quinta-feira, 30 de abril de 2015

Iguatuense com foco de dengue em casa responderá na justiça

Diante do alarmante número registrado de focos de dengue e de pessoas enfermas por conta da doença, o município de Iguatu passou a tomar medidas mais drásticas para combater, de uma vez por todas o mosquito Aedes Aegipty, transmissor da dengue no município.

A partir de agora, a residência onde for encontrado o foco do mosquito, o proprietário poderá ser notificado e responder na justiça . A intenção é fazer com que a população se preocupe em resguardar sua casa, sua familia e a vizinhança do mosquito transmissor.

A secretária de saúde do município Vanderlucia Felipe Lobo, disse que a situação mais preocupante é no distrito de José de Alencar. Ela ainda explica que a média de atendimentos por dia com suspeita da doença chega a 50.

“Ontem estivemos lá em reunião com representantes da comunidade, escola de saúde pública, CRAS e o que percebemos é que a população não está colaborando.  Então hoje o trabalho é no sentido de orientar a população que a partir dos focos encontrados, eles serão notificados ao Ministério Público para que tome as medidas cabíveis, pois a dengue é um problema de saúde pública e a população do Alencar vem sofrendo. Diariamente temos em média 50 pessoas em atendimento na unidade de saúde com suspeita de Dengue. Estivemos ontem e estaremos hoje com a presença de agentes de saúde e de outras áreas da cidade, além de outros profissionais do Nasf, endemias, CRAS, Escola, profissionais da Saúde entre outros para mais uma ação.” Disse a secretaria de saúde Vanderlucia Lobo.

Para a moradora do Alencar, Maria das Dores a situação é complicada, pois precisa da colaboração de todos. “Muitas vezes não depende apenas da gente, em minha casa, eu tenho maior cuidado para não deixar água parada, vasilha com boca pra cima, mas tem terrenos e outras casas vizinhas que não tem esse cuidado, ai é complicado.” Disse a moradora.

Ainda segundo informações da secretaria de saúde do município, o índice do levantamento da dengue em Iguatu está com pouco mais de 3%, sendo que para a secretaria do estado do Ceará considera até 1% como normal.


Iguatu.Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário