terça-feira, 24 de maio de 2016

CINE BORÓ DA AMICÓ INTEGRA O CIRCUITO DIFUSÃO DA 10ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS NO MUNDO

Pelo segundo ano seguido, o Cine Boró, projeto de cineclube da Associação Filhos e Amigos de Icó [Amicó], integra a programação da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, dentro do Circuito Difusão. Em 2015, o Cine Boró mobilizou cerca de 310 pessoas.

Nesta edição, a proposta do cineclube da Associação Amicó é de reforçar as exibições em escolas públicas, como feito no ano passado. O Circuito Difusão trouxe para este ano os longa metragens "Félix, o Herói da Barra" (72 min, BRA), "500 - Os Bebês Roubados pela Ditadura Argentina" (100 min, BRA/ARG) e "Porque Temos Esperança" (71 min, BRA). Curtas metragens "O Muro é o Meio" (15 min, BRA) e "Do Meu Lado" (14 min, BRA) e o média metragem "Abraço de Maré" (16 min, BRA) também integram a lista.

Temas como direito da população afrodescentente, direito à memória e à verdade, registro civil de nascimento, direito à educação e à participação política estão presentes nas películas.

DIREITOS HUMANOS - A Mostra foi criada em 2006 como uma das ações da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e realização do extinto Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, em parceria com o Ministério da Cultura.

A Mostra é uma das estratégias para a consolidação da cultura e da educação em Direitos Humanos, visando ampliar espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuir para a formação de uma mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, respeito às diversidades e à tolerância.


Ao final das apresentações foram realizados debates entre os presentes. Todas as exibições contaram com audiodescrição para acessibilidade de pessoas com deficiência visual e legendas closed caption para acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva.


CINE BORÓ - O Projeto "Cine Boró" é gratuito e teve início no dia 27 de julho de 2013. Criado pela Associação Filhos e Amigos de Icó [Amicó], o cineclube tem o lema "O Cinema em Debate" e homenageia Francisco Ferreira da Silva [in memoriam], que ficou conhecido porpularmente por "Boró" e foi pioneiro no incentivo e fomento do Cinema em Icó em locais fixos e itinerantes em décadas passadas. Ao final das exibições, são realizados debates entre os presentes sobre as películas apresentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário