sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Morre comediante mexicano Roberto Bolaños, intérprete de 'Chaves'

O legendário comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños, conhecido no Brasil como o personagem cômico Chaves, morreu nesta sexta-feira, aos 85 anos, informou a rede de televisão Televisa.
 Conhecido por gerações de crianças latino-americanas por seus personagens "Chaves" e "Chapolin Colorado", Bolaños faleceu aos 85 anos, revelou a Televisa, onde o ator trabalhou por quase toda a sua carreira.
 "Faleceu Roberto Gómez Bolaños", publicou a Televisa no Twitter, iniciando uma programação especial em homenagem ao ator, que enfrentava há anos problemas respiratórios e vivia no balneário de Cancún.
 Segundo Joaquín López-Dóriga, principal âncora do telejornal da Televisa, Gómez Bolaños faleceu nesta localidade turística, onde vivia afastado há vários anos devido à saúde debilitada.
 Em suas últimas aparições públicas, Gómez Bolaños sempre se deslocava com o auxílio de uma cadeira de rodas.
 "Estou em estado de choque, jamais pensei que isto fosse me afetar tanto (...). Vou lembrar sempre do seu sorriso", disse, chorando, o ator Édgar Vivar, o "Seu Barriga", da série Chaves.
 Além de ator, Gómez Bolaños foi o criador de algumas das séries mais populares da história da televisão da América Latina, como o irônico anti-herói "Chapolin Colorado" e Chaves, o menino de rua que vivia em um barril em uma vila suburbana da Cidade do México.


AFP

ORÓS GANHA NOVO RESTÔ: FUNDO DE QUINTAL


Começa a funcionar a partir de hoje sexta-feira 28 de novembro o mais novo restaurante da cidade das águas RESTAURANTE FUNDO DE QUINTAL que tem a sua frente os amigos empresários Arileudo e Diassis.

Num ambiente agradável e aconchegante com um cardápio diferenciado o restaurante fundo de quintal pretende movimentar a gastronomia Oroense diariamente das 18hrs até a meia noite.




O restaurante fundo de quintal está localizado na Avenida Gabriel Bezerra bem em frente a apae de Orós, contatos pelo telefone: (88) 9907.7354.




Parabéns aos amigos empresários Arileudo e Diassis, boa sorte e que DEUS os abençoe neste novo negócio.


Esta é a dica de hoje do Portal Orós.

PESCADOR ESTÁ DESAPARECIDO NO AÇUDE ORÓS

Desde a última quarta-feira 26/11 o pescador Francisco Valdeci de Alexandria, 59 anos de idade, que reside no sítio Mata Fresca as margens do açude Orós está desaparecido.

Segundo seus familiares ele saiu de casa as 05:00 horas da manhã de quarta-feira para despescar alguns galões que tinha colocado na noite anterior e não retornou e nem foi mais visto, a sua canoa também desapareceu das águas do açude Orós.

O corpo de bombeiro de Iguatu esteve no local fez vários mergulhos mais não encontrou nada, dezenas de pessoas estão ajudando fazendo buscas de canoas, barcos e na mata mais até agora nenhuma notícia ou pista do que teria acontecido.

Seu Valdeci estava vestindo quando saiu de casa camisa vermelha e um short fino preto e boné branco, a família está desesperada com a falta de notícia, qualquer informação ligue (88) 9939.6710 ou 9716. 9773.


Josemberg Vieira Portal Orós

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE DONA ZEFINHA

É com pesar que noticiamos o falecimento ontem (27/11) em Fortaleza de Dona Zefinha, esposa de seu Herculano, e mãe dos amigos Miúdo (Vereador), Môco (ex-vereador) e do Dr. Lula (ex-vice prefeito de Orós).

O velório está acontecendo na residência de seu filho Miúdo no conjunto Cohab de Orós o sepultamento está previsto para hoje as 05:00 horas da tarde no cemitério local.

Nossos sinceros sentimentos pela partida de dona Zefinha! Ao esposo, filhos, filha, noras, genros e netos.


Josemberg Vieira Portal Orós

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

EM ORÓS: SINDSERPMO ENTRA COM MAIS UM MANDADO DE SEGURANÇA POR CONTA DE PAGAMENTOS ATRASADOS

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Orós - SINDSERPMO - protocolou hoje, 26 de novembro de 2014, mais um MANDADO DE SEGURANÇA, devido aos "Atrasos de Pagamento" de algumas secretarias.

Os servidores conscientes de seus direitos nos procuraram, e esta entidade representativa das categorias, juntamente com sua assessoria jurídica, prestada pelo Senhor Fridtjof Alves adentramos com mais este MANDADO, que abrangerá não só os servidores da saúde dos PSF como também a todos ou outros que não são dos 40% do FUNDEB, pois os mesmos já haviam entrado e já estão recebendo seus pagamentos no quinto dia útil de cada mês.

Lembrando que até a data de hoje ainda não receberam o seu pagamento de OUTUBRO:

* Os servidores dos PSF (médicos, enfermeiros, atendentes, odontólogos, auxiliares de serviços e agentes administrativos).

* Os servidores da Secretaria de Assistência e Promoção Social.

* Os servidores da Secretaria de Governo e Articulação.

O SINDICATO ESTÁ PARA DEFENDER OS SEUS DIREITOS.
VOCÊ QUE AINDA NÃO É FILIADO, VENHA E FILIE-SE!
JUNTOS SOMOS FORTES.


Fonte: Página do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Orós – SINDSERPMO no facebook

PORTAL ORÓS: DESTAQUES DO PLANTÃO POLICIAL DE NOSSA REGIÃO

EM ICÓ: HOMEM É ASSASSINADO DENTRO DO ESTACIONAMENTO DO HOSPITAL REGIONAL
A morte aconteceu na manhã desta quarta-feira (27/11), por volta 09:30 um homem identificado apenas por Adriano residente no conjunto Gama foi assassinado no estacionamento do hospital regional de Icó com vários tiros de arma de fogo principalmente na cabeça.

De acordo com informações não oficiais um dos suspeito teria sido pego nas proximidades da Rua Monsenhor Frota e o segundo teria fugido após roubar uma moto.

Portal Orós com informações de amigos do facebook

EM JUAZEIRO DO NORTE: ESPOSA MATA POLICIAL DEPOIS COMETE SUICÍDIO
O policial militar José Ivan Gonçalves Moreira, de 40 anos de idade, foi assassinado pela sua própria esposa, Maria Janaína Nonato dos Santos.

Logo após o crime, com a mesma arma que matou o seu companheiro ela praticou o suicídio. O crime aconteceu por volta de 1h da madrugada desta quarta- feira (26/11), na residência do casal na Rua Pedro Ferreira, no bairro José Geraldo da Cruz.

De acordo com informações da polícia, o soldado foi morto enquanto dormia. A esposa dele o matou, trancou a filha do casal em um quarto vizinho e cometeu o suicídio. Os vizinhos ouviram o disparo, mas somente pela manhã foram à casa do policial e encontram a criança chorando trancada no quarto. José Ivan Gonçalves Moreira trabalhava na penitenciaria regional do Cariri.

Fonte: Acopiara Notícias

EM ICÓ: VIGILANTE DE 56 ANOS MORRE ATROPELADO
Jorge José Sobrinho, de 56 anos, morreu após ser atropelado por caminhão (Foto: Reprodução/RICHARD Lopes)

Um GRAVE acidente por volta das seis horas desta quarta-feira (26) nas proximidades da Ponte Piquet Carneiro da Avenida Prefeito Anísio Sampaio tirou a vida do vigilante municipal Jorge José Sobrinho, de 56 anos.

Ele pilotava a moto Honda Biz de cor vermelha e placa OSP 0279 com inscrição de Icó quando, segundo as primeiras informações da Polícia Militar, o vigilante provavelmente foi desviar de um amontoado de areia às margens da pista quando se chocou com a lateral do “caminhão baú” de placa NNW 6660 e licença de Caicó-RN.

Após o choque, o vigilante foi arremessado para debaixo do caminhão, tendo morte imediata. O corpo dele foi encaminhado para o IML (Instituto Médico LEGAL) de Icó, enquanto o motorista do caminhão, Francisco das Chagas dos Santos, residente em Caicó, foi prestou depoimento ao delegado de Polícia Civil Marcos Sandro Zanaré de Lira e foi liberado em seguida.

O motorista do caminhão prestou depoimento à polícia e foi liberado

Blog do Gustavo Veras (Foto: Richard Lopes)


IGUATU: JOVEM É ATINGIDO COM TRÊS TIROS NO TÓRAX NO BAIRRO JOÃO PAULO II
Dois dias após a Polícia Militar registrar um homicídio e três lesões a bala em Iguatu, novamente um homem foi atingido com vários tiros, em outra tentativa de assassinato no município. Segundo informações dos militares, o paulista Antônio Rafael Linhares foi alvejado com três disparos na região do tórax, na madrugada desta quarta-feira, 26 de novembro.

A vítima foi socorrido pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU ao Hospital Regional de Iguatu – HRI. Na unidade hospitalar, Rafael disse que estava sentado na casa de um amigo, localizada na rua Padre José Marques, Loteamento Cajueiro, bairro João Paulo II, quando dois homens se aproximaram em uma moto e começaram a efetuar os disparos.

Rafael não soube informar a identidade do suposto amigo, bem como diz desconhecer as motivações do crime. Ele não corre risco de morte.

Arma branca – Já na terça-feira, a polícia prender Edilson Reinaldo Xavier, de 50 anos, acusado de portar uma faca no centro de Iguatu. Os militares receberam denúncias anônimas dando conta de que o suspeito trafegava em frente ao Banco do Brasil com a arma branca. Ele foi preso e levado à Delegacia Regional de Iguatu.


Redação Iguatu.Net

TRAGÉDIA DOS BEBÊS NO SERTÃO DO CEARÁ

Sepultamento de Quitéria Lívia, que viveu apenas cinco dias, em cemitério clandestino para crianças pagãs em Santa Quitéria, no Sertão Central do Ceará

As dores do parto doem menos quando nasce um anjo. Porque a dor após dar à luz é tão imensa que as contrações uterinas soariam cócegas. Mas é mais: um pedido para sair. E só após se descobre que era além: um apelo. A distância entre tempo e destino foi tão curta que Dilce não imaginava que a roupinha de bebê engomada e dobrada na bolsa a caminho da maternidade se faria mortalha horas depois.

Após cortar o sertão jaguaribano em ambulância sem maca, entre outras ausências, e ser recusada em duas cidades, incluindo a própria, Dilce teve o cordão umbilical cortado. Foi como quem solta um balão no céu em melancólica viagem.

Depois de brigar com Deus, sobre por que fez aquilo, Francedilza Silveira, a Dilce, encontrou como explicação: havia de ser. Na tradição cristã, lembram a ela, criança que morre é um anjo a mais a povoar os céus, chamado por Deus. Sem contestações. A equipe médica no parto e a sequência de pessoas que antes cruzara na peregrinação intermunicipal, incluindo o motorista - não podia ir mais rápido porque os quatro pneus estavam carecas e já arriscava a vida de todos - disseram-lhe que deveria dar graças a Deus por estar viva, não ter ido junto. Em meio à dor, ainda abortaram-lhe o desejo de, ao menos por um instante, ter asas.

Se...

Uma enfermeira, voz solitária que acompanhou aqueles sofrimentos finais de uma dor que estava só no começo, disse-lhe que se tivesse uma maca para viajar deitada, se houvesse equipe de saúde para além do motorista-salva-vidas, 'se' uma pequena série de necessidades óbvias no procedimento, "sua filha teria sobrevivido". Era o avesso de uma sentença.

A constatação só aumenta as dores de Dilce. Essa não aparece em ultrassom, tampouco resolve com analgésico. Não tem nome, nem fim. Ana Vitória chega em casa no colo do pai, embalada num caixão. E qualquer resposta para os 'ses' depois resta sepultada numa cova rasa. Mergulhados no 'se', e tentando nos aproximar das singularidades que envolvem a dor do parto e a dor do partir, viajamos pelo sertão do Ceará, encontrando histórias de pais e mães de anjos. Mais do que isso, dos pneus carecas e da maca da ambulância, dos hospitais que disseram "não" e "sim". Relatos apresentados, de hoje até sexta-feira, na série de reportagem "Parto dos Anjos" .

Investigamos e questionamos os tortuosos caminhos que, de alguma forma, contribuíram para as mortes. Até que somos surpreendidos com a sequência de óbitos em poucos dias numa mesma região, a do Sertão Central. Testemunhamos, de forma inesperada, o levantar da poeira nos enterros em cemitérios de anjinhos.

Em Santa Quitéria, Bruno da Silva, de 12 anos, enterra sua irmã enquanto os pais choram em casa; Maria Claudiana tem dois partos para o mesmo filho em Canindé de São Francisco. Em Quixeramobim, um pai tem na certidão de óbito a única declaração de que sua filha viveu. Outra mãe, Francisca Severina, ouviu da médica que "se soubesse" que o esposo trabalhava no mesmo hospital, tinha feito o parto que recusara duas vezes. Da mesma forma, não assinou o óbito.

Naquela terra de Antônio Conselheiro, o sertão virou mar de anjos, sendo as cruzes âncoras de vidas naufragadas. O conselho comum é "não vá atrás". Não questione médico, hospital. Não pergunte a Deus. Não trará seu filho de volta. Mesmo assim, Severina quer ir até o fim por justiça. Devolverem a dignidade que lhe arrancaram.

Enquanto isso, é dito a Dilce, em Jaguaretama, que não chore. As lágrimas molham as asas e impedem o anjinho de subir. Já com a certeza de que ele subiu, ela nos narra sua história desde a primeira dor, de Ana Vitória pedindo para brincar. Ainda não era aquela outra, pedindo para sair.

Acesse o hotsite da série Parto dos Anjos http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/especiais/parto-dos-anjos-1.1159472


DIÁRIO DO NORDESTE - Melquíades Júnior Repórter - Foto: Alex Costa

JOVEM DE 16 ANOS É ASSASSINADO DENTRO DE TRANSPORTE ESCOLAR EM GUAIÚBA

Um adolescente de 16 anos foi morto dentro do transporte escolar que costumava embarcar para ir à escola, no município de Guaiúba, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Outros estudantes entre 14 e 16 anos, que também estavam no veículo, presenciaram a ação criminosa. O crime ocorreu na manhã desta terça-feira, 25.

O veículo com os estudantes seguia em direção a uma escola de Guaiúba. O momento em que o transporte parou para a entrada de mais alunos, Segundo o inspetor Leonardo de Castro, da Delegacia Metropolitana de Guaiúba Maílson Alves Maia, 20 anos, aproveitou para também entrar no ônibus escolar. Ele sentou ao lado da vítima - Jocélio Coelho de Souza (16) - e o esfaqueou.

Conforme o inspetor, o golpe de faca atingiu o lado direito do peito da vítima. Após a ação, Maílson saiu do veículo e fugiu. Segundo o policial civil, motorista seguiu direto para o hospital da região, mas Jocélio morreu durante o trajeto.

Os policiais realizaram buscas durante todo o dia, mas até o momento, Maílson Alves segue foragido. Segundo Leonardo de Castro, as buscas vão continuar em Guaiúba, e inspeções serão realizadas em Redenção e em Fortaleza, no bairro Bom Jardim, visto que o suspeito possui familiares na Capital.

Motivação

Há seis meses, Jocélio e Maílson teriam discutido. De acordo com o inspetor, os dois tentaram agredir um ao outro com pedras. A vítima não possuía antecedentes criminais. "O homicida era usuário de droga. O irmão está preso e o pai já esteve preso. Ele também já tinha sido preso. É uma família conturbada", resumiu o inspetor.


Redação O POVO Online

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Operação Caixa-Preta afasta prefeito, primeira dama e todo o secretariado de Madalena

O Ministério Público Estadual concederá entrevista coletiva, a partir das 15 horas, na sede das Procuradoria Geral de Justiça do Estado. Vai divulgar todas as informações sobre a Operação Caixa-Preta, deflagrada na manhã esta terça-feira, com apoio da Polícia Civil, e que afastou 27 pessoas no município de Madalena, entre elas o prefeito Zarlur Kalil Filho.
Há suspeito de que a gestão dele teria desviado cerca de R$ 7 milhões por meio de várias licitações, incluindo obras, serviços gerais e contratação de pessoal.
Foram afastadas 27 pessoas da Prefeitura de Madalena Além do prefeito Zarlur, todo o secretariado, todos os membros da Comissão Municipal de Licitação, todos os assessores jurídicos, incluindo o procurador-geral do Município. Também foi afastada a primeira dama Sandra Kalil e a ex-prefeita Antônia Lobo Pinho Lima, que ocupava cargo de confiança na gestão.
Blod do Eliomar de Lima

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

IRMÃOS OROENSES MORREM EM ACIDENTE NO SÍTIO CANTO/CASCUDO EM ICÓ

(Orós 24/11/14 - 21:00hrs) - A redação do Portal Orós acerca de pouco mais de uma hora recebeu a informada sobre um acidente a no sítio Canto próximo ao Cascudo em Icó.

Envolvendo uma moto CG de cor preta placa DRW O541 inscrição de Osasco-SP e uma caminhão mercedez Benz 710 vermelho de placa HYB 3229, a notícia chegou até nós porque uma vítima socorrida seria de nossa cidade, ai começamos a busca pelas informações.

Fomos informados que Marcus André Almeida Batista, 31 anos, que foi socorrido mais devido à gravidade dos ferimentos faleceu antes de chegar ao hospital regional de Icó e o segundo ocupante identificado apenas por Joaquim Simeão Almeida Batista morreu ainda no local o Portal Orós foi informado que os dois são irmãos e moram no distrito de Palestina em Orós.

De acordo com as primeiras informações a moto CG de cor preta placas DRW O541 de inscrição de Osasco-SP chocou-se de frente com um caminhão mercedinha 710 de cor vermelha placas HYB 3229, dirigido por Salatiel Gomes de Araújo, 40 anos que transportava bebidas.

A polícia militar já está no local aguardando a chegada o IML de Iguatu.

 Quero agradecer aos amigos Carlos Helry Vasconcelos e colaboração do amigo e companheiro radialista e blogueiro Gustavo Veras pela colaboração nesta matéria.

Aos familiares dos irmãos André e Simeão nossos sinceros pêsames e não se esqueçam que andar com fé é saber que cada dia é um recomeço.

É saber que temos asas invisíveis e fazer pedido para as estrelas, voltando os olhos para o céu. Andar com fé é manter a mão estendida para dar e receber.

Andar com fé é usar a força e a coragem que habitam dentro de nós, quando tudo parece acabado. Tudo finda, menos o amor, pois este sempre viverá.

Tenham fé em DEUS pois ele lhes dará a força necessária para suportar tamanha dor.

domingo, 23 de novembro de 2014

CANTOS E ENCANTOS DO MEU ORÓS NESTE DOMINGO 23 DE NOVEMBRO DE 2014




















As imagens pode ser copiadas desde que não sejam feitas edições para retirar as logo marcas, obrigado.

MORRE O POETA E PERSONAGEM CEARENSE SEU LUNGA

Joaquim dos Santos Rodrigues, conhecido como "Seu Lunga", morreu às 9h30 da manhã deste sábado, 22, na cidade de Barbalha, no Interior do Ceará. Seu Lunga foi internado na última quarta-feira, 19, por complicações no sistema digestivo. O quadro piorou na sexta-feira, levando ao falecimento do poeta.
Seu Lunga tinha 87 anos e estava internado no Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha, onde tratava de um câncer de esôfago. De acordo com Demontier Tenório, primo em segundo grau do sucateiro, há cerca de seis meses ele foi submetido a uma cirurgia no esôfago, mas se recuperava bem.

A missa de corpo presente deverá acontecer às 15h deste sábado, na Capela do Socorro, no Juazeiro do Norte. A sepultação deve acontecer no Cemitério do Socorro. Seu Lunga era um poeta, vendedor de sucata e repentista do Juazeiro do Norte, que ganhou notoriedade pelo seu temperamento forte, tornando-se um personagem do folclore nordestino. Seu apelido veio de uma vizinha que lhe chamava de Calunga, devido a sua loja. Com os passar dos anos ficou apenas Lunga.
Biografia

 Nascido em 18 de agosto de 1927 no município de Caririaçu, Joaquim dos Santos Rodrigues passou a infância com os pais e sete irmãos no município de Assaré. Voltou a Juazeiro do Norte aos 20 anos, em 1947, onde casou-se e teve 13 filhos - três homens e 10 mulheres.  Em entrevista às Páginas Azuis, do O POVO, em novembro de 2009, seu Lunga, como é conhecido desde “menino novo”, fez questão de negar a autoria das piadas grosseiras atribuídas a ele. Os cordelistas eram o principal alvo da mágoa de seu Lunga. “Eles ficam falando da minha pessoa, dizendo o que eu não sou”, lamenta.  Durante a conversa com a reportagem, seu Joaquim falou sobre sua devoção a Padre Cícero, distribuiu sorrisos e até recitou poesias. “Nenhuma dessas histórias (contadas nos cordéis) é verdade. É tudo inventado”, se queixou seu Lunga, na época.
 Indenização
 Em 2011, a Justiça acatou uma ação movida por Seu Lunga, proibindo um cordelista do Juazeiro do Norte, Abraão Bezerra Batista, de utilizar a expressão "seu Lunga" em suas publicações. O descumprimento da determinação  implicaria no pagamento de uma multa diária de R$ 1.000. O cordelista, na ocasião, havia escrito dois volumes intitulados ''As Histórias de seu Lunga, o Homem mais Zangado do Mundo''.
 Joaquim Santos Rodrigues entrou com o pedido de liminar na Justiça por considerar que os cordéis publicados por Abraão contribuíram para consolidar a imagem negativa de “grosseirão dotado de incomum rudez”, conforme os autos do processo.
 Piadas atribuídas a seu Lunga
- Seu Lunga estava em sua casa, com sede. E manda seu sobrinho lhe trazer um pouco de leite. Daí o pobre do garoto pergunta: “No copo?” “Não. Bota no chão e vem empurrando com o rodo”.
- Seu Lunga estava no mercado com uma caixa de ovos. Daí perguntaram a ele: “Comprando ovos seu Lunga?” E ele responde: “Não, jogando um por um no chão. É traque de massa”. E joga os ovos no chão.
- Seu Lunga estava passeando na calçada com o cachorrinho. E lhe perguntam: “passeando com o cachorrinho, seu Lunga?” E Seu Lunga respondeu. “Não. É meu passarinho”, pegando o pobre poodle pela coleira e o fazendo voar. 

- Seu Lunga vai saindo da farmácia, quando alguém pergunta: “Tá doente, seu Lunga”? E ele responde: “Quer dizer que se eu fosse saindo do cemitério eu tava morto?”
- O funcionário do banco veio avisar: “Seu Lunga, a promissória venceu”. E ele respondeu: “Meu filho, pra mim podia ter perdido ou empatado. Não torço por nenhuma promissória”.  Um rapaz entrou em sua loja e disse: “Seu Lunga, tem pregos tamanho pequeno?”. E ele respondeu: “Tá aí no meio”, aponta para a caixa. E o rapaz procura, procura e não acha. Seu lunga resolve procurar e acha o prego tamanho pequeno. E o rapaz diz: “Obrigado”. E ele responde: “Nada disso. Agora você vai ter que procurar”, e devolve o prego à caixa.
Redação O POVO Online com informações de Amaury Alencar

SITE MISÉRIA FALA COM SEU LUNGA
  
Última entrevista de Seu Lunga ao Site Miséria.

sábado, 22 de novembro de 2014

QUADRILHA ATACA AGÊNCIA DOS CORREIOS NO CENTRO DE FORTALEZA E FAZ REFÉNS

Quatro homens armados atacaram a agência dos Correios localizada na esquina das avenidas Duque de Caxias e Tristão Gonçalves, no Centro de Fortaleza, no fim da tarde de ontem. Eles fizeram duas mulheres de reféns e efetuaram disparos contra a Polícia. Um comerciante foi atingido por um dos tiros.

A ação aconteceu, de acordo com a Polícia, por volta das 16h30 de ontem. Segundo o comandante da Área Integrada de Segurança (AIS) 1, coronel PM Francisco Souto, os quatro homens chegaram na agência e renderam o segurança.

"Eles tomaram a arma do funcionário e exigiram o dinheiro dos caixas. Enquanto a gerente tirava o dinheiro, fomos acionados", disse o coronel.

Com o roubo ainda em andamento, a patrulha 5571 da 1ª Cia do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), composta pelo sargento Themio e os soldados Iharly e De Paula, chegou ao local. Com a presença policial, os assaltantes decidiram fazer reféns.

"Os criminosos nos viram e, quando saíram da agência, já traziam duas mulheres como reféns", relembrou o sargento.

O vigilante, então, entrou em luta corporal e conseguiu deter um dos homens, identificado como Mário Pinheiro da Silva, natural de São Luís, no Maranhão. Com ele, foi apreendida uma pistola calibre ponto 40.

"O vigilante apresentava lesões no rosto, oriundas da luta que teve contra o suspeito", disse o policial, exaltando a coragem do segurança.

Fuga

Enquanto Mário e o vigilante da agência duelavam, os outros três integrantes do grupo criminoso fugiram em um Honda City de cor prata e placas HXG-4631. Segundo o delegado titular do 34º DP (Centro), Romério Almeida, o veículo é roubado.

Para trás, os criminosos deixaram uma mochila contendo três munições intactas de calibre ponto 40, dentro da agência dos Correios. O dinheiro exigido e retirados dos caixas da agência dos Correios também não foi levado pelos membros do grupo .

Na fuga, o trio ainda efetuou disparos em plena Avenida Tristão Gonçalves. Uma escola foi atingida e ostentava as marcas dos projéteis na fachada.

Um comerciante, que fechava as portas do estabelecimento comercial em que trabalha na avenida durante o assalto, foi atingido por um dos tiros no quadril. Segundo a Polícia, Elias Amaro Sabóia, 30, foi socorrido e não corre risco de morrer.

"Como os assaltantes levavam duas reféns, e fugiram em uma avenida extremamente movimentada do Centro da cidade, nós não respondemos aos disparos, temendo pela integridade física das mulheres, que passaram a ser nossa prioridade", explicou o sargento Themio, que atendeu à ocorrência.

Foi solicitado apoio de patrulhas do Batalhão de Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e de aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) para acompanhar a perseguição ao veículo utilizado pelos assaltantes. O carro foi abandonado na rua Soares Bulcão, bairro Monte Castelo, já próximo à sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Dentro do veículo, foi encontrada a arma tomada do segurança da agência, além de munição.

As duas reféns foram deixadas em um posto de combustíveis na Avenida Bezerra de Menezes. Elas não sofreram ferimentos, segundo a Polícia.

Interestadual

Com Mário Pinheiro preso, a ocorrência foi encaminhada ao 34º DP. Junto com o homem, o veículo abandonado, o revólver, a pistola e as munições encontradas também foram levados. Policiais descobriram que o grupo havia se reunido em uma residência na Avenida Osório de Paiva para orquestrar a ação.

A quadrilha, segundo os investigadores, é composta por outro maranhense, identificado como Valmir Sousa, o 'Gordo', além do paraense identificado apenas como 'Pikachu'; e de um potiguar, conhecido como 'Vovô'. Este último, segundo o coronel F. Souto, teria sido apontado como autor do roubo do veículo usado pelo grupo na ação. Até o fechamento desta edição, os outros três integrantes da quadrilha interestadual ainda estavam foragidos. Diligências eram realizadas pela Polícia para encontrá-los.


Diário do Nordeste - Levi de Freitas Repórter

CURTA METRAGEM "DEPOIS DA SECA A FARTURA" EM ORÓS


Curta Metragem feito pelos alunos da Escola de Ensino Médio Epitácio Pessoa do Município de Orós - CE. Premiado na Feira de Arte e Cultura de Iguatu... Gravações no Sitio Rochêdo e no Municipio de Orós - CE

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

VIGIA É ASSALTADO E ESPANCADO EM ORÓS

(Orós - 19:00hrs) A redação do Portal Orós foi informada a poucos instantes que Zé Ambrósio que trabalha como vigia em uma das torres do cruzeiro de Orós foi assaltado e espancado agora noite quando ia para o trabalho.

De acordo com Fátima Silva cunhada da vítima, Zé Ambrósio foi abordado por dois indivíduos que exigiram a arma dele, quando o vigia disse que não trabalhava armado foi covardemente agredido com coronhadas na cabeça e eles ainda tentaram atirar contra Zé Ambrósio mais por providência divina a arma não disparou como se diz bateu catolé.

Os assaltantes levaram do vigia Zé Ambrósio celular e outros pertences, ele conseguiu pedir socorro e foi levado ao hospital Luzia Teodoro da Costa onde foi atendido devido as agressões teve de levar alguns pontos na cabeça, mais graças a DEUS passa bem e está em casa.

Essa não é a primeira vez que meu amigo Zé Ambrósio sofre esse tipo de agressão ao ir trabalhar, um cidadão não pode nem mais sair tranquilo para seu trabalho?

A que ponto chegamos meu Orós?  Insegurança de sobra e providências de menos.


Josemberg Vieira (Portal Orós)

FUNCEME REGISTRA CHUVAS EM 57 MUNICÍPIOS CEARENSES

Fortaleza. Conforme havia previsto a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) continuou a chover no dia de ontem na região Centro-Sul do Estado. As precipitações foram registradas em 57 municípios, de acordo com o levantamento publicado no seu site às 12h55. A maior chuva aconteceu em Aurora, com 101 mm; em Assaré, 64; Lavras da Mangabeira, 60. Já em Juazeiro do Norte, 41 mm.

A Funceme explicou que as chuvas foram ocasionadas pelo fato de as áreas de instabilidade atmosférica terem continuado a atuar no setor norte do Nordeste brasileiro em virtude da presença do sistema Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) - banda persistente de nebulosidade orientada no sentido noroeste-sudeste. Por isso, o Ceará apresentou céu com nebulosidade variável no Sul. Nas demais regiões cearenses, o céu permaneceu parcialmente nublado e claro ao longo do dia.

A previsão da Funceme para hoje é de um dia sem chuvas. "As condições atmosféricas deverão ficar desfavoráveis à ocorrência de precipitações no setor norte do Nordeste brasileiro. Com isso, o Estado deve apresentar céu com poucas nuvens, ao longo do dia, em todas as regiões cearenses", aponta a Funceme.

A passagem da ZCAS trouxe um alento para o sertanejo. Entretanto, o meteorologista da Funceme Leandro Valente ressalta que "as precipitações que estão ocorrendo nesse momento não são um indicativo da qualidade da quadra chuvosa de 2015". A partir da segunda quinzena de dezembro é que a Fundação começa a traçar o quadro em relação ao próximo ano.


Diário do Nordeste - Foto: Roberto Crispim