quarta-feira, 28 de outubro de 2015

SENTADOS À MESMA MESA, LULA E DILMA POUCO CONVERSAM EM FESTA

Diante de uma relação que ganha cada vez mais contornos de distanciamento e insatisfação, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pouco conversaram durante a festa em comemoração aos 70 anos do petista, na noite desta terça-feira (27) em São Paulo.

Lula e Dilma dividiram uma mesa de seis lugares montada em uma sala interna do Instituto Lula, onde aconteceu o evento. Com eles sentaram-se o ministro Jaques Wagner (Casa Civil), o presidente do PT, Rui Falcão, o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad, e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto.

Segundo relatos de participantes, o ex-presidente estava bem-humorado, cumprimentou Dilma quando a presidente chegou à festa, por volta das 20h, mas, em seguida, optou por falar sobre assuntos amenos. Dirigiu-se poucas vezes à sucessora, nenhuma delas para falar de política.

Lula tem criticado o governo Dilma e, principalmente, a política econômica comandada pelo ministro Joaquim Levy (Fazenda).

Nesta segunda-feira (26), após a LFT Marketing Esportivo, empresa de seu filho Luís Cláudio, ter sido alvo de mandado de busca e apreensão na Operação Zelotes, o ex-presidente reclamou a aliados do que ele chama de "falta de comando" do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) sobre a Polícia Federal. Lula tem pedido que Dilma troque o titular da pasta, mas a presidente resiste em manter Cardozo no posto.

Para os convidados, Lula repetia que estava "se sentindo forte, com muita energia" e brincou com amigos sobre "quem vai chegar aos 70 assim como eu?".

Segundo interlocutores do ex-presidente, a ida de Dilma à festa –de última hora, com remarcação de horário para se adequar à agenda da presidente– foi interpretada como uma tentativa da petista em se reaproximar de Lula ou, pelo menos, tentar mostrar que não há "clima ruim entre eles".

No quintal do Instituto Lula, onde há piscina e churrasqueira, cerca de 50 convidados comeram churrasco, farofa e salada, acompanhado de cerveja, uísque e refrigerante.

Estavam presentes ainda o assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, a mulher de Lula, Marisa Leticia, e os filhos do ex-presidente, Luís Cláudio, Marcos Cláudio, Sandro Luís e Lurian. Entre os filhos, só Fábio Luís não compareceu.

Ao deixar a comemoração, Falcão afirmou que a visita de Dilma foi uma demonstração de "afeto", e não uma forma de demonstrar publicamente que a relação entre os dois vai bem.

"[Não tem] Nenhum atrito. Quantas vezes ele [Lula] mesmo já disse que, se tiver alguma divergência, ela tem razão? Foi um evento de carinho, de festa. Esse foi o significado da vinda dela aqui."

Questionado, Falcão afirmou que Lula e Dilma não conversaram sobre a Operação Zelotes durante o encontro. "O clima é de festa", disse.


Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário