terça-feira, 9 de junho de 2015

Curtas da política por Donizete Arruda: Não pouparam nem o governador furtaram a carteira

Não pouparam nem Camilo

Não era verdade a história que o governador Camilo Santana havia perdido os documentos. Tudo não passou de uma versão para esconder a verdadeira história sobre a falta de segurança no Ceará. Um problema tão grave que até o governador Camilo Santana já faz parte das estatísticas da violência. E sua ocorrência aconteceu com ele, na sua própria cidade, ocupando o Palácio Abolição, para desgosto da Casa Militar que cuida de sua segurança. Foi assaltado em Barbalha, na primeira Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio como governador do Estado. Bandidos se aproximaram dele e levaram de seu bolso seus documentos. Esse furto se deu enquanto ele subia no pau para comemorar o padroeiro da cidade. Nesse exato momento, teve sua carteira batida. Após o incidente, o responsável pela segurança do Governador em sua visita ao Município, Capitão Barros, foi duramente repreendido por Camilo, que ficou inconformado com o assalto que foi vítima.

Tinha de ser de cabeça baixa

O Capitão Barros suportou o justo carão do governador Camilo, certo que o episódio foi uma grande mancada na segurança pessoal dele. Mas depois se vingou da tropa que estava junto com ele em Barbalha. De forma dura e falando bem alto aos comandados, repetiu por três vezes: cabeças vão rolar. Antes dessa caça às bruxas na Casa Militar em Fortaleza, uma operação policial foi montada no Cariri para resgatar os documentos de Camilo. Foi bem sucedida. Dias depois, esses documentos foram encontrados em um banheiro químico e devolvidos. Quem teve menos sorte foi um fotógrafo que cobria o evento. Teve sua carteira e celular roubados. E nada foi entregue de volta.

Janaina apenas protege Camilo

A secretária particular do governador Camilo Santana, a toda poderosa Janaína Carla, continua sendo o alvo preferencial das críticas dos prefeitos do Cariri. Quem por último perdeu a paciência com a dona da agenda oficial do Governador foi o prefeito de Missão Velha, Tardiny Pinheiro. Janaína avisou ao prefeito um dia antes da ida de Camilo ao Município. Tardiny pontuou o improviso e reclamou por ter que desmarcar outros compromissos importantes já agendados. De nada adiantou reclamar. Segundo gente influente do Palácio da Abolição, essa será a prática daqui para frente. Seria uma maneira de dificultar a organização de qualquer manifestação contrária a Camilo. Há quem garanta que esses protestos devem se materializar em breve. Janaina continua sendo a fiel escudeira e, justamente por isso, de total confiança.

Incêndio ameaça chegar ao Abolição

A postura que o chefe de gabinete adjunto do governador Camilo Santana, Fernando Santana, vem adotando em suas viagens ao Cariri ou muda ou trará uma crise de graves proporções políticas para o Governo. A desenvoltura com que Fernando faz campanha para a prefeitura de Juazeiro do Norte desagrada aos aliados do próprio Camilo e do ex-governador Cid Gomes, em especial o empresário Gilmar Bender. Há compromissos firmados, no ano passado, com sua candidatura à sucessão do prefeito Raimundo Macedo. Indiferente a esses acordos, Fernando atropela e se comporta como se fosse o governador do Estado. Convoca reuniões, promete nomear e demitir no Cariri, e o mais preocupante: faz ameaças a quem não resolver ler por sua cartilha política. O engraçado, dizem seus adversários, é que nem o governador Camilo age dessa maneira na região.

Salviano anuncia sua aposentadoria

Apesar de se apresentar como alternativa para as próximas eleições municipais em Juazeiro do Norte, o ex-deputado federal Manoel Salviano não pretende ser candidato a prefeito. Pelo menos, foi o que deixou transparecer nas entrelinhas em uma entrevista a sua rádio Verde Vale AM, na semana passada. Salviano disse que era pré-candidato, mas estava aberto ao debate para juntar experiência e juventude. Deixou claro que Juazeiro precisa de novas ideias e um plano para caminhar de mãos dadas com a iniciativa privada. Sobre nomes, deixou fora seu último aliado, o hoje deputado estadual Manoel Santana, do PT. Salviano quer se dar bem: acredita ser a liderança regional a comandar o processo de discussões para alavancar Juazeiro.

O plano sabido de Salviano

Salviano manobra para não ficar fora do tabuleiro eleitoral. Defenestrado do PSDB e comandando um PSD minúsculo, corre o risco de também perder o partido em Juazeiro. O único vereador na Câmara, Antônio Cledmilson, faz parte da base aliada ao prefeito Raimundo Macedo, a quem jura fidelidade. Indiferente a esse desprestígio crescente na vida pública, Salviano acredita estar tudo sobre controle. Conversa com Gilmar Bender e usa um interlocutor para chegar a Raimundão. Tem uma jogada que considera infalível: unir os dois no PSD para fortalecê-lo. Porém, para dar certo esse acordo terá que dirimir animosidades entre o prefeito e o empresário rico do Cariri, gerada por uma desapropriação. Raimundão quer tomar o terreno onde está instalada a empresa Bender Mix. Hoje, a proposta de Salviano seria Bender candidato a prefeito com Raimundão indicando a vice. E Salviano voltando a ter prestígio na Prefeitura.

Procura-se Zé Ailton Brasil

O deputado Zé Ailton Brasil sumiu. Na última semana, durante o anúncio da Faculdade de Medicina do Crato, ninguém registrou sua presença na solenidade. O auditório da CDL cratense estava lotado para receber o anúncio, mas faltou o parlamentar cratense da Assembleia Legislativa. A ausência tem uma explicação: a presença do prefeito Ronaldo Mattos, a quem antes Zé Ailton jurava fidelidade. Agora mudou: onde Ronaldo está, Zé Ailton não coloca os pés. Assim tem sido a vida deles nos últimos meses. Na articulação mais recente para suceder Ronaldo, Zé Ailton se encontrou com o Gaúcho Trezi para pedir apoio a sua candidatura. Ofereceu a vice na chapa. Quanto ao anúncio da Faculdade de Medicina, nesse momento, esse tema não é prioridade para Zé Ailton.

Disse me disse

Senador Eunício Oliveira falou a Tempo FM e disse não haver mais espaço para o prefeito Ronaldo Mattos no PMDB.

Não poupou críticas e o aconselhou a procurar outro partido. Ronaldo sabe que terá que procurar uma legenda.

O que Manoel Salviano se esqueceu de falar na entrevista é que Gilmar Bender quer tomar o seu lugar como grande empresário da comunicação.

Bender impõe a negociação da TV Verde Vale e da Rádio Verde Vale AM como contrapartida para se filiar ao PSD.

A veiculação de notas públicas parece ser a arma preferencial do presidente do PCdoB cratense, Samuel Siebra. Na última semana, ele veiculou mais uma.

A comunicação oficial dos comunistas do Crato reafirma a perseguição ao vereador Robério Nogueira e a posição contra o governo Ronaldo Mattos.

Em Juazeiro do Norte, os partidos de esquerda devem iniciar os debates sobre sucessão municipal. Comandado pelo Psol, deve reunir para o debate membros do PSTU e PCB.

A frente de esquerda questiona as últimas administrações e deve lançar o jornalista Demontieux Fernandes.

Desculpe a ignorância, a Casa Militar tem uma desculpa pronta para o fato do governador Camilo Santana ter sido assaltado?

Fonte: Jornal do Cariri  / MISÉRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário