quarta-feira, 30 de julho de 2014

CATARINA: AGRICULTOR MORRE APÓS COLIDIR MOTO COM CERCA NA ZONA RURAL

Morreu por volta das 08h30 da manhã desta terça-feira (29) depois de colidir sua moto em uma cerca na localidade de Sítio Chapada, distante 15 km da sede do município de Catarina, o agricultor Adalberto Vieira de Souza, conhecido por (Dôga) nascido em 30/09/1954, (59 anos de idade), filho de Pedro Vieira de Souza e Francisca Ferreira de Souza, agricultor, casado, pais de seis filhos.

De acordo com informações colhidas pelo Blog do Diomar Araújo, junto a familiares da vítima, hospital e Policia Militar, o senhor Adalberto Vieira viajava pela estrada carroçável da localidade de Sitio Chapada no sentido Baixa Grande, quando perdeu o controle da moto Titan 150, e acabou colidindo frontalmente com uma cerca de varas. O choque foi tão grande que o agricultor bateu com a cabeça em um tronco de madeira (mourão) tendo afundamento craniano. O mesmo não usava capacete no momento do acidente.

Socorrido para o Hospital Municipal Dr. Gentil Domingues, em Catarina, a vítima não resistiu e veio a óbito antes mesmo de receber os primeiros atendimentos. A equipe médica disse que o agricultor Adalberto Vieira de Souza teve morte provocada por traumatismo craniano.

Foto e dados pessoais da vítima foram extraídos da ficha de associado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Catarina.

Reportagem – Blog do Diomar Araújo

terça-feira, 29 de julho de 2014

ORÓS: CRIMINOSOS ATEIAM FOGO EM AUTO PEÇAS E CARRO NA AVENIDA DE FARES LOPES (AV. ILUMINADA)

No início da madrugada de hoje (29/07) criminosos atearam fogo na auto peças Raladão que fica localizada na Av. Fares Lopes nº 241, era por volta das 02:00h da manhã quando os vizinhos perceberam o incêndio e foram chamar o proprietário da loja para abri-la antes do fogo consumir tudo com a ajuda dos vizinhos e amigos o fogo foi apagado.
Abrão o proprietário inaugurou sua loja a pouco mais de um mês e desse ao Portal Orós que não sabe o porquê dessa maldade tão grande: “Não tenho nenhum inimigo”.
Em seguida os criminosos atearam fogo em um carro que estava estacionado em frente a uma oficina na Av. Fares Lopes também no mesmo horário.

Os oroenses que estiveram no local ficaram revoltados com esse crime e ao mesmo tempo assustados.


Josemberg Vieira...

domingo, 27 de julho de 2014

É CASO DE POLÍCIA: AS PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS POLICIAIS DA REGIÃO AQUI NO PORTAL ORÓS

QUIXADÁ: HOMEM É EXECUTADO DURANTE PARTIDA DE FUTEBOL E ACUSADO É PRESO EM FLAGRANTE

A Polícia Militar de Quixadá conseguiu prender em flagrante o operador de máquinas José Willian Ferreira Lima, 31 anos, natural de Chorozinho, após ele ter executado um homem de 39 anos, identificado apenas pelas iniciais F.R.A.C, durante uma partida de futebol no Distrito de Custódio, no município de Quixadá.

O crime aconteceu por volta das 16h deste domingo, 27. A vítima foi alvejada com um disparo de arma de fogo na altura do peito esquerdo. Populares ainda conseguiram socorrer a vítima ao Hospital Eudásio Barroso, mas o homem não resistiu ao ferimento e morreu.

A polícia compareceu ao local do crime, obteve informações e conseguiu capturar o acusado, conduzindo-o à Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá, onde ele foi autuado em flagrante. Ainda não se sabe o motivo para o crime.

Monólitos Post

ICÓ: HOMEM ATEIA FOGO EM SUA CASA APÓS DISCUSSÃO COM ESPOSA

Uma ocorrência de incêndio a residência foi registrada na noite desse sábado [26], por volta das 22h, na rua Zilar Moreira, bairro Cidade Nova, na cidade de Icó.

De acordo com as informações, o acusado do ato foi José Manoel Pereira, 51, que teria ateado fogo na própria casa após uma discussão com sua esposa Ana Xavier de Moura Pereira.

A Polícia Militar foi informada, via 190, da ocorrência e se dirigiu ao local, onde foi verificado que o fogo se alastrava rapidamente. Foi solicitado apoio do Corpo de Bombeiros de Iguatu ao local do ocorrido, onde os mesmos chegaram e controlaram as chamas.

Os policiai militares conduziram o acusado para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Icó, para ser lavrado o auto em flagrante por infração ao artigo 250, inciso II, alínea a. Não houve confirmação do estado da residência após ser atingida pelo fogo, que não se espalhou para outros locais.

Icó é Notícia com informações da Polícia Militar, através da 2ª Companhia de Icó do 10º BPM de Iguatu

JOVEM DE 22 ANOS É PRESA AO TENTAR ENTRAR NO PRESÍDIO COM DROGAS

Uma jovem de 22 anos foi presa em flagrante após a tentativa de entrar na Casa de Privação Provisória de Liberdade Desembargador Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal (CPPL Caucaia) na manhã deste domingo, 27. Sandiele Martins dos Santos, 22, foi detida portando 43 gramas de maconha, 51 gramas de cocaína e 70 unidades de comprimidos psicotrópicos. A jovem foi encaminhada para a Delegacia de Capturas, na Capital, e deve ser indiciada por tráfico de drogas.

O POVO

BEBERIBE: DOIS ACIDENTES FATAIS SÃO REGISTRADOS NESTE DOMINGO

Na manhã deste domingo, 27, dois acidentes fatais foram registrados na Delegacia Municipal de Beberibe (10ª Região). Um caso aconteceu por volta de 5h e o outro 20 minutos depois, ambos voltavam da tradicional Festa da Palmeira, e colidiram em um poste, na entrada do distrito de Palmeira, a 25 quilômetros do município de Beberibe.  O jovem de 25 anos, Rogem Carneiro Rocha, pilotava uma moto Honda Pop 100 e colidiu em um poste. O homem morreu na hora.

 Na mesma estrada, 20 minutos depois, um carro de modelo spacefox cor preta, atingiu outro poste. Carlos André Nogueira Farias, de 34 anos, dirigia o carro com três passageiros. Carlos morreu na hora, após o impacto com o concreto. Os outros sofreram apenas ferimentos leves.

 Segundo o cabo Lucivânio Freitas, da Polícia Militar de Beberibe, os dois homens foram vítimas da mistura de álcool e direção. Segundo ele, "a festa de Palmeira é tradicional e já provocou outros acidentes semelhantes, porque, infelizmente, ainda existem pessoas que dirigem alcoolizadas".

 O PM comenta que a estrada que dá acesso ao distrito é perigosa, não é asfaltada e tem muitos buracos. Para ele, a má infraestrutura pode ter contribuído para estes acidentes.

Redação O POVO Online

QUIXADÁ: PACIENTE COM INFARTO DESTRÓI SALA DE EMERGÊNCIA DA UPA

Um paciente com suspeita de início de infarto destruiu a “sala vermelha”, como é denominada a área de ressuscitação, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Quixadá, situada no bairro Carrascal, na periferia da cidade.

Segundo funcionários da UPA, acompanhado de outros dois homens, o paciente teve um surto repentino de fúria e destruiu equipamentos da sala especial, incluindo um monitor cardíaco. Se estivesse com princípio de infarto não resistiria, teria morrido, dada a violência praticada por ele.

Equipes da Polícia Militar e do Ronda do Quarteirão foram acionadas para o local. O paciente, apresentando sintomas de embriaguez, e os dois amigos foram conduzidos para a Delegacia Regional da Polícia Civil.


Fonte: Blog do Sertão Central - Diário do Nordeste

FÉ E DEVOÇÃO EM IGUATU: CERCA DE 20 MIL FIÉIS PARTICIPAM DA PROCISSÃO DE ENCERRAMENTO DOS FESTEJOS À PADROEIRA

A fila quilométrica formada na procissão de encerramento dos festejos à Senhora Sant’Ana, na tarde deste sábado, dia 26, foi de impressionar. Cerca de vinte mil fiéis se uniram em uma só força, e seguiram pelas principais ruas da cidade com a condução do andor demonstrando fé e devoção à padroeira de Iguatu.

Quem – por quaisquer que foram os motivos – não pôde acompanhar a procissão, se fez presente de outra. Foi comum ver imagens da Santa em altares improvisados, residências decoradas, ruas pintadas e famílias reunidas numa demonstração de respeito a todos que participavam do movimento religioso.

Durante o trajeto, os católicos entoaram cânticos de louvor a Senhora Sant’Ana, além de orações em elevação a fé cristã. “É um dos momentos mais marcantes do ano”, afirmou Joice Oliveira de Lima, ao observar atenta a procissão passar em frente a sua casa. Nem mesmo a perna engessada e os movimentos limitados por decorrência de uma queda, conseguiram tira-la das celebrações.
“Fui duas noites de novena e hoje fiz um pequeno altar com a imagem da nossa padroeira. Já que não pude acompanhar, procurei outras formas de mostrar minha fé e gratidão”, acrescentou Joice.


Por André Costa Iguatu.Net (Foto: Alex Santana/Iguatu.Net)

EMPREGO: QUAL A SUA PRETENSÃO SALARIAL?

A pretensão salarial é um assunto que frequentemente desperta dúvidas nos candidatos que procuram emprego. As principais questões se referem a colocar ou não no currículo quanto se espera ganhar, assim como os valores indicados na proposta.
“A orientação é: só toque no assunto se você for questionado”, destaca Valéria Mota, gerente executiva de seleção na MRH Gestão de Pessoas e Serviços. “Acrescentar a informação sem orientação prévia do empregador só vai aumentar as chances do currículo ser barrado antes mesmo da entrevista”, complementa. “Mas há casos em que a empresa pergunta apenas o valor do último salário recebido, para ser usado como base para avaliar se o mercado está aquecido ou não”.

A pretensão salarial serve para selecionar os que se enquadram na capacidade financeira da empresa e se constitui como mais uma ferramenta de triagem de currículos. No entanto, o assunto pode ser abordado nas entrevistas, o que pega muitos candidatos desprevenidos. Para não dar respostas vagas e que possam prejudicar o desempenho na seleção, a dica é pesquisar quanto o mercado está oferecendo pelo trabalho. Alguns anúncios de emprego publicados na internet e nos jornais divulgam o salário oferecido. Há ainda sites especializados em empregos que mostram a média salarial de diversas regiões e cidades brasileiras, de acordo com a profissão. Por último, o contato com profissionais da área também pode ajudar a obter informações úteis.
“A pretensão salarial não é um chute. Colocar um ‘a combinar’ também não é uma boa saída para o candidato, que fica à mercê de salários ruins, às vezes, até piores do que o anterior”, aponta Alcilane Mota, coordenadora do Banco de Oportunidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-CE). “É preciso entender que a pretensão é uma espécie de autoavaliação, onde têm valor uma série de características adquiridas ao longo da formação profissional do candidato, tais como cursos concluídos, experiência anterior e competências”, conclui.

O POVO (Foto: Humberto Mota)

SANTA QUITÉRIA: LÍDER DE QUADRILHA É CAPTURADO

O assaltante Mariano Farias Sampaio, 34, mais conhecido como "Marianinho", apontado como chefe de uma quadrilha especializada em assalto a bancos, foi preso em Santa Quitéria, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado, em uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Regional de Acaraú, com apoio da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e Delegacia Regional de Sobral.
"Marianinho" foi capturado no último dia 21 por policiais civis logo após deixar o presídio localizado na cidade de Santa Quitéria, onde cumpria pena no regime semiaberto por roubo.
Ação
A última ação criminosa da quadrilha liderada por "Marianinho" aconteceu no dia 24 de junho, quando uma agência bancária localizada no município de Morrinhos foi assaltada.
O crime contra a instituição financeira passou a ser investigado pela Delegacia Regional de Acaraú, que instaurou inquérito policial.

No dia sete de julho, por meio de informações, os policiais chegaram até Francisco Tiago Melo Miranda, 25. Ele é um dos vigilantes da agência bancária e teria sido o responsável por informar a quadrilha a hora exata de agir. Francisco Tiago foi capturado na casa de familiares na cidade de Varjota, na AIS 14. Outros dois suspeitos de envolvimento no crime em Morrinhos já foram identificados.

Procedimentos

Os presos capturados responderão por roubo qualificado e associação criminosa. Os dois foram recolhidos à Cadeia Pública da Cidade de Morrinhos, onde permanecerão detidos, aguardando decisão judicial.

O Ceará já contabilizou 39 ataques a banco neste ano de 2014. O último, aconteceu em Guaramiranga, Maciço do Baturité, na madrugada de quinta (24).


DIÁRIO DO NORDESTE

AÇUDE CASTANHÃO: NOVA MORTANDADE DE PEIXE PREOCUPA

Russas. Uma terceira grande mortandade de tilápia foi registrada no açude Castanhão em menos de dois anos. A primeira foi em abril do ano passado, quando apenas um criador perdeu uma tonelada de peixe. Em julho deste mesmo ano, foram 100 toneladas. Dessa vez, o caso aconteceu há duas semanas, um pequeno grupo de produtores perdeu 50 toneladas. O aumento do número de peixes mortos em tanques rede vem sendo acompanhado com preocupação pelos piscicultores.

Conforme explicou o engenheiro de pesca Djavan Ferreira, essa mortalidade de peixes dentro do açude ocorre devido à atuação de vários fatores, dentre eles a rápida diminuição do nível do reservatório e a grande quantidade de compostos orgânicos que se concentram no fundo, interferindo diretamente na qualidade da água.

"Por não haver chuva não há renovação das águas. Sem essa renovação, os compostos como amônia e nitrito aumentam. Eles resultam da grande concentração de compostos orgânicos na água, como ração e fezes dos peixes, e são muito tóxicos, podendo matar os peixes por asfixia", explica.

Ele conta ainda que em algumas áreas do Castanhão está havendo uma aglomeração de piscicultores, muitos oriundos de outras regiões do Estado que chegam ao Castanhão em busca de condições de continuar a pesca.

Vírus e bactérias

Ferreira ainda acrescenta que, durante um curso sobre sanidade de peixe, ministrado no início desta semana para os piscicultores do Castanhão, análises apontaram a presença de vírus e bactérias e alguns parasitas nos peixes coletados. "Essas enfermidades não contaminam o filé do peixe, mas podem causar a doenças e até a morte dele", acrescenta. Ele avalia que o momento é arriscado para quem quer investir em piscicultura no Castanhão.


De acordo com o piscicultor Bessa Júnior, do ano passado pra cá, houve um aumento de 30% na produção do açude e todos os que vieram de fora ficaram concentrados em uma área de 25% do espelho d'água. "Esses produtores de fora se concentraram próximos as áreas onde tem maior infraestrutura de estrada e energia. O Castanhão é muito grande e nem todos os locais tem essas condições, então eles acabam se aglomerando. É muita gente para pouca água em certo locais", afirma.

Ele defende que os produtores tomem uma atitude em buscar se deslocar para áreas mais adequadas, evitando inúmeros problemas, principalmente aqueles referentes à qualidade da água. Ela acrescenta que essa aglomeração de produtores é um dos fatores que tem ocasionado o aumento na mortalidade de peixes em algumas áreas. "Até agora não me afetou, porque o local onde estou é mais profundo, longe dessas aglomerações. Há o espaçamento correto entre as gaiolas e a quantidade de peixes, mas muitos não têm essa consciência", lamenta.

O produtor Emídio Chaves trabalha como piscicultor no açude há 11 anos, juntamente com um grupo de oito pessoas. Ele afirma que a mortalidade dos peixes na área do grupo vem aumentando nos últimos anos. "Em 2012 a mortalidade registrada foi de 12%, a gente considera muito pouca e é o que costumamos esperar na época do inverno. No inverno do ano passado, nossa perda subiu para 19% e, já neste ano, nós perdemos 53% da tilápia, um prejuízo para o grupo de mais de R$ 600 mil", lamenta.

Produtividade

Emídio afirma que não retirará os tanques do Castanhão, mas que segurará a produção muito abaixo do que estava acostumado a fazer. "Em um tanque rede grande, chegávamos a colocar 6 mil alevinos, agora estamos colocando só 1500, para não correr o risco de ter mais prejuízo", conta o piscicultor. Ele também afirma que esses problemas que afetam a produção do Castanhão está resultando na falta do pescado para os consumidores. "Estamos trabalhando com mais cautela devido à redução do nível de água do açude, mas se hoje tivéssemos mais produção toda ela era vendida, porque tem mercado", ressalta Emídio.

Assim como muitos estão chegando ao Castanhão, o piscicultor conta que outros estão saindo devido às dificuldades. Ele é um dos que já está em busca de outro local e já tem como certo colocar tanques-rede em um açude no Estado de Pernambuco.

Queda

A produção de tilápia no Ceará deverá cair 25% neste ano em comparação com 2013. A estimativa é da Associação Cearense de Aquicultores (Aceaq), para quem essa redução é consequência do quadro de seca que afeta o Estado desde 2012. Dos 28 açudes que mantinham a criação do pescado em tanques rede em 2011, apenas 18 ainda mantém alguma produção. Os açudes de Orós, Casanhão, Cascavel, Ubladino , Olho Dágua, Aires de Souza e outros, são os que estão suprindo a demanda do Estado.

"Estamos acompanhando essa situação muito atentos vendo a problemática no Castanhão, de modo que possamos buscar ações junto aos órgãos competentes para que haja uma melhor gestão e uma fiscalização no trabalho dentro do açude", afirmou Antônio Albuquerque, secretário executivo da Aceaq.

Mais Informações:
Associação Cearense de Aquicultores (Aceaq)
Rua Silva Paulet, 3279, sala 03, Fortaleza (85) 3272 9219


DIÁRIO DO NORDESTE - Ellen Freitas Colaboradora (Fotos: Ellen Freitas)

AMIZADE VERDADEIRA: CADELA DESMAIA AO REENCONTRAR A DONA APÓS 2 ANOS

Uma cadela desmaiou de alegria após reencontrar sua dona depois de dois anos de separação. Rebecca Ehalt, da Pensilvânia, havia se mudado para a Eslovênia, mas deixou a pet vivendo nos Estados Unidos, onde morava. Quando retornou, gravou a reação surpreendente de sua schnauzer.

O vídeo do momento em que a cadela, chamada Casey, desmaia ao ver sua dona depois de tanto tempo foi publicado no YouTube. A gravação tem mais de 13.000.000 milhão de visualizações.

Mais tarde, ao se acalmar, Casey aparece muito feliz enquanto é acariciada pela americana. Ela passa bem.

Assista o vídeo abaixo:

Fonte: Marie Claire

sábado, 26 de julho de 2014

APÓS VÁRIOS REQUERIMENTOS NÃO ATENDIDOS PELA PREFEITURA VEREADORES DE OPOSIÇÃO CONTRATAM TRABALHADORES PARA ROÇAR O MATO DA ESTRADA CALADO, SÃO JOSÉ E CARAÚBAS.

Após vários requerimentos não atendidos pela prefeitura de Orós os vereadores da bancada de oposição sensibilizados com a situação dos moradores das comunidades do Calado, São José e Caraúbas que a vários meses sofrem com a falta de visibilidade por causa do mato alto e que toma parte da estrada, os moradores sofrem diariamente com esse problema já que trafegam na estrada, por isso, eles exigem uma solução do poder executivo municipal responsável por tal serviço que após meses nada fez, por isso, os vereadores Miúdo, Irineuda Bezerra, Aldalice Gomes e Vicente Pinto resolveram contratar trabalhadores para fazer o roço da estrada carroçável, no local já aconteceram alguns acidentes por falta de visibilidade em alguns pontos.

“Os moradores dessas comunidade nos procuram para pedir uma solução para esse problema que já dura alguns meses e nós fizemos vários requerimentos ao prefeito pedindo uma solução o mais breve possível e até agora nada foi feito, os moradores toda semana nos procuravam reforçando o pedido e exigindo uma solução, por isso, resolvemos contratar trabalhadores para fazer o serviço por nossa conta”, destacaram os vereadores da bancada de oposição.

Josemberg Vieira 

sexta-feira, 25 de julho de 2014

É AMANHÃ EVANGELIZARTE 2014 EM ORÓS


Cidades estão há até 90 dias com estoque zerado de milho

Iguatu. Mais uma vez os produtores rurais no Estado reclamam contra a falta de milho do programa Venda Balcão por parte da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A oferta do grão é insuficiente para atender a demanda e em pelo menos dois armazéns da Companhia, no Interior, o estoque acabou há mais de 90 dias. Em outras unidades, está no fim e não dá para atender a necessidade dos criadores e pecuaristas.

A irregularidade e a reduzida pluviometria no sertão do Ceará trazem enormes dificuldades para os produtores rurais alimentarem o rebanho. Esse tem sido o quadro nos últimos três anos de seca que castiga o semiárido. Os criadores necessitam de forragem (capim e sorgo) e de grãos. A demanda por esses produtos aumenta entre julho e dezembro, quando a pastagem nativa fica escassa. Sem chuva no período, os produtores sofrem para manter o gado alimentado.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec), Flávio Saboya, se não houver mudança, o produto faltará nos próximos meses. "Não tivemos milho no primeiro semestre, mas com um pouco de chuva deu para superar, mas agora a necessidade vai aumentar", observou. "O problema é que o governo federal deixou vencer a portaria ministerial, atrasou a compra do produto e o pior é que autorizou somente aquisição de 180 mil toneladas para o Nordeste. Essa é a necessidade do Ceará para o período", disse.

Flávio Saboya lembra que havia um acordo entre a Casa Civil da Presidência da República, o governo do Estado e a Faec para aquisição de 30 mil toneladas de milho por mês para o Ceará. "Estava ontem em Brasília e soube que para o Ceará serão destinadas 5 mil toneladas por mês, uma quantidade insuficiente. Precisamos nos mobilizar para mudar essa realidade", defendeu. "Os políticos precisam fazer pressão", recomendou.

Alternativa

A comercialização do milho por meio do programa Venda Balcão da Conab é uma das principais alternativas para os criadores adquirem o grão, que compõem a alimentação do rebanho, como fonte de proteína e energia, associado à forragem (capim ou volumoso). O preço é subsidiado. A saca de 60 quilos é vendida por R$ 23,10, bem abaixo do preço praticado no comércio, que é cerca de R$ 40,00.

A Portaria Interministerial mudou a regra no programa Venda Balcão. Antes, havia uma cota máxima de até 3 mil quilos para o setor da agricultura familiar e de até seis mil quilos para os pequenos e médios produtores rurais. A cota máxima agora é de três mil quilos para todos.

A Faec defende a volta da cota para 6 mil quilos e o aumento da saca de 60 kg do grão para R$ 28,00 para atender os pequenos criadores. "Essa é a nossa briga, abrir a Venda Balcão por um preço mais elevado, ampliar a cota e trazer mais milho para o Nordeste", afirmou. "Para o setor da agricultura familiar as regras permaneceriam".

O Diário do Nordeste entrou em contato com a superintendência da Conab no Ceará, anteontem, mas foi orientado a obter informações por meio da Assessoria de Imprensa em Brasília. As perguntas foram encaminhadas por endereço eletrônico, mas não foram respondidas até o fechamento desta edição.

Falta

A Conab dispõe de oito armazéns no Interior (Crateús, Icó, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Russas, Senador Pompeu, Sobral) e de um posto avançado em Tauá. Nas unidades de Crateús e de Senador Pompeu o estoque está zerado. Na maioria, houve falta do produto desde o mês de março passado. Em Maracanaú, por exemplo, o grão está estocado, mas passa por processo de classificação e somente vai ser vendido a partir de agosto próximo.

"Não adianta ter um preço bom, se não tem o milho", reclamou o agricultor Francisco Timóteo de Souza, do município de Crateús. "Isso é um absurdo". A reclamação é geral e atinge a ampla maioria dos municípios do Ceará. "Infelizmente é um problema recorrente que vem se arrastando nos últimos três anos", lembrou o vereador Aliromar Pereira, da cidade de Crateús, na região Centro-Sul do Ceará, que em 2013 passou mais de nove meses sem o produto.

No armazém de Crateús, o estoque está zerado desde a primeira quinzena de junho passado. Neste ano veio reduzida remessa e o estoque foi acabando. Em Icó, o estoque atual está em 200 toneladas, quase no fim. Para atender a demanda da região, precisa de 2 mil toneladas por mês. Na unidade de Juazeiro do Norte não havia milho desde o mês de março passado, mas agora chegou uma remessa.

Em Maracanaú há bastante milho estocado, mas o produto ficou em falta durante três meses. Está em processo de classificação e a partir de agosto próximo começa a ser vendido. Em Russas, o milho já chegou e atualmente atende produtores de Limoeiro do Norte.

Em Senador Pompeu, o armazém está sem estoque há um mês. A expectativa é que em agosto próximo cheguem duas mil toneladas. Em Sobral, houve escassez do produto desde março. Chegou uma nova remessa que já está acabando e atualmente atende os criadores de Forquilha, Coreaú e Moraújo.

Em Iguatu, há estoque reduzido de cerca de mil toneladas e o calendário de atendimento recomeçou ontem com os criadores de Jucás e depois será a vez de Quixelô. Há previsão de chegada de 2 mil toneladas ainda em agosto. O estoque atual deve ainda atender Cedro, Catarina, Acopiara e Saboeiro, além de intercalar com Iguatu.

Mais informações:
Faec
Telefone: (85) 3535.8023
Conab
Telefone: (85) 3252. 1384
Fortaleza


Diário do Nordeste - Honório Barbosa  Repórter

Bandidos explodem caixa em Guaramiranga

Dois homens armados explodiram um caixa eletrônico na cidade de Guaramiranga, a 102 quilômetros de Fortaleza, no Maciço de Baturité. O crime ocorreu por volta das 2 horas da madrugada de ontem. Com esse sobe para 39 o número de ataques a estabelecimentos bancários no Estado neste ano

Testemunhas informaram à Polícia que os suspeitos utilizaram um veículo Punto na fuga. De acordo com informações do titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Raphael Vilarinho, eles atearam fogo e abandonaram o veículo na estrada. O delegado foi até Guaramiranga e realizou os primeiros levantamentos acerca do caso.

Ele informou que o grupo realizou duas tentativas de explosão. Na primeira tentativa, não obteve êxito. Já na segunda, a dupla conseguiu explodir o único caixa eletrônico da agência.

O titular da DRF acredita que, apesar das testemunhas presenciarem apenas dois homens na ação criminosa, outros suspeitos estão envolvidos no crime, inclusive oferecendo apoio na fuga.

Em relação à primeira tentativa de explosão ter falhado, o delegado ressalta que pode ser relacionada à inexperiência da quadrilha no manuseio de artefatos explosivos. A Polícia Militar também foi ao local e realizou buscas, mas ninguém foi preso. Foi possível identificar apenas a cor do veículo, que era cinza, mas os números da placa não foram visualizados, devido o estado em que ficou o carro após ser queimado pelos assaltantes.

Os PMs receberam a informação de que uma pessoa teria sido feita refém durante a fuga, mas a equipe da Polícia Civil que realizou os primeiros levantamentos, ainda durante a madrugada, não confirmou o rapto. Vilarinho informou que a Polícia Civil já possui uma linha de investigação, mas disse não ser possível a divulgação dos detalhes para não atrapalhar na apuração.

39º caso

Esse foi o 39º ataque a banco no Ceará em 2014. O último caso ocorreu no dia 13 de julho, quando duas agências bancárias foram invadidas no município de Pedra Branca, a 261 quilômetros de Fortaleza.

A quadrilha que agiu na cidade de Pedra Branca, como na ação cometida em Guaramiranga, teve problemas para concluir a ação criminosa.

Eles quebraram a porta de vidro do banco e o alarme de segurança do prédio disparou. O grupo ainda tentou explodir o caixa, mas não conseguiu.

Em seguida, o grupo se deslocou até o Banco Bradesco, cerca de 500 metros de distância da agência anterior. Foi quando houve a invasão.

Os assaltantes não conseguiram retirar o dinheiro do caixa antes de detonar os explosivos.

Alvo

O município de Guaramiranga já foi alvo de ataques a bancos em janeiro deste ano. Na ocasião, um caixa eletrônico do Banco Bradesco foi explodido.

O crime aconteceu na madrugada do dia 25 de janeiro. Um grupo formado por cerca de 12 pessoas instalou os explosivos e os detonou. Os assaltantes utilizaram armas de grosso calibre para intimidar as testemunhas. Na fuga, incendiaram um carro.

Diário do Nordeste - Jéssika Sisnando Repórter

PM e vigilantes são presos por extorsão, tráfico de drogas e porte ilegal de armas

Um policial militar (PM) e dois vigilantes foram presos nesta quarta-feira, 24, na comunidade do Oitão Preto, no bairro Moura Brasil, acusados por crime de extorsão qualificada, tráfico de drogas e porte ilegal de armas. O PM Antônio Euvaldo Ferreira Nunes, 45 anos, e os vigilantes José Abdom Gonçalves Filho, 28, Jose Wesley Tavares nascimento, 34, foram detidos em flagrante extorquindo uma mulher.

Segundo a titular da Delegacia de Assuntos Internos (DAI) da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), Lucia Costa Vale, a Polícia chegou aos acusados através de denúncia anônima. Eles foram flagrados dentro de um carro Fox, cor preta, de posse de drogas e três pistolas.

A vítima ficou por volta de duas horas no poder do trio, que exigiu dinheiro em troca de não acusa-la de tráfico de drogas. Primeiro foi pedido R$ 10 mil, depois foi baixando até chegar a R$ 3 mil. No entanto, eles só conseguiram R$ 130. O trio ainda chegou a ligar para a mãe da vítima, que 
já respondeu por tráfico de drogas.

O carro do PM foi localizado em outro local, com 27 pedras de crack no interior do veículo. O PM nega que a droga seja dela. O policial foi levado para o 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e vai responder administrativamente pelo crime. Os vigilantes foram levados para a Delegacia de Capturas e Polinter (Decap).

Redação O POVO Online com informações da repórter Lusiana Freire

quinta-feira, 24 de julho de 2014

FUNCIONÁRIO PÚBLICO É EXECUTADO A BALA EM ICÓ

Um homicídio a bala foi registrado na noite dessa quarta-feira [23], por volta das 20h, na rua do Canal, no Conjunto São Vicente de Paula, na cidade de Icó.

De acordo com as informações, Francileudo Soares da Silva, 43, conhecido por Tileda, foi morto com pelo menos quatro tiros, que atingiram cabeça, braço e perna. A vítima teve morte imediata.

De acordo com o apurado pela Polícia Militar e a Polícia Civil, até o momento, o funcionário público municipal estava sentado na calçada de sua residência e a esposa estava na cozinha, quando dois homens chegaram em uma moto Honda Biz e se aproximaram. A vítima, ao ver a aproximação, teria se levantado da cadeira e ao entrar em casa foi alvejado a tiros.

O funcionário público era muito conhecido no município. As testemunhas do fato serão ouvidas pelo delegado regional de Polícia Civil , Dr. Marcos Sandro, para que as investigações sejam aprofundadas. Não há informações da motivação do crime.

 Icó é notícia com informações da Polícia Militar e Polícia Civil, através do radialista Richard Lopes

TRE-CE: LEGITIMA POR UNANIMIDADE COLIGAÇÃO “CEARÁ DE TODOS”

Por seis votos a zero, o Tribunal Regional Eleitoral rejeitou nesta quarta-feira (23) os pedidos de impugnação de registro da coligação “Ceará de Todos” (PMDB / PR / PSDB / DEM / PPS / PRP / PSC / PSDC / PTN), que possui Eunício Oliveira como candidato ao governo do Estado e Tasso Jereissati ao Senado.

A ação havia sido impetrada pela coligação “Para o Ceará seguir mudando”, que possui Camilo Santana como candidato ao governo do Estado. A ação alegava irregularidades em quatro partidos: PSDC, PTN, PRP, e PSC.

O TRE-CE entendeu que as candidaturas da coligação atenderam a todos os requisitos exigidos pela legislação eleitoral.


Blog do Eliomar de Lima

É CASO DE POLÍCIA: AS PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS DA REGIÃO

ORÓS – JOVEM COMETE SUICÍDIO

Na tarde dessa quarta-feira (23), por volta das 14h, na Rua Antônio Amaro da Costa, Orós, foi registrado um suicídio cometido pelo jovem Damião Lima Custódio.

De acordo com as informações, Damião estava com depressão e suicidou-se em sua residência.

Portal Orós, nossos sinceros sentimentos aos familiares do Damião que DEUS os conforte neste momentos tão difícil.

ICÓ – DUPLA ROUBA MOTO E FERE AGRICULTOR A TIROS

Na localidade de Cascudo, zona rural de Icó, no fim da tarde desta terça-feira, 23, o agricultor, Edilson Víctor de Lima, 52 anos, foi vítima de roubo de uma moto Fan, vermelha, placa OIH 2755, ano 2012. De acordo com a vítima, dois indivíduos, jovens, armados com revólver, cabelos pintados de loiro, anunciaram o roubo, e em seguida efetuaram disparos contra a vítima.

Os tiros, entretanto, atingiram José Patrício Alves, 38 anos, agricultor, que sofreu dois disparos de arma de fogo: um projétil atingiu abaixo do peito esquerdo, e outro no braço esquerdo. A vítima foi socorrida por populares para o Hospital Regional de Icó.

Um dos ladrões foi reconhecido como sendo “Pelado”, filho de Cícera de Cheirosa. Os acusados fugiram na motocicleta da vítima rumo ao Sítio Cascudo do Meio.

Blog Diário centro sul

JUSTIÇA DECRETA PRISÃO TEMPORÁRIA DE VEREADOR EM PEDRA

O juiz Paulo Santiago A. S. Castro, da comarca de Pedra Branca, determinou a prisão temporária do vereador Jeová Albuquerque Vieira. Ele é acusado de tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil no dia 3 deste mês e já está preso. A decisão atende a um pedido feito pelo Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça Alexandre Pontes Aragão, que havia ingressado com uma representação contra ele no último dia 16. A decisão judicial foi publicada nessa mesma data.

Segundo as investigações, o vereador, que é filho do atual prefeito municipal, já tem antecedentes criminais, pois, entre outras coisas, responde a uma ação penal por lesão corporal grave e também por invasão de domicílio qualificada. “O acusado revela-se, portanto, afeito à prática de crimes violentos e hediondos, além de se mostrar ousado, não demonstrando qualquer receio em afrontar a lei e a Justiça”, afirma o MP no documento. Para o promotor, a liberdade de Jeová Albuquerque Vieira pode trazer medo à vítima e às testemunhas do caso em análise, dificultando sobremaneira os trabalhos de investigação.

A prisão temporária está prevista na Lei nº 7.960/1989 e tem duração de 30 dias, podendo ser prorrogada por mais um mês em caso de necessidade comprovada.

(PGJ) Blog do Eliomar de Lima


JAGUARIBE: HOMEM É PRESO COM DINAMITES E SUBMETRALHADORA
Em uma abordagem a um ônibus da Itapemirim, no km 302 da BR-116, em Jaguaribe, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem de 28 anos que viajava com quatro bananas de dinamite e uma submetralhadora. O veículo vinha de São Paulo e teria como ponto de chegada Fortaleza.

De acordo com informações do Delegado de Polícia Civil de Jaguaribe, Dr. Adriano Félix de Sousa, uma mala da marca Nike contendo os explosivos e a arma de uso restrito foi encontrada no bagageiro.

Ao ser identificado, Sérgio João do Nascimento, de 28 anos, confessou ser o dono da mala. Ele disse ter recebido mil reais para entregar o armamento a uma pessoa que o abordaria na Rodoviária Engenheiro João Tomé, em Fortaleza.

Após ter recebido voz de prisão, ele foi conduzido à Delegacia Regional de Jaguaribe e após esclarecimentos será transferido para o presídio daquele município. Sérgio João do Nascimento está sendo acusado por formação de quadrilha e, com base no estatuto do desarmamento, foi enquadrado nos crimes de porte ilegal de arma de uso restrito e de explosivos.

Agência Miséria

“Ele queria fazer sexo comigo”, diz detento sobre Diretor da Cadeia ao serem flagrados com sinais de embriagues dentro da unidade.

Já dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade: “Meu verso é minha cachaça”. No entanto, não só nos versos ficaram um detento e o diretor da Cadeia Pública de Icó. Na madrugada desta terça-feira, dia 22, policiais militares flagraram o preso Humberto Soares da Silva, de 25 anos, conhecido como Gaguinho, “embriagado e fora de sua cela”, conforme relato das autoridades.

Segundo o soldado que faz a guarda da unidade prisional, o diretor da Cadeia, Júlio José Nunes Moraes, também apresentava sinais de embriagues. Este teria “chamado o Soldado Bruno de abestado”. Os policiais recolheram duas garrafas pet vazias “com forte odor de bebida alcoólica, aparentemente, conhaque”.

Questionado sobre como teria tido acesso à bebida, o detento relatou que “estava bebendo junto com o Júlio José, na sala da direção”. Mostrando-se “desnorteado”, Gaguinho disse que “o diretor queria fazer sexo com ele”, e, em seguida, desacatou a composição, os chamando de “pirangueiro”.

Ao se recusarem a realizar o teste do bafômetro, preso e diretor foram conduzidos à Delegacia Regional de Polícia Civil da cidade, nos quais responderão pelos crimes de prevaricação (artigo 319) e desacato (artigo 331).

Informações extraídas do relatório policial enviado pelo 10º Batalhão de Polícia militar à imprensa


Redação Iguatu.Net

ARIANO SUASSUNA MORRE AOS 87 ANOS (IMAGENS DELA EM ICÓ)


Imagens do dramaturgo paraibano Ariano Suassuna no Largo do Théberge, marco zero de Icó (Créditos: Beatryz Felix). Icó é notícia.

O escritor e dramaturgo Ariano Suassuna morreu ontem quarta-feira, 23, aos 87 anos. Susassuna havia sido internado no Real Hospital Português, em Recife (Pernambuco), após sofrer AVC hemorrágico na última segunda-feira. Suassuna, que teve o estado de saúde agravado na noite desta terça, foi vítima de uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana, por volta das 17h15min, de acordo com hospital. A família ainda não informou os detalhes do funeral.

Seu estado de saúde era considerado grave e ele respirava com ajuda de aparelhos. O escritor tinha sido internado por volta das 20 horas de segunda com sangramento intracraniano e foi submetido a cirurgia de emergência. Em agosto do ano passado, Suassuna foi internado com um quadro de aneurisma cerebral, detectado em ressonância magnética.

Suassuna deixa a viúva Zélia Suassuna, com quem teve os filhos Joaquim, Maria, Manoel, Isabel, Mariana e Ana.  

História

Ariano Suassuna nasceu no dia 16 de junho de 1927, em João Pessoa, e cresceu no Sertão paraibano. Entre suas diversas obras, estão "O auto da compadecida" e o "O Santo e a porca".

Em 1942, ele se mudou para o Recife, onde vive atualmente. Sua primeira peça, "Uma mulher vestida de sol", ganhou o prêmio Nicolau Carlos Magno em 1948.

"O auto da compadecida" foi adaptado para a televisão em 1999, por Guel Arraes, enquanto "Romance d'a pedra do reino" e "O príncipe do sangue do vai-e-volta" deram origem à minissérie "A pedra do reino".

Após série, "O Auto da Compadecida" foi lançado como filme, com Matheus Nachtergaele no papel de João Grilo e Selton Mello como Chicó.

O POVO

ARIANO SUASSUNA EM ICÓ CEARÁ
OS CAUSOS DE ARIANO

quarta-feira, 23 de julho de 2014

ICÓ: ESTUDANTE COMETE SUÍCIDIO NO DISTRITO DE LIMA CAMPOS

Na tarde dessa terça-feira [22], por volta das 15h, no sítio Forquilha, Distrito Lima Campos, distante aproximadamente 20 Km da Sede de Icó, foi registrado um suicídio cometido pelo menor de idade de iniciais J. J. C. L., 16 anos.

De acordo com as informações, o estudante foi encontrado morto com um tiro no olho com um revólver calibre 22, capacidade para sete tiros, marca Rossi, cano médio, numeração 61384.
A Polícia Militar foi informada por familiares da vítima, através de ligação. Os mesmos se encontravam no Hospital Regional de Icó [HRI] e informaram o ocorrido. Os policiais militares foram ao HRI e receberam de familiares da vítima a arma acima citada com uma munição deflagrada. A guarnição policial apresentou a arma na Delegacia Regional de Policia Civil de Icó para as medidas cabíveis.


Icó é notícia com informações da Polícia Militar, através da 2ª Companhia de Icó do 10º BPM

CEARÁ ELEIÇÕES 2014: EUNÍCIO TEM 44% E TASSO TEM 58% DE INTENÇÕES DE VOTO

O candidato do PMDB ao governo do Ceará, Eunício Oliveira, lidera a pesquisa Ibope de intenção de votos, com 44%. Camilo Santana, do PT, aparece com 14%, seguido por Eliane Novais, com 6%, e Aílton Lopes com 3%.
Na pesquisa estimulada para o Senado, Tasso Jereissati (PSDB) lidera com 58%. Em segundo vem Mauro Filho (Pros), com 14%. Raquel Dias (PSTU) tem 5%. Geovana Cartaxo (PSB), 2% das intenções de voto.  Onze por cento dos pesquisados declararam voto em branco ou nulo, e 10% não sabem ou não responderam.

O Ibope também perguntou em qual dos candidatos ao governo o eleitor não votaria de jeito nenhum: Camilo Santana (PT) tem a maior rejeição, com 24%. Ailton Lopes (PSOL) tem 23%. Eliane Novais (PSB) é rejeitada por 22%. Eunício Oliveira (PMDB), por 14%.
 
A pesquisa, encomendada pela TV Verdes Mares, foi realizada entre os dias 18 e 20 de julho. Foram entrevistados 1.204 eleitores em 60 cidades do Ceará. O nível de confiança é de 95%. É o índice de certeza do Ibope de que os resultados estão dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número CE-0010/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 233/2014.


Redação O POVO Online