quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Casos de sarampo no Ceará causam preocupação em outros estados

Os 32 casos de sarampo confirmados somente este ano e os 695 casos de 2014 no Ceará têm gerado preocupação também em outros estados. Por ser um destino turístico bastante procurado, o Ceará e principalmente Fortaleza pode exportar casos da doença para outras partes da federação. Em Boa Vista, capital de Roraima, foi confirmado, neste mês, um caso de sarampo “importado” do Ceará. A situação colocou em alerta os órgãos de saúde do Amazonas, estado vizinho.

De acordo com o noticiado no Jornal A Crítica, no Amazonas, mesmo sem registro de sarampo desde 2000, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) daquele estado encaminhou nota técnica de alerta às secretarias de Saúde da capital e do interior do Amazonas.

Por considerar que a doença é uma infecção aguda, de natureza viral, o órgão recomenda que as ações para assegurar a ampla cobertura vacinal, com a imunização das crianças menores de cinco anos, sejam reforçadas.
Na campanha nacional contra o sarampo, realizada em 2014, a cobertura vacinal no Amazonas ficou em 68,5% do público-alvo.
Para Márcio Garcia, coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria Estadual da Saúde do Ceará, as campanhas de incentivo a vacinação para turistas que vêm ao Estado cabem ao Ministério da Saúde. Contudo, o coordenador lembra que “qualquer pessoa de 1 a 49 anos pode procurar uma unidade de saúde pública e requerer a vacinação, que é gratuita e segura”.

“O que temos feito sempre, e que se intensificou no período anterior ao Carnaval, é incentivar a vacinação geral, em todo o Estado e em Fortaleza, inclusive em áreas em que se concentra a visitação por pessoas de outros estados. Ampliar a vacinação é a forma que temos de evitar a disseminação do surto de sarampo não só no Ceará, mas também impedindo os casos em que a doença possa ser exportada”, explica Garcia.

Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário