sexta-feira, 31 de julho de 2015

Grupo dinamita e assalta agência do Banco do Brasil de Jaguaretama

Cerca de 10 homens fortemente armados e usando motos e carros atacaram a agência do Banco do Brasil de Jaguaretama (140 km de Fortaleza), por volta das 2 horas da madrugada desta sexta-feira.

Eles dinamitaram a agência, que, segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), foi destruída. Na fuga, o grupo acabou esquecendo uma mochila. Uma dinamite não detonou e foi acionado o esquadrão anti-bombas.

O CPI não informou se o grupo levou dinheiro da agência do BB. Há um cerco policial na região. Este foi o 38º ataque a banco registrado no Estado só neste ano.


Blog do Eliomar (Foto – Alto Santo é Notícia)

Prefeituras paralisam hoje no CE em protesto inclusive a de Orós

Pelo menos 120 municípios cearenses devem paralisar os serviços públicos durante todo o dia de hoje. Apenas as emergências dos hospitais devem permanecer em funcionamento. Conforme O POVO adiantou, na última terça-feira, 21, o protesto dos gestores do interior do Estado é motivado pela queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deste ano em relação ao ano passado. O baixo valor repassado às administrações foi motivo de diversos encontros de prefeitos com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) para debater a situação dos cofres.

Tanto o FPM quanto o Fundo de Participação dos Estados (FPE) são oriundos de parte da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto de Produtos Industrializados (IPI). Com a desaceleração da economia, a arrecadação dos impostos diminui e a transferência dos recursos cai na mesma proporção.

De acordo com o especialista econômico, Ricardo Coimbra, a mobilização dos prefeitos do interior do Ceará em protesto não deverá trazer respostas de forma rápida ainda para 2015.

A avaliação de Coimbra parte do pressuposto de que os repasses são constitucionais. O governo federal, portanto, não poderá transferir um percentual de recursos diferente do que é arrecadado com os impostos. As prefeituras cearenses, segundo o professor, ainda ficarão de pires na mão por alguns meses até que a economia brasileira se recupere.

De acordo com a Aprece, o número de municípios que confirmou a adesão ao protesto pode ser ainda maior. Pelo menos 120 confirmaram a paralisação, no entanto outras cidades ainda podem aderir mesmo sem a confirmação. A cidade de Fortaleza não deve paralisar.

A queda no volume de recursos tem atingido principalmente problemas relacionados a saúde, seca, educação e pagamento de servidores, de acordo com a reclamação de vários gestores. Neste mês de julho, o FPM, pago ontem, sofreu uma retração de 4,29% em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo o CNM.

Em reunião com governadores, na tarde de ontem, a presidente Dilma Rousseff (PT) pediu apoio dos gestores estaduais para evitar que o Congresso Nacional aprove projetos que encareçam as despesas do governo.
O POVO

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Açudes Banabuiú, Orós e Castanhão tem operações definidas em reunião da Cogerh

Os encaminhamentos definidos na Reunião com a Comissão Provisória de Acompanhamento da Operação dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú realizada no dia 23 de julho, em Limoeiro do Norte, cujo objetivo foi discutir a operação dos açudes Banabuiú, Orós e Castanhão.

CASTANHÃO - No açude Castanhão foi deliberado o atendimento às comunidades Sítio Mota e Distrito de Uiraponga, instalados ao longo do riacho Livramento, ambos no município de Morada Nova, através do Eixão das Águas Trecho 1, pela descarga de fundo.

Será liberada uma vazão de 350 L/s, por no máximo 10 dias. Ficou acertado que as comunidades realizarão a limpeza no leito do riacho Livramento, possibilitando o avanço no fluxo da água que deverá atender um trecho de aproximadamente 20 km, da Descarga de Fundo do Eixão das Águas até o Distrito de Uiraponga, atendendo cerca de 500 famílias.

A Cogerh acompanhará a liberação de água ao longo do Trecho, realizando medições de vazões para não haver desperdício de água, assim como qualquer obstruções no leito do riacho Livramento.

ORÓS - No primeiro balanço hídrico parcial, o Açude Orós apresentou um saldo em sua operação de 3.739.776 m³ de água, responsável pelo atendimento de abastecimento humano das sedes municipais de Orós, Jaguaribe, Jaguaretama, de dezenas de comunidades rurais em seu entorno e no leito do rio Jaguaribe.

O hidrossistema é composto por 02 transposições [Lima Campos e Feiticeiro], perenização de 96 km do rio Jaguaribe e os múltiplos usos de montante. A vazão média aprovada para o período de 1º de julho de 2015 a 1º de fevereiro de 2016 foi de 4 m³/s, em atendimento às demandas prioritárias de abastecimento humano e dessedentação animal.

Demandas para os múltiplos usos como piscicultura, irrigação e industrial também é ofertado no hidrossistema. Ficou ainda encaminhado um estudo de alternativa de abastecimento das comunidades atendidas pelas águas da transposição Lima Campos, que terão a transposição natural suspensa em outubro de 2015 e abastecimento emergencial para as comunidades que margeiam o riacho das Almas que integra o sistema de Transposição Orós – Feiticeiro.

A Cogerh realizará, no mês de agosto, reuniões informativas nas principais comunidades rurais que margeiam a perenização do rio Jaguaribe pelo açude Orós, a fim de divulgar as diretrizes da operação para os usuários de água bruta no trecho.

A Reunião contou com a participação de 45 pessoas, entre membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú, Usuários, Sociedade Civil Organizada e Poderes Públicos.

A Cogerh estava representada pela diretora de Operações, Débora Rios, e técnicos das Gerências Regionais de Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Iguatu, Crato e Fortaleza.

 Com informações da Assessoria de Comunicação e Marketing da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)

Dilma veta reajuste do salário mínimo para aposentadorias

A presidente Dilma Rouseeff vetou a extensão da política de reajuste do salário mínimo a todos os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A correção do mínimo é calculada pela variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores mais a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Com o veto, os benefícios do INSS acima de um salário mínimo continuarão sendo reajustados pela da variação do INPC. A proposta fazia parte da Medida Provisória 672, que prorroga até 2019 o atual cálculo de reajuste do salário-mínimo, aprovada pelo Senado em junho. Dilma sancionou o texto parcialmente, com veto apenas à extensão do cálculo a todos os benefícios do INSS. O veto foi publicado nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial da União. O texto voltará ao Congresso Nacional, que pode derrubar a decisão da presidente.

Na justificativa do veto, Dilma argumentou que a vinculação de todos os benefícios do INSS ao salário-mínimo é inconstitucional. “Ao realizar vinculação entre os reajustes da política de valorização do salário-mínimo e dos benefícios pagos pelo Regime Geral de Previdência Social - RGPS, as medidas violariam o disposto no art. 7º, inciso IV, da Constituição”.

Além disso, segundo Dilma, o veto não fere a garantia constitucional de que os benefícios não sejam inferiores a um salário-mínimo. De acordo com o Ministério da Previdência, a extensão das regras do mínimo para todos os aposentados e pensionistas teria impacto de R$ 9 bilhões nas contas da Previdência em 2015.


Agência Brasil

Centec e Secitece oferece cursos gratuitos em 41 cidades cearenses inclusive em Orós

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) oferece 2.142 vagas em cursos básicos gratuitos no mês de agosto, em 41 cidades cearenses.

São 111 cursos de Formação Inicial e Continuada em diversas áreas do conhecimento, como NR-10, farmácia viva, marketing básico, administração financeira, corel draw, empreendedorismo, Autocad, panificação, piscicultura em tanque rede, manejo produtivo de ovinos e caprinos, dentre outros.

Para participar, basta ser maior de 16 anos e comparecer à unidade do Centec na sua cidade, portando o CPF. A relação completa dos cursos por cidade, assim como telefone e endereço de todas as unidades estão disponíveis no site do Centec. As inscrições estarão abertas até o início das aulas ou até que sejam preenchidas todas as vagas.

Os cursos possuem carga horária de 40 ou 60 horas aulas e acontecem nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) do Instituto Centec nas cidades de Acaraú, Amontada, Aracoiaba, Barreira, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Canindé, Crateús, Fortaleza, Fortim, Granja, Groaíras, Horizonte, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Ipu, Itaiçaba, Jucás, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Massapê, Mauriti, Missão Velha, Orós, Pentecoste, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeré, Santa Quitéria, São Benedito, Tabuleiro do Norte, Tauá e Viçosa do Ceará.

Por meio de parceria com outras instituições, neste mês de agosto as capacitações estão sendo oferecidas também nas cidades de Arneiroz, Russas, Itapiúna e Capistrano.


Assessoria de Marketing e Comunicação do Instituto Centec

Três do Ceará: Apenas 8% dos deputados foram a todas as sessões no primeiro semestre

Apenas 8% dos 513 deputados compareceram a todas as sessões reservadas a votação na Câmara no primeiro semestre da nova legislatura. Entre 1º de fevereiro e 17 de julho, a presença dos parlamentares só foi exigida em 67 dias.

Ainda assim, somente 44 deputados participaram de todas as sessões deliberativas. Entre eles, 20 são calouros na Casa e exercem o primeiro mandato federal. Os dados são de levantamento exclusivo do Congresso em Foco, baseado em registros oficiais da Câmara.

Entre os campeões da assiduidade no primeiro semestre da atual legislatura, quatro tiveram 100% de presença nos quatro anos da legislatura passada. Carlos Manato (SD-ES), Lincoln Portela (PR-MG), Pedro Chaves (PMDB-GO) e Tiririca (PR-SP) não faltaram a sequer uma sessão nos últimos quatro anos e mantiveram o desempenho no começo do atual mandato.

Do Ceará, só três parlamentares compareceram a todas as sessões do período: Chico Lopes (PCdoB), Leônidas Cristino (Pros) e Ronaldo Martins (PRB).


MISÉRIA

Antes de morrer, vítima toma faca e fere gravemente agressor em Canindé

Um homem identificado como Raimundo Silva Cruz, de 24 anos, foi morto na noite dessa quarta-feira, 29, na Comunidade de Monte Orebe há 5 quilômetros da Sede de Canindé. De acordo com informações da família, a vítima estava na residência de seu irmão consertando uma motocicleta quando o acusado, de nome Francisco Reginaldo Santos Maciel, de 24 anos, chegou ao local e desferiu uma perfuração a faca nas costas de Raimundo. Mesmo lesionado a vítima travou luta corporal com o acusado tomando a faca e lesionando-lhe em algumas partes do corpo.

Após as lesões os dois foram socorridos para o Hospital Regional São Francisco, mas Raimundo Silva não resistiu e deu entrada no setor de urgência em óbito. Francisco Reginaldo permanece hospitalizado com escolta policial após ser submetido à cirurgia.
A Polícia não soube informar os motivos que ocasionaram o crime.


Ceará Agora com informações de Canindé, no Sertão Central, Wellington Lima:

Ex-presidiário é morto a bala em Jucás (CE)

O plantão de polícia registrou na noite de ontem (29) no bairro Coco Verde, em Jucás (CE) mais um homicídio a bala. A vítima foi o ex-presidiário Jean Carlos da Silva de Sousa, 31 anos.

Ele foi alvejado com vários disparos de arma de fogo por dois homens que estavam numa motocicleta. A polícia abriu investigação para apurar a autoria e o motivo do crime.

Por Lindomar Rodrigues


Programa Jovem Aprendiz dos Correios abre inscrições no dia 12 de agosto

Os Correios abrirão no dia 12 de agosto as inscrições para o programa Jovem Aprendiz na modalidade Ensino a Distância – EaD. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas somente via internet no site dos Correios até 23 de agosto de 2015.

O edital de abertura do processo seletivo foi publicado nessa quarta-feira (29), no Diário Oficial da União.

Serão oferecidas 567 vagas e formação de cadastro reserva, em cinco Estados: Ceará, Amazonas,  Goiás, Santa Catarina e São Paulo.

A implantação da nova modalidade é um projeto piloto que possibilitará a implementação do programa em 309 municípios do Brasil. Além disso, o piloto servirá de referência para outras empresas que queiram desenvolver o programa.

O jovem aprendiz será contratado por um período de 12 meses, com jornada de 4 horas diárias, totalizando 20 horas semanais, dividido entre a fase escolar na modalidade de Ensino a Distância e a fase empresa, nas unidades dos Correios.

Após a conclusão do curso, os alunos receberão certificado de assistente administrativo expedido pelo SENAI.

Os interessados em fazer a inscrição devem ter entre 16 e 22 anos completos, exceto se pessoa com deficiência; ter concluído o ensino fundamental, estar matriculado e frequentando a escola, caso não haja concluído ensino médio; e não ter sido contratado anteriormente como jovem aprendiz pelos Correios e/ou mantido vínculo empregatício com a empresa.

A seleção será simplificada, sem aplicação de provas, realizada por meio da comprovação de requisitos referentes à renda familiar, aprovação escolar, série atual e participação em projetos sociais. Com base nestes quesitos os candidatos serão pontuados e classificados.

Ao participar do Programa de Aprendizagem Profissional, o jovem aprendiz terá carteira de trabalho assinada com direitos trabalhistas e previdenciários, remuneração de R$369,93, além de vale-transporte, vale cultura, vale refeição/alimentação e uniforme, bem como acesso às atividades socioeducativas da empresa.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas somente via internet no site dos Correios, no período de 12 a 23/8/2015. O edital completo pode ser acessado no site dos Correios.


MISÉRIA

Missão Velha-CE: Dupla é presa após tentar roubar moto atirando no piloto que está internado

Dois jovens foram presos por volta das 19h30min desta quarta-feira sob a acusação da prática de assaltos na estrada de acesso ao Distrito de Missão Nova na zona rural de Missão Velha. Francisco Rodrigues de Melo Neto, de 20, reside na Rua Recife, 623 (Bairro Campinas) em Canindé e Eduardo Leandro Alves, de 21 anos, mora na Rua Domingos Sávio, 1019 (Timbaúbas) em Juazeiro. Com eles, um revólver calibre 38 tendo três cartuchos deflagrados e três intactos, dois celulares, um relógio dourado e um capacete.

Momentos antes, a dupla tinha atirado no jovem Ademar Geraldo dos Anjos, de 24 anos, residente na zona rural de Missão Velha, na tentativa de roubar sua moto Honda Fan CG 125 de cor preta. Mesmo ferido com um tiro na perna, a vítima conseguiu ir adiante na sua viagem, sendo, depois, socorrido ao Hospital São Vicente de Barbalha. Na casa de Eduardo em Juazeiro, a polícia encontrou uma moto Honda NXR 150 Bros Mix ES de cor preta e placa NUT-6716, inscrição de Caririaçu, com registro de roubo.
A dupla foi presa pelo Sargento Luiz, os Cabos Marcos e Lobo e os Soldados Veras, Azevedo, Miller, Duarte e Janoca com a ajuda de militares do Serviço de Inteligência do 2º BPM. Francisco e Eduardo foram trazidos para autuação na Delegacia de Juazeiro. A polícia suspeita que os dois vinham promovendo uma série de assaltos, principalmente em estradas vicinais do Cariri. Francisco possui várias cartas precatórias transitando entre as Comarcas de Tauá para Catarina; de Catarina para Canindé e de Catarina para Juazeiro.

No dia 25 de maio de 2014 Francisco foi preso após assalto a um estabelecimento comercial de Catarina. Ele pilotava uma moto Honda 125 Fan de cor preta e seu comparsa conseguiu fugir. Com o mesmo, os PMs encontraram R$ 1.864,00 em dinheiro, um smartphone, um talão de cheques e alguns comprovantes de depósitos efetuados em agência do Banco do Brasil de Catarina. Ele foi reconhecido pelo comerciante como um dos assaltantes do seu mercantil.

Já Eduardo foi preso no dia17 de novembro de 2014 na Rua Hilton Grangeiro Xavier (Bairro Leandro Bezerra) em Juazeiro com o menor de iniciais R. M. S., de 17 anos, apelidado por Rafinha, e um revólver calibre 22 tendo quatro cartuchos intactos. Doze dias depois, ele teria assassinado a tiros o adolescente Francisco Aílton Paixão de Lima, de 17 anos, que residia na Vila Isaac, 21 (Timbaubas). Eduardo e Fagner Marcelino dos Santos, de 28 anos, residente no bairro Leandro Bezerra, respondem processo como autores desse homicídio.

MISÉRIA

Caririaçu-CE: Polícia prende jovem com revólver em uma camionete

Uma patrulha da Policia Militar Ambiental prendeu o motorista Cícero Viana da Silva, de 29 anos, com um revólver calibre 38 tendo cinco cartuchos intactos. Ele foi abordado por volta do meio dia desta quarta-feira dirigindo uma camionete D-20 de placas CTP-2037, inscrição do Ceará. no Sítio Fortuna na zona rural de Caririaçu. O jovem terminou trazido pelo Subtenente Henoch, o Cabo Hertz e os Soldados Ferreira e Felipe para autuação na Delegacia de Juazeiro.

Cícero disse que transporta passageiros e a arma pertencia a uma pessoa que conhece apenas pelo nome de “Januário”. Ainda em Caririaçu, cerca de três horas depois, Rita Gonçalves Barbosa de Lima foi presa ao proferir ameaças contra Maria da Silva após discussão na Praça Padre Cícero em pleno centro da cidade. As duas foram levadas para a Delegacia.

POLUIÇÃO –  Outra equipe da CPA composta pelo Cabo Hertz e os Soldados Ferreira e Rodrigo promoveu na noite desta quarta-feira uma operação conjunta com a Secretária Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro (SEMASP) objetivando combater a poluição sonora. Em meio às diligências, Pedro Paulo Batista foi flagrado causando poluição sonora na Rua Santa Luzia no bairro São Miguel.


MISÉRIA

Dilma sanciona projeto de Tasso que amplia atuação das fundações privadas no País

A presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou um projeto de lei de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB/CE) que visa modernizar e agilizar o funcionamento de fundações privadas em todo o País. A lei 13.151 saiu publicada no Diário Oficial da União dessa quarta-feira e é resultando de projeto apresentado ainda no primeiro mandato do tucano. Ela amplia o rol de atividades a que se destinam as fundações, antes limitadas a fins religiosos, morais, culturais ou de assistência.
Pela nova lei, as fundações privadas também poderão atuar em áreas como saúde, educação, segurança alimentar e nutricional, proteção do meio ambiente, pesquisa científica e desenvolvimento de novas tecnologias, direitos humanos e promoção da ética, cidadania e democracia.
Constituídas pela vontade de um doador, que destina um patrimônio voltado para a execução de um daqueles fins, as fundações são regidas pelo Código Civil e por leis específicas, e são obrigatoriamente fiscalizadas pelo Ministério Público , conferindo-lhes transparência e controle pela sociedade. A sanção do texto abre precedente benéfico ao país, pois torna possível a celebração de convênios e contratos de parceria com o poder público, ampliando a possibilidade de atendimento aos cidadãos de todas as regiões do Brasil.
A lei também confere agilidade às eventuais alterações estatutárias, fixando prazo para que o Ministério Público se manifeste, e permite que os administradores dessas fundações possam ser remunerados a valor de mercado, facilitando a contratação de profissionais qualificados, especialistas em gestão, visando o melhor desempenho, sempre sob a chancela do Ministério Público, evitando abusos e distorções.
Ao propor o projeto, Tasso Jereissati disse que se baseou em exemplos de sucesso no Exterior, em que grandes universidades, museus, bibliotecas e, até mesmo, hospitais são fundações ou são custeados por elas.
- O intuito foi permitir a ampliação das atividades das fundações, dotando-as de agilidade e profissionalismo, estimulando a criação e desenvolvimento do terceiro setor de forma mais organizada e dinâmica. Com a sanção da Lei, ganha o Brasil e o povo brasileiro, afirma o senador.
(Com Agências)

terça-feira, 28 de julho de 2015

CAMPANHA “TODOS POR LUIZA” CONTINUA HOJE QUARTA 29/07 COM HEMOCE NO CSU

Os Oroenses mostraram todo seu amor e solidariedade nesta terça-feira (28/07), onde mais de 500 pessoas foram doar esperança a pequena grande Luiza Bianca de apenas três anos de vida e que já luta valentemente contra leucemia e precisa de transplante de medula.

Em entrevista a redação do portal Orós, o responsável pela captação do HEMOCE destacou que as doações superaram todas as expectativas “tínhamos a previsão de 100 doadores mais atendemos 500 e mais de 100 ficaram na lista de espera, por isso, vamos voltar nesta quarta-feira 29/07 a partir das 07:30 da manhã ao csu para continuar a campanha todos por Luisa, o povo Oroense está de parabéns”.
Vamos juntos doar vida, amor e esperança para a pequena Luiza nesta quarta-feira 29/07 ás 07:30 da manhã no csu de Orós.

Josemberg Vieira

Diga Não à Pedofilia

Fonte: http://www.jw.org/

domingo, 26 de julho de 2015

Caminhão carregado de garrafas de cerveja tomba e bloqueia via no CE

Um caminhão carregado de garrafas vazias de cerveja tombou na tarde deste domingo (26) na BR-222 em Caucaia, na Grande Fortaleza. O veículo tombado ocupou as duas faixas do quilômetro 32 da via, e os demais veículos fazem desvio pelo acostamento.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, ninguém ficou ferido, mas a pista está isolada para evitar acidentes que pedestres se machuquem com os estilhaços de vidro.

Ainda de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, não há previsão para a liberação do trecho, o que deve ser feito apenas após a limpeza completa da via.


G1/CE

Mais um assalto em Catarina: Aposentado teve 7 mil reais subtraídos. O dinheiro estava enterrado no quintal de casa.

O aposentado Sebastião Ferreira de Lima, 77, residente nas proximidades do Auto Posto Bezerra, no bairro Balanças, que fica na saída cidade de Catarina para Acopiara, foi alvo de um elemento armado à faca que pulou o muro de sua casa e o abordou, obrigando-o a entregar uma determinada quantia de dinheiro, valor que seria o restante existente de um imóvel que a vítima tinha vendido recentemente no bairro Lagoinha, naquela cidade.

O aposentado natural de Acopiara é viúvo e mora sozinho. Segundo informações da Polícia, após realizar a venda deste imóvel, ele havia quitado algumas contas e restou cerca de R$ 7 mil reais. O referido valor tinha sido enterrado pela vítima no quintal de sua casa, que nunca imaginou acontecer tal fato.

No momento da ação do ladrão, o acusado teria chegado já perguntado pelo dinheiro, ameaçando o aposentado caso não entregasse o determinado valor. Não tendo outra saída a não ser entregar e ficar no prejuízo. Em seguida o assaltante fugiu pelos fundos da residência.


A polícia foi acionada por vizinhos da vítima que ouviram um barulho estranho nas proximidades. Mas quando a PM chegou ao local, o acusado já havia fugido. Apesar das diligências realizadas ninguém foi localizado. O fato aconteceu por volta das 00h00 de sexta-feira (24) para sábado (25).


Por Flaviano Oliveira - repórter.

Juazeiro do Norte-CE: Assaí Atacadista é acusado de maltratar animais

O Assaí Atacadista em Juazeiro do Norte está sendo acusado de maus-tratos contra animais pela Associação de Proteção Animais do Cariri-APAC.

A acusação surgiu após denúncias de clientes do supermercado que flagraram a prisão de cães em jaulas improvisadas nas dependências do comércio.

As fotos foram enviadas para a Presidente da APAC, Jaqueline Gouveia, que esteve no local e constatou a denúncia.

Pelo menos, três cães estavam presos em carrinhos de supermercado postos um sobre o outro, improvisando uma jaula. Segundo informou Jaqueline, calcula-se que eles tenham passado três dias ao relento sofrendo com frio e sol como também não eram alimentados.

Não se sabe qual destino era dado aos animais, visto que outros cães já haviam sido presos e não se tem noticia do que aconteceu com eles.

Os cães apareciam nas imediações do Assaí Atacadista em busca de comida, atraídos pelo cheiro do lixo, e então eram capturados.

Jaqueline afirma também que a negligência do poder público local contribui para que os cães perambulem pela cidade e acabe ocorrendo medidas inadequadas, iguais a tomada pelo supermercado.

Ainda segundo a presidente da APAC, a gerente do supermercado informou que não sabia da situação. Mas, Jaqueline teria recebido a informação de que as ordens teriam partido da própria gerente.

A reportagem do Site Miséria não conseguiu contato com os responsáveis pelo supermercado.

Saiba Mais

No Brasil, maltratar animais de qualquer espécie é considerado CRIME AMBIENTAL, segundo prevê o art. 32 da Lei nº 9.605, de1998, com pena de detenção de três meses a um ano e multa.

Além da violência física, são considerados maus tratos contra os animais: o abandono em via pública; mantê-lo permanentemente acorrentado; não abrigar do sol e da chuva; mantê-lo em local pequeno, não higiênico e/ou sem ventilação adequada; não alimentar diariamente; negar assistência ao ferido; obrigar o animal a trabalho excessivo.


MISÉRIA

Cearenses são maioria de brasileiros em olimpíada de química na Ásia

Mais uma vez os estudantes do Ceará marcam presença numa disputa mundial para avaliar os conhecimentos em Química. Desta vez, três alunos dos quatro brasileiros que representam o país na 47ª Olimpíada Internacional de Química são cearenses. O concurso ocorre em Baku, no Azerbaijão, no continente asiático. Participam do torneio mundial 320 estudantes de 80 países.

Pedro Teotônio de Souza, Gabriel Ferreira Gomes Amgarten e Giovanni Elson Rafael de Souza, todos com 17 anos, embarcaram para o Azerbaijão. O quarto participante, Vítor Gomes Pires, de 16 anos, é de São Paulo.

Nos últimos anos, o Ceará tem tido uma atuação de destaque na Olimpíada de Química. Em 2003, na Alemanha; em 2006, na Coreia; em 2007, na Rússia; em 2008, na Hungria; em 2009, na Inglaterra e em 2013, na Rússia novamente, os quatro alunos enviados para o torneio eram cearenses. No ano passado, em Hanói, no Vietnã, participaram dois estudantes do estado e um deles, Artur Souto Martins, ganhou medalha de bronze.

A professora de Química Deana Lima Vasconcelos, do Colégio Ari de Sá Cavalcante, que acompanhará os alunos durante as provas em Baku, diz que o Ceará marca presença no torneio internacional desde a primeira edição, em 1997. Ela atribui a presença significativa de jovens do estado à preparação diferenciada e ao incentivo constante por parte das escolas.

“Contamos também com a dedicação dos estudantes. Eles têm determinação, disciplina, inteligência, raciocínio rápido e sabem administrar, além das aulas em suas escolas, os estudos específicos para a Olimpíada com seus momentos de lazer”, diz a professora.

Segundo o coordenador geral da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), Sérgio Melo, os jovens cearenses recebem todas as condições para ter um bom desempenho. “Acredito que desta vez também vão obter resultados significativos”, afirma.

O Programa Nacional Olimpíadas de Química é organizado pela Associação Brasileira de Química (ABQ) com apoio oficial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, e patrocínio da Associação Brasileira de Cloro, Álcalis e Derivados (Abiclor) é uma das primeiras patrocinadoras do evento, juntamente do Conselho Regional de Química.

Fonte: G1/CE

Ceará: Transposição e Cinturão das Águas em risco com cortes

O Ceará está recebendo, neste ano, menos recursos das liberações obrigatórias do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e das transferências voluntárias, estas fruto de convênios para execução de obras de infraestrutura, dentre outras o Metrofor e o tão ressaltado "Cinturão das Águas", construção tão importante quanto a Transposição de Águas do Rio São Francisco, por complementá-la, garantindo o abastecimento para o consumo humano de tão significativo número de cearenses, em parte já necessitado de água em face da prolongada estiagem e o consequente esvaziamento dos nossos açudes e barragens. A falta de tais recursos federais já acendeu a luz vermelha nos cofres do erário estadual.

Como se não bastasse a escassez desses numerários da União, indispensáveis para a manutenção dos serviços na dimensão exigida pelos cearenses, as despesas com o custeio da máquina estadual, inclusive de pessoal, só crescem, motivadas até por razões alheias ao próprio Estado, como no caso dos subsídios de juízes e promotores, além dos pisos de categorias funcionais, tudo decidido, sem interferência das unidades federativas, pela esfera federal.

A arrecadação dos impostos estaduais, o ICMS, é insuficiente para sustentar as obrigações do Poder, quanto mais agora, com o País tomado por uma crise descomunal, obrigando a todos a conter gastos por precaução ou por necessidade, impondo um jejum de vendas ao comércio, a fonte geradora do tal imposto.

Abala

A queda do Fundo de Participação, ainda não tão sentida no Estado em razão de sempre ser a sua distribuição no primeiro semestre do ano um pouco mais generosa, abala consideravelmente o tesouro nacional que, em razão de arrecadar menos reduz os investimentos, até em obras imprescindíveis para a sobrevivência de pessoas, como é o caso da Transposição de Águas do Rio São Francisco.

O Orçamento do Ministério da Integração Nacional para execução pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica daquela Pasta, responsável pelas obras da Transposição, como mostra o Portal da Transparência da Controladoria Geral da União, é bem aquém do executado em 2014, nos conduzindo a entender que a obra vai sofrer um atraso maior, para a infelicidade de parte da nossa população.

Além de menos dinheiro, na fase final da obra, necessária não só para o Ceará como para outros estados da Região nordestina, as informações oficiais existentes na Comissão de Orçamento da Câmara dos Deputados, na última sexta-feira, mostram que as construtoras envolvidas na obra da Transposição ainda têm muito dinheiro a receber de exercícios anteriores, e isso é uma ameaça a novas interrupções, como acontece já em relação ao Cinturão das Águas, por atraso na liberação das verbas correspondentes aos trabalhos executados.

Funciona

O Governo Federal, apesar do discurso otimista do próprio governador Camilo Santana, está em falta com o Ceará, também em outras ações. A questão da Saúde, mesmo a parte de responsabilidade da União, está longe de ser resolvida e, por isso, não funciona o Hospital da Região Centro, no Município de Quixeramobim, um equipamento de ponta, como são os de Juazeiro do Norte e Sobral.

Inaugurado há oito meses, equipado, mas sem o tesouro estadual ter dinheiro para bancar o seu custeio, não passa de um "elefante branco", pior ainda, com risco de deterioração.

No Ministério da Saúde se discute, há algum tempo, se são reais os custos da Saúde no Ceará para só depois decidir como pagar o débito, se reconhecer, e passar a desembolsar a sua parte para garantir um atendimento universalizado e melhor à população carente que precisa do Sistema Único de Saúde.

O Município de Fortaleza, também, tem unidade de Saúde pronta para funcionar, mas falta a garantia da União de desembolsar os recursos para tal. Sem dinheiro para custear o pleno atendimento, a ampliação da rede de hospitais estaduais não será concretizada, e a Região Metropolitana de Fortaleza tão cedo não poderá contar com o Hospital de Maracanaú, mesmo sua edificação fazendo parte de uma Parceria Público Privada.

Equipamentos

O novo corte no Orçamento deste ano anunciado pela equipe econômica da presidente Dilma Rousseff, reclama, por ameaçador às nossas necessidades, a união das forças políticas para, ao mostrarem a ameaça de um colapso na oferta de água e na sofrível distribuição dos serviços de saúde para a população, reagirem contra o contingenciamento de verbas para a Transposição, o Cinturão das Águas e o custeio de ao menos para o funcionamento dos equipamentos já existentes.


Fonte: Diário do Nordeste

Veja diz que Lula “está assustado” com delação premiada de operador de empreiteira

Para a revista Veja, o ex-presidente Lula estaria “assustado” com o operador da empreiteira OAS, que atuou no governo Lula, com depoimento programado para esses dias no Ministério Público Federal. Léo Pinheiro, segundo a Veja, seria amigo e confidente de Lula. A expectativa é que o operador forneça provas que apontem o ex-presidente como patrocinador de um esquema de corrupção na Petrobras.

Léo Pinheiro, inclusive, já teria autorizado seus advogados a negociar com o Ministério Público Federal um acordo de delação premiada, como forma de não retornar à cadeia. Ele chegou a estar preso em uma penitenciária em Curitiba, mas no momento cumpre prisão domiciliar.


Eliomar de Lima

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Campus de Cedro do IFCE realizada chamada do Sisu em 28 de julho

Os candidatos que indicaram o interesse em participar da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os cursos do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus de Cedro, semestre 2015.2, devem comparecer ao auditório da unidade no dia 28 de julho, às 9 horas.

Para o semestre 2015.2, que terá início em outubro deste ano, a nova chamada terá 29 vagas para Licenciatura em Matemática, 29 para Sistemas da Informação e outras 28 para Tecnologia em Mecatrônica Industrial. Os habilitados a essas vagas devem comparecer ao campus de Cedro com todos os documentos constantes em edital, disponível neste link.


Assessoria de Imprensa

117 municípios do CE estão irregulares com o Ministério da Fazenda, e Orós como está?

Sessenta e sete por cento dos municípios cearenses estão irregulares com o Ministério da Fazenda. Isso significa que 117 cidades do Estado não realizaram Cadastro da Dívida Pública (CDP), informando ao órgão os dados das operações de crédito de 2014 e tornando transparentes as dívidas públicas. O dado é da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), atualizado no dia 6 deste mês.


A situação deveria estar regularizada desde o dia 31 de janeiro, prazo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Os municípios e estados atrasados, conforme Resolução do Senado Federal nº 43/2001, ficam impossibilitados de captar recursos por meio de empréstimos, transferências e convênios federais até efetuarem cadastro.


Fortaleza está entre as cidades do Estado que fizeram o registro. O Estado do Ceará também está com o CDP em dia. Segundo Flávia Teixeira, coordenadora do Tesouro Municipal da Capital, a realização do cadastro “não é onerosa, dificultosa ou nova, mas muito simples”.


Ela destaca a relevância do CDP para o Tesouro Nacional, que necessita das informações para acompanhar as contas públicas nacionais. “Ele precisa desses dados e sem o município informar, ele não faz isso de forma correta. Não é mera burocracia”, aponta. Além disso, ela destaca a importância do procedimento para dar transparência à população.


Paulo Rocha, auditor fiscal adjunto da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE), explica que o cadastramento é antigo, mas, no ano passado, foi reformulado pela portaria nº 702, que reformula a prestação de contas, aumentando as informações que devem ser disponibilizadas à STN.


Ele indica dois possíveis motivos para o atraso, mas reconhece que nenhum dos dois se justifica totalmente: a falta de conhecimento da legislação, apesar de a regra não ser nova, e o fato de muitos municípios pequenos não possuírem dívidas nem buscarem financiamento, apesar de eles serem obrigados, também, a realizar o cadastro.


“Se o município pequeno quer fazer qualquer operação, ele tem que estar com o cadastro feito, mesmo não devendo nada”, ressalta. Rocha também evidencia a importância do registro, que, segundo ele, “não é só para mostrar ao Ministério da Fazenda, mas para a sociedade, que deve questionar as dívidas dos governos”.


Durante todo o dia de ontem, a reportagem tentou entrar em contato com várias prefeituras do Estado, mas não conseguiu resposta. O POVO falou também com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), mas a entidade não estava a par da situação e não se pronunciou a respeito.



Sugestão do leitor


Esta matéria foi sugerida pelo leitor Cícero Fernandes Mendes
  
Para sugerir uma pauta envie e-mail para

vocefazopovo@opovo.com.br

ou ligue para: 3254 1010
Opção 3

  
NÚMEROS

 117

é a quantidade de municípios irregulares no Ministério da Fazenda


36%

é a porcentagem das cidades em dia com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
  
Saiba mais

 Estados, municípios e o Distrito Federal (DF) são obrigados a encaminhar ao Ministério da Fazenda todas as informações referentes à dívida pública interna e externa deles, segundo a Lei Complementar n° 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Mesmo municípios que não possuem dívida devem fazer o registro.
  

Eles devem inserir os dados no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público, por meio do CDP. O sistema contém notas de todas as operações de crédito dos estados e municípios. Com ele, o STN acompanha e a população tem acesso aos encargos e condições de contratação, declarações das contas anuais, saldos e limites de dívidas, operações de crédito e concessão de garantias.


Fonte: O POVO

domingo, 19 de julho de 2015

ICÓ-CE GENIVAL DE ADÃO É ASSASINADO NO BAIRRO SANTA LUZIA DE MARILAC

Um crime com características de pistolagem aconteceu na tarde deste domingo(19) em Icó. Um homem conhecido como “Genival de Adão” foi assassinado com vários disparos de arma de fogo em sua residência no bairro Santa Luzia de Marilac. Os tiros atingiram orelha, abdômen, cabeça e mão.

De acordo com informações de testemunhas, os tiros atravessaram a parede depois que indivíduos invadiram sua residência atirando.

A polícia está nesse momento no local do crime e viaturas estão fazendo diligências para capturar os acusados. Até o momento não se sabe a motivação do crime. Genival era bastante conhecido em Icó, fazia churrasqueiras em casa e vendia no comercio local.


Fonte blog Icó na rede

Icó: Homem dispara contra ônibus para impedir ex-companheira de ir embora

 Um ônibus que saía da cidade de Icó em direção a São Paulo foi parado a tiros por um homem que tentava impedir que a companheira deixasse a cidade na tarde de sábado (18). Segundo informações da Polícia Civil, o suspeito tentou tirar a mulher do veículo, mas fugiu quando percebeu a aproximação de carros da polícia Militar.

De acordo com a Polícia Civil, o ônibus deixou a cidade de Icó, a 380 km de Fortaleza, às 14h. Pouco tempo depois, ainda na BR-116, um carro com dois homens acelerava ao lado do ônibus de viagem. Em seguida, um dos ocupantes do carro sacou uma arma e realizou disparos contra o ônibus.

Com receio de que os tiros atingissem alguém e acreditando se tratar de um assalto, o motorista do ônibus parou o veículo e um homem subiu. Segundo relato de testemunhas à polícia, o suspeito se dirigiu até uma mulher, ele a agrediu e tentou tirá-la do veículo puxando-a pelos cabelos. Mas desistiu ao ouvir as sirenas da PM e fugiu. A dupla está foragida.

Na Delegacia Regional de Icó, a mulher disse que o agressor é seu ex-companheiro. Ele não aceita o fim do relacionamento e tenta a impedir de deixar a cidade. A mulher, por medo, decidiu não ir mais embora. O ônibus seguiu viagem após o registro de ocorrência.


Do G1 CE

Jovem morre após capotar veículo na rodovia Iguatu/Jucás

A CE 375 trecho que liga os municípios de Iguatu à Jucás foi palco de um acidente de trânsito com vítima fatal. O fato aconteceu no Sítio Tanque nas proximidades de uma fábrica de medicamentos naturais.


Saulo Renê de Matos Gomes, 23 anos, seguia no seu carro modelo Onix de placas ORS 1688 quando capotou após perder o controle do veículo.  O jovem seguia sozinho no veículo e morreu antes mesmo de receber os primeiros socorros.

O rabecão do Instituto Médico Legal de Iguatu (IML) levou o corpo para o exame de necropsia. NO momento do acidente Saulo seguia com destino à cidade Jucás, município no qual era natural e também residia.


MAIS FM

Tauá-CE: Cinco jovens da mesma família morrem em acidente automobilístico

Cinco jovens da uma mesma família perderam a vida em um grave acidente automobilístico no final da noite desse sábado (18) no município de Tauá, conhecida como a Princesa dos Inhamuns distante 288 km de Juazeiro do Norte.

O acidente se deu na CE 187 a 25 km da sede do município, quando o veículo Pick-Up Estrada cabine dupla de cor vermelha e placas PNS-0768, dirigida por Jeferson Maia, capotou ao sobrar em uma curva nas proximidades da Vila Massapê, indo de encontro a uma árvore de algaroba.

Morreram no local: Maria Gleiciane Bezerra, Luana Loiola, Mayara Loiola, Jéferson Maia e Erivanda Loiola. Apenas um ocupante Antônio Caio Carvalho sobreviveu sendo socorrido para uma unidade hospitalar daquela cidade, em seguido transferido para Fortaleza em estado grave.

Segundo informações, os jovens residiam na Vila Santa Tereza e estariam indo participar dos festejos da Vila Flores.


Agência Miséria

Motociclista morre em Orós

Um motociclista de 43 anos morreu na tarde desta sexta-feira (17), após ser atingido por um carro, no município de Orós, a 410 km de Fortaleza. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual do Ceará (PRE-CE), o acidente ocorreu na CE-153, na Vila Guassussê, por volta das 15h30. No impacto, a vítima foi arremessada para fora da pista.

Na colisão o motociclista que trabalhava como pedreiro ficou com ferimentos graves nas pernas, braços, cabeça e tórax. Ele foi socorrido com vida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas morreu no caminho para Fortaleza.

 O corpo do motociclista foi encaminhado para ser necropsiado no Instituto Médico Legal (IML) de Iguatu. A Polícia Civil e PRE-CE investigam o caso.


G1


sexta-feira, 17 de julho de 2015

Mistério: nenhuma pista de jovem desaparecida em Aiuaba

Continua o mistério em torno do desaparecimento de uma jovem da cidade de Aiuaba, Antonia Lurdielma Pereira de Oliveira desapareceu na madrugada do dia 06 de julho, após sair de uma festa, na sua cidade, Aiuaba-CE.

De acordo com testemunhas, a moça saiu da festa na companhia de um homem desconhecido, na garupa de uma moto, tomando rumo ignorado. A família informou à Polícia que Lurdielma não levou nenhum de seus pertences, nem havia mencionado nada que sugerisse uma fuga ou desejo de viajar.

O sargento Bandeira, à frente da investigação, afirma que diversas providências foram tomadas, como diligências pelo município, contato com a imprensa e delegacias de todo o Estado, mas até agora, o desaparecimento da jovem é um completo mistério para todos.

Qualquer informação, devem entrar em contato com a delegacia de Aiuaba, através do telefone (88) 3524-1454.


Fonte: Saboeiro existe