quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

10 MUNICÍPIOS CEARENSES JÁ REGISTRARAM ABALOS SÍSMICOS EM 2015

Os tremores de terra aconteceram nas cidades de Uruoca, Camocim, Granja, Senador Sá, Morada Nova, Alcântaras, Jaguaruana, Quixeramobim, Beberibe e Irauçuba

O Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou abalos sísmicos em 10 municípios do Ceará somente em 2015. Ocorreram tremores nas cidades de Uruoca, Camocim, Granja, Senador Sá, Morada Nova, Alcântaras, Jaguaruana, Quixeramobim, Beberibe e Irauçuba.

Na última ocorrência, em Irauçuba, na semana passada, o tremor chegou a 3.8 graus na escala Richter. Mas o abalo não foi o único no município este ano. As ocorrências acontecem desde setembro na região. Francisco Brandão, responsável pelo setor sismológico da defesa civil estadual, explica que os abalos não podem ser previstos.

Apesar dos recorrentes tremores de terra em Irauçuba, a Defesa Civil não registrou incidentes graves na região. O órgão tem orientado comunidades a conviverem com os abalos. “A gente faz palestras para a população, para a comunidade, crianças dos colégios, para que eles não desistam dali”, conta Francisco Brandão, em entrevista à Rádio Jangadeiro FM.

O primeiro tremor de terra registrado no Ceará aconteceu em 1807, no município de Pereiro. Em 1980, em Pacajus, aconteceu o maior abalo já registrado na região Nordeste, com magnitude de 5.2 graus na escala Richter.




Fonte:uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário