sábado, 31 de outubro de 2015

MOTORISTA DE CAMINHÃO MORRE EM VIRADA NA CE 060

Um acidente com vítima fatal foi registrado na manhã deste sábado (31). Trata-se do caminhoneiro Pedro Henrique Nascimento Lima, 26 anos, que transitava na CE 060 na altura do KM 40, nos limites do município de Barbalha.

O caminhão, um Mercedes Benz 1620 Trucado de cor vermelha e placas HXN-1627, inscrição de Cariús, estava carregado de placas de gesso. Ainda não se sabe o que motivou o acidente, como conta o Capitão Vieira Junior do Corpo de Bombeiros.

“Foi uma fatalidade, uma vida que foi tirada, por um problema que não conseguimos identificar. Se foi algum problema no veiculo ou com o próprio motorista. O fato é que ele estava numa condição muito difícil. Tivemos que usar muitos equipamentos, chegamos ao ponto de acharmos que ia precisar até de um guincho  ou muque. Infelizmente ele já estava sem vida, mas vamos dar um mínimo de dignidade para essa vitima a partir de agora”, disse o Capitão.

Vieira Junior faz um alerta sobre o acesso na Chapada do Araripe. “Essas ladeiras são grandes muito íngremes, as pessoas devem tomar cuidado, principalmente quem anda em veículos de grande porte como caminhões. É preciso seguir as orientações dos fabricantes dos caminhões. Neste tipo de situação geralmente ao chegar à parte alta da ladeira deve-se parar o caminhão, deixar resfriar um pouco o sistema de freio e esperar alguns minutos, ai sim se efetua a descida com segurança”.

Além do Capitão Vieira Junior, a ação contou com a colaboração da Polícia Rodoviária Estadual com o Cabo Sydney e os Soldados Fábio e Bonfim.

MISÉRIA

EX-PRESIDIÁRIO E O PRIMO FORAM MORTOS A FACADAS EM ICÓ

Um duplo achado de cadáver ocorreu nas primeiras horas deste sábado, em uma estrada carroçável, na localidade de Tatajuba do Meio, na região do Cascudo em Icó. As informações são do correspondente do Site Miséria, Richard Lopes.

Dois corpos foram encontrados em meio a sacos com várias perfurações de faca peixeira e tiros. Os inspetores da Polícia Civil, Júnior Pernambucano, Jorge Kenedy e Pedro Jorge estiveram no local arrolando testemunhas e realizando os primeiros levantamentos.

Horas mais tarde, as vítimas foram identificadas. Tratava-se de Daniel da Silva Melo, de 21 anos, e seu primo, o ex-presidiário Isaac Ribeiro do Nascimento, de 29 anos. Ambos eram moradores da Vila Operária, em Cedro.

Os inspetores da Delegacia Regional de Polícia Civil descobriram que na noite de sexta-feira (30), populares avistaram a moto em que as vítimas circulavam as margens da estrada carroçável, mas pensaram tratar-se de coisa de namorados. Ao amanhecer tiveram uma surpresa macabra.

Ao lado dos corpos, a polícia encontrou uma motocicleta com inscrição de Piracicaba, São Paulo. A moto foi conduzida a Delegacia Regional de Polícia Civil de Icó para ser periciada.

Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Iguatu para serem necropsiados.

O delegado plantonista Maurício Júnior expediu as guias cadavéricas e ouviu familiares das vítimas. Os primos haviam saído de Cedro no início da noite sexta-feira (30) com destino ao distrito Lima Campos, em Icó, para vender a motocicleta, mas acabaram sendo apanhados e desovados por desconhecidos.

De acordo com o delegado titular da regional de Icó, Marcos Sandro, Isaac era acusado de furtos e assaltos. A vítima havia sofrido uma tentativa de homicídio este ano, sendo hospitalizado.

A polícia trabalha com várias linhas de investigações e acredita em um acerto de contas. Ainda segundo a polícia, a violência foi tamanha que a cabeça de Isaac quase foi decepada. Os criminosos ainda deixaram uma faca peixeira cravada no peito esquerdo do ex-presidiário.


MISÉRIA

EM MORADA NOVA: MILITARES CAPTURAM ACUSADO DE VÁRIOS CRIMES EM ICÓ

Na noite dessa sexta-feira (30), Polícia Militar de Morada Nova conseguiu capturar um quarteto que praticava crimes na região do Vale do Salgado e vinha impondo medo nos moradores. As informações são do correspondente do Site Miséria, Richard Lopes.

A operação foi desencadeada pelo capitão Antonio Cavalcante, comandante do Gate, auxiliado pelo Cotar, através do serviço de inteligência da PM.

As prisões aconteceram na localidade Cristais, zona rural do município. Segundo informações da polícia, em um bar estavam quatro homens armados, dentre eles um menor de 16 anos. Com o quarteto a polícia encontrou três revólveres, uma escopeta calibre 12 e munições.

Dentre os presos, um era foragido da Justiça de Icó.  Trata-se de Cleudeirton Ferreira de Almeida, conhecido por ‘Bodoca do NH 2’. Contra ‘Bodoca’, segundo a polícia, há uma acusação de ter matado dois irmãos no Estado de Goiás, em março deste ano.

Além do duplo homicídio, Cleudeirton é o principal suspeito de ter assassinado, em julho deste ano, o jovem Mateus Rodrigues, de 15 anos, o ‘Paulistinha’. Após uma discussão, Mateus foi morto na saída de uma chácara em Icó, no Vale do Salgado.

O capitão Antonio Cavalcante, disse ao repórter Richard Lopes, que Bodoca, além de homicídios, é acusado de tráfico de drogas na região de Icó.

Já o delegado regional de Polícia Civil de Icó, Marcos Sandro Nazaré de Lira, frisou que a prisão de Bodoca era uma questão de honra para polícia.


MISÉRIA

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

ORÓS: CARRO PERDE CONTROLE E VIRA NA CE-153

Por volta do meio dia desta quinta-feira 29/10, um carro Fiat Pálio de cor cinza de placas HYD 8564 inscrição de Icó, virou na Ce-153 Rodovia Padre Cícero na chegada de Orós próximo a antiga fazendo de seu Chico Costa. 

O motorista perdeu o controle do veículo que capotou e ficou com as rodas para cima, segundo pessoas que estavam no local e conversaram com o Portal Orós os ocupantes do carro sofreram apenas escoriações leves mesmo assim foram encaminhados para o H.M. Luzia Teodoro da Costa. Graças a DEUS não foi nada de grave apenas o susto e danos materiais.

SECA: ORÓS ESTÁ ENTRE OS 150 MUNICÍPIOS CEARENSES QUE GOVERNO RECONHECE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Imagem do açude do distrito de Santarém seco
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional (MI) reconheceu situação de emergência em 150 municípios cearenses. A portaria foi publicada nesta quarta-feira (28/10) no Diário Oficial da União. A Capital, Fortaleza, está incluída na relação. Ainda na Região Metropolitana estão municípios como Caucaia, Maranguape, Pacajus, Redenção e São Gonçalo do Amarante. No Interior, estão cidades como Acopiara, Aracati, Araripe, Canindé, Beberibe, Camocim, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Sobral, entre outras.

Após o reconhecimento de situação de emergência pelo governo federal, o município pode pedir ajuda para as ações de resposta, que são aquelas voltadas a socorro, assistência e estabelecimento de serviços essenciais, e assim solicitar recursos para as ações de reconstrução das áreas atingidas pelos desastres.

Para solicitar tais recursos, o município deve mandar um plano detalhado de resposta indicando qual é a necessidade para o repasse. É importante o município ter aderido ao cartão de pagamento de defesa civil, forma exclusiva de repasse de verbas, e que pode ser acompanhado pelo Portal da Transparência.

Confira a lista completa dos municípios cearenses em situação de emergência, clicando no link a seguir http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=28/10/2015&jornal=1&pagina=39&totalArquivos=168


Fonte: Ceará Agora

UP! ESSÊNCIA TÁ CHEGANDO EM ORÓS NESTA SEXTA 30/10, VEJA A ENTREVISTA E SAIBA MAIS


UP! ESSÊNCIA TÁ CHEGANDO EM ORÓS, REUNIÃO NESTA SEXTA-FEIRA 30/10 ÁS 19 HORAS NA CHURRASCARIA DO DECA EM FRENTE A ANTIGA PRAÇA ROBERTO ROLIM. MAIS INFORMAÇÕES EM KEKE VARIEDADES OU PELO TELEFONE (85) 9. 9624.2408 FALE COM DIONAS OU GIL.

A UP! é uma empresa 100% brasileira, nascida em 2007 para ajudar pessoas e transformar vidas. Em busca de um modelo de negócio acessível a todos, sem distinção de idade, classe social ou nível de estudos, a UP! chegou ao marketing de relacionamento, esta estratégia de vendas diretas que não para de crescer no mundo todo.

Após decidida a estratégia, precisávamos de um produto que fosse realmente fácil de vender, e chegamos ao mercado de perfumes e cosméticos. Esta receita, combinada com alta tecnologia, trabalho ético e solidez empresarial, resultou em um sucesso avassalador, que fez a UP!, em seus oito anos de vida, superar a marca de 1 milhão de cadastros e ser reconhecida como a maior empresa brasileira de marketing de relacionamento.

A UP! foi criada para aqueles que querem realizar seus sonhos e não têm medo de trabalhar.

Na UP!, qualquer pessoa pode tornar-se um consultor, um parceiro, o dono do próprio negócio, despertando seu empreendedorismo e recebendo o merecido reconhecimento pelo esforço e comprometimento.


A UP! já mudou a vida de milhares de pessoas em todo o Brasil e pode mudar a sua também! #VemPraUP!

CASOS DE DENGUE COM SINAIS DE ALARME TRIPLICAM NO CEARÁ

Em um ano, o Ceará registrou um aumento de 219% no número de casos confirmados de dengue com sinais de alarme. No ano passado, entre janeiro e setembro, foram registradas 200 ocorrências comprovadas em laboratório, e no mesmo período de 2015, já são 638 confirmações. Com esses números, o Estado ocupa a quarta posição no Brasil em relação a esse estágio da doença. São Paulo, com 12,6 mil casos, está em primeiro lugar, seguido por Goiás, com 1,8 mil, e Minas Gerais, com 880. Os dados estão no mais recente boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde.

O avanço da doença no Ceará liga o sinal de alerta. O Estado lidera no Norte/Nordeste e passa até de estados do Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ainda segundo o boletim, o total de óbitos chega a 739 no País, sendo 57 no Ceará. Em comparação com o ano passado, quando foram confirmadas 46 mortes, também houve um aumento de 23,9%. O Estado só ganha de São Paulo, com 739 óbitos e Goiás, com 71.

Em relação à chamada incidência provável para municípios com mais de um milhão de habitantes, Fortaleza lidera o triste ranking, com incidência de 1.026,6. Belo Horizonte está em segundo, com 673,7; Maceió, em terceiro, com 301; e Rio de Janeiro com 238,8 casos a cada 100 mil habitantes.


Se no boletim passado, Alcântaras, na Região Norte do Estado, estava entre os locais com maior incidência para os municípios com menos de 100 mil habitantes, o documento mais recente coloca outros dois do Ceará na relação: Meruoca e Sobral.

De acordo com os dados, o Estado ocupa a segunda posição no Norte e Nordeste e a 6º no País em incidências prováveis, com 718 ocorrências por 100 mil habitantes. Goiás, (com 2.120,3 casos/100 mil hab.), São Paulo (1.561,1 casos/100 mil hab.) e Minas Gerais (841,3 casos/100 mil hab.) ocupam os primeiros lugares. Pernambuco, com 827,9, e Mato Grosso do Sul, com 744 pela mesma proporção estão acima do Ceará.

Ocorrências

O Ministério também chama atenção para os números relacionados aos casos de dengue grave confirmados. Nesse quesito, o Ceará também está na quarta posição, com 108 ocorrências. No ano passado, esse número chegou 56. Um salto de 92,8%. Acima do Estado, estão São Paulo, com 592 vitimados; Goiás, com 190 e Minas Gerais, com 114. O Paraná ocupa o quinto lugar, com 95 confirmações.

Três sorotipos virais da dengue estão em circulação no Estado: o DENV1, com 97,3% das ocorrências; o DENV3, com 1,3% e o DENV4, com 1,3%. No geral, aponta o Ministério, em 2015, foram registrados 1.463.776 casos prováveis de dengue no País ­ casos notificados, incluindo todas as classificações, exceto descartados ­, até a semana epidemiológica (SE) 38, entre 4 de janeiro a 29 de setembro. Nesse período, a Região Sudeste registrou o maior número de casos prováveis (937.599 casos; 64,1%) em relação ao total do País, seguida das regiões Nordeste (263.897 casos; 18,0%), Centro­Oeste (182.216 casos; 12,4%), Sul (51.918 casos; 3,5%) e Norte (28.146 casos; 1,9%). Foram descartados 496.781 casos suspeitos de dengue no período.

A responsável técnica pelo Programa de Controle da Dengue, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Ricristhi Gonçalves, reconhece o aumento no número de casos com sinais de alarme e de óbitos, no entanto, considera que a vigilância epidemiológica melhorou bastante nos municípios.

Ela diz que a responsabilidade no combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, também é da população. "Não podemos pensar ações sem o apoio direto da sociedade, até porque a maioria dos focos está dentro de casa". Ricristhi também destacou o trabalho da Sesa com treinamento e acompanhamento dos indicadores e controle do vetor.


Mais informações: Secretaria da Saúde do Estado - Avenida Almirante Barroso, 600 , Praia de Iracema - Telefone: (85) 3101­5123

AS ÚLTIMAS DO FUTEBOL NO SEU PORTAL ORÓS:

ICASA EMPATA COM O ALTO SANTO E VÊ CLASSIFICAÇÃO QUASE IMPROVÁVEL
Jogando no estádio Coliseu na tarde desta quarta-feira (28) o Icasa não passou de um empate sem gols com o Alto Santo e viu suas chances de classificação diminuírem ainda mais.

 O resultado deixa o time alviverde estacionado na quarta colocação com cinco pontos e com séria ameaça de não se classificar a próxima fase quando quatro das cinco equipes de cada grupo avançam.
  
Ao Verdão resta apenas um jogo, contra o Guarani de Juazeiro no dia 8 de novembro. Já o Alto Santo, que tem dois pontos, ainda vai disputar quatro partidas, podendo somar mais 12 pontos.

PALMEIRAS VENCE O FLU NOS PÊNALTIS E VAI À FINAL
O Palmeiras mostrou força, reverteu a situação e eliminou o Fluminense nesta quarta-feira, no Allianz Parque. Com dois gols de Barrios e um de Fred, que jogou no sacrifício, os donos da casa devolverem o mesmo resultado do primeiro duelo no Maracanã e levaram a decisão por uma vaga na final na Copa do Brasil para os pênaltis.  Melhor para o Alviverde, que viu Fernando Prass defender chute de Jean e Gum isolar cobrança.

Na final, o Palmeiras encara o Santos, que não teve muita dificuldade para despachar o São Paulo nas semis. O Alvinegro ganhou os dois duelos: 3 a 1, no Morumbi, na semana passada, e 3 x 1, na Vila Belmiro, nesta quarta-feira.

PALMEIRAS 2 X 1 FLUMINENSE

Data: 28/10/2015
Horário: às 22h (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Alessandro Rocha Mattos (BA) e Guilherme Dias Camilo (MG)
Cartões amarelos: Wellington Silva e Fred (FLU) Jackson (PAL)
Gols: Lucas Barrios, aos 13 e 17min do primeiro tempo; Fred, aos 25min do segundo tempo.

PALMEIRAS
Fernando Prass; Lucas, Victor Hugo, Jackson e Zé Roberto; Amaral, Matheus Sales, Robinho (Rafael Marques) e Dudu; Gabriel Jesus (Allione) e Lucas Barrios (Cristaldo). Técnico: Marcelo Oliveira

FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Wellington Silva, Gum, Marlon e Breno Lopes (Osvaldo); Jean, Cícero, Vinícius (Magno Alves) e Gustavo Scarpa; Marcos Júnior (Gérson) e Fred. Técnico: Eduardo Baptista


UOL Esporte

SANTOS ATROPELA O SÃO PAULO NA VILA E VOLTA À FINAL DA COPA DO BRASIL
O Santos colocou um pé na final da Copa do Brasil ao fazer 3 a 1 no São Paulo em pleno Morumbi. Nesta quarta-feira, o time de Dorival Júnior confirmou a vaga na decisão com mais uma vitória incontestável: 3 a 1, com dois gols de Ricardo Oliveira e um de Marquinhos Gabriel -- Michel Bastos diminuiu para a equipe são-paulina.

O adversário dos santistas será o Palmeiras, que bateu o Fluminense nos pênaltis após fazer 2 a 1 no tempo normal. As finais serão disputadas nos dias 25 de novembro e 2 de dezembro. Os mandos serão sorteados pela CBF nesta quinta-feira, às 15h.

Com velocidade, sobretudo no começo da etapa inicial, o Santos matou o jogo em 23 minutos. Após marcar três gols, o time ainda assustou o São Paulo em pelo menos três oportunidades -- na melhor, Marquinhos Gabriel acertou o pé da trave.

O São Paulo, por sua vez, precisou modificar o esquema tático na reta final do primeiro tempo, após Luis Fabiano (um dos três atacantes) dar lugar ao volante Wesley. O time, dessa forma, conseguiu neutralizar as saídas em velocidade do Santos. No intervalo, Denis substituiu Rogério Ceni, que saiu machucado após chutar o chão em um lance.

Com o resultado, o Santos volta à final da Copa do Brasil após cinco anos. Na única decisão, também com Dorival no comando, o time foi campeão sobre o Vitória, em 2010. Já o São Paulo terá de buscar a vaga na Libertadores via Brasileirão -- a equipe ocupa hoje a quinta colocação, com a mesma pontuação do Santos, quarto lugar na tabela.

FICHA TÉCNICA

SANTOS 3 X 1 SÃO PAULO

Data: 28/10/2015
Horário: às 22h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos-SP
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira - SP (FIFA)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse (ambos SP e FIFA)
Cartões amarelos: Luis Fabiano (São Paulo).
Gols: Ricardo Oliveira, aos 11 e aos 23, Marquinhos Gabriel, aos 20 minutos do primeiro tempo, e Michel Bastos, aos 26 minutos do segundo tempo.

Santos: Vanderlei, Daniel Guedes (Chiquinho), David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia, Renato e Lucas Lima (Geuvânio); Marquinhos Gabriel (Alison), Ricardo Oliveira e Gabriel. Técnico: Dorival Júnior.

São Paulo: Rogério Ceni (Denis); Bruno, Lyanco, Lucão e Matheus Reis; Rodrigo Caio, Michel Bastos e Ganso; Alexandre Pato, Alan Kardec (Centurión) e Luis Fabiano (Wesley). Técnico: Doriva.

UOL Esporte

TORCIDA DO PALMEIRAS JÁ CANTA QUE “LUGAR DE PEIXE É DENTRO DO AQUÁRIO”

O Palestra Itália recebeu mais de 38 mil pagantes nesta quarta-feira, e todos saíram da tensão ao longo do duelo contra o Fluminense para já pensar na decisão da Copa do Brasil. Entre cânticos palmeirenses, a torcida já entoou músicas provocativas ao Santos, adversário das finais, a serem disputadas em 25 de novembro e 2 de dezembro.

Como é comum em duelos diante do time praiano, os torcedores cantaram “Santos o c…, lugar de Peixe é dentro do aquário”. A música saiu dos pulmões alviverdes enquanto os jogadores faziam a festa no gramado. Já com o presidente Paulo Nobre dentro de campo, juntando-se à celebração dos atletas.

Além da provocação ao Alvinegro praiano, que já foi adversário do Verdão nas finais do Campeonato Paulista deste ano, a torcida palmeirense logo cantou o hino do clube assim que Allione converteu o pênalti que colocou o time na final. O sistema de som do estádio já tinha feito o mesmo no intervalo entre o fim do jogo e a cobrança dos penais.

A torcida que fez cobranças após a derrota para o Sport no sábado, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro, mudou de postura nesta noite. O apoio veio logo com um mosaico recepcionando o time com os dizeres “Raça, Verdão”. Assim que o jogo começou, ouviu-se o cântico “o Palmeiras é o time da virada, o Palmeiras é o time do amor”.

O Verdão conseguiu devolver a derrota por 2 a 1 no Maracanã. Nesta quarta-feira, Barrios fez os dois gols do time, e Fred descontou no segundo tempo. Fernando Prass, com o nome cantado a cada pênalti para o adversário, defendeu a cobrança de Gustavo Scarpa, Gum isolou e o Palmeiras fez a festa com Rafael Marques, Jackson, Cristaldo e Allione convertendo.

Gazeta Esportiva

CHAPE LUTA E VENCE O RIVER, MAS CAI EM CAMPANHA HISTÓRICA NA SUL-AMERICANA
Acabou o sonho: a Chapecoense está eliminada da Copa Sul-Americana de 2015. Mesmo assim, o Verdão do Oeste tem todos os motivos para se orgulhar de sua primeira participação em um torneio internacional, já que caiu com vitória sobre o River Plate por 2 a 1 nesta quarta-feira, na Arena Condá.

A derrota se deu no placar agregado, já que os Millonarios haviam vencido o duelo de ida por 3 a 1, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires.

Atual campeão da Copa Libertadores e da própria Sul-Americana, o time argentino avança à semifinal da competição diante do Sportivo Luqueño, do Paraguai, que derrubou o Atlético-PR no início desta noite.

De volta à realidade, a Chape recebe o próprio Furacão neste domingo, às 17 horas (de Brasília). Com 39 pontos somados, os comandados de Guto Ferreira figuram na 14ª posição da Série A e tentam evitar o rebaixamento.

Gazeta Esportiva


TRIO É ASSASSINADO COM TIROS NA CABEÇA NA SERRA DE MARANGUAPE

Três homens foram assassinados na serra de Maranguape, nas proximidades do Clube Cascatinha, na noite desta quinta-feira, 28.

De acordo com o policial militar da região, Rainner Riedel, as vítimas estavam em um veículo Corolla, de cor branca, subindo a serra, e teriam sido interceptadas por indivíduos em uma Hilux, conforme informações de populares.

O trio foi alvejado à bala e apresenta perfurações na cabeça. A suspeita da Polícia, conforme major Francisco Hermilson, é de que tenha sido crime de execução, à queima roupa. Pela cena do crime, os policiais não observaram indícios de reação. As vítimas ainda não foram identificadas.

Ainda conforme o PM, a Perícia está no local e um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) está sobrevoando a região. Nenhum suspeito foi encontrado até agora.


Redação O POVO Online

POLÍCIA ENCONTRA EM UM CASEBRE 150 MUNIÇÕES E UM FUZIL NA ZONA RURAL DE BREJO SANTO

Policiais militares da Companhia de Brejo Santo foram na madrugada desta quarta-feira averiguar denúncias anônimas apontando a movimentação de veículos e pessoas estranhas numa casa em obras na zona rural daquele município. Os suspeitos já estavam de saída e, ao notarem a aproximação da polícia, retornaram conseguindo empreender fuga. Os policiais adentraram no imóvel em construção e encontraram um fuzil calibre 762 com o brasão das Forças Armadas e mais 150 cartuchos intactos.


A casa fica situada Sitio Baixio dos Bastos à altura do Km 515 da BR-116 numa distância média de 15 Km para o centro de Brejo Santo. O Major Sobreira comanda as operações e está tentando descobrir quem é o proprietário do imóvel em obras. A suspeita inicial da polícia é de uma organização criminosa com origem no Pernambuco e atuação interestadual que poderia estar planejando alguma ação na região do Cariri. O Comandante da Companhia de Brejo Santo diz acreditar que, na fuga, os suspeitos levaram outras armas.
Arma e munições estavam nessa casa em construção na zona rural de Brejo Santo (Foto: Agência Miséria)
LAVRAS – Por outro lado uma tentativa de homicídio foi registrada no final desta manhã na Vila Monteiro na zona rural de Lavras da Mangabeira, onde o ex-presidiário José Nilton Gomes, de 46 anos, tentou contra a vida de seu vizinho Francisco Ferreira Leandro, de 30 anos. Ele desferiu um golpe de foice no mesmo que foi socorrido por populares ao Hospital São Vicente Férrer e, depois, transferido a um dos hospitais de Barbalha. O acusado foi preso em sua residência com a arma e confessando o crime.

MISÉRIA

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

GRUPO EXPLODE CARRO-FORTE E FAZ VIGILANTES REFÉNS EM QUIXERAMOBIM; DELEGADO E POLICIAIS CIVIS BALEADOS, VEJAM OS VÍDEOS:

Atualizada às 18h08min

Um grupo de homens fortemente armados explodiu um carro-forte blindado e fez dois vigilantes reféns, no início da tarde desta quarta-feira, 28, na localidade Lagoa de São Miguel (distrito de Uruquê), no limite entre os municípios de Quixadá e Quixeramobim, 206, 1 km de Fortaleza.

A Polícia chegou no local dez minutos após o ataque, e o delegado Salviano de Pádua, além de três policiais civis, foram baleados no confronto. A viatura foi atingida por cerca de 37 disparos.

Segundo Humberto Monteiro, da PM de Quixeramobim, o confronto ocorreu por volta das 12 horas, e os criminosos fugiram em três carros. Informações de policiais dão conta que os veículos foram abandonados e que uma das pessoas pertencentes ao grupo que atacou o carro-forte e o carro dos policiais está provavelmente morta.

Renato Cosmo, atingido no abdômen durante a ação, foi o primeiro a chegar ao Intituto Doutor José Frota (IJF), na tarde desta quarta-feira, 28

O delegado Pádua - titular da Polícia Civil de Quixeramobim - e os policiais civis, dois deles identificados como Emerson Pereira e Renato Cosmo, foram encaminhados ao Intituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza.

Pádua foi baleado de raspão no ombro e no braço, mas passa bem, conforme informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os três outros policiais civis foram baleados no pescoço, braço e no abdômen. Emerson foi ferido por estilhaços e, assim como Renato, está no IJF. Ambos chegaram, no decorrer da tarde, em helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). O delegado e o outro policial civil devem chegar ao hospital em ambulâncias.

"A quantia levada ainda não foi revelada. Os criminosos estavam fortemente armados, por isso foi preciso reforçar o policiamento", detalha Humberto. Foram acionados os policiais militares dos destacamentos de Boa Viagem, Senador Pompeu, Banabuiú, Choró, Ibaratema, Madalena, além de Quixadá. Os suspeitos fugiram em três veículos, um EcoSport prata, uma Hillux pata e uma L200branca, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal.
Atualizada às 18h08min
Francisco Lucas, diretor do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Ceará (Sinpol/CE)

Um grupo de homens fortemente armados explodiu um carro-forte blindado e fez dois vigilantes reféns, no início da tarde desta quarta-feira, 28, na localidade Lagoa de São Miguel (distrito de Uruquê), no limite entre os municípios de Quixadá e Quixeramobim, 206, 1 km de Fortaleza.

A Polícia chegou no local dez minutos após o ataque, e o delegado Salviano de Pádua, além de três policiais civis, foram baleados no confronto. A viatura foi atingida por cerca de 37 disparos.

Segundo Humberto Monteiro, da PM de Quixeramobim, o confronto ocorreu por volta das 12 horas, e os criminosos fugiram em três carros. Informações de policiais dão conta que os veículos foram abandonados e que uma das pessoas pertencentes ao grupo que atacou o carro-forte e o carro dos policiais está provavelmente morta.

O delegado Pádua - titular da Polícia Civil de Quixeramobim - e os policiais civis, dois deles identificados como Emerson Pereira e Renato Cosmo, foram encaminhados ao Intituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza.

Pádua foi baleado de raspão no ombro e no braço, mas passa bem, conforme informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os três outros policiais civis foram baleados no pescoço, braço e no abdômen. Emerson foi ferido por estilhaços e, assim como Renato, está no IJF. Ambos chegaram, no decorrer da tarde, em helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). O delegado e o outro policial civil devem chegar ao hospital em ambulâncias.

"A quantia levada ainda não foi revelada. Os criminosos estavam fortemente armados, por isso foi preciso reforçar o policiamento", detalha Humberto. Foram acionados os policiais militares dos destacamentos de Boa Viagem, Senador Pompeu, Banabuiú, Choró, Ibaratema, Madalena, além de Quixadá. Os suspeitos fugiram em três veículos, um EcoSport prata, uma Hillux pata e uma L200branca, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal.
Testemunha
Um motorista (nome preservado) de 28 anos, que passava pelo local durante a fuga dos criminosos, disse que um outro homem também foi feito refém. “Eu vi a confusão, e quando o carro deles se aproximava eu corri. Mandaram o motorista de uma Pajero branca sair e meteram ele no carro”, explica.

A testemunha disse que os criminosos chegaram a efetuar disparos contra um povoado próximo, a 20 km de Quixeramobim. “Um vigilante estava em cima do capô e o outro no para-brisa”, descreveu.
Mais informações em instantes.
Assaltos a carros-forte
A última explosão de carro-forte no Ceará ocorreu no dia 28 de agosto, em Pedra Branca, 261 km da capial cearense. Na ocasião, os bandidos chegaram em dois automóveis s (um Tucson preto e um I30), e renderam os vigilantes do blindado.

Os funcionários não saíram feridos, pois desembarcaram do carro-forte antes da explosão do veículo. A quadrilha fugiu em direção a Quixeramobim, mas abandonou o Tucson em Minerolândia, incendiando o veículo.


 O POVO

PREFEITOS SE REÚNEM EM IGUATU NESTA QUINTA-FEIRA (29)

Leonardo Santana - Presidente da UBAM
O evento acontecerá na Câmara Municipal de Iguatu, para debater o Projeto da Zona Franca do Semi-Árido, geração de emprego e a situação dos Municípios

Nesta quinta-feira (29), às 16 horas, prefeitos, vereadores e lideranças cearenses, participarão do Seminário da Zona Franca do Semi-Árido, proposta apresentada no congresso, pelo deputado Wilson Filho (PTB-PB), através da PEC 19/2011, já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da câmara dos deputados.

O projeto foi encaminhado ao parlamento pela União Brasileira de Municípios (Ubam), objetivando a criação de uma área de livre comércio, que beneficiará as 1.134 cidades que compõem o polígono das secas e que são assistidas pela Sudene.

Segundo o presidente da Ubam, Leonardo Santana, no evento, que tem o significativo apoio da Câmara Municipal de Iguatu, serão debatidos também os mais graves problemas que atravessam as prefeituras municipais que, sendo ele, só não fecharam de vez as portas por causa do patriotismo e da responsabilidade social e política dos prefeitos.

Ele destacou que os municípios brasileiros nunca estiveram tão fragilizados, já que registram um déficit de caixa que ultrapassa os 20 bilhões de reais, devido às “nocivas desonerações” promovidas pelo governo da União, desde 2008, beneficiando as montadoras de automóveis e eletrodomésticos, causando um cataclismo financeiro e social nos pequenos entes federados.

Leonardo defende a reformulação do pacto federativo e que se tire do governo da União o poder de decidir sozinho o rumo dos tributos, os quais têm fato gerador nos municípios, sendo, porém os que menos recebem.

“Há muitas pendências a serem colocadas na mesa. O governo da União precisa entender que não pode governar sozinho, mantendo nos seus cofres a maior parte dos impostos arrecadados e fazendo o que quer com eles inclusive mantendo programas sociais que deveriam ser administrados pelas prefeituras. O Brasil é uma República Federativa e não um feudo. É preciso tratar o tão propagado pacto federativo de forma competente e não como mero assunto de segundo plano.” Disse Leonardo.

A Ubam defende que 50% de todos os tributos cobrados no país sejam repartidos meio a meio com os Estados e Municípios, pois, segundo o presidente da entidade, quando isso acontecer, nunca mais se verá prefeito em Brasília com a cuia nas mãos, implorando ajuda do governo e do congresso.

Ele explicou que a Zona Franca do Semi-Árido será uma grande área de livre industrialização e comercialização internacional, contando com todos os incentivos fiscais necessários para atrair investimentos dos paises mais desenvolvidos do mundo, os quais mantêm relações comerciais com o Brasil, como Japão, China, Canadá, Alemanha e EUA. O projeto, segundo ele, se constituirá na redenção econômica e social do Nordeste, prevendo a geração de mais de 10 mil novos postos de trabalho e erradicando de vez a exclusão social e o alto índice de desemprego e combatendo o êxodo rural na forma adequada, que é gerar oportunidade de vida aos nordestinos.   


Redação/Ubam

NÍVEL DO AÇUDE ORÓS


NO CE, PRESO ESCREVE CARTA PEDINDO APOIO EM TRÁFICO DE DROGAS, DIZ POLÍCIA

A Polícia Civil do Ceará aprendeu nesta terça-feira (27) uma carta de um suposto preso pedindo apoio para conseguir liberdade e continuar um esquema de tráfico de drogas. Segundo a polícia, o material foi encontrado com dois adolescentes que estavam com 28 papelotes de cocaína, 38 munições, duas balanças de precisão e uma quantia em dinheiro no Bairro Mondubim, em Fortaleza.

No bilhete, escrito à mão, a polícia diz que um traficante identificado como Wagner pede apoio aos dois adolescentes para conseguir pagar fiança e continuar com o esquema de tráfico, além de mandar um recado para outras pessoas. “Pesso a vcs dois uma força ai que logo logo vou estar nas ativas ai vou retribuir o esforço de vss pois a ideia e federal. Fazer os corres pra pagar o B.O. Falem ai pra geral que eu to prezo não to morto!!! Iscrevão pra mim ai vai da bom. Fé em Deus. Tamos juntos e misturados” (sic)”, diz o preso na carta.

Os adolescentes apreendidos já tinham passagem pela Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) por infração análoga à roubo e estavam há cerca de um mês em liberdade assistida.

Segundo informações do 19º Distrito policial, a dupla alugou uma casa na Rua Airton Sena, no Bairro Mondubim, onde passaram a traficar. Os dois foram encaminhados novamente a DCA. A polícia não deu informações sobre o preso que teria escrito a carta.


Fonte: G1

SENTADOS À MESMA MESA, LULA E DILMA POUCO CONVERSAM EM FESTA

Diante de uma relação que ganha cada vez mais contornos de distanciamento e insatisfação, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pouco conversaram durante a festa em comemoração aos 70 anos do petista, na noite desta terça-feira (27) em São Paulo.

Lula e Dilma dividiram uma mesa de seis lugares montada em uma sala interna do Instituto Lula, onde aconteceu o evento. Com eles sentaram-se o ministro Jaques Wagner (Casa Civil), o presidente do PT, Rui Falcão, o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad, e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto.

Segundo relatos de participantes, o ex-presidente estava bem-humorado, cumprimentou Dilma quando a presidente chegou à festa, por volta das 20h, mas, em seguida, optou por falar sobre assuntos amenos. Dirigiu-se poucas vezes à sucessora, nenhuma delas para falar de política.

Lula tem criticado o governo Dilma e, principalmente, a política econômica comandada pelo ministro Joaquim Levy (Fazenda).

Nesta segunda-feira (26), após a LFT Marketing Esportivo, empresa de seu filho Luís Cláudio, ter sido alvo de mandado de busca e apreensão na Operação Zelotes, o ex-presidente reclamou a aliados do que ele chama de "falta de comando" do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) sobre a Polícia Federal. Lula tem pedido que Dilma troque o titular da pasta, mas a presidente resiste em manter Cardozo no posto.

Para os convidados, Lula repetia que estava "se sentindo forte, com muita energia" e brincou com amigos sobre "quem vai chegar aos 70 assim como eu?".

Segundo interlocutores do ex-presidente, a ida de Dilma à festa –de última hora, com remarcação de horário para se adequar à agenda da presidente– foi interpretada como uma tentativa da petista em se reaproximar de Lula ou, pelo menos, tentar mostrar que não há "clima ruim entre eles".

No quintal do Instituto Lula, onde há piscina e churrasqueira, cerca de 50 convidados comeram churrasco, farofa e salada, acompanhado de cerveja, uísque e refrigerante.

Estavam presentes ainda o assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, a mulher de Lula, Marisa Leticia, e os filhos do ex-presidente, Luís Cláudio, Marcos Cláudio, Sandro Luís e Lurian. Entre os filhos, só Fábio Luís não compareceu.

Ao deixar a comemoração, Falcão afirmou que a visita de Dilma foi uma demonstração de "afeto", e não uma forma de demonstrar publicamente que a relação entre os dois vai bem.

"[Não tem] Nenhum atrito. Quantas vezes ele [Lula] mesmo já disse que, se tiver alguma divergência, ela tem razão? Foi um evento de carinho, de festa. Esse foi o significado da vinda dela aqui."

Questionado, Falcão afirmou que Lula e Dilma não conversaram sobre a Operação Zelotes durante o encontro. "O clima é de festa", disse.


Fonte: Folha.com

CEARÁ BATE RECORDE DE DETENTOS INSCRITOS NO ENEM PRISIONAL

O Ceará teve 1.682 presos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Prisional deste ano, número 44,3% maior em relação às inscrições do ano passado, quando 1.167 alunos foram inscritos no certame. As provas, que servem para o ingressos dos detentos no ensino superior e certificação de conclusão do Ensino Médio, serão realizadas nos dias 1º e 2 de dezembro, nas unidade prisionais do Estado.

Segundo a Sejus, 61 unidades prisionais aderiram ao exame, por meio da Coordenadoria Educacional do Sistema Penitenciário (Cespe). O assessor educacional da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), Rodrigo Moraes, acredita que o interesse dos alunos é gratificante.

“Ano após ano percebemos o interesse dos internos do sistema penitenciário em participar do exame nacional de certificação. É muito gratificante trabalhar e ver os alunos se envolvendo e se interessando pela educação e pelo conhecimento”, disse ele.

Além do ingresso em faculdades e certificação do Ensino Médio, os presos ganham a oportunidade de reduzir a pena deles. A remição é autorizada por juízes, conforme a legislação brasileira, quando forem comprovadas 12 horas de estudo – equivalente a diminuição de um dia de pena.


Fonte: O Povo

MAIS DE 38 VEÍCULOS ROUBADOS OU FURTADOS POR DIA NO CEARÁ

Nos números oficiais, o Ceará já contabiliza pelo menos 10.482 roubos e furtos de veículos em 2015. Na média, ainda sem a totalização de outubro, são 38,39 veículos sendo roubados ou furtados por dia no Estado. É a contagem oficial mais atualizada, fechada a partir dos boletins de ocorrências registrados até 30 de setembro.
Desses casos ao longo de nove meses, 6.983 foram roubados - quando o veículo foi tomado da vítima com algum tipo de ameaça - e 3.499 furtados - em que a vítima só percebeu posteriormente a perda do veículo. Incluindo aí qualquer carro, moto ou caminhão.


Janeiro (1.279 casos) e maio (1.271), respectivamente, foram os meses com mais ocorrências desses roubos e furtos. E justamente os dois últimos meses de registro, setembro (1.054) e agosto (1.056), somaram menos casos neste ano, até agora.


Os dados são da Assessoria de Análise Estatística e Criminal da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (AAESC/SSPDS). Foram repassados a pedido do O POVO. A totalização de roubos e furtos de veículos no Ceará não está entre as ocorrências criminais disponibilizadas no site da SSPDS (www.sspds.ce.gov.br).


As estatísticas de roubos e furtos de veículos não eram divulgadas pela SSPDS há exatos dois anos, desde setembro de 2013. De lá para cá, foram 31.634 ocorrências neste intervalo – somadas de setembro/2013 a setembro/2015. A média nesses dois anos sem divulgação foi de 41,67 casos/dia.


Queda no trimestre

A baixa de casos em setembro condiz com uma redução que vem ocorrendo a partir de julho. Em 2015, o sétimo mês teve 1.199 ocorrências (778 roubos e 421 furtos), contra 1.394 (862 roubos e 532 furtos) de julho do ano passado. Queda de 13,98%, se comparado os dois julhos.


Há também uma diminuição na comparação julho-setembro de 2015 para 2014 – tanto mês a mês como no terceiro trimestre completo. Em veículos roubados, foram 2.151 casos entre julho e setembro deste ano contra 2.462 no mesmo período do ano passado (menos 12,6%). Em furtos, levaram 1.158 veículos entre o sétimo e o nono mês de 2015, contra 1.440 registros no mesmo trimestre de 2014 (menos 19,6%).


Na média/dia de roubos e furtos de veículos, 2015 também está com o menor índice entre os três anos. Tomando a referência até setembro de cada ano, foram 38,39 casos/dia este ano, 45,31 em 2014 e 38,56 em 2013.


Por email, a SSPDS informou que não seria possível a separação dos dados por cada Área Integrada de Segurança (AIS) – que é o mapa usado como estratégia de monitoramento do crime no Estado. Pela divisão, seria possível detalhar os bairros da Capital e regiões do Ceará com mais carros roubados e furtados.


Áreas e modelos

O delegado Fernando Cavalcante, da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), informou que 6.984 veículos haviam sido recuperados de janeiro até a última segunda-feira, 26. “Esse é um dado preciso porque todo carro localizado depois de roubo ou furto é obrigado a passar por aqui para ser dada a baixa no gravame (sistema de acompanhamento feito pelo Departamento Estadual de Trânsito)”, explica.


Ele indicou ao O POVO pontos da Região Metropolitana de Fortaleza com maior incidência de casos: Parquelândia, Montese, Monte Castelo, Aldeota, Centro, Rodolfo Teófilo, Bairro de Fátima, Maracanaú. E alerta: “os ladrões vão sempre preferir os carros mais novos e com maior poder de venda”. E aponta uma lista desses “preferidos”: HB20, Hilux, Punto, Siena, Corolla, Onix, Golf e Palio. Apesar da queda nos índices de roubos e furtos, o cuidado é necessário.


Números



10.482 veículos foram roubados ou furtados no Ceará este ano. Em set/2015, foram 1.056 registros



Saiba mais



Áreas com mais ocorrências: Parquelândia, Aldeota, Centro, Monte Castelo, Montese, Rodolfo Teófilo, Bairro de Fátima, Maracanaú


Carros mais roubados/furtados: Corolla, HB20, Hilux, Siena, Punto, Onix, Golf, Palio


301 Inquéritos foram abertos na DRFVC em 2015 (de janeiro até 26/10) referentes a roubos e furtos de veículos e também cargas. “Destes, 90% são referentes a roubos de veículos”, informa o delegado Fernando Cavalcante.


A clonagem é o principal destino dos veículos roubados e furtados no Ceará, segundo o delegado. Os dados do veículo são adulterados para comercialização pelas quadrilhas. O POVO abordou o tema em reportagem no último dia 18/10: http://bit.ly/1hLnmWP



FONTE: DRFVC

IMPEACHMENT: CÂMARA VAI RECOMENDAR ABERTURA

A área técnica da Câmara dos Deputados está finalizando parecer em que recomenda ao presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que dê seguimento ao principal pedido de impeachment contra Dilma Rousseff.
A informação apurada pela reportagem com aliados de Cunha diz respeito ao pedido assinado pelos advogados Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal, documento que é chancelado por partidos de oposição e movimentos de rua anti-Dilma.

A a recomendação técnica, que é sigilosa, será entregue a Cunha ainda nesta semana.

E será sucinta: afirmará apenas que o pedido se enquadra nos requisitos da lei 1.079/50 (que trata do impeachment), no regimento interno da Câmara, e que traz em seu escopo elementos que apontam indícios de participação da presidente em supostos crimes de responsabilidade.

O embasamento são decretos assinados por Dilma em 2015 que aumentaram em R$ 800 milhões as despesas do Executivo sem autorização do Congresso, além da reprovação das contas de 2014 da petista pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

Pela lei, cabe ao presidente da Câmara decidir monocraticamente se dá ou não seguimento aos pedidos de impeachment contra a presidente da República. Ele pode ou não seguir a recomendação da área técnica.

Até agora, Cunha já mandou para o arquivo 20 pedidos de impeachment, sempre seguindo a recomendação técnica, mas resta a análise de outros 11, entre eles o do trio de advogados.

Alvo

Um dos principais alvos das investigações sobre o esquema de corrupção da Petrobras, Eduardo Cunha tem usado esse poder para negociar nos bastidores, com oposição e governo, formas de evitar sua destituição do cargo e a cassação de seu mandato.


Por isso, tem dado sinais ora pró-impeachment, ora contrários. Caso determine a sequência do pedido, é aberta uma comissão especial que dará parecer ao plenário da Casa.


Dilma é afastada do cargo caso pelo menos 342 dos 512 colegas de Cunha - ele não vota nesse caso - decidam pela abertura do processo de impedimento da petista.


O presidente da Câmara já afirmou que pretende anunciar sua decisão em novembro. Ele aguarda ainda decisão sobre recurso que fez ao Supremo Tribunal Federal contra liminares que suspenderam rito anunciado por ele para eventual processo de impedimento.


Desde 1992, quando deu parecer favorável a pedido de impeachment contra Fernando Collor de Mello - que acabou perdendo o cargo ainda naquele ano -, a área técnica da Câmara opinou pelo arquivamento de todos os pedidos de impeachment contra os presidentes subsequentes.


O POVO (Folhapress)