terça-feira, 5 de janeiro de 2016

A FESTA DO SENHOR DO BONFIM (JESUS CRUCIFICADO) EM ICÓ 2016 E ENTREVISTA COM OS EMPRESÁRIOS JAIME ALENCAR E VENANCIO ALENCAR.

A Festa do Senhor do Bonfim (Jesus Crucificado) é uma das festividades religiosas mais antigas do Ceará, a tradição da festa em Icó se iniciou em 1º de Janeiro de 1749 por causa de uma promessa da esposa do primeiro capitão mor Bento da Silva. Na época foram compradas em Portugal duas imagens do Senhor do Bonfim uma para Salvador e Icó, depois trazida para Icó em procissão e hoje as duas imagens completam 267 anos.
Curiosidade da festa: Se a fumaça dos fogos descer para o leste em direção ao rio salgado haverá um bom inverno. E já faz quatro anos que a fumaça não vai em direção ao rio e este ano 2016 foi a mesma coisa a fumaça não foi em direção ao rio.

A procissão reuniu cerca de 30 mil pessoas entre devotos, pagadores de promessas, turistas, filhos de Icó que regressão nessa época para matar a saudade da terrinha amada. De 23 Dezembro á 1º de Janeiro Icó recebeu mais de 200 mil pessoas. Saída as 5 da tarde do santuário do Bonfim.

O portal Orós esteve lá e mostra pra você amigo leitor algumas imagens.

Durante a cobertura da Festa do Senhor do Bonfim (Jesus Crucificado) em Icó conversamos com os irmãos Jaime Alencar e Venancio Alencar, sobre a festa e a chegada da Rádio Vale a princesa do salgado AM 770 e uma primeira emissora do interior do Ceará a migrar para frequência modulado 95,7. Veja a nossa conversa em 1º de Janeiro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário