sexta-feira, 26 de junho de 2015

TCM realiza pesquisa sobre uso da Lei de Acesso à Informação

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) pretende conhecer mais e melhor sobre o perfil dos municípios cearenses no que diz respeito às atividades de atendimento ao cidadão e disponibilização de informações públicas.

Para isso, está fazendo levantamento junto a todas as Prefeituras e Câmaras de vereadores. Ao final, deverá traçar um quadro atualizado que possa ser útil à verificação de como as regras que tratam do assunto estão sendo cumpridas e como isso ajudará na tomada de decisões que corrijam as imperfeições.

De acordo com o presidente do órgão, conselheiro Francisco Aguiar, “esse trabalho tem o firme propósito de trazer mais segurança às administrações locais no que diz respeito ao cumprimento de requisitos legais que precisam ser considerados para o funcionamento adequado de mecanismos de transparência à disposição da população”. “A transparência é um ícone incorporado à administração pública que está definitivamente firmado nas práticas de rotina dos atos oficiais”, destacou.

A pesquisa, já em andamento, é feita com a aplicação de questionário enviado aos executivos e legislativos municipais e dá destaque à indagação sobre estrutura e funcionamento de Ouvidorias e mecanismos de aplicação da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Lei de Acesso à Informação e Ouvidoria

A Lei 12.527 de 2011, também conhecida como Lei de Acesso à Informação, regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas. Essa norma entrou em vigor no dia 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam a qualquer pessoa, física ou jurídica, exercer essa garantia, sem necessidade de apresentação de motivos.

Como previsto na Lei, os órgãos e entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, das esferas federal, estadual e municipal, ficam obrigados a disponibilizar informações sob sua guarda a qualquer cidadão que as solicite, exceto as hipóteses de sigilo estabelecidas em lei.


MISÉRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário