de casas e de pontos comerciais de Aracati, os bandidos dizem que, “a partir do dia 6 de julho de 2016 (hoje), será punido à altura quem roubar cidadão, mercadinho, celular, parada de ônibus e moto, assina: o crime no Ceará”.

As ameaças foram espalhadas por vários bairros daquela cidade e também pelo centro histórico. A Polícia Militar ainda não sabe de onde partiu a determinação para que as ameaças fossem reproduzidas em público. Já a Delegacia Regional deverá abrir uma investigação acerca do fato.

Facções

Em vários bairros de Fortaleza, como Pirambu, Bom Jardim, Conjunto Palmeiras, Vicente Pinzón, Tancredo Neves, Lagamar e outros, mensagens semelhantes foram espalhadas pelos bandidos a mando, supostamente, de traficantes pertencentes à facções lideradas por criminosos que estão nos presídios.

O objetivo das ameaças é afastar a Polícia das comunidades e, assim os grupos poderem atuar de forma mais intensa no comércio de drogas. Em vários bairros da Capital e, mais recentemente, em Sobral, na zona Norte (a 224Km de Fortaleza), gangues tomaram as ruas para comemorar uma suposta “pacificação”, que, na verdade, seria a unificação de comando em torno de chefes das facções do tráfico.


Ceará News 7 por Fernando Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário