terça-feira, 31 de março de 2015

AURORA: ENCONTRADO CORPO DE APOSENTADO QUE MORREU AFOGADO NO RIO SALGADO

Cinco corpos deram entrada para serem necropsiados somente nesta segunda-feira no IML (Instituto Médico Legal) de Juazeiro do Norte. Durante o dia, duas vítimas de acidentes de trânsito em Barbalha e Crato e outras duas de homicídios em Juazeiro do Norte e Brejo Santo. O último a chegar já foi perto de meia noite no caso o corpo do aposentado Geraldo Antônio dos Santos, de 71 anos, que residia no Sítio Crioulas na zona rural de Aurora.

Ele morreu afogado nas águas do Rio Salgado em cujo manancial caiu na noite de sábado quando seguia para casa e só foi encontrado por volta das 17 horas desta segunda-feira. O caminho para sua residência passa pela barragem do rio, cuja lâmina de água aumentou em virtude das chuvas e estava um tanto escorregadio. Mesmo tendo ingerido bebidas alcoólicas, Seu Geraldo decidiu atravessar quando terminou caindo e a demora para chegar em casa gerou preocupação de familiares.

No dia seguinte foram até a barragem de onde avistaram o chapéu do agricultor no manancial e se puseram à procurá-lo com a ajuda de amigos e barcos, enquanto aguardavam os mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Juazeiro. O domingo foi de buscas interrompidas ao por do sol, mas retomadas ontem. Todavia, foi um agricultor que avistou o corpo boiando na Barragem Curralinho a uma distância média de 1 km de onde teria caído.

CORPOS – Os outros cadáveres necropsiados nesta segunda-feira no IML foram de Diego dos Santos Vieira, de 22 anos, que morreu às duas da madrugada no Hospital Regional do Cariri (HRC) após acidente em Barbalha; Fabrício Batista Guedes, de 18 anos, que faleceu às 7 horas no HRC quatro dias após ser baleado em Juazeiro; Tiago Alcântara Lourenço, de 29 anos, que foi à óbito ao meio dia no HRC cinco dias após acidente em Crato; e o radialista José Patrício Oliveira, de 40 anos, morto a tiros perto de sua casa em Brejo Santo.


MISÉRIA

RADIALISTA É EXECUTADO A TIROS EM BREJO SANTO

Brejo Santo. O radialista Patrício Oliveira, 39, foi morto a tiros na tarde de ontem, neste município (a 501 Km de Fortaleza). O comunicador tinha acabado de sair da rádio Sul Cearense AM, onde trabalhava como repórter policial, quando foi surpreendido por um homem em uma motocicleta a poucos metros da Igreja Matriz de Brejo Santo. Uma mulher que estava na garupa da moto pilotada pela vítima também se feriu e está internada no Hospital Geral de Brejo Santo.

Conforme a Polícia, o radialista transitava pela Rua Coronel Ferraz em uma moto quando foi surpreendido pelo criminoso que estava em outra motocicleta. O acusado emparelhou com a moto em que Patrício estava e efetuou vários disparos.

Ao ser baleado, o comunicador perdeu o controle da motocicleta e caiu. Ele permaneceu no local até a chegada de uma viatura da Polícia Militar (PM). Os policiais levaram Patrício ao hospital, mas ele já chegou morto na unidade de saúde. Conforme a equipe médica que tentou reanimar o comunicador, foram encontradas três perfurações no corpo da vítima, sendo duas na região do pescoço e uma na face.

Ameaças

A reportagem apurou que, há alguns dias, o comunicador revelou a policiais que vinha sendo ameaçado de morte, por meio de ligações telefônicas, por pessoas supostamente envolvidas em ações delituosas e que já tinham sido citadas por ele durante as participações que fazia na emissora em que trabalhava. A Polícia, no entanto, alega ser prematuro afirmar que o crime foi praticado pelos autores das supostas ameaças.

Também não foi descartada a possibilidade de a morte do radialista estar ligada ao assassinado de um parente dele. Segundo um policial militar que pediu para não ser identificado, há cerca de dez anos, o familiar de Patrício, que trabalhava como guarda noturno em uma área comercial da cidade, foi morto.

A morte do comunicador, que era visto como uma pessoa pacata e trabalhadora, chocou a cidade de Brejo Santo. "Ninguém esperava por uma tragédia como essa. Ele havia acabado de sair da emissora após apresentar o programa. Uma ouvinte da rádio, que mora perto do local onde o crime ocorreu, telefonou pra emissora pra avisar sobre o que havia acontecido. A cidade inteira está sem acreditar", disse a diretora da rádio Sul Cearense, Anadeis Nunes.

O corpo do radialista Patrício Oliveira foi levado do necrotério do Hospital Geral de Brejo Santo para a sede da Perícia Forense (Pefoce), de Juazeiro do Norte, onde será necropsiado.

De acordo com o major PM Jair Matias Queiroz, comandante da 3ª Companhia do 2º BPM, patrulhas dos Destacamentos de Brejo Santo, Porteiras, Mauriti, Jati e de outros municípios estão auxiliando nas buscas ao suspeito do crime.

O oficial afirmou que as diligências continuam em parceria com a Polícia Civil e nas próximas horas o suspeito pode ser localizado e preso. "Ele (Patrício) era uma pessoa séria e nos ajudava muito no trabalho aqui na região contribuindo com informações relevantes. Lamentamos o ocorrido e estamos trabalhando para prender o responsável", disse o major Queiroz.

O delegado Júlio Agrelli, da Delegacia Regional de Brejo Santo, confirmou que o radialista estava sofrendo ameaças, apesar de ele não ter registrado Boletim de Ocorrência (B.O). "Já temos uma linha de investigação, mas manteremos sigilo para não atrapalhar as investigações. Estive no local do crime e no hospital colhendo informações e estou com uma equipe de policiais trabalhando diretamente neste homicídio com o objetivo de localizar o acusado", afirmou Agrelli.

Repúdio

Representantes da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert) e da Associação Cearense de Imprensa (ACI) repudiaram a agressão contra o radialista e afirmaram que acompanharão as investigações sobre o caso.


DIÁRIO DO NORDESTE - Roberto Crispim Colaborador

segunda-feira, 30 de março de 2015

SARAMPO: SURTO ALERTA E VACINAÇÃO É AMPLIADA NO INTERIOR

Iguatu. Desde o ano passado, nove municípios enfrentam surto de sarampo no Ceará. Os casos concentram-se na Capital e em Caucaia. A vacinação foi ampliada até 29 anos de idade. A meta da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) é eliminar até maio a transmissão da doença. No Interior, as autoridades sanitárias permanecem em alerta, incentivam a imunização.

A ampliação da vacinação se deve à alta incidência do sarampo na faixa entre 5 e 29 anos. De acordo com o boletim epidemiológico da Sesa, dos 90 casos confirmados da doença, neste ano, 32,6% ocorreram em crianças de 6 meses a menos de 5 anos; e 55,6% na população acima de 5 a 29 anos. Há, ainda, 49 casos em investigação em 11 municípios: Guaiuba, Trairi, Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Maranguape, Pentecoste, Aracati, Maracanaú, Horizonte e Pacajus.

O Ceará tem nove municípios em surto de sarampo: Fortaleza, Caucaia, Trairi, Itaitinga, Guaiúba, Aquiraz, Pacajus, Maracanaú e Beberibe. Em 2015, Caucaia lidera com 38 casos, e Fortaleza, com 34, em números absolutos. A doença já foi registrada em 37 cidades. Só a vacina protege contra o surto de sarampo, que pode causar pneumonia, problemas na visão, infecção nos ouvidos e pode até matar.

De acordo com a coordenadora de imunização da Sesa, Ana Vilma Braga, a situação mais preocupante continua sendo em Fortaleza e Caucaia. "No Interior, os casos foram reduzidos, isolados. Houve ocorrências em Massapê e Uruburetama, mas sem novos registros", disse. "Estamos vigilantes e quando há suspeita desenvolvemos todas as ações como se fosse um caso confirmado, realizando bloqueios e varreduras".

Equipes

Ana Vilma Braga assegura que todos os postos de Saúde no Interior, tanto na área urbana, quanto na zona rural, dispõem de doses de vacina contra sarampo. "As equipes estão treinadas em todos os municípios", frisou. "Os profissionais de Saúde estão atentos e quando há casos suspeitos a notificação é obrigatória para a vigilância epidemiológica", diz.

A Sesa mantém vigilância ativa nos sintomas: febre, exantema (manchas vermelhas na pele), coriza, tosse. "A nossa preocupação é que ainda há crianças que não foram vacinadas por descuido dos pais ou responsáveis", frisou. "Precisamos que a população dê as mãos, participe dessa mobilização, pois o sarampo é uma doença que pode matar, mas que tem vacina e pode ser evitada". A campanha ampliada vai até 18 de abril próximo.
Não foram registrados óbitos no Estado por sarampo. O melhor caminho para vencer a luta contra o surto da doença é a vacinação. Antes do surto, o esquema recomendado era de aplicação de duas doses. A primeira, com um ano de idade; e a segunda, com um ano e três meses.
Mediante a realidade atual, o Ministério da Saúde recomendou, por meio de norma técnica para o Ceará, a aplicação de três doses, antecipando a primeira para os seis meses e as demais seguindo esquema anterior.
O primeiro caso da doença foi notificado no Natal de 2013. "Foi um presente desagradável", observou Ana Vilma Braga. Em 2014, foram confirmados 698 casos, em vários municípios, mas a ampla maioria concentrada em Fortaleza e Caucaia. Neste ano, são 90 confirmações até sexta-feira passada.


DIÁRIO DO NORDESTE - Honório Barbosa Colaborador

ESTUDANTE OROENSE É MORTO A TIROS NA CIDADE DE ICÓ

Na deste domingo 29/03 por volta das 20hrs - De acordo com informações dos grupos de whatsapp, aconteceu uma verdadeira chuva de balas no alto da cooperativa na cidade de Icó.

E uma das vítimas veio a óbito o oroense José Lucas Lima (Garcia), 16 anos, ele foi atingido por 3 tiros, 2 nas costas e um no rosto, o mesmo chegou a ser socorrido e levado ao hospital ainda com vida, mais pouco antes de dar entrada na emergência, veio a óbito.


As primeiras informações dão conta de bala perdida, que acertou uma moça de nome Layana na perna, mas passa bem.

Aos familiares


Nos sentimos incapazes de encontrar palavras de consolo para a dor desta família, mas desejamos expressar nosso profundo pesar pela morte do jovem Lucas. Estamos rezando por ele, com a esperança de poder estarmos juntos algum dia. Que Deus ilumine e console a vida de vocês!

PORTEIRAS: VAQUEIRO MATA UM COLEGA, UMA BURRA E AINDA LESIONOU OUTRA A GOLPES DE FACA

Um vaqueiro foi morto e outro saiu lesionado por um colega de atividade que ainda matou uma burra. Foi por volta das 20h30min deste sábado na estrada de acesso ao Sítio Vieira zona rural de Porteiras e todos residem no Sítio Barreiros daquele município. Três vaqueiros e o sobrinho de um deles de apenas 13 anos vinham juntos da fazenda onde trabalham quando surgiu um desentendimento entre o vaqueiro Francisco Rafael Barbosa dos Santos, de 29 anos, e o menor.

De repente, Rafael empunhou uma faca e partiu na direção do garoto que correu e o mesmo perseguiu sem alcançá-lo. No retorno e demonstrando muita ira, matou a burra deste com uma facada, bem como o tio do adolescente identificado como Antônio Ferreira Silva, de 42 anos, o “Antônio Romeiro”, com outro golpe. Antes de fugir por dentro do mato, o acusado ainda lesionou com um golpe no abdomen Adailton André Pereira, de 39 anos, que foi levado ao hospital a fim de receber atendimento ambulatorial.

A polícia foi avisada quando o Cabo Barros e os Soldados Simplício, Silva Neto e Da Silva do Destacamento Militar de Porteiras estiveram no local e até adentraram o matagal à procura do acusado que fugiu no cavalo da vítima. Momentos depois, os PMs souberam que o mesmo tinha deixado o animal na casa do homem que assassinara e apanhou uma moto na sua residência na qual deu sequência à fuga. O corpo de Antônio Romeiro foi trazido para ser necropsiado no IML de Juazeiro.

Miséria 

AURORA: POPULARES PROCURAM APOSENTADO QUE PROVAVELMENTE CAIU NO RIO SALGADO

O aposentado Geraldo Antônio dos Santos, de aproximadamente 70 anos de idade, morador do município de Aurora (distante 130 km de Juazeiro do Norte), foi visto pela última vez no início da noite deste sábado (28), indo em direção a barragem do Rio Salgado, no sítio Crioulas, a cinco quilômetros da sede do município de Aurora. A barragem faz parte do trajeto que ele fazia diariamente para chegar a sua residência, localizada a poucos metros do local.

Logo no início desta manhã de domingo (29), populares encontraram a uma distância de aproximadamente 500 metros do local onde ele pode ter caído, o seu chapéu, o que alimenta ainda mais a ideia de que seu Geraldo tenha mesmo caído na água.

Segundo as primeiras informações, a vítima havia feito uso bebidas alcoólicas antes de tentar a travessia na barragem, que na noite de ontem concentrava uma lâmina d’água de aproximadamente 50 cm e em alguns pontos está bastante lisa.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte já informada do ocorrido e está a caminho de Aurora.

Populares permanecem no local na tentativa de achar o aposentado. As buscas se tornam cada vez mais complicada em virtude da existência de aguapés no entorno da barragem e pelo fato de que o rio é extenso. A água suja e a correnteza também atrapalham os trabalhos.


Miséria com informações do Site Aqui Conectados

IGUATU: JOVEM É PRESO COM MEIO QUILO DE MACONHA

O jovem Michel Idelfonso da Silva, de 21 anos, foi preso por volta das 10h00 desta sexta-feira, 28, no Bairro Vila Neuma, em Iguatu com meio quilo de maconha.

A droga foi encontrada em sua posse após abordagem e revista pessoal quando trafegava em uma moto Honda Bros preta de placa DYK 9560.
Miséria

Ele, bem como a droga (522 gramas) e a motocicleta foram conduzidos à Delegacia Regional de Policia Civil na qual Michel Idelfonso foi autuado por tráfico de drogas.

Miséria

ASSARÉ: CABELEIREIRO É MORTO A TIROS APÓS SER LEVADO DE SUA RESIDÊNCIA

O cadáver de um homem foi encontrado por volta das 10 horas deste sábado às margens da estrada carroçável de acesso ao Sítio Guerrilha a uma distância de 15 Km para o centro de Assaré e apenas 4 Km em relação à sede de Antonina do Norte. A polícia foi avisada quando os Sargentos Araújo e Rodrigues e o Soldado estiveram no local conseguindo identificar como sendo do cabeleireiro Antonio de Sousa Oliveira, de 42 anos, que residia na Rua José Juca no centro de Antonina do Norte.

Ele apresentava perfurações à bala, sendo uma no peito esquerdo, duas no tórax e mais uma no olho. No bolso de sua calça foram encontrados oito papelotes de cocaína e mais um de maconha, documentos de uma moto Honda CG 125 de cor cinza e placa HYM-6245, inscrição do Ceará e um papel com o número do telefone do se pai. O Sargento Araújo ligou para o pai dele, Jose de Sousa Oliveira, que mora em Farias Brito e soube que, há quatro meses, o mesmo fora residir em Antonina do Norte após separar da primeira mulher.

Admitiu ainda que, em Farias Brito, Antônio tinha passagens pela polícia por conta de brigas. A companheira do cabeleireiro foi identificada apenas pelo apelido de “Leninha” e disse à polícia que, por volta das 19h30min de sexta-feira, chegou em sua residência um motoqueiro que não conhece e usando capacete o qual chamou Antônio e quando os dois saíram na moto do suspeito. Ela comentou que até já estranhava a longa demora no retorno o que jamais tinha ocorrido por tanto tempo.

Foi o primeiro homicídio de 2015 em Assaré, onde, no ano passado ocorreram sete assassinatos. O último deles se deu no dia 23 de novembro ou há quatro meses. Naquela data, o agricultor Expedito Aleixo de Alencar, de 25 anos, foi morto com uma facada por seu vizinho e amigo Valdemar Muniz de Souza, de 57 anos, o “Louro”, residente no Sitio Bezerra do Maciel em Assaré. Este fugiu no primeiro momento, mas terminou preso afirmando que a faca suja de sangue é porque tinha "matado uma galinha prá janta".


Miséria

domingo, 29 de março de 2015

ESPAÇO LEGISLATIVO OROENSE 26 DE MARÇO 2015 - G5 (GRUPO DOS CINCO) VOTAM A FAVOR DOS SERVIDORES MUNICIPAIS.

VEREADORA ALDENIZIA DE MIMI EM 26 DE MARÇO DE 2015

Espaço legislativo Oroense em 26/03/2015 - O G5 (Grupo dos Cinco) composto pelos vereadores Aldenizia de Mimi, Vicente Pinto, Miúdo, Irineuda e Aldalice Gomes colocaram emenda à lei do plano de cargos e carreiras para que o "salário mínimo e o piso do professor" do município de Orós fossem pagos a partir de JANEIRO, infelizmente a maioria da câmara de vereadores não aprovou, ou seja, dos 11 vereadores apenas 5 Aldenizia, Vicente, Miúdo, Irineuda e Aldalice votaram a favor dos funcionários públicos municipais.

ESPAÇO LEGISLATIVO OROENSE 26 DE MARÇO 2015 - G5 (GRUPO DOS CINCO) VOTAM A FAVOR DOS SERVIDORES MUNICIPAIS.

VEREADORA ALDALICE GOMES EM 26 DE MARÇO DE 2015

Espaço legislativo Oroense em 26/03/2015 - O G5 (Grupo dos Cinco) composto pelos vereadores Aldenizia de Mimi, Vicente Pinto, Miúdo, Irineuda e Aldalice Gomes colocaram emenda à lei do plano de cargos e carreiras para que o "salário mínimo e o piso do professor" do município de Orós fossem pagos a partir de JANEIRO, infelizmente a maioria da câmara de vereadores não aprovou, ou seja, dos 11 vereadores apenas 5 Aldenizia, Vicente, Miúdo, Irineuda e Aldalice votaram a favor dos funcionários públicos municipais.

ESPAÇO LEGISLATIVO OROENSE 26 DE MARÇO 2015 - G5 (GRUPO DOS CINCO) VOTAM A FAVOR DOS SERVIDORES MUNICIPAIS.

VEREADOR VICENTE PINTO EM 26 DE MARÇO DE 2015

Espaço legislativo Oroense em 26/03/2015 - O G5 (Grupo dos Cinco) composto pelos vereadores Aldenizia de Mimi, Vicente Pinto, Miúdo, Irineuda e Aldalice Gomes colocaram emenda à lei do plano de cargos e carreiras para que o "salário mínimo e o piso do professor" do município de Orós fossem pagos a partir de JANEIRO, infelizmente a maioria da câmara de vereadores não aprovou, ou seja, dos 11 vereadores apenas 5 Aldenizia, Vicente, Miúdo, Irineuda e Aldalice votaram a favor dos funcionários públicos municipais.

ESPAÇO LEGISLATIVO OROENSE 26 DE MARÇO 2015 - G5 (GRUPO DOS CINCO) VOTAM A FAVOR DOS SERVIDORES MUNICIPAIS.

VEREADOR JOSÉ FRANCENILDO (MIÚDO) EM 26 DE MARÇO DE 2015

Espaço legislativo Oroense em 26/03/2015 - O G5 (Grupo dos Cinco) composto pelos vereadores Aldenizia de Mimi, Vicente Pinto, Miúdo, Irineuda e Aldalice Gomes colocaram emenda à lei do plano de cargos e carreiras para que o "salário mínimo e o piso do professor" do município de Orós fossem pagos a partir de JANEIRO, infelizmente a maioria da câmara de vereadores não aprovou, ou seja, dos 11 vereadores apenas 5 Aldenizia, Vicente, Miúdo, Irineuda e Aldalice votaram a favor dos funcionários públicos municipais.

ESPAÇO LEGISLATIVO OROENSE 26 DE MARÇO 2015 - G5 (GRUPO DOS CINCO) VOTAM A FAVOR DOS SERVIDORES MUNICIPAIS.

VEREADORA IRINEUDA BEZERRA EM 26 DE MARÇO DE 2015

Espaço legislativo Oroense em 26/03/2015 - O G5 (Grupo dos Cinco) composto pelos vereadores Aldenizia de Mimi, Vicente Pinto, Miúdo, Irineuda e Aldalice Gomes colocaram emenda à lei do plano de cargos e carreiras para que o "salário mínimo e o piso do professor" do município de Orós fossem pagos a partir de JANEIRO, infelizmente a maioria da câmara de vereadores não aprovou, ou seja, dos 11 vereadores apenas 5 Aldenizia, Vicente, Miúdo, Irineuda e Aldalice votaram a favor dos funcionários públicos municipais.

sábado, 28 de março de 2015

ORÓS: MULHER É PRESA COM REVÓLVER

Francisca Maria de Souza,28 anos, conhecida por Nêga, residente na Rua 1º de Setembro, na cidade de Orós (distante 157km de Juazeiro do Norte), foi presa por policiais militares na noite desta sexta-feira (27) armada com um revólver Taurus de calibre 38 com 6 munições intactas.
Os policiais ao observarem uma aglomeração foram até as proximidades da residência da acusada, e depois de uma busca de arma encontraram a arma.


Francisca Maria foi conduzida a Delegacia Regional de Policia Civil de Icó e autuada em flagrante pelo delegado plantonista Dr.Maurício Júnior por porte ilegal de arma.

Em depoimento Francisca Maria disse que a arma pertence ao seu companheiro e que não possui registro. “Pegou o revólver na ausência dele”.

A acusada frisou ao delegado Maurício Junior que estava armada porque no dia anterior teria discutido com algumas pessoas e temendo algo resolveu se armar. Francisca foi posta em liberdade mediante fiança arbitrada em 2 mil reais e responderá a inquérito policial em liberdade até pronunciamento da Justiça.

Miséria com informações do Radialista Richard Lopes



sexta-feira, 27 de março de 2015

NOTA DO SINDSERPMO A IMPRENSA

Clique na imagem para ampliar
Nesta quinta-feira, dia 26 de março de 2015, às 9 horas a Câmara Municipal de Orós aprovou projeto de lei implantando o salário mínimo nacional somente a partir de 1º de fevereiro de 2015.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Orós - SINDSERPMO - conversou com todos os 11 vereadores para que só aprovassem com emenda retroagindo a 1º de janeiro, mas mesmo assim o projeto foi aprovado conforme o prefeito Simão Pedro Alves Pequeno mandou.

Dos 11 vereadores 5 foram contra o projeto e a favor dos servidores, mas 6 foram a favor.
Com isto todos os servidores municipais deixarão de receber o salário mínimo desde janeiro. Tendo assim percas salariais na ordem de mais de R$ 64,00, já que incidem sobre este valor outras gratificações garantidas por lei, como insalubridade, quinquênios, periculosidade e também percas no 13º salário.

O sindicato entrará com ação junto ao Ministério Público contra os vereadores que aprovaram este ato inconstitucional e junto à justiça para a reparação do dano causado aos salários dos servidores.

Os vereadores que votaram em favor do povo dos servidores foram: Aldeniza de Mimi, Irineuda Bezerra, Vicente Pinto, Miúdo, Aldalice Gomes.


Nelço Rodrigues Cândido Filho – Presidente do Sindicato dos servidores públicos municipais de Orós.

RAPAZ DE 21 ANOS É LINCHADO APÓS SUPOSTO ASSALTO

Um homem foi espancado até a morte após, supostamente, assaltar uma mulher no Bairro Granja Lisboa, em Fortaleza, na quinta-feira (27). Segundo informações da Polícia Militar (PM), o rapaz tinha 21 anos e, além do espancamento, pode ter sido apedrejado.

De acordo com a PM, homens e mulheres participaram do linchamento, mas os moradores da comunidade Miguel Arrais não confirmam a identidade de nenhum dos envolvidos. Um vídeo que circula pela internet e mostra parte da agressão deve ser investigado.

A vítima do linchamento já havia sido preso por roubo, mas a polícia não descarta que o crime tenha sido motivado por vingança.

O crime será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pelo 32º Distrito Policial.


Do G1 CE

INVERNO: CHOVEU EM 81 MUNICÍPIOS DO CEARÁ E EM ORÓS?

Em Orós o clima está assim desde ontem 26/03, somente em Palestina choveu ontem 26/03 apenas 13 milímetros no resto do município só uma fina neblina.

Fortaleza. Choveu em 81 municípios, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), das sete horas da última quarta-feira às sete horas de ontem. As precipitações aconteceram em quase todas as regiões, especialmente no Norte e Sul do Estado. A atualização foi feita às 14h55.

A maior chuva aconteceu em Acaraú, com 83.1 milímetros. Conforme a Funceme, o que ocasionou as chuvas foi o surgimento de "nuvens sobre o Ceará. Essa nebulosidade está associada a áreas de instabilidade que se formam em virtude da atuação do sistema atmosférico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), padrão observado nos últimos dias". A previsão para o dia de hoje é de que "as condições atmosféricas deverão ficar favoráveis à ocorrência de precipitações sobre o setor norte do Nordeste brasileiro. Por isso, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas no centro e norte. Já neste sábado, "o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas em todas as regiões".


Acumulado

Em relação ao acumulado do mês de março, já choveu até aqui 163,6 milímetros. A média normal para o terceiro mês do ano é de 206,2 mm. Faltando cinco dias para o término de março, ainda é possível suplantar o período do ano passado, caso as precipitações se intensifiquem. Do contrário, teremos o terceiro mês seguido de precipitação abaixo da média. Em janeiro, choveu apenas 28,4 mm, para uma média de 98,7, e, em fevereiro, um pouco mais 97,4. Entretanto, a média do período é de 127,1 mm.


Diário do Nordeste

ATÉ R$ 19 BILHÕES EM FRAUDE E POLÍCIA FEDERAL CUMPRE MANDATO NO CE

A Polícia Federal (PF) realizou ontem operação contra três grupos suspeitos de desviar R$ 5,7 bilhões da Receita Federal. Segundo a PF, o prejuízo pode chegar a R$ 19 bilhões. Dentre os investigados pelo órgão está um cearense com participação no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf) do Ministério da Fazenda, em Brasília, onde o esquema ocorria. Ele tem residência em Juazeiro do Norte, no bairro Lagoa seca, considerado região nobre do município, conforme O POVO apurou. O escândalo revelado pela operação pode se tornar maior que a Lava Jato, que movimentou R$ 10 bilhões.
Para descobrir se o cearense está envolvido, dezessete agentes da PF e dois da RF cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do investigado. Foram recolhidos computadores, notebooks, HD externo e documentos. O caso está em sigilo de Justiça e o nome do suspeito não foi revelado.


O Carf é órgão do Ministério da Fazenda que realiza julgamento de recursos administrativos de autuação promovidos pela Receita. O esquema envolvia servidores da própria Receita, nomeados como conselheiros do órgão, cargo que exercem por três anos. Também escritórios de consultoria, assessoria e advocacia. O objetivo da corrupção era anular ou diminuir o valor das multas aplicadas pela Receita em troca de propina de até 10% do valor das autuações.


Segundo a PF, os envolvidos repassavam informações privilegiadas para os escritórios para captar clientes e oferecer facilidades no órgão da Receita. Eles devem responder por crime de advocacia administrativa fazendária, tráfico de influência, corrupção passiva e ativa, associação criminosa, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As penas somadas podem chegar a mais de 50 anos de prisão.


“Nós percebemos que havia uma questão endêmica para fazer o patrocínio de interesses privados se utilizando de servidores públicos”, disse Marlon Oliveira Cajado, coordenador da Operação Zelotes. “Eles usavam a consultoria que tinham para lavar o dinheiro de alguma forma e depois sacavam e faziam a distribuição dos valores que tinham obtido”. A corregedora-geral do Ministério da Fazenda, Fabiana Lima, afirmou que vai pedir a nulidade das ações onde foram encontradas irregularidades.


Foram expedidos 41 mandados de busca e apreensão em Brasília, São Paulo e Juazeiro do Norte, que são cumpridos por 180 policiais federais e mais 55 fiscais da RF. As investigações iniciaram no final de 2013, quando foi percebida a manipulação de funcionários nos resultados de julgamentos das multas junto ao Carf.


Há indícios de que os casos ocorrem desde 2005 e nove ex-conselheiros e um atual estão entre os suspeitos de participar do esquema. Pelo menos 70 empresas dos ramos bancário, siderúrgico, automobilístico e da construção civil participaram da fraude.


Frederico de Carvalho, procurador da República e chefe do Núcleo de Combate à Corrupção, explica que os conselheiros do Carf vêm de todo o Brasil e são indicados pelas Confederações de Comércio, Transporte e Indústria. “A Polícia (Federal) suspeitou de servidores se encontrando com advogados das empresas e a investigação surgiu”, diz. “Ao contrário da Operação Lava Jato, o juiz decretou sigilo da Zelotes. Eu acho que a sociedade merece saber o que está sendo investigado”, disse ao O POVO.



O que é Carf


Carf julga processos na esfera administrativa, em que contribuintes questionam a cobrança de tributos. É um colegiado paritário formado por funcionários do Ministério da Fazenda e por representantes da sociedade, como advogados. Ele é composto por três seções de julgamento, cada uma especializada em um grupo de tributos.


Saiba mais


Para se ter uma ideia do que representam os R$ 19 bilhões estimados em prejuízo aos cofres públicos, o valor é quase o mesmo destinado ao programa Minha Casa, Minha Vida neste ano (R$ 19,3 bilhões). O orçamento do Governo do Estado do Ceará para todo o ano de 2015 é de R$ 23,6 bilhões. Ao programa Bolsa Família, o Governo Federal prevê R$ 27,1 bilhões. Os desvios da operação Lava Jato são estimados em R$ 10 bilhões.


O termo Zelotes, tem como significado o falso zelo ou cuidado fingido. Refere-se a alguns conselheiros julgadores que não estariam atuando com o zelo e a imparcialidade necessários.


O POVO

CIDADES DO INTERIOR IGNORAM PLANOS DE MOBILIDADE URBANA

Juazeiro do Norte. Prestes a vencer o prazo determinado pela Lei N° 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, no qual os municípios acima de 20 mil habitantes ficam obrigados a instituir, até abril deste ano, Planos Municipais de Mobilidade Urbana, a maioria das cidades cearenses sequer iniciou discussões que possam resultar na construção da legislação exigida.

Entre os principais pontos estabelecidos pela Lei, a acessibilidade universal e a equidade no acesso do cidadão ao transporte público coletivo são ações fundamentais a serem efetivadas pelos municípios.

A legislação estabelece, ainda, de maneira detalhada, a classificação de todos os sistemas de transportes, bem como apresenta os dispositivos que criam a infraestrutura necessária para o desenvolvimento da mobilidade urbana e que interagem com as políticas de desenvolvimento urbano, habitação, saneamento básico, planejamento e gestão do uso do solo nas esferas federal, estadual e municipal.

Conforme a lei, os municípios que não tenham elaborado o Plano na data de sua promulgação contarão com o prazo máximo de três anos de sua vigência para fazê-lo. Findo o prazo, ficam impedidos de receber recursos federais destinados à mobilidade urbana até que atendam à exigência da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

O Ceará possui 92 municípios com índice populacional acima de 20 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Deste total, cerca de 90% ainda não elaboraram seus Planos Municipais de Mobilidade Urbana.

"Não é que falte interesse ou responsabilidade das gestões municipais para que os planos sejam elaborados. A questão é mesmo financeira. Há uma série de legislações em tramitação que obrigam os municípios a se adequarem sem que, para tanto, haja recursos disponíveis para elaboração de planos e efetivação de ações", avaliou o vice-presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Evanildo Simão, que também integrou a diretoria executiva da Associação Brasileira de Municípios (ABM).

Prefeito do Município de Mauriti, ele avalia que os municípios, mesmo sem a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, conseguiram avançar na questão nos últimos anos. "Houve avanços significativos, embora tenhamos a necessidade da adequação ao que a Lei Nº 12.587 estabelece. O número de municípios que hoje atuam na fiscalização do trânsito é infinitamente superior se comparada à situação há cerca de vinte anos", afirmou.

Conforme levantamento do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), até dezembro do ano passado, o Ceará contava com uma frota de 1.627.558 veículos. Deste total, cerca de 1.593.402 circulam pelos 90 municípios que possuem mais de 20 mil habitantes e que, até o próximo mês, precisam estar adequados ao Plano Nacional de Mobilidade Urbana.

"A frota de veículos nos municípios do Interior tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Esse crescimento acarreta situações de conflito ao que estabelece a lei da mobilidade. Há, no entanto, mecanismos que podem ser utilizados para diminuir o problema e estabelecer novas formas de deslocamento, como a construção de ciclovias ou ciclofaixas, não apenas nos municípios, mas, também, em rodovias estaduais que interliguem cidades próximas", defendeu o vice-presidente da Aprece.

Evanildo observou, no entanto, que para tal finalidade, há demanda por recursos. "O gargalo de toda a administração é justamente a falta de dinheiro. Não se pode pensar a elaboração de Planos Municipais de Mobilidade ou construção de ciclovias, dentre outros equipamentos, sem que haja recurso para tais finalidades". Conforme ainda Evanildo Simão, a Aprece tem buscado estabelecer parceria com o governo do Estado, no sentido de que os municípios venham a receber aporte financeiro para a elaboração de seus Planos, bem como sejam construídos equipamentos que facilitem o tráfego de veículos e pessoas.

De todas as regiões que formam o Ceará, o Cariri parece ter saído na frente em relação às discussões em torno da questão da Mobilidade Urbana.

O tema já foi debatido durante audiência pública realizada pelas câmaras municipais de Crato e Barbalha, além de ter sido pauta de um encontro realizado por vereadores e grupos de ciclistas em Juazeiro do Norte.

Na região, o município de Crato foi o que mais avançou na busca de construir mecanismos que reflitam positivamente na questão. O município já possui, por meio da Lei Municipal Nº 2.844/2013, a criação do Sistema Cicloviário, que prevê a instituição da rede viária para o transporte por bicicletas, formada por ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas e rotas operacionais de ciclismo, além de locais específicos para estacionamento, bicicletários e paraciclos.

Agora, a cidade se prepara para construir estes equipamentos como forma de se garantir as condições seguras para a prática do ciclismo e do uso da bicicleta como meio de locomoção diária. "Há uma exigência legal para que o plano seja efetivado. Inclusive, é neste plano onde estarão relacionados todos os programas, projetos e ações que visam atender a esta demanda da sociedade", disse o secretário adjunto do Meio Ambiente e Controle Urbano de Crato, Hildo Júnior.

Crato

Segundo ele, o Plano Municipal de Mobilidade Urbana do Município de Crato deverá ser entregue até o fim deste ano. No entanto, as ações que resultarão na construção das ciclovias, ciclofaixas, estacionamentos, bicicletários e paraciclos, acontecerão de forma paralela à criação do documento.

O governador Camilo Santana anunciou a pretensão do governo de criar um sistema de ciclovias interligando os municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato, na Região Metropolitana do Cariri.

A autorização para início do projeto na região já teria sido repassada ao Departamento Estadual de Rodovias (DER). O governador Camilo Santana também informou que pretende firmar parcerias com prefeituras da região para viabilizar a implantação de planos diretores cicloviários.

Alguns municípios do Interior cearense já possuem ciclovias ou ciclofaixas, como Iguatu e Farias Brito, por exemplo. No entanto, conforme o Detran, apenas Fortaleza possui sistema cicloviário, com ciclovias, ciclofaixas e bicicletários instalados, estruturado conforme determina a legislação vigente.

Mais informações:
Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) Telefone (85) 3101-5813

Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) Telefone: (85) 4006-4006


Diário do Nordeste - Roberto Crispim Colaborador

quinta-feira, 26 de março de 2015

Crato-CE: Hilux abalroa caminhão violentamente e o motorista fica preso às ferragens

Um acidente de trânsito foi registrado por volta das 06h30min desta quarta-feira na CE-386 que liga os municípios de Crato e Farias Brito. O motorista de uma camionete Hilux de cor cinza e placas de Crato abalroou lateralmente um caminhão L1620 de cor azul e placas de Araripina (PE) que viajava com uma carga de gesso na direção de Farias Brito. O acidente aconteceu à altura do Distrito de Dom Quintino na zona rural de Crato deixando duas pessoas levemente feridas e muitos danos materiais.

Residentes no bairro Vila Alta daquele município, o motorista da Hilux, Jorge Rafael, de 19 anos, e sua namorada ficaram presos às ferragens. Provavelmente, procediam de Iguatu quando ele sobrou em uma curva e perdeu o controle de direção devido à alta velocidade batendo lateralmente no caminhão. Ambos foram salvos pelos respectivos airbags e cintos de segurança. O impacto foi tão forte que estourou três pneus do caminhão e destruiu o eixo de tração traseira.


Para o Cabo Craveiro da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que atendeu a ocorrência, foi um acidente considerado de grande monta deixando a Hilux completamente destroçada na sua parte dianteira com pedaços do veículo ficando no leito da pista. Uma viatura Resgate do Corpo de Bombeiros esteve no local para retirar as vítimas do carro a exemplo de um caminhão tanque ante a probabilidade de incêndio. Já uma equipe do SAMU cuidou dos primeiros socorros no local e, depois, levou Jorge Rafael late o Hospital São Francisco de Crato.

VÁRZEA ALEGRE – Antes, por volta das 15h30min desta terça-feira, foi registrado um acidente na CE 060 à altura do Bairro Grossos em Várzea Alegre envolvendo uma moto Honda CG 125 Fan de cor preta e uma caminhonete F250 XL. Segundos testemnhas, o motorista do carro, Almir Cleyton Caetano, de 27 anos, residente na Rua José Bezerra Sobrinho (Praça Santo Antônio) em Várzea Alegre, viajava na sua faixa seguindo para Iguatu.

Neste local, a moto pilotada pelo agricultor Cláudio de Sousa Lourenço, de 37 anos, residente à Rua Poeta José Gonçalves Filho, 100 (Bairro Riachino) em Várzea Alegre, invadiu a contra mão colidindo lateralmente na caminhonete. O piloto foi socorrido pelo SAMU ao Hospital São Raimundo com fraturas expostas no braço e na perna e, devido à gravidade dos ferimentos, terminou trazido para o Hospital Regional do Cariri de Juazeiro. Populares afirmaram que o agricultor tinha ingerido bebidas alcoólicas pela manhã.


MISÉRIA

Missão Velha-CE: Polícia apreende mais três espingardas e acessórios de caça

Um agricultor foi preso no final da manhã desta quarta-feira no Sítio Tabocas na zona rural de Missão Velha. Na residência do mesmo, policiais da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) encontraram uma espingarda calibre 12 marca CBC com seis cartuchos intactos e mais duas espingardas artesanais tipo socadeira além de acessórios de caça. Ele foi trazido pelo Subtenente Yrtonny e os Soldados Feitosa e André para ser autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo na Delegacia de Juazeiro.

MAIS AÇÕES - Na manhã desta terça-feira, no Sítio Logradouro em Juazeiro do Norte, dois homens abandonaram uma moto Honda CG 125 Fan de cor preta e placa NQW-9726, inscrição do Ceará, que tinha sido furtada na noite do último dia 6 de março da Rua Clodoaldo Franca, 262 no bairro Betolândia. O proprietário, residente na Vila Fátima, disse que tinha estacionado o veículo no citado endereço e não o encontrou ao retornar.

No período da noite, no cruzamento das ruas São Pedro e Leão XIII (Salesianos), militares do Ronda do Quarteirão tentaram interceptar uma moto Honda CG 125 Fan de cor preta e placa PML-1560 e o piloto desobedeceu iniciando uma perseguição até o final da Rua do Cruzeiro (Vila Fátima). O veículo era pilotado pelo menor de 16 anos e iniciais C. J. F. A., de 16, residente no bairro Limoeiro, levando na garupa um rapaz de 18 anos que mora no Aeroporto. Momentos antes, segundo a polícia, a dupla tinha abordado duas pessoas para roubar.


MISÉRIA

Previsão pessimista para o próximo trimestre

Fortaleza. Desde novembro do ano passado, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) faz prognósticos climáticos sobre as chuvas de 2015. Agora em março, foram realizadas novas análises das condições oceânicas e atmosféricas e, assim como nas quatro previsões anteriores, a constatação é preocupante: a maior probabilidade é de que as chuvas fiquem na categoria abaixo da média entre os meses de abril, maio e junho no Ceará, o que sugere precipitações irregulares tanto no tempo, com ocorrência de veranicos, quanto no espaço, com divisão heterogênea entre as macrorregiões.

Segundo a última previsão elaborada pela Funceme, "no próximo trimestre a probabilidade de chover abaixo da média histórica do período é de 49%. Para a categoria em torno da média, a possibilidade é de 44% e a chance de as precipitações serem acima da média é de apensas 7%". O período analisado corresponde à segunda metade da estação chuvosa (abril e maio) e o primeiro mês da pós-estação chuvosa (junho). No Ceará, a média histórica do trimestre analisado é de 311,7mm, sendo 184,3mm de abril, 89,9 de maio e 37,5 de junho.

Neste feriado da Abolição da Escravatura do Ceará, a chuva se concentrou na região do Cariri e Jaguaribana. Conforme atualização realizada na página eletrônica da Funceme às 11h15 de ontem, 50 municípios acusaram precipitações das sete horas da manhã da última terça-feira até sete horas de ontem.

Crato (105.0 mm), Barbalha (70.0 mm), Jati (60.0 mm), Missão Velha (56.4 mm), Ererê (46.5 mm), Lavras Da Mangabeira (40 mm) e Iracema (37 mm) registraram as maiores chuvas.

Conforme a Funceme, a precipitação de ontem aconteceu por existirem nuvens sobre o Ceará. "Essa nebulosidade está associada a áreas de instabilidade que se formam em virtude da atuação do sistema atmosférico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), padrão observado nos últimos dias".

Nebulosidade

A previsão para hoje é de que "as condições atmosféricas deverão ficar favoráveis à ocorrência de precipitações sobre o setor norte do Nordeste brasileiro. Por isso, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas em todas as regiões no decorrer do dia". Já nesta sexta-feira, "o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas em todas as regiões".

Apesar das boas precipitações, o primeiro trimestre deve fechar com um déficit hídrico em relação à média normal, conforme havia previsto a Funceme. Até ontem, choveu em janeiro, fevereiro e março apenas 276,5 milímetros, quando o normal é 432 mm, ocasionando um desvio negativo de 36%.


Diário do Nordeste

Em um ano, gerente liberou 17 empréstimos

O então gerente da Caixa Econômica Federal (CEF), Israel Batista Ribeiro Júnior, foi peça-chave na liberação de vários empréstimos obtidos pelo grupo responsável por fraude milionária à instituição. A reportagem apurou que, no período de maio de 2012 a maio de 2013, ele concedeu 17 financiamentos fraudulentos a empresas investigadas pela Polícia no valor de R$ 15, 8 milhões. Por sua vez, os investigadores descobriram que ele obteve vantagem financeira a partir das contas dos suspeitos da organização criminosa, como quando recebeu duas transferências eletrônicas, no valor de R$ 35 mil cada.

As informações constam da investigação sigilosa comandada pela Polícia Federal (PF) que resultou na deflagração, na manhã da última terça-feira (24), na Operação Fidúcia. A PF obteve dados de auditoria interna da CEF e iniciou as apurações.

Os investigadores descobriram que o empresário Ricardo Alves Carneiro, personagem conhecido nas festas mais badaladas da Cidade e que circulava com desenvoltura por diversos setores da sociedade, movimentou, em duas contas correntes, no período compreendido de janeiro de 2012 a outubro de 2014, a quantia de, aproximadamente, R$ 100 milhões.

Dezessete pessoas tiveram as prisões preventiva e temporária (ver lista) decretadas, mas segundo a PF, outras 31 teriam ligação com o esquema criminoso que resultou em fraude milionária à Caixa Econômica Federal (CEF).

Durante a ação, os agentes cumpriram 56 mandados expedidos pelo juiz Francisco Luís Rios Alves, da 32ª Vara da Justiça Federal. A PF ainda procura três suspeitos que tiveram os mandados de prisão expedidos, mas não foram encontrados e são considerados foragidos.

Durante as buscas, veículos de luxo foram apreendidos como uma Maserati, com valor estimado em torno de R$ 1,2 milhão; um Porsche, de aproximadamente R$ 600 mil; além de BMWs e Mercedes. Um avião de pequeno porte, que pertenceria a Ricardo Alves, também foi localizado em um hangar. Para a Polícia não existe nenhuma dúvida de que Ricardo Alves Carneiro é o principal integrante do grupo criminoso sob investigação e um dos chefes da quadrilha. Ele seria responsável pela organização, planejamento e execução das fraudes cometidas, conforme a PF.

Além disso, teria função preponderante no aliciamento de pessoas que figuravam como sócias "laranjas" na constituição das empresas de fachada. Ricardo, de acordo com as investigações, era o responsável também por aliciar funcionários da CEF com o objetivo de obter facilidades na concessão dos empréstimos fraudulentos.

A PF descobriu, durante a apuração da fraude, que Ricardo Alves Carneiro falsificou sua cédula de identidade criando o "personagem" de Ricardo Carneiro Filho. Os agentes descobriram que o endereço e telefone ligados aos documentos são os mesmos, assim como a filiação e data do nascimento, apenas com algumas modificações. No entanto, os federais descobriram que ele cometeu erros na apresentação dos documentos e chegou a se confundir e apresentar os nomes em situações semelhantes e levantou suspeitas.

Financiamentos

A reportagem apurou que dos vinte financiamentos ou empréstimos fraudulentos concedidos pela CEF a seis empresas em que Ricardo Alves Carneiro aparece como sócio, ele foi beneficiado diretamente em oito deles.

Somente em dois financiamentos fraudulentos citados na apuração da PF, obtidos pela empresa MP Acto, no valor total de R$ 3,9 milhões, a quantia de R$ 3, 8 milhões foi transferida para a conta corrente da empresa RC Construções, cujos sócios são Ricardo Carneiro e o irmão dele Diego Pinheiro Carneiro.

Além de Ricardo e Diego, o irmão, Fernando Hélio Alves Carneiro, teria movimentado R$ 9 milhões, em um ano e dez meses, em conta aberta com o nome falso de Hélio Alves Carneiro. De acordo com as investigações, de vinte financiamentos fraudulentos concedidos aos suspeitos, 13 foram destinados a aquisição de máquinas, equipamentos e outros bens novos e usados para micro e pequenas empresas.

Os bens adquiridos ficariam alienados fiduciariamente (como garantia), podendo ainda ser exigidas outras garantias adicionais. Outros sete empréstimos foram concedidos como Crédito Especial Empresa, Cheque Especial Empresa e Girocaixa Fácil, que são empréstimos sem destinação específica.

Os valores foram liberados, conforme as apurações da PF, sem o atendimento de exigências legais. Para a Polícia Federal, não existem dúvidas que o então gerente de Atendimento de Pessoa Jurídica da CEF, Israel Batista Júnior agiu intencionalmente e favoreceu as empresas alvo da investigação.

Denúncia

O advogado Leandro Duarte Vasques, que representa 11 suspeitos investigados pela PF, afirmou que cinco empresários e clientes dele apresentaram denúncia, em agosto do ano passado, dizendo terem sido vítimas de Ricardo Carneiro e que tiveram os nomes usados de forma ilegal para obtenção de empréstimos junto à CEF.

No documento, os empresários detalham terem conhecido Ricardo Carneiro, em 2012, e que ele os ajudaria na abertura de empresa para realização de obras e reformas. No entanto, afirmam que tiveram os nomes usados em golpes aplicados por Ricardo Carneiro. Eles alegam que não são 'laranjas' e foram "surpreendidos" com empréstimos que nunca contraíram.

Vasques afirmou que já ingressou com pedido de habeas corpus no Tribunal Regional Federal (TRF), da 5ª Região, em Recife. Ele informou ainda que o cliente dele e gerente da CEF, Jaime Dias Frota Filho, havia denunciado o esquema aos superiores dele, nos meses de julho e agosto de 2013

Os advogados Flávio Jacinto e Cláudio Queiroz, que fazem a defesa do empresário Ricardo Carneiro e dos irmãos dele, afirmaram que assumiram o caso ontem e ainda estavam tomando ciência das acusações. Já os representantes legais de Israel Batista Júnior não foram localizados pela reportagem.

PROTAGONISTA

Festas, mansões, carros de luxo e até avião

O empresário é apontado pelos investigadores da Polícia Federal (PF) como o chefe da organização criminosa que estaria por trás da fraude milionária aos cofres da Caixa Econômica Federal (CEF)

Ricardo Alves Carneiro Empresário


Diário do Nordeste  - Emerson Rodrigues Editor de Polícia