domingo, 31 de agosto de 2014

PARABÉNS ORÓS, PARABÉNS AOS OROENSES PELOS 57 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Orós foi teve sua criação em: 15 de Setembro de 1956 e instalada em 25 de Março de 25/03/1959.   Toponímia: Orós é o nome de um pequeno arbusto que serve de alimento para o gado.   Variação Toponímica: Desmembrado de Icó.  Padroeira: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.            Dia - 01/09.

História: Suas origens estão vinculadas ao chamado Boqueirão do Orós, local tecnicamente estudado e aprovado como propício à construção de monumental reservatório hídrico (Século XIX). Não obstante esses referenciais, tem-se como pioneirismo o estabelecimento de fazendas, ainda no começo do mesmo Século, pelos Monte e Silva, em conflito territorial com a família Feitosa.

    Independente dessas origens consta evidentemente como povoadoras do conflitante território famílias representadas por Patrícios, Matineiros e Nunes da Costa, egressos do sítio saco da Onça, nas águas do Rio Estreito e local onde seria construído o açude Lima Campos. Esse novo gregamento, exatamente onde seria fundado a povoação de Orós, teve como referencial de posse das quais foram proprietária a senhorinha Dias Bastos e repassadas em operação de compra e venda aos recém-primeiros ensaios de povoamento, fundamentado em casas de moradia, cultivos agrícolas, casa-de-farinha e produção de cal.

    No limiar dos anos 20, tendo como Presidente da República o nordestino Epitácio Pessoa, saiu do casulo o projeto de construção do pré-falado reservatório. Houve como empreteira a firma norte-americana Dwight P. Robson. Atraídos pela breve realização de obras tão importantes, grande número de pretensos operários acercou-se do local, na perspectiva de emprego, fato que concorreu sobremodo para formação do rápido povoamento.

     Em nome do empreendimento, que afinal de contas abortaria, construiu-se por conta da empresa o respectivo canteiro de obras, deste constando dezesseis casas de apoio administrativo, o edifício conhecido por Casa dos Hóspedes, um Hospital e casa Geradora de energia elétrica, além do ramal  ferroviário via Iguatú, começando dessa fase o aqueduto que ligaria o Jaguaribe ao rio denominado Estreito, perenizando este em favor do sistema irrigatório. Tudo isso, finalmente, concorreu em prol da formação gregária, tendo-se por acréscimo as empresas F. Holanda e João Brasil Montenegro, respondendo este pela primeira indústria de beneficiamento de algodão em termos regionais.

Evolução Política: Distrito, com vinculação ao Município de Icó, conforme Dec-Lei nº 1.156, de 4 de dezembro de 1933, e Município na forma da Lei nº 3.338, de 15 de setembro de 1956, ocorrendo sua instalação a 1º de setembro de 1957.

Igreja: A primitiva capela, dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, data de 1928, tendo como colaboradores o Dr. Egberto Carneiro da Cunha e José Fares Lopes. A missa inaugural teve como celebrante o padre Raimundo Rolim. Demolida a primitiva capela, em virtude de má localização, ergueu-se em outro local, contando para tanto com a efetiva colaboração popular (1965). Freguesia e Paróquia estão vinculadas ao Bispado de Iguatú.

GEOGRAFIA

Área: 598km².                                                      
Área(% em relação ao Estado): 0,36.                      
Altitude: 184m.                                                    
Latitude: 6°15’.                                                 
Longitude: 38°55’.                                                    
Mesorregião: Centro Su do Cearál.                   
Microrregião: Iguatu.                                              
Limites: Norte – Jaguaribe; Sul – Icó; Leste – Icó; Oeste – Iguatú.                     Distritos:    Santarém, Igaroí, Guassussé, Palestina.
Acidentes Geográficos: Rio Jaguaribe, Riacho Barão e Açude Orós.                            Recursos Hídricos: Pluviometria (a média anual é de 852,4mm).
Atrativos Naturais: Small Cannyon (túnel próprio para canoagem), Gruta de Curicara (fonte de água natural).

ESTATÍSTICAS

População 21.447 habitantes.
Densidade Demográfica(hab/km²): 41,65.           
Distância da Capital Por Rodovia: 402km.
Vias de Acesso à Capital: CE-153, BR-116, BR-404, CE282.                                           
Abastecimento D’água: 2.280 ligações.
Energia Elétrica: N° de consumidoes-4.863. Total consumo-521.604.

PRODUÇÃO

Produtos Agrícolas- algodão arbóreo e herbáceo, banana, arroz, milho e feijão. Pecuária: bovinos, suínos e aves. Em suas terras registou-se a ocorrência de Magnesita                                     

 Eventos: Festa de São Pedro (29/junho), Festa da Padroeira (23/agosto a 01/setembro), Independência do Brasil (07/setembro), Festa de Nossa Senhora das Graças (08/setembro), Dia do Município (15/setembro), Festa da Nossa Senhora da Conceição (08/dezembro).
Em 1921, com o início dos trabalhos surgiram as primeiras construções de casas de residências, casas para trabalhadores, armazéns, galpões, hospital, prédio para usina e ereção de uma pequena igreja. Em pouco tempo o comércio ganhou impulso, ligando-se a Capital ao Estado por Rodovia. O ramal ferroviário que antes contribuía para o progresso da área foi desativado.

Gentílico: Oroense.

Formação Administrativa

Segundo o decreto estadual nº 1156, de 04-12-1933, figura no município de Icó o distrito de Orós.  Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, figura no município de Icó o distrito de Orós.  Assim permanecendo em divisão territorial datada de1-VII-1955.

 Elevado à categoria de município com a denominação de Orós, pela lei estadual nº 3338, de 15-09-1956, desmembrado de Icó. Sede no antigo distrito de Orós. Constituído de 3 distritos: Orós, Guassussê e Igarói, todos desmembrado de Icó. Instalado em 25-03-1959.

 Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Orós, Guassussê e Igarói.  Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.  Pela lei estadual nº 7168, de 14-01-1964, é criado o distrito de Palestina e anexado ao município de Orós.

 Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 4 distritos: Orós, Guassussê, Igarói, Palestina.  Assim permanecendo em divisão territorial datada 1988.
 Pela lei municipal nº 03, de 18-06-1991, é criado o distrito de Santarém ex-povoado e anexado ao município de Orós.


 Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 5 distritos: Orós, Guassussê, Igarói, Palestina e Santarém.

ORÓS GANHA NOVA OPÇÃO NA GASTRONOMIA APRECIARTE DELIVERY


Hoje segunda-feira dia 1º de Setembro a partir das 18 horas, Orós ganha  mais uma deliciosa opção gastronômica APRECIARTE DELIVERY (entrega).

No cardápio, opções da culinária japonesa como yakisoba especial, hossomaki de kane, Hossomaki de salmão, uramaki skin, hot Philadelphia e ainda picanha apreciarte, parmegiana (frango ou carne), filé ao molho madeira e muito mais, faça já seu pedido pelo telefone (88) 9806.2455.

Você não pode perder a grande inauguração do restaurante APRECIARTE em Orós que está localizado na Travessa Kennedy Nº 60, (em frente à praça Francisco Amaral).


Provei, aprovei e recomendo aos amigos e amigas leitores do PORTAL ORÓS, palavra de Josemberg Vieira.

QUIXADÁ: OPERAÇÃO POLICIAL PRENDE 7 PESSOAS E APREENDE DROGAS E ARMAS

Operação do Comando Tático Rural (COTAR) e da Polícia Civil, iniciada no início da manhã deste domingo (31), em Quixadá, apreendeu drogas, armas pesadas e munições e já prendeu 7 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, entre elas um adolescente.

A ação cumpre 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo titular da 3ª Vara da Comarca de Quixadá, Dr. Fabiano Damasceno, em diversas localidades do município.

Segundo o comandante do COTAR, o capitão Alexandre Rodrigues, a operação começou às 6h, no raiar do dia, e já chegou a bocas de fumo, apreendendo crack, maconha e cocaína, e a uma fábrica de armas artesanais, onde foram apreendidos um fuzil calibre 762, com uma caixa completa de munição, e uma espingarda.

Outro alvo da polícia se localizava na Rua da Lavanderia, nº 154, no bairro Campo Novo, onde foram encontrados e apreendidos R$ 1.158, um revólver calibre 38mm, 578g de maconha, uma moto Titan, 2 celulares e um relógio. Na mesma rua, no nº 141, foram apreendidos 395g de maconha e duas balas calibre 38mm.

No geral, a Operação apreendeu um fuzil calibre 762 com munições, um revólver calibre 38, duas munições para calibre 30, um espingarda, 1.030 gramas de maconha, 4 gramas de crack, 2 gramas de cocaína, 6 celulares, uma moto Titan, sem documento e R$ 2.003,15.


Fonte: Diário do Nordeste - Foto: Reprodução/ WhatsApp

ELEITORADO NORDESTINO DEVERÁ SER DECISIVO EM ELEIÇÃO PRESIDENCIAL

Em um País de extensão continental as desigualdades regionais são grandes, determinando o perfil do eleitor. No Nordeste brasileiro, a secura do solo se confunde com a aridez de vidas humanas, formando uma geografia peculiar com demandas diversas, que não podem ser ignoradas no jogo do poder. Compreendendo 26,7% do eleitorado nacional, a região é um celeiro de votos indispensável na campanha à Presidência.

Para arrematar votos, Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) criaram uma agenda de campanha mais incisiva na Região. Mesmo com propostas equânimes, eles entendem que para se chegar ao Executivo são necessárias ações que coloquem o nordestino como protagonista.

Nas últimas três eleições presidenciais, os estados nordestinos têm se destacado como principal bastião do Partido dos Trabalhadores no País. Em 2002, Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito com 61,2% dos votos, sendo que, no percentual por região, ele garantiu no Nordeste uma votação superior à média nacional, com 61,5% dos eleitores. Este panorama seguiu-se nos pleitos posteriores, com a reeleição de Lula apoiada por 60,8% dos nordestinos, em 2006, e a presidente Dilma Rousseff atingindo uma marca de 70,5% da votação na Região, em 2010.

Segundo os especialistas, a boa avaliação do PT na Região, nos últimos 12 anos, se deve, sobretudo, à implementação de políticas de distribuição de renda e inclusão social, entre as quais está o Bolsa Família, que beneficiou milhares de nordestinos. Nos últimos 10 anos, as transferências do programa foram responsáveis pela criação e manutenção anual de 807 mil empregos e ocupações na Região Nordeste.

"No Brasil, cerca de 40% dos eleitores são de baixa renda, sendo que a maior parcela está no Nordeste. Nos últimos três governos, esta população foi bastante beneficiada. Isto tira a percepção de uma região que tinha o hábito do coronelismo e do voto do cabresto. O que se observa agora é um voto dessas classes C e D motivado por essas políticas sociais de inclusão", avaliou a cientista política e professora do Ibmec no Rio de Janeiro, Christiane Romeo.

O cientista político e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Clésio Arruda, afirma que o voto revela os interesses da população. Ele entende que, como ainda se observa uma má distribuição de renda, o peso das políticas sociais vai ser mais incisivo na definição do voto. "É de se esperar que um político que se apresente com essas ações vai ter mais aceitabilidade na região", observou.

Propostas

Pelos últimos resultados eleitorais, a disputa política mostrou que ignorar um celeiro eleitoral com 38,1 milhões votos, perdendo apenas para o Sudeste, não é apenas um risco, mas um erro de estratégia para os presidenciáveis. Por causa disso, Dilma, Aécio e Marina estão com um discurso focado nos interesses da população nordestina e com propostas que atendam as suas necessidades.

"O Nordeste tem peso eleitoral bastante significativo e pode decidir uma eleição. Não podemos esquecer ainda do poder de influência que essa população tem sobre o resto do Brasil, já que estamos falando de pessoas que habitam outros estados e regiões do País, mas que são influenciadas pelo que acontece no Nordeste", considerou o presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos (Abcop), Carlos Manhanelli.

Tentativa tucana

Com o objetivo de melhorar a avaliação do PSDB na Região, o tucano Aécio Neves lançou, no último dia 23, em Salvador, o programa "Nordeste Forte", tratado pela campanha como a maior vitrine do partido entre a população nordestina.

Entre os principais pontos do projeto está a promessa de que as famílias nordestinas terão um renda per capita mínima de US$ 1,25 por dia. Ele também prometeu "evoluir o Bolsa-Família", tornando o programa uma "política de Estado". Uma das metas do presidenciável é se blindar do que os tucanos chamam de "tática do medo", que consiste nos rumores de que uma vitória da legenda levaria ao fim dos programas de transferência de renda implantados pelo PT.

Além do pacote de ações, o tucano iniciou um périplo pelo Nordeste e tenta agregar elementos da Região ao marketing de sua campanha. Chamado de "cabra do bem" na propaganda do PSDB, o mineiro ainda não conseguiu transformar o discurso em resultado e aparece em terceiro lugar nas pesquisas.

De acordo com Manhanelli, o principal erro do PSDB é ter um perfil muito ligado ao Sudeste, o que não garante a confiança do eleitor nordestino. Além disso, segundo o especialista, Aécio não é carismático. "O erro do PSDB foi ter formado uma chapa mineira e paulista, em vez de escolher um vice do Nordeste para dar a certeza de que as promessas iam se cumprir. Aécio não dá tranquilidade de o nordestino votar na chapa. A representabilidade dele não soma", avalia.

Em contrapartida, o que falta ao tucano, sobra a Dilma e Marina: uma relação construída com a Região. Enquanto a petista carrega um governo bem avaliado pela população local, Marina herda o legado do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e um perfil ligado às classes menos favorecidas. "Marina assume o papel de Campos, tem um perfil negociador e não faz parte da esquerda tradicional. Já Dilma apresenta um resultado positivo no governo", considerou Christiane Romeo.

´Fator emoção´ acirra disputa

Com o acirramento da disputa após a morte de Eduardo Campos (PSB), no último dia 13, especialistas acreditam que a região pode definir os rumos da eleição presidencial. A última pesquisa Ibope, divulgada no dia 26 de agosto, sinaliza uma possível alteração na avaliação dos candidatos entre os nordestinos após a substituição do ex-governador de Pernambuco.

Segundo o levantamento, neste período de "luto eleitoral", a presidente Dilma Rousseff (PT), que no início do mês tinha 51% das intenções de voto, hoje apresenta 46%. Marina Silva (PSB) tem o apoio de 27% do eleitorado, 15 pontos percentuais a mais que seu antecessor. Já Aécio Neves (PSDB) continua estagnado em 11% das intenções.

O diretor da Associação Brasileira de Consultores Políticos, Carlos Manhanelli, considera que ainda é cedo para dar um diagnóstico sobre uma migração de votos dos eleitores da Região. Segundo ele, os três principais candidatos estão "navegando dentro da margem de erro" e é preciso esperar que o "fator emoção" pela morte de Campos se esgote para avaliar o resultado das pesquisas. "Estamos sob a égide da comoção social, que tem um prazo de validade e aguardamos que esse prazo termine", afirmou o especialista.

A cientista política e professora do Ibmec, Christiane Romeo, também acredita que "ainda não dá para saber se esse resultado é emocional ou uma transferência de voto consciente, que pode ser contabilizado para o candidata do PSB".

Para o cientista político e professor da Unifor, Clésio Arruda, a luta de Marina agora vai ser para manter os votos que têm conotação emotiva.

Segundo o cientista político e professor da Universidade de Brasília, David Fleischer, bem avaliada em Pernambuco, falta a Marina palanque em outros estados para garantir a liderança. "Ela tem forte penetração no Sudeste e o Nordeste pode desempatar a disputa", afirmou.

Política mudou perfil dos votantes

Cada estrato social deve ser considerado na disputa à Presidência da República. Nas bases da motivação do voto, segundo os especialistas, são levadas em conta pelo eleitor as necessidades primordiais diante do contexto socioeconômico em que estão inseridos.

"Os interesses na política são vários. A questão de um candidato obter mais votos é trabalhar um programa contendo o maior número de interesses", explicou o cientista político e professor da Unifor, Clésio Arruda.

O especialista explica que o perfil do eleitorado nordestino mudou em função das políticas de distribuição de renda e inclusão social, implementadas pelos presidentes petistas. "Em 2002, o desemprego era alto. Hoje, vivemos o pleno emprego. Além disso, há mais acesso à educação e pessoas com nível superior. Isso dá um impacto enorme às eleições", considerou o professor.

Segundo ele, os três governos do PT criaram novas demandas para os adversários e impuseram uma necessidade de os opositores ampliarem as propostas com apelo social. "É necessário renovar o discurso, o projeto político. Ainda não foi sinalizado claramente quem seria o candidato capaz de conduzir um programa que atendesse a esse novo projeto de mudança do País".

Clésio Arruda diz que, ao mesmo tempo que é preciso renovar o discurso, a tentativa de abandonar as políticas compensatórias no Nordeste seria "um tiro no pé" para os opositores na Região. "Sair dessa política é voltar para um nível elevado de pobreza. Nenhum candidato vai voltar para isso. Eles precisam elaborar propostas que sejam paralelas sem reduzir a importância da política assistencialista", considerou o professor.

A cientista política e professora do Ibmec, Christiane Romeo, diz que é preciso um foco maior na educação, aliada ao ensino técnico. "É preciso investir numa mão de obra qualificada que permita o desenvolvimento do indivíduo localmente", defendeu.


Fonte: Diário do Nordeste

GENECIAS VOLTA A SER APONTADO COMO PROVÁVEL CAMPEÃO DE VOTOS NESTAS ELEIÇÕES

O presidente do Solidariedade-CE, Deputado Federal Genecias Noronha, volta a ser notícia em blogs que fazem a cobertura política cearense e o apontam como provável campeão de votos nestas eleições.

Desta vez foi o Blog Missionário Sobral que, em matéria publicada nesta sexta-feira (29), destaca que a campanha à reeleição de Genecias na Região Norte “cresce disparadamente rumo ao 1º lugar”.

O Blog ainda cita que no pleito passado Genecias Noronha foi o 3º Deputado Federal mais bem votado no Ceará e que nestas eleições ele “poderá chegar ao topo, em 1º lugar”.


QUIXELÔ: SERVENTE DE PEDREIRO É MORTO A FACADAS APÓS BRIGA

Por volta das 23h do sábado o servente de pedreiro José Manoel Filho, de 38 anos, foi morto com dois golpes de faca após uma briga com outros dois homens na Cohab Nova, em Quixelô.

De acordo com informações de uma mulher identificada como amanta da vítima, ele entrou em luta corporal com o também ajudante de pedreiro Bruno Dantas Leonardo Gomes, 21 anos, e o serralheiro Luciano Francisco de Araújo, 32 anos, quando um dos dois puxou uma faca e desferiu-lhe dois golpes.

José Manoel sofreu perfurações no abdômen e no braço. Edeoclécia Sabino Rodrigues foi identificada pela polícia como sua amante. Ela não soube precisar qual dos dois homens tinha praticado o homicídio.

A vítima ainda foi socorrida com vida ao Hospital Regional de Iguatu, mas veio a óbito. Luciano foi conduzido à Delegacia de Quixelô e, por conseguinte, a Iguatu, enquanto o outro comparsa está desaparecido.


MISÉRIA

Eunício sobe o tom das críticas à área de segurança na gestão Cid

Em seu programa eleitoral, o candidato Eunício Oliveira (PMDB) abandonou o tom mais ameno e teceu duras críticas à gestão Cid Gomes (Pros) na área da segurança pública. Na propaganda, o peemedebista veiculou depoimentos de pessoas temerosas pela violência na Capital, explosões a bancos no Interior, além de exibir estruturas administradas pelo atual governo em situação de abandono.
 Segundo o programa eleitoral, 20,7 mil pessoas foram assassinadas no Ceará, nos últimos sete anos. E de cada 100 homicídios ocorridos em Fortaleza em 2013, apenas oito deles foram “elucidados”. As informações são atribuídas à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Sem citar números, disse que a Polícia Civil “encolheu” ante à escalada da violência. “O programa eleitoral de Eunício também denuncia um “cemitério de Hilux” localizado no bairro Ancuri, em Fortaleza, “abrigado longe dos olhos da população”. No local, estão viaturas da Polícia Militar, estacionadas no galpão por falta de manutenção.
O POVO esteve no local e constatou a existência dos veículos. Um policial militar, responsável pelo segurança do galpão, afirmou que os automóveis pertencem à Corporação, mas não informou a quantidade da frota alocada. “Esse depósito tem aproximadamente dois anos. É novo”, revelou um vendedor que pediu para não ser identificado na matéria.
 
Secretaria responde
Sobre os números, a SSPDS limitou-se a dizer que “vem trabalhando incansavelmente para reduzir os índices de violência no Ceará com transparência em suas ações e na divulgação dos índices criminais”. No caso do “cemitério de Hilux”, a Secretaria enfatiza que são dois os galpões alugados no bairro Ancuri para abrigar viaturas que tiveram perda total ou cujo conserto não é viável economicamente para o Estado. “Cento e sete (107) carros estão armazenados e passaram por vistoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) para seguirem a leilão”, diz o órgão. Os veículos foram cadastrados na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e aguardam data do certame a ser realizado pelo Detran. “Para renovação de frota da Polícia Militar, 222 viaturas foram adquiridas este ano”, finaliza a SSPDS.

Serviço
 Saiba mais informações sobre a campanha do candidato Eunício Oliveira (PMDB)

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

EM RUSSAS, LIDERANÇAS CRIAM "GRUPO PINTANDO 7" EM APOIO ÁS CANDIDATURAS DE GENECIAS E ADERLÂNIA NORONHA

Nestas eleições, os números 7.777 e 77.777, respectivamente dos candidatos Genecias Noronha (Deputado Federal) e Aderlânia Noronha (Deputada Estadual), já estão na cabeça e no coração da população Russana. Tanto que, para externar este apoio, lideranças do Município da Região Jaguaribana criaram o “Grupo Pintando 7″, cujas cores são as mesmas do Solidariedade-CE.

A candidata Aderlânia Noronha esteve nesta quarta-feira (20) na cidade, onde foi apresentada ao ‘Grupo’ e agradeceu a iniciativa, destacando a criatividade de todos. O encontro foi na residência de uma integrante do ‘Pintando 7′, no Centro de Russas e contou com a participação do Prefeito Weber de Araújo, da primeira-dama Mazé Torquato, dos vereadores Fernando Amaral e Amarílio Ribeiro.

Logo em seguida, a candidata do SD-CE participou de encontro organizado pelo vice-prefeito, Magela Estácio, na comunidade Jardim São José. No evento, acompanhada das autoridades do Município, Aderlânia Noronha falou para um grande público sobre suas propostas de trabalho no Legislativo Estadual em prol da população.

Apresentação do Grupo PIntando 7, no Centro de Russas.


Encontro na comunidade Jardim São José.



Fotos: Bruno Bernardes

MARINA EMPATA COM DILMA NA CORRIDA PRESIDENCIAL, DIZ DATAFOLHA.

Pesquisa Datafolha sobre a corrida presidencial, divulgada nesta sexta-feira (29), indica uma situação de empate entre a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e a ex-senadora Marina Silva, candidata do PSB. Cada uma aparece com 34% das intenções de voto. A seguir, vem o senador Aécio Neves (PSDB), com 15%. Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no último dia 18, Dilma tinha 36%, Marina, 21% e Aécio, 20%.

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, a ex-senadora alcançou 50% contra 40% da presidente. Na pesquisa anterior, Marina tinha 47% e Dilma, 43%.

No levantamento desta sexta, Pastor Everaldo (PSC) obteve 2%. Os outros sete candidatos somados têm 1%. Segundo o levantamento, os que disseram votar branco ou nulo são 7%, mesmo percentual dos que não sabem em quem votar.

Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada (em que uma cartela com a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):

- Dilma Rousseff (PT): 34%
- Marina Silva (PSB): 34%
- Aécio Neves (PSDB): 15%
- Pastor Everaldo (PSC): 2%
- José Maria (PSTU): 0% *
- Eduardo Jorge (PV): 0% *
- Luciana Genro (PSOL): 0% *
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0% *
- Eymael (PSDC): 0% *
- Levy Fidelix (PRTB): 0% *
- Mauro Iasi (PCB): 0% *
- Brancos/nulos/nenhum: 8%
- Não sabe: 9%

(*) Os candidatos indicados com 0% são os que não atingiram 1% das intenções de voto; somados, os sete têm 1%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo". O Datafolha fez 2.874 entrevistas em 178 municípios nestas quinta (28) e sexta (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00438/2014.

Espontânea

Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao entrevistado em quem ele pretende votar, sem apresentar a lista de candidatos), os resultados são os seguintes:

- Dilma Rousseff: 27%
- Marina Silva: 22%
- Aécio Neves: 10%
- Outras respostas: 3%
- Em branco/nulo/nenhum: 3%
- Não sabe: 32%

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno, o Datafolha avaliou os seguintes cenários:

- Marina Silva: 50%
- Dilma Rousseff: 40%
- Brancos/nulos/nenhum: 7%
- Não sabe: 3%
- Dilma Roussef: 48%
- Aécio Neves: 40%
- Brancos/nulos/nenhum: 9%
- Não sabe: 4%

O Datafolha não realizou simulação de segundo turno entre Marina e Aécio.

Rejeição

A presidente Dilma tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Nesse item da pesquisa, os entrevistados puderam escolher mais de um nome.

- Dilma Roussef: 35%
- Pastor Everaldo: 23%
- Aécio Neves: 22%
- Zé Maria: 18%
- Eymael: 17%
- Levy Fidelix: 17%
- Rui Costa Pimenta: 16%
- Luciana Genro: 15%
- Marina Silva: 15%
- Eduardo Jorge: 14%
- Mauro Iasi: 14%


G1

MORADOR DA BAIXADA GUASSUSSÊ ORÓS MORRE ATROPELADO NA CE 282 IGUATU/ICÓ

Um homem morreu após ser atropelado na CE 282 rodovia que liga Iguatu/Icó. O fato ocorreu por volta das 18h desta quinta-feira (28) mais precisamente na comunidade do Sitio Poço do Carro.

Antônio Rodrigues Lopes, 43 anos, morador do Sítio Baixada I, Vila Guassussê, distrito de Orós, morreu no local do acidente.

De acordo com informações apuradas pela Polícia Militar a vítima seguia a pé pela rodovia quando foi colhida por um carro e ao cair na pista um outro carro, também o atropelou.
Nenhuns dos veículos atropeladores foram identificados.


Iguatu.net

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

DEU NO R7: NO CEARÁ EUNÍCIO OLIVERIRA LIDERA COM FOLGA NA DISPUTA AO GOVERNO

O candidato do PMDB ao governo do Ceará, Eunício Oliveira, lidera a pesquisa de intenções de voto divulgada pelo Ibope nesta terça-feira. Com 44% das citações, Oliveira está à frente na disputa pelo governo estadual, na frente de Camilo (PT), que tem 14% das intenções de voto, Eliane Novaes (PSB), com 6%, e Ailton Lopes (Psol), com 3%.

Aqueles que declararam votar branco ou nulo somam 15% do total. Já os indecisos estão em 18% dos eleitores questionados. A pesquisa foi feita a pedido da TV Verdes Mares.

Leia mais notícias de Eleições no Portal R7

Entre três candidatos, a rejeição é semelhante. Camilo, Ailton Lopes e Eliane Novais são preteridos por 24%, 23% e 22% dos eleitores, respectivamente. Eunício Oliveira tem um índice de rejeição de 14%.

Avaliação do governo

O atual governador Cid Gomes (PROS) tem sua administração aprovada por 41% dos eleitores no Estado. Outros 38% consideram sua gestão regular e 18% acreditam que sua administração seja ruim ou péssima.

Senado

Tasso Jereissati (PSDB) é o favorito na disputa ao Senado, com 58% das intenções de voto. Mauro Filho (PROS) tem 14%, Raquel Dias (PSTU) tem 5% e Geovana Cartaxo (PSB) segue com 2%. No total, 11% dos entrevistados declaram votar em branco ou anular o voto, e 10% ainda estão indecisos.

A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 20 de julho, com 1.204 eleitores. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O registro no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará é o de número CE-00010/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral 00233/2014.


R7

PEDREGULHO ORÓS: LEITORA DO PORTAL ORÓS DIZ QUE SUA MÃE TAMBÉM FOI VÍTIMA DO GOLPE DO 13º SALÁRIO


quarta-feira, 27 de agosto de 2014

ORÓS: APOSENTADA DE IGARÓI É VÍTIMA DE GOLPE NA PARCELA DO 13º SALÁRIO SACADO INDEVIDAMENTE

A senhora Aparecida ao lado da sua mãe Francisca Quirino apresentaram na delegacia o extrato confirmando o saque indevido - (Foto: Alex Santana/Iguatu.Net)


O que era para ser um dia bastante aguardado com o pagamento da primeira parcela do 13º salário, tornou-se dor de cabeça para aproximadamente 80 beneficiados que foram até a agência do Banco do Brasil sacar o ordenado e não encontraram nada em suas contas.


Cerca de 80 pessoas foram à Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu abrir um boletim de ocorrência. Em todos os casos, as vítimas relataram que o extrato bancário comprova que o dinheiro já havia sido sacado.

A aposentada Irene Carlos de Lima, residente no município de Orós, relatou que teve “um susto” quando chegou ao banco e “não tinha mais nenhum dinheiro em sua conta”.”Fui conversar com a gerência do Banco do Brasil e me disseram que o dinheiro havia sacado ontem (25) em um caixa de auto-atendimento na cidade de Fortaleza”. O valor de R$ 870,00 referente a parcela do 13º salário da aposentada foi sacado exatamente às 6h11 desta segunda-feira, conforme informou o Banco do Brasil.
A senhora Irene da cidade de Orós é outra vítima e apresentou o extrato confirmando o saque que aconteceu em Fortaleza - (Foto: Alex Santana/Iguatu.Net)


O frenesi criado na Delegacia na tarde desta terça foi intenso. Vítimas chegavam a todo instante relatando o golpe sofrido. “ Quando cheguei em um caixa eletrônico já tinha visto que haviam sacado, a informação é que foi sacado no Shopping Montese em Fortaleza em um caixa de lá, quando fui na agência do BB de Iguatu me mandaram vir para a Delegacia Regional para fazer um boletim de ocorrência”, disse a senhora Aparecida que é filha de Francisco Quirino, 69.

Tentamos um contato telefônico com a gerência do Banco do Brasil de Iguatu mas até o momento não conseguimos. A polícia está em contato com o banco para dar início às investigações.

Maiores informações em instantes.

Pagamentos

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) deu início ontem ao pagamento da primeira parcela referente ao 13º salário de aposentados e pensionistas. Os pagamentos serão efetuados até dia 5 de setembro. Quem ganha até um salário mínimo (R$ 724) ou possui cartão com final 1, está na lista dos primeiros a receber o benefício.

Nesta primeira parcela a taxa referente ao Imposto de Renda (IR) não será descontada. O valor será cobrado apenas em dezembro, quando a segunda parcela do 13º for repassada. Agora, os valores estão sendo depositados junto aos benefícios de agosto, assim como a antecipação de metade do abono de Natal. Segundo a Previdência, as parcelas pagas até o próximo dia 5 somarão mais de R$ 13,9 bilhões, e mais de 27 milhões de pessoas terão direito ao pagamento do abono de Natal.

Como calcular

O valor será calculado com base no total de meses que aposentados e pensionistas receberam o benefício previdenciário, a partir de janeiro de 2014. Assim, no caso de aposentados que começaram a receber a aposentadoria no primeiro mês deste ano, o cálculo será feito sobre os 12 meses do ano e o valor a ser depositado será correspondente a 50% desse total. Caso o beneficiário tenha passado a receber em fevereiro, será calculado o valor sobre os 11 meses, e assim por diante.

Quem não recebe

De acordo com a lei, não podem receber os benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono e de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregada e salário-família.

Redação Iguatu.Net

É CASO DE POLÍCIA: AS PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS DA REGIÃO

CRATO: POLÍCIA DESCOBRE COMÉRCIO CLANDESTINO DE MUNIÇÕES E APREENDE CERCA DE 600 CARTUCHOS INTACTOS DE VÁRIOS CALIBRES

Uma grande quantidade de munições, material explosivo, duas aves da fauna silvestre, bombas caseiras e cigarros sem notas fiscais foram apreendidos pela polícia de Crato. Após averiguações de denúncias anônimas, os militares descobriram um comércio clandestino de munições por volta das 15 horas desta terça-feira em uma casa na Rua Padre Henrile, 04 (Bairro Seminário) naquele município.

As denúncias apontavam que o comerciante Silvestre Bento da Silva, de 57 anos, vendia munições de armas de fogo de vários calibres quando os Soldados Terceiro, Romerito, Glaucon, Erico, Miguel, Barros e Marcos Paulo foram até lá. Eles se surpreenderam com a grande quantidade de munições encontradas no interior de um quarto, bem como vasto material para recarregamento. Os PMs prenderam o comerciante e o levaram até a Delegacia de Policia Civil de Juazeiro, a fim de ser autuado em flagrante pelo comércio ilegal de munições e na Lei de crimes ambientais.

De início, recolheram 35 pacotes de cigarros da marca US e outros 11 da marca Lenon e dois Tucanos. As munições intactas eram 11 calibre 12 CBC, 72 calibre 20, sessenta calibre 22 igualmente CBC, 220 calibre 22 para rifle, 32 calibre 28 CBC, 96 calibre 32, quatro calibre 32 para pistola 765, doze calibre 36, além de 18 calibre 38, onze calibre 40, uma calibre 401 e dezesseis calibre 380. Deflagradas ali estavam sete calibre 12, nove munições calibre 20, bem como 38 calibre 16 e treze calibre 28.

Os policiais recolheram ainda 71 recipientes contendo pólvora, outros vinte com pólvora para espingarda calibre 12, além de 39 espoletas para munição calibre 12, onze mecânicas e 30 ouvideiras para espingarda soca-soca, três fôrmas para munição calibre 32, uma para calibre 20, bem como 182 bombas e mais 11 caixas de fogos de artifícios que, também, eram comercializados no local.

MISÉRIA

ICÓ: MENORES SÃO PRESOS APÓS ASSALTAR ESTUDANTES AO LADO DE FACULDADE

Dois menores de 14 e 16 anos foram apreendidos praticando assaltos ao lado da Faculdade Vale do Salgado, em Icó. Por volta das 14h30 desta terça-feira, os dois estavam em uma bicicleta e portavam um revólver calibre 38 com um cartucho intacto que era utilizado nas abordagens às vítimas.

A dupla assaltou dois estudantes ao lado da faculdade e, em seguida, fugiram na bicicleta. Policiais foram acionados e depararam-se com os menores em uma rua localizada próximo ao Colégio Cirão.

Com eles foram encontrados além da bicicleta e da arma de fogo, um canivete, instrumento de aço utilizado para cortar couro, dois celulares e dois relógios, produtos dos roubos.
Segundo o delegado Marcos Sandro Nazaré, a dupla é acusada de pelo menos vinte assaltos em Icó. Durante o dia eles utilizam uma bicicleta e a noite trafegavam em uma moto. Os menores foram submetidos ao registro do ato infracional e o caso foi notificado ao Ministério Público.

Miséria com informações do Radialista Richard Lopes

BREJO SANTO: DONO DE BAR FOI MORTO A TIROS POR MOTOTAXISTA QUE TERMINOU PRESO

O comerciante Expedito Siqueira Feitosa, de 50 anos, que residia na Rua Antonio Madeiro no centro de Brejo Santo, foi morto a tiros por volta das 21 horas desta terça-feira. Ele estava no bar de sua propriedade que funciona na Rua João Lucena (Bairro Emboque) naquele município quando chegou uma pessoa de moto e usando capacete. Sem discussão e já de arma em punho, adentrou o estabelecimento e efetuou os disparos causando a morte imediata da vítima.

A polícia foi avisada e saiu em diligências à procura de informações até prender o autor do homicídio e identificá-lo como sendo o mototaxista Francisco Tidinho da Silva, de 37 anos, residente na Rua Santa Paulina no centro de Brejo Santo. Segundo o Soldado Lisboa, da CIOPS da terceira companhia do 2º BPM, o acusado estava na residência de parentes no Sítio Sozinho na zona rural de Porteiras. Ele estava com um revólver calibre 38 tendo seis cartuchos deflagrados, assumiu o crime e terminou autuado em flagrante.

Foi o primeiro homicídio de agosto e o quarto do ano em Brejo Santo. O último deles aconteceu no dia 16 de abril quando foi encontrado o corpo do agricultor Luciano Alves Nogueira, de 55 anos, na parede do açude do Distrito de São Sebastião. A vítima residia naquela local, apresentava uma pancada provavelmente a paulada na cabeça e o crime jamais foi esclarecido. Ele tinha saído para apanhar leite no sítio vizinho e foi encontrado sem vida por moradores do lugar.

MISÉRIA

MISSÃO VELHA: APOSTA EM JOGO DE SINUCA NUM BARZINHO TERMINA EM MORTE

Um homicídio foi registrado por volta das 15h30min desta terça-feira no interior de um bar que funciona no Sítio Tabocas na zona rural de Missão Velha. O jovem Erivaldo Carlos de Souza, de 28 anos, ali residente, estava ingerindo bebidas alcoólicas e jogando sinuca com Rafael Rodrigues de Moura, de 30 anos, quando passaram a apostar dinheiro na disputa entre ambos.

Quando Erivaldo passou a não honrar o desembolso da aposta, surgiu uma discussão com o seu colega de farra e jogo, ganhando contornos de acirramento. Rafael sacou um revólver, mas foi impedido pelos presentes de atirar. De imediato, apanhou a moto Honda CG 125 Fan KS de cor vermelha e placa NVE-0243, inscrição de Missão Velha, pertencente a Erivaldo e saiu.

Ele disse que ia vendê-la na cidade em troca do débito. Pouco tempo depois retornou e sem nova discussão já foi alvejando o rapaz com um tiro no tórax, fugindo na moto da vítima. O Cabo Pimentel e o Soldado Roberto, Leite e Wagner foram ao Sítio Tabocas e até diligenciaram sem o êxito de localizar a moto e prender o acusado autor do primeiro homicídio de agosto e o sétimo do ano em Missão Velha.


MISÉRIA