terça-feira, 1 de dezembro de 2015

ENTIDADES DE TRATAMENTO À AIDS DENUNCIAM FALTA DE REMÉDIOS NO SÃO JOSÉ

A Rede Nacional das Pessoas Vivendo com HIV/Aids - Núcleo Ceará (RNP/CE) denunciou ao O POVO Online nesta segunda-feira, 30, falta de medicamentos essenciais no tratamento contra a Aids no Hospital São José, instituição pública de cuidados com doenças infecciosas em Fortaleza.

De acordo com o diretor do núcleo, Vando Oliveira, faltam remédios utilizados em casos de doenças associadas à Aids. O diretor reclama da escassez de antibióticos e afirma que o estoque não conta, por exemplo, com o remédio ‘aciclovir’ há mais de um mês, usado em pacientes com herpes, “doença oportunista” em pessoas com o vírus da Aids, explica.

Vando informa que a unidade realiza em média 500 atendimentos por mês, muitos oriundos do hospital.

Já na Casa de Apoio Sol Nascente, entidade que dá suporte a adultos soropositivos e crianças que sofrem as conseqüências do HIV positivo, tendo ou não a doença, a queixa é sobre falta de remédios para tratamento de toxoplasmose, para alguns tipos de DST’s, e vitamina B-6, usada no combate à tuberculose. Conforme a enfermeira da ONG, Natália Costa, ela "nunca viu faltar" o coquetel usado pelos pacientes com Aids.

A Casa de Apoio tem parceria com o hospital, recebendo pacientes da instituição.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) informou que “o Hospital São José tem estoque assegurado do medicamento aciclovir”, mas nesta terça-feira, 1º, será repassada uma quantidade para atender pacientes no ambulatório. Ainda conforme a nota, outros medicamentos também serão enviados ao hospital pela Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Sesa.

O POVO Online solicitou ainda o número de casos de Aids notificados em 2015, mas a secretaria não enviou dados referentes.

Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário