sábado, 31 de janeiro de 2015

MÉDICO É FEITO REFÉM POR DETENDO EM JUAZEIRO DO NORTE

Durou cerca de seis horas o motim comandado pelo detento da Penitenciária Industrial e Regional do Cariri (PIRC), Francisco Rafael Ferreira Queiroz, de 27 anos, apelidado por Téo e egresso da penitenciária de Quixadá. Tudo começou por volta das 14 horas em Juazeiro do Norte quando o médico Antonio Reinaldo da Silva foi feito refém e ficou sob a mira de uma arma artesanal (cossoco) ante as exigências do interno quanto as presenças de um juiz, alguém da imprensa e, depois, familiares. Por volta das 20 horas, o pai dele chegou em uma viatura da PM de Quixadá quando o rapaz decidiu liberar o médico  Téo demonstrava estar agitado e queria ser transferido para um dos presídios de Fortaleza.

Por volta das 16 horas, o cinegrafista da TV Verde Vale, Thiago Bezerra, adentrou a unidade prisional com uma câmera e um microfone seguindo as exigências do interno. O motim seguiu em curso já com as presenças da Juíza Ana Raquel Colares, a Delegada de Polícia Civil, Cícera de Jesus, militares do Corpo de Bombeiros e da Força Tática de Apoio (FTA) na penitenciária. Foi quando o rapaz solicitou a presença de familiares o que foi prometido a exemplo de sua transferência para Fortaleza.

Téo é acusado de um homicídio em Quixadá e não é a primeira vez que procede desta forma no interior de uma unidade prisional. No dia 20 de setembro de 2011 ele teve um ataque de fúria e quebrou as tampas das cisternas da penitenciária daquele município, além de usar ferros retirados das peças de concreto para ameaçar outros colegas de prisão quando uma equipe da FTA o dominou. O jovem queria ser transferido para a PIRC em Juazeiro do Norte, pois se sentia só ante a transferência de um comparsa.

Na época, Antonio Marcos Melo de Sousa, apelidado por “Marcos Tilica” e acusado do tráfico de drogas foi transferido quando Téo passou a temer represálias de grupos rivais no interior do cárcere onde aguardava julgamento por conta de um homicídio. Ele foi preso no dia 7 de dezembro de 2009 sob a acusação de, dois dias antes, ter lesionado um homem de 57 anos e suas duas filhas de 16 e 22 anos de idade, sendo todos socorridos por familiares para o Hospital Municipal Eudásio Barroso de Quixadá.

    Quanto ao motim na Penitenciária em Juazeiro, houve momentos de tensão e o detento chegou a insistir quanto a presença de parentes que moram em Quixadá. A princípio, foi prometido que viriam de helicóptero, mas o Comando Geral da Polícia Militar determinou a vinda do pai de Téo em uma viatura da PM de Quixadá. Além disso, as autoridades que estiveram à frente das negociações já tinham garantido que o mesmo seria levado para Fortaleza. O médico Reinaldo da Silva saiu em um veículo particular com a sua esposa direto para uma clínica a fim de ser submetido a exames.

Veja o vídeo de um dos momentos das negociações:

Fonte: MISÉRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário