sábado, 30 de maio de 2015

Cogerh reúne-se com Comitês dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú

Com o objetivo de acompanhar e discutir a operação dos açudes Castanhão, Orós e Banabuiú para o período de abril a junho de 2015, no dia 28 de maio, no município de Jaguaribara, foi realizada a Reunião da Comissão Provisória de Acompanhamento da Operação dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú.

A Comissão Provisória foi definida em março de 2015, na Reunião de Avaliação da Alocação 2014 dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú, e é formada por representantes dos Comitês de Bacias do Salgado, Região Metropolitana de Fortaleza, Alto, Médio e Baixo Jaguaribe, assim como órgãos governamentais, usuários e sociedade civil organizada.

De acordo com o gerente da Cogerh/Limoeiro do Norte, Almeida Chaves, a Reunião é um espaço em que a Cogerh faz uma prestação de contas do que foi feito aos Comitês, demandadas na última Reunião de Avaliação. O diretor de Planejamento, Ubirajara Patrício, disse que foram tomadas várias medidas como: cadastramento de usuários do trecho Castanhão-Itaiçaba e Orós-Castanhão; campanha de fiscalização junto aos usuários, seminário sobre carcinicultura, levantamento de interferências ao longo do rio Jaguaribe e monitoramento do rio e açudes da região.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Banabuiú, Wilmar Sérgio, relatou que essa reunião mensal é para avaliar o quadro da situação dos principais açudes do Ceará que é Banabuiú, Orós e Castanhão. "Este último tem sido motivo de preocupação já que ele não atende somente a região e sim, principalmente, Fortaleza que é a quarta maior cidade do Brasil, além da Região Metropolitana, através da transferência de água pelo Canal do Trabalhador. Então precisa-se discutir e investir muito", afirma Wilmar. Usuários falaram da insatisfação com relação a ausência de economia de água em Fortaleza.

Estiveram presentes diversos órgãos, entre eles, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Secretaria dos Recursos Hídricosdo Ceará (SRH), Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).


29.05.2015

Assessoria de Comunicação e Marketing da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Rafaele Esmeraldo Menezes / 85 3218.7020 / rafaele.esmeraldo@cogerh.com.br
Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário