quarta-feira, 6 de julho de 2016

CEARÁ REGISTRA MAIS DE CINCO MIL CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM 2016

Mais de cinco pessoas foram atendidas no Ceará em 2016 vítimas de violência doméstica. De acordo com boletim da Secretaria da Saúde divulgado nesta terça-feira (5), foram 5.012 denúncias no ano em todo o Estado, uma média de 1,1 agressão por hora.

As cidades com maior número de casos são Fortaleza (637 atendimentos a vítimas), Sobral (381) e Juazeiro do Norte (55).

"Os números da violência doméstica ainda são assustadores, mas isso demostra também que a violência que antes era encoberta hoje está sendo descortinada. A mulher está se sentindo mais segura e informada para comparecer a uma delegacia e narrar uma violência doméstica que ela esteja sendo submetida", relatou a delegada Ivana Marques.

Em um dos casos que chamou atenção da Polícia, uma mulher ficou cega de um olho após o ex-companheiro agredi-la com faca. Ela sofreu nove facadas, uma delas no olho.

O agressor, Luís Carlos Mathias da Costa (37) ,foi preso após ter a prisão preventiva solicitada pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza. Nesta segunda-feira (4), ele prestou depoimento na Delegacia de Defesa da Mulher para prestar esclarecimentos e confessou o crime, segundo a Polícia Civil.

O casal estava junto há quatro anos e, segundo a companheira, Luiz Carlos sempre foi violento. “Eu sempre voltava para ele porque o amava, tinha esperança que ele fosse melhorar. Estou mais tranquila agora que ele está preso. Espero que outras mulheres que sofrem violência também façam as denúncias”, disse a vítima.

Feminicídio

A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) estima que 65% das mulheres assassinadas no Ceará sejam vítimas de crimes passionais. Ou seja, a cada 10 mulheres mortas, seis são vítimas de feminicídio, cometidos por namorados, maridos ou ex-companheiros. Os demais assassinatos ocorrem por envolvimento com a criminalidade ou outros motivos, que se configuram como homicídio.

Denúncia

Com o advento da Lei Maria da Penha e por conta das delegacias especializadas na violência doméstica, as mulheres estão procurando mais as delegacias, mais informadas e se sentindo mais encorajadas para fazer suas denuncias", afirma Ivana Marques.

Denúncias de agressões ou violência contra a mulher podem ser realizadas nos Centros Estadual e Municipal de Referência e Apoio à Mulher, Delegacias de Defesa da Mulher ou através do telefone 180, da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

Mais informações sobre como realizar denúncias e apoio em caso de agressões podem ser adquiridas por meio do site do Observatório da Violência contra a Mulher (Observem).

Rede de apoio e enfrentamento à violência contra a mulher

Local         Endereço Telefone

Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza       Rua Manuelito Moreira, Nº 12 – Benfica        (85) 3101-2495

Delegacia de Defesa da Mulher de Caucaia Rua José da Rocha Sales, Nº 155 – Centro   (85) 3101-7926

Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher         Rua Padre Francisco Pinto, Nº 363 - Benfica  (85) 3101-2383

Centro Ref. e Apoio a Mulher Francisca Clotilde Rua Gervásio de Castro, Nº 54 - Benfica         (85) 3105-3417

Núcleo de Gênero Pró- Mulher - Fortaleza   Rua Waldery Uchoa, no. 260 – Benfica (85) 3214 - 2673


Fonte: Observatório da Violência contra a Mulher (Observem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário