quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Operação prende três suspeitos de fraude na merenda escolar no Ceará

Três pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (2) na "Operação Hora do Lanche", realizada pelo Ministério Público do Ceará. Elas são suspeitas de participar de um esquema de fraude em licitações para a aquisição de merenda escolar no município de Russas, a 165 quilômetros de Fortaleza. Segundo o MP, o esquema envolve fraude em licitações, falsificação de documentos públicos, superfaturamentos de preços e falsidade ideológica. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Fortaleza, Caucaia e Russas.

As duas empresas envolvidas nas fraudes pertencem ao mesmo grupo. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Prefeitura de Russas, nas residências dos investigados e nas sedes das empresas. Durante as diligências, foram presos a secretária municipal de Educação, Morlânia de Holanda Chaves; a cunhada dela e coordenadora do setor responsável pela merenda escolar, Cheria Cristina Costa Monteiro; e o proprietário de uma das empresas, Natanael Rodrigues de Lima.

De acordo com as investigações, de 2014 a 2015, a Prefeitura de Russas realizou licitações para o fornecimento de merenda escolar, mas os itens eram fornecidos por vendedores locais. A apuração mostrou que as empresas envolvidas têm movimentação financeira paralela, mostrando a ocorrência de um conluio para fraudar licitações. Além disso, os preços da contratação foram superfaturados, revelando o desvio de verbas públicas.
             
A operação é resultado de articulação conjunta entre os promotores de Justiça do Núcleo de Tutela Coletiva (NUTEC) da 4ª Unidade Regional do MPCE, com sede no Município, em parceria ainda com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) e equipes da Polícia Civil.

Do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário