segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

MUNICÍPIO DE ICÓ TERÁ CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SEMI-ÁRIDO, GARANTE UBAM

Durante sua visita ao município de Icó, onde permaneceu toda a semana, o presidente da União Brasileira de Municípios (Ubam), executivo Leonardo Santana, garantiu que a entidade estará lutando, junto ao Ministério da Educação, para a instalação de um Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) no município de Icó (Ceará), objetivando o fortalecimento do ensino superior nos menores municípios que fazem parte do Polígono das Secas.

 Ele esteve reunido com o prefeito Jaime Júnior, deputados: Danilo Fortes (PMDB-CE), Manoel Júnior (PMDB-PB) e Wilson Filho (PTB-PB), quando recebeu reivindicação dos empresários e advogados Jaiminho e Venâncio Alencar, filhos do ex-prefeito Jaime Almeida Alencar, objetivando beneficiar os jovens estudantes, que almejam ingressar no ensino superior, sem comprometerem o orçamento de suas famílias.

 A UFERSA teve na sua fase de implantação, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário (INDA), como entidade mantenedora. Depois foi incorporada à Rede Federal de Ensino Superior, como autarquia, em regime especial, em 1969, dois anos após sua criação, através do Decreto-lei número 1036, de 21 de outubro de 1969. Possuía quatro cursos de graduação: agronomia, medicina veterinária e engenharia agrícola. O curso de Medicina veterinária foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) em 1994, com ingresso da primeira turma em agosto de 1995. A Universidade está presente no vizinho estado do Rio Grande do Norte, nos municípios de Angicos, Caraúbas, Mossoró e Pau dos Ferros. 

 Em Mossoró, sede da reitoria e administração geral, a UFERSA oferece, entre outros, os cursos de graduação em Administração, Agronomia, Biotecnologia, Ciências da Computação, Ciência e Tecnologia, Ciências Contábeis, Direito, Ecologia, Educação no Campo, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Mecânica, Química, de Energia, Pesca, Petróleo e Produção. Medicina Veterinária e Zootecnia, como também, Pós-Graduação em diversas áreas, inclusive em Manejo de Solo e Água.

 “Vamos lutar, junto à presidente Dilma, pela instalação do Campus Universitário em Icó, beneficiando todos os municípios vizinhos. Outra luta será levar a Universidade Federal Rural para todos os Estados que compõem o Semi-Árido. Somos contra a privatização do ensino superior, que deve continuar sendo uma obrigação do Estado, evitando beneficiar as multinacionais da educação, sacrificando o orçamento de milhões de famílias assalariadas pelo Nordeste”.

 O presidente da Ubam, entidade que representa os municípios de todo país, que executa excelente trabalho em prol das prefeituras, fez demorado pronunciamento na Audiência Pública da Zona Franca do Semi-Árido do Brasil, realizada nesta sexta-feira (26) às 10h da manhã, no Teatro da Ribeira dos Icós, onde defendeu um mais adequado enfrentamento aos efeitos da estiagem prolongada, que sempre se constituiu, segundo ele, numa característica própria da vasta região e do êxodo rural, devido à seca e a falta de oportunidade de sobrevivência. O evento contou com a presença de vários parlamentares e políticos da região.

Fonte:  Jornalista Almir Guilherme Ascom – Ubam

Nenhum comentário:

Postar um comentário