sábado, 31 de maio de 2014

Narrador Maurício Torres morre aos 43 anos

O narrador esportivo da Rede Record, Maurício Torres, 43, morreu neste sábado, 31, em São Paulo. O apresentador do "Esporte Fantástico" estava internado no Hospital Sírio Libanês desde o dia 1° de maio para tratar de uma infecção. 


O locutor havia se sentido mal durante um voo do Rio de Janeiro para São Paulo. Após o desembarque, o jornalista foi encaminhado para o hospital e, ao fazer exames, foi constatado arritmia cardíaca e infecção. Maurício deixa esposa e uma filha de oito anos. 



Rede Record lamenta morte



A Rede Record, emissora na qual trabalhava o apresentador Maurício Torres desde 2005, lamentou "profundamente" a morte de seu narrador esportivo. Torres chegou à emissora há 9 anos para narrar futebol. Sua estreia foi na partida entre Brasil e Colômbia, válida pela fase final do Torneio Sul-Americano Sub-17, disputado na Venezuela.

Participou também dos programas “Terceiro Tempo”, “Debate Bola” e esteve na equipe olímpica da Record nos Jogos de Inverno de Vancouver (2010), nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara (2011), na Olimpíada de Londres (2012) e nos Jogos de Inverno de Sochi (2014).


"O Brasil perde um dos principais jornalistas esportivos do país e um dos mais promissores talentos de sua geração", declarou a emissora.


Redação O POVO Online

REVOLTANTE: PAI FLAGRA FILHA DE 4 ANOS SENDO ABUSADA SEXUALMENTE POR JOVEM DE 19 ANOS EM ICÓ

Um jovem de 19 anos foi preso em flagrante na noite desta sexta-feira, 30, acusado de abusar sexualmente uma criança de apenas quatro anos de idade na cidade de Icó, região Centro-Sul do Estado.

O abusado foi flagrado pelo pai da criança que, ao entrar em casa, flagrou Jocicleudo Monte da Silva “praticando sexo oral” em sua filha. “Revoltado”, o pai partiu pra cima do acusado e ambos entraram em luta corporal.

Jocicleudo conseguiu fugir, no entanto, foi preso instantes depois no Hospital Regional de Icó enquanto buscava atendimento médico. O adolescente foi levado à Delegacia Regional de Polícia Civil da cidade e atuado no artigo 217 – Estrupo de Vulnerável. Se condenado, Jocicleudo pode ficar recluso entre oito a 15 anos.


Redação Iguatu.Net

CEDRO: POLÍCIA PRENDE COMERCIANTE QUE REVENDIA ARSENAL NO CENTRO

Uma investigação resultou na prisão de um homem na tarde desta sexta-feira (30) na cidade de Cedro, distante 324 km de Fortaleza, resultou na prisão de um comerciante que revendia munições em um mercantil e também na sua residência. Autuado no artigo 17 do estatuto do desarmamento, ele pode pegar de 4 a 8 anos de reclusão.

Capitaneada pelo delegado Marcos Sandro Nazaré, a equipe formada pelos inspetores Café, Pinheiro, Ésio, Paulo, Nogueira e Junior Pernambucano, montou campana em frente à casa do suspeito até conseguir apreendê-lo. Após a primeira abordagem, Antônio Costa Pires, 34 anos, confessou que realmente comercializava as munições.

De acordo com o delegado, ele é proprietário de um mercantil no Centro de Cedro e, em seguida, continuava a venda em sua casa. Com ele foram apreendidos vários cartuchos intactos de calibre 38; 11 de calibre 32; 20 de calibre 12; 52 de calibre 22; 11 de calibre 20; 20 de calibre 380 de pistola dentre outros calibres.

Alguns estavam deflagrados, como alguns de calibre 38 e 9.1 e 7 espoletas em latinhas; 89 frascos de pólvora; 4 sacos de chumbo. A polícia ainda recebeu informações de que Antônio Costa estaria aguardando um novo carregamento de munições para posterior revenda.

Quando continuou a operação, a composição de policiais prendeu o irmão de Antônio, Alcyfran Costa Pires de 36 anos por contrabando já que ele tinha em casa 39 maços de cigarros importantes.


Miséria com informações do Radialista Richard Lopes

ASSASSINATO DAS TRÊS MULHERES EM HORIZONTE TEM 7 SUSPEITOS

A Polícia Civil identificou, ontem, sete homens suspeitos de terem participado do triplo homicídio ocorrido no Município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), que vitimou três mulheres, dentre elas, uma adolescente de 17 anos. Os homens são ex-presidiários e viviam em um abrigo religioso próximo do matagal onde os corpos foram encontrados. Um deles possui "escoriações compatíveis com marca de unha", de acordo com a Polícia.

Os três corpos foram encontrados dentro de um matagal com cortes e hematomas, principalmente no pescoço, na noite de quinta-feira (29). As lesões foram feitas por objeto cortante, provavelmente faca ou pedra.

Suspeitos ouvidos

Durante toda a tarde de ontem, a Polícia interrogou os suspeitos, que foram levados à Delegacia Municipal da cidade. Os sete homens foram encaminhados para a Perícia Forense à noite, para a realização de exames e coleta de material genético, mas até o fechamento desta edição, não haviam sido oficialmente presos pelo crime.

As vítimas foram identificadas como Cristieli Costa de Sousa, de 17 anos; Maria Janaína dos Santos Nunes, 18; e Márcia dos Santos Alves, de 35 anos.

De acordo com informações de familiares, as três mulheres trabalhavam em um estabelecimento que funcionava como funerária e ótica, naquele município. Na tarde de quinta-feira, elas demoraram a retornar para casa e as famílias denunciaram o desaparecimento à Polícia.

"Por volta de 21 horas nós procuramos a Polícia e algum tempo depois já fomos informados que elas tinham sido achadas mortas", disse o pai de uma das vítimas. Nenhuma das mulheres tinha inimigos declarados ou envolvimento com crimes, segundo populares. O capitão Jota Júnior, da 5ª Cia do 1ºBPM (Horizonte), disse que há sinais que houve uma luta corporal dentro do matagal, que sugere que elas tenham tentado se defender dos agressores. "Todas estavam muito machucadas, com sinais de que tinham sido espancadas. Nas três estavam nítidos cortes no pescoço. Os corpos estavam vestidos e, aparentemente, não havia sinais de violência sexual, mas só a perícia poderá afirmar isto com certeza", declarou.

Jota Júnior disse, ainda, que as mortes provavelmente aconteceram no local. "Ainda chegou a ser ventilado que os corpos só foram desovados aqui, mas não. Há indícios de que elas foram executadas neste local ermo e de difícil acesso", concluiu.


Diário do Nordeste: Márcia Feitosa/Levi de Freitas Repórteres

CAI CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE NO CEARÁ

De acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) nesta sexta-feira, 30, os casos confirmados de dengue caíram no Ceará se comparado o registro de 2013 com o de 2014.
Na 22ª Semana Epistemológica (SE) de 2013 havia sido registrado 12.811 casos. No mesmo período deste ano, as notificações encolheram para 3.487. Só nesta semana, 485 novos casos foram confirmados no Estado. 


Em 2014, até a 21ª SE, 3 pessoas morreram em decorrência da dengue. No ano passado esse número era de 24 óbitos. Houve, portanto, uma redução de 87,5%.

Apesar da queda no número de mortes, os casos graves aumentaram em 29%, passando de 59 para 76. O maior número de casos é na faixa etária entre 20 e 29 anos. 
Redação O POVO Online

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Três mulheres são encontradas mortas em matagal no Ceará

A Polícia Militar encontrou, na madrugada desta sexta-feira (30), os corpos de três mulheres em um matagal, na comunidade de Canavieira do Muniz, em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com informações do Comando de Policiamento da Capital, (CPC), elas tinham sinais de espancamento e perfurações nos corpos.

Segundo a Polícia Militar, as vítimas trabalhavam na mesma empresa, uma funerária. Polícia também informou que as três mulheres apresentam idades entre 25 e 30 anos e estavam desaparecidas desde o início da tarde dessa quinta-feira (29).

A polícia acrescentou que nenhum objeto de valor foi roubado. A Delegacia Municipal de Horizonte (10° Região) investiga o caso.


Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

Iguatu: Homem vai matar jovem e acaba baleando namorada de algoz

Uma adolescente de apenas 15 anos de idade foi atingida com um tiro na coxa na tarde de ontem, 29, na cidade de Iguatu. A jovem estava na rua da Cerâmica, bairro Vila Moura, na companhia de seu namorado quando foi surpreendida com o tiro.

De acordo com relatos da vítima, o alvo do atirador identificado por ela apenas como Diogo, seria seu namorado, Vanderson Alves de Lima, de 18 anos. A garota de iniciais A.B. dos S. informou ainda que o crime teria sido motivado por uma rivalidade entre os bairros Vila Neuma e Vila Moura.

A jovem foi socorrida ao Hospital Regional de Iguatu – HRI e já recebeu alta médica. O acusado de efetuar o disparo ainda não foi localizado pela polícia.


Redação Iguatu.Net

Santa Quitéria: Delegado é afastado por indícios de corrupção.

O juiz José Valdecy Braga de Sousa determinou o afastamento do delegado da Polícia Civil de Santa Quitéria (a 222Km de Fortaleza). Um novo delegado foi nomeado, na tarde de ontem, para responder pela cidade. De acordo com informações do Ministério Público Estadual (MPE), o afastamento ocorreu, após o entendimento do magistrado da existência de "fortes indícios de corrupção e má gestão administrativa" na unidade policial.

Os representantes do MPE no Município, Déric Funck Leite e Luciana Costa G. Pierre, ajuizaram uma ação civil pública para apurar diversas ações do servidor, em que há indicativos de corrupção. Segundo o conteúdo da ação do MP, o delegado estaria "liberando veículos apreendidos sem ordem judicial, mediante a cobrança de propina".

As denúncias vão além. Conforme a nota enviada à imprensa pelo MPE, os atos de improbidade administrativa, supostamente cometidos em Santa Quitéria e Catunda, pelo delegado, iam desde a ingerência da delegacia até a falta de controle de material apreendido.

O promotor de Justiça Déric Leite disse que, em uma vistoria feita na delegacia foi constatado que "veículos apreendidos ficam depositados no pátio da delegacia de forma aleatória, sem o mínimo de organização e cuidado; não existe livro de controle de entrada e saída de veículos; armas e objetos apreendidos estavam espalhados pelo chão do gabinete do delegado titular; havia bebidas alcoólicas no ambiente de trabalho, como garrafas de vinho e caixas de cervejas".

Déric Funck enfatizou também, que muitos procedimentos ligados a crimes graves estavam registrados apenas em Boletins de Ocorrência (B.O.S) e não havia um inquérito correspondente. A ação movida pelo MPE pede o afastamento liminar do delegado de suas atividades, perda do cargo público, suspensão dos direitos políticos, multa civil de até 100 vezes o valor do salário recebido e suspensão do processo administrativo de aposentaria dele. "O procedimento já está tramitando na esfera administrativa. Na próxima semana, iremos encaminhar os documentos ao Poder Judiciário para que possa tramitar criminalmente", disse o promotor.

Cumprida

Segundo o delegado geral da Polícia Civil, Andrade Júnior, o servidor afastado é José Milson Teixeira e Pinho. De acordo com Andrade Júnior, a decisão judicial foi imediatamente cumprida, tão logo ele foi informado do que havia sido determinado. "O delegado da cidade de Tamboril foi nomeado para responder por Santa Quitéria, para que as atividades da delegacia não sejam prejudicadas". Andrade Júnior disse que o procedimento que apura os supostos atos cometidos por Milson Teixeira foi enviado para a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Ceará (CGD). O processo de aposentaria compulsória do delegado também foi suspenso.

A reportagem tentou, sem sucesso, contato com o delegado afastado José Milson. O presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Ceará (Adepol-CE), Milton Castelo, disse que não tinha conhecimento do processo, mas afirmou que o Departamento Jurídico do órgão está à disposição do delegado afastado. "Esperamos que tudo seja apurado pela Justiça".


Diário do Nordeste - Márcia Feitosa Repórter

Senado aprova MP que autoriza pagamento adicional no Garantia-Safra

O plenário do Senado aprovou na última quarta-feira (28) a Medida Provisória (MP) 635/2013, que autoriza a União a pagar adicional ao benefício Garantia-Safra aos agricultores familiares que tiveram perdas por causa da seca na safra 2012/2013. Com isso, o governo poderá pagar um adicional de R$ 155 a cada família.

A MP proíbe, contudo, o acúmulo do benefício regular com o adicional. Ou seja, o adicional será pago até abril deste ano, mas somente depois que os cadastrados receberem as parcelas regulares do benefício, relativas à safra 2012/2013.

Criado em 2002, o Fundo Garantia-Safra assegura indenização aos agricultores familiares de municípios localizados na área da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Para receber o benefício correspondente, os produtores precisam comprovar perda de, pelo menos, 50% da produção de feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão, devido às intempéries climáticas.


Iguatu Notícias

CÂMERA FLAGRA ASSASSINATO DE EX-PRESIDIÁRIO EM TAUÁ

O ex-presidiário Antônio Hélio Barbosa foi assassinado depois de ser perseguido por um homem em um carro em Tauá, a 337 km da Capital. Hélio estava apoiado em sua moto e conversando com o seu sobrinho e outro conhecido quando o suspeito, que dirigia um carro branco corsa sedan, com placa de Fortaleza, parou ao seu lado e atirou. O crime aconteceu as 7h30 da terça-feira (28) na BR-020.

Segundo a Delegacia de Tauá, Hélio ainda conseguiu fugir cerca de 20 metros, mas o suspeito desceu do veículo e o perseguiu, disparando mais uma vez na sua cabeça. O sobrinho da vítima, Maicon Barbosa, sofreu uma lesão na perna direita e foi encaminhado para o hospital.

De acordo com a Polícia, a família acredita que Hélio estava sofrendo ameaças. O ex-presidiário foi preso por envolvimento em assalto e foi solto há cerca de cinco meses.

As câmeras de segurança de uma churrascaria flagraram o momento do assassinato.

Fonte: Diário do Nordeste

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Manifestantes fecham BR-116, em Icó, e pedem implantação de lombadas eletrônicas

Na tarde e início da noite dessa quarta-feira [28], foi bloqueado o Km 373 da BR-116, nas proximidades da antigo posto da Polícia Rodoviária Federal [PRF], na localidade do Posto Novo, em Icó.

De acordo com as informações da Polícia Rodoviária Federal [PRF], o fato aconteceu após um atropelamento que matou um idoso na manhã de ontem.

Os populares reivindicaram, com o protesto, os moradores reivindicaram lombadas eletrônicas para evitar novos acidentes no local. Com a rodovia federal interditada, apenas veículos pequenos e ônibus conseguiam passagem através de uma estrada de terra. A PRF informou que a BR foi liberada a partir de 19h15 e o trânsito foi normalizado.


Com informações Icó é Notícia da PRF e divulgação da Redação O POVO Online [Foto: WhatsApp O POVO]

Polícias registram duas mortes nas estradas

Duas mortes aconteceram nas rodovias estaduais entre estas quarta e quinta-feira, 28 e 29. Os acidentes, registrados pelas polícias rodoviárias Federal (PRF) e Estadual (PRE), ocorreram nos municípios de Cascavel, a 62km da Capital, e Icó, a 375 km de Fortaleza.
 De acordo com os dados da PRE, em Cascavel, um motociclista morreu após cair da moto. A queda aconteceu por volta das 00h30min da madruga desta quinta-feira, 29, no km 58 da CE-040. A vítima não foi identificada, mas era do sexo masculino e não usava capacete.
 No município de Icó, a PRF registrou a morte de um pedestre por atropelamento. Lauro Loureiro Filho, de 74 anos, andava pelo km 373,5 da BR 116, quando foi atropelado por um carro modelo Ssangyong Kyron M200 Xdi. 
 Ao todo, foram registrados 24 acidentes, sendo 10 no Interior e 14 na Capital; com 16 feridos, 9 no Inteiror e 7 na Capital; além da apreensão de 25 carteiras nacionais de habilitação (CNHs). 



Redação O POVO Online 

quarta-feira, 28 de maio de 2014

CORPO DE MULHER DE 24 ANOS É ENCONTRADO ENTERRADO EM CEDRO


O corpo de uma jovem de 24 anos foi encontrado por populares e o seu companheiro que a trouxe de São Paulo para o município de Cedro está foragido. O achado do cadáver se deu por volta das 14h30min desta quarta-feira no Sitio Santa Fé na saída de Cedro em direção ao Distrito de Candeias. O corpo de Carla Aparecida Garcia, que residia na Rua Nilton Montenegro, 34 (Bairro Jardim Afonso Celso) em Cedro, foi necropsiado no IML de Iguatu.

O Cabo Primo e os Soldados Pinheiro e Jolf obtiveram informações de vizinhos da vitima que a mesma tinha chegado de São Paulo, sua terra natal, na companhia do agricultor Francisco das Chagas Freitas, de 43 anos, que é filho de Cedro e com quem tinha um romance. Ele está foragido e, segundo populares, teria sido visto pela última vez nas proximidades da rodoviária de Cedro, provavelmente tentando viajar.

A polícia está investigando o rumo que tomou o acusado a partir das empresas de transportes coletivos. O fato foi comunicado aos familiares de Carla em São Paulo para onde o corpo será trasladado. Em relação a região do Cariri que fica limitada ao município de Cedro, nove mulheres já foram assassinadas este ano, sendo cinco em Juazeiro do Norte e as demais em Araripe, Porteiras, Barbalha e Milagres.

MISÉRIA

Com fotos de Nilton Oliveira facebook

APOSENTADO É ATROPELADO E MORTO NA BR 116 EM ICÓ E MOTORISTA FOI DETIDO EM ORÓS.

Um grave acidente ocorrido na manhã desta quarta [28], por volta das 7h30, no Km 373 da BR-116, nas proximidades do antigo posto da Polícia Rodoviária Federal [PRF], na localidade do Posto Novo, em Icó, foi vítima fatal de atropelamento Lauro Loureiro Filho, 74.

De acordo com as informações, o idoso era morador do local e atravessava a rodovia, quando foi atropelado por um carro SUV Ssangyong, de cor prata, importado, de placas OCE-8532, Fortaleza-CE.

Segundo a PM, o veículo era guiado por Abner Ferreira dos Reis Filho, o qual fugiu do local, mas foi detido na cidade de Orós e encaminhado até a Delegacia Regional de Polícia Civil de Icó, onde foi apresentado ao delegado regional de polícia Civil de Icó, Dr. Marco Sandro, e o carro apreendido.

O atropelamento fez o aposentado morrer no local do acidente. Moradores da localidade do acidente reivindicam lombadas de sinalização físicas ou eletrônicas no trecho da ocorrência do atropelamento, nas proximidades do antigo posto da PRF.


Via Icó é Notícia com informações da Polícia, através do radialista Richard Lopes

Lula confirma apoio à candidatura de Eunício Oliveira

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta segunda-feira (26) com o senador Eunício Oliveira (PMDB/CE), na casa da ministra da Cultura, Marta Suplicy, em São Paulo.  O último encontro entre os dois foi no dia 19 deste mês, quando, na presença de outros líderes do PMDB, o ex-presidente confirmou que apoiará a candidatura do parlamentar ao Governo do Ceará.

A declaração de Lula gerou incômodo no Palácio da Abolição, tendo o governador Cid Gomes (PROS) entrado em contato com a própria presidente Dilma Rousseff para pedir explicações. O caso teve grande repercussão e acabou gerando informações desencontradas que desagradaram a todos os envolvidos.

Pois bem, ontem, Lula voltou a afirmar que estará ao lado de Eunício Oliveira no Ceará. Agora, com o fortalecimento da candidatura do peemedebista, recebendo o aval do principal líder do PT, pode ter chegado a hora do PROS levantar a voz, deixando mais claro qual será sua estratégia de ação dentro da corrida comando do Executivo estadual.


Ceará News 7

É CASO DE POLÍCIA: QUARTA-FEIRA 28 DE MAIO 2014


Juazeiro do Norte-CE Polícia recebe denúncia de cárcere privado e encontra 200 gramas de cocaína em imóvel abandonado


Uma boa quantidade de cocaína foi apreendida nesta terça-feira em Juazeiro do Norte a partir da denúncia recebida pela CIOPS (Coordenadoria Integrada de Operações Policiais e Segurança) apontando um suposto seqüestro. Uma mulher que se identificou como “Maria Denise” pediu a ajuda da polícia dizendo que estava sendo mantida em um cárcere privado na Avenida dos Universitários no Bairro José Geraldo da Cruz.

Policiais Militares do Ronda do Quarteirão e Policiamento Ostensivo Geral (POG) foram ao local indicado, mas não encontrou a denunciante e nem o denunciado cujo nome encontra-se em poder dos PMs para ser investigado. O imóvel estava abandonado e, no interior do mesmo, os policiais encontraram 199 gramas de cocaína em um saco, uma balança de precisão e mais 12 trouxinhas da droga prontas para a venda.

A polícia recolheu ainda um facão, uma faca e mais R$ 25,00 em moedas ficando a idéia clara de que, na residência, funciona uma “boca de fumo”, Todo o material foi apresentado na 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil a quem caberá dar continuidade às investigações sobre o proprietário do imóvel ou locador se for o caso.


MISÉRIA

Nove presos são resgatados de delegacia em Caucaia 

Nove presos foram resgatados do 18º Distrito Policial (DP), no bairro Jurema, em Caucaia, na noite de ontem. Dois homens armados com pistolas invadiram a delegacia, por volta das 19 horas, e se dirigiram às celas. Um inspetor foi agredido. Em menos de dois dias, esse é o segundo resgate de presos registrado na Região Metropolitana de Fortaleza.

Segundo o inspetor Carlos Lemos, uma mulher, que teria sido usada como “isca”, chegou à delegacia com o pretexto de entregar lanche a um detento. Em seguida, a dupla armada rendeu o policial civil e se dirigiu aos xadrezes. Ainda de acordo com o inspetor, o plantonista foi obrigado a abrir uma das celas e nove detentos escaparam. O policial foi trancado na cela e teve a pistola roubada pelos criminosos.

Conforme relato do inspetor Paulo Henrique, havia 25 presos no momento da fuga. Segundo ele, os outros 16 detentos optaram por permanecer nas celas. “Eles não quiseram fugir e salvaram a vida do inspetor, porque os homens chegaram a engatilhar a arma e ameaçá-lo”, conta Paulo.

Um escrivão se encontrava em outra sala, terminando um relatório, mas não foi rendido pelos homens, segundo o inspetor Carlos. “Eles ainda empurraram a porta da sala, mas não entraram”, lembra.

Os fugitivos são presos de “alta periculosidade”, segundo o inspetor Paulo Henrique. “Um deles foi baleado no evento anterior à prisão dele”, acrescenta.
Outro caso

Na manhã da última última segunda-feira, sete presos foram resgatados do 19º Distrito Policial (DP), no bairro Conjunto Esperança, em Fortaleza. Dois homens armados entraram na unidade e obrigaram o único policial que estava de plantão a abrir as duas celas. Na abordagem, eles informaram que traziam café da manhã para um detento.

O POVO

5 pessoas são mortas no Ceará

De acordo com o Comando de Policiamento da Capital (CPC), foram contabilizados cinco homicídios em Fortaleza, entre estas terça e quarta-feira, 27 e 28. O Comando de Policiamento do Interior (CPI) não registrou homicídios nas demais cidades do Estado.

Os homicídios registrados pelo CPC aconteceram nos bairros Planalto Airton Sena, Quintino Cunha, São João do Tauape, Sabiaguaba e Maracanaú, todos na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Redação O POVO Online

17 acidentes nas últimas 24 horas no Ceará

Foram registrados 17 acidentes com quatro feridos nas rodovias que cortam o Estado, nas últimas 24 horas. Sendo nove acidentes e dois feridos contabilizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), e oito acidentes com dois feridos pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Além disso, as polícias recolheram ao todo 21 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH).
  
Redação O POVO Online

Missão Velha-CE: Cansada das agressões, jovem denuncia companheiro após ser lesionada à faca
O jovem Eligiliard Lucena, de 28 anos, residente na Rua 11 de Julho no Centro de Missão Velha foi preso no final da tarde desta terça-feira sob a acusação de crime contra a Lei Maria da Penha. Ele teria ameaçado de morte a sua companheira Flávia Vanessa de Carvalho, de 34 anos, e ainda agrediu a mesma com uma lesão leve no pescoço causada por uma faca.

Uma filha menor de idade da vítima correu até a casa vizinha e pediu ajuda quando a polícia foi avisada sobre o caso de violência doméstica. Os PMs foram ao imóvel e prenderam Eligiliard. O casal terminou trazido à 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte pelo Cabo Pedro e os Soldados Tomé e Siglésio do Destacamento Militar de Missão Velha.

Vanessa contou que vive com ele há um ano e se trata de um homem bastante ciumento além de usuário de drogas e álcool. Ela tem filhos com seu ex-marido e, para sustentá-los, faz salgados e vende, pois seu companheiro trabalha como crediarista praticamente para custear seus vícios. A jovem disse ainda que Eligiliard já tinha agredido-a outras vezes.

Ultimamente, os crimes contra a Lei Maria da Penha vinham se intensificando e ele já chegou até a ficar um mês preso. Na Delegacia de Juazeiro, o acusado admitiu ser ciumento, mas negou as agressões mesmo diante da lesão no pescoço da companheira. Vanessa revelou que, após as separações, ele sempre reaparece pedindo perdão e o reatamento do romance.

MISÉRIA

Em uma década, taxa de homicídios cresce 136%

Entre 2002 e 2012, a taxa de homicídios no Ceará mais que dobrou. Dados prévios do Mapa da Violência 2014 divulgados ontem mostram que a taxa (assassinatos por 100 mil habitantes) cresceu 136,7% na década. O índice faz do Ceará o quarto estado com maior variação. Quando comparadas as taxas de 2011 e 2012, o crescimento de 36,5% deixa o Estado em segundo no ranking das taxas de homicídios - mesma posição na análise da variação (37,7%) dos números absolutos.
  
As estatísticas do Mapa da Violência se baseiam em números do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. O documento é produzido pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil). A prévia divulgada ontem integra o “Mapa da Violência 2014. Os Jovens do Brasil”, que, segundo a instituição, está sendo finalizado.

Os estados que lideram as estatísticas de homicídios estão no Nordeste. Esse é um fato “enigmático”, aponta a pesquisadora do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Conselho Consultivo de Leitores do O POVO, Jânia Perla Aquino. “É enigmático porque nesse período houve políticas sociais nessa região, houve uma considerável melhora na renda”.

A política de premiação de profissionais da segurança lançada pelo Governo do Estado através do programa Em Defesa da Vida só deve mostrar resultados, diz Jânia, em pelo menos um ano. “É uma medida interessante. No entanto, uma medida isolada diante do cenário que temos possivelmente não terá condições de reverter a tendência de aumento dos chamados Crimes Violentos Letais Intencionais”.
  
Para Geovani Jacó, coordenador do Laboratório de Estudos da Conflitualidade e da Violência da Universidade Estadual do Ceará (Uece), uma das razões para o Ceará e outros estados nordestinos terem sofrido um “boom” nas taxas homicídios e outros crimes foi um movimento nacional de “interiorização da violência”. Enquanto regiões que lideravam as listas, como São Paulo e Rio de Janeiro, têm apresentado reduções, as cidades de médio porte passaram a ser uma rota atraente para o crime organizado - explica o professor.

“No Ceará, especificamente, foram fortalecidas estratégias repressivas e uma militarização excessiva da Polícia. Ao invés de serem construídas políticas de prevenção, redução de conflitos e equalização social. Além das ações para lazer e escolarização”, afirma Geovani.
  
SSPDS

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disse não comentar pesquisas às quais não teve acesso à base de dados.
  
Em nota, a SSPDS informou somente que “vem trabalhando no desenvolvimento do Programa Em Defesa da Vida, como o objetivo de reduzir os índices de criminalidade do Estado. O Programa é baseado na territorialidade, responsabilidade e meritocracia. No novo sistema de gestão, que passou a valer no dia 1º de janeiro deste ano, o Ceará foi dividido em 18 Áreas Integradas de Segurança (AISs), sendo seis delas em Fortaleza, três na Região Metropolitana e nove no Interior.
  
Cada uma das áreas tem como responsáveis um oficial da Polícia Militar, um delegado da Polícia Civil e um oficial do Corpo de Bombeiros. Foram estabelecidas metas de redução de criminalidade, por trimestre, cujo alcance resultam no pagamento de compensações financeiras aos profissionais de segurança.”


Serviço SSPDS

Estatísticas sobre crimes violentos letais intencionais, furtos, indicadores criminais e apreensão de armas e entorpecentes:

www.sspds.ce.gov.br

O POVO

Estudantes têm até esta quinta-feira para pagar taxa de inscrição do Enem

Estudantes que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até esta quinta-feira (28) para pagar a taxa de inscrição de R$ 35. Com o pagamento, quem não é isento confirma a inscrição no exame. São isentos os estudantes de instituições da rede pública e os candidatos que se declarem financeiramente carentes.

A taxa pode ser paga nas agências do Banco do Brasil, nas unidades do Banco Postal dos Correios e na rede Mais Banco do Brasil, formada pelos correspondentes bancários dessa instituição em estabelecimentos comerciais.

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro em 1.699 municípios. Esta edição do exame registrou o recorde de 9,519 milhões de inscritos, o que representa um crescimento de 21,8% em relação a 2013 (7,834 milhões). O dado é preliminar, pois depende da confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

No sábado (24), o ministro da Educação, Henrique Paim, fez um alerta para evitar que se repitam problemas ocorridos no ano passado, quando inscritos agendaram o pagamento pela internet e em caixas eletrônicos no último dia do prazo, para efetivação do pagamento depois. “Houve confusão com a data de pagamento e de agendamento. Não basta agendar no dia 28. Tem que fazer o pagamento nesse dia”, disse.

Este ano, o Enem tem novidades, como a possibilidade de os travestis e transexuais usarem o nome social no dia da prova. Outra novidade é na acessibilidade. O site do exame oferece o edital em formato de leitura compatível com o Dosvox, sistema criado para pessoas com deficiência visual utilizarem o computador, e um vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para quem tem deficiência auditiva

Para se preparar para o exame, o aluno pode acessar o aplicativo Questões Enem, um banco de perguntas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que reúne as provas de 2009 a 2013. O acesso é gratuito.


(Agência Brasil)

GOVERNO DO ESTADO ENTREGA TÍTULOS DE TERRA EM IGUATÚ NESTA QUINTA (29/05)

Finalmente, depois de mais de quatro anos de espera, o governo do Estado vai entregar 12.404 títulos de propriedade rural beneficiando famílias dos municípios de Iguatu, Milhã, Mombaça, Quiterinópolis, Jaguaruana e Quixeré.

O evento será realizado na Praça da Matriz, nesta quinta-feira, 29, às 10 horas e contará com a presença do governador Cid Gomes, do prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara e de outras lideranças políticas da região.

O prefeito Aderilo Alcântara foi uma das lideranças que solicitou a entrega dos títulos, em decorrência da demora.

O Programa Nacional de Regularização Fundiária é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Instituto de Desenvolvimento Agrário (Idace), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e pelo Incra. Tem por objetivo assegurar aos produtores rurais o acesso ao crédito bancário e a outros benefícios, pois muitos proprietários não têm o documento da terra, isto é, o título de propriedade.


Diário Centro Sul

PREFEITO E VICE DE CANINDÉ SÃO CASSADOS PELO TRE

Os registros das candidaturas do prefeito e vice do município de Canindé, localizado a 120,2 km de Fortaleza, foram indeferidos na tarde desta terça-feira, 27.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), a decisão da cassação dos mandatos dos atuais gestores abre a possibilidade para a realização de novas eleições, já que o candidato que ficou em segundo lugar no pleito de 2012 também teve o registro de candidatura indeferido.

A ação foi impetrada pelo Ministério Público Eleitoral e pela coligação "Canindé de Mãos Limpas" a partir de embasamento em relatórios do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que apontavam a desaprovação das contas de Francisco Celso Crisóstomo e do vice no exercício do mandato em 2002 e 2003 na gestão municipal.

O julgamento foi iniciado em abril deste ano, porém adiado para maio. A Corte do TRE-CE, por 3 votos a 2, decidiu pelo afastamento dos cargos dos agora ex-gestores.


Redação O POVO Online

terça-feira, 27 de maio de 2014

MAIS DE 1 MILHÃO DE ACESSOS


ACIDENTE NO CONJUNTO GAMA EM ICÓ AGORA A TARDE 27/05

Informações das redes sociais dão conta de um grave acidente no conjunto Gama em Icó agora a tarde algumas fotos foram postadas no facebook, Vejam:


Não conseguimos mais informações sobre este acidente ou vítimas.

A BANDIDAGEM TÁ SOLTA: MAIS ALGUMAS DO PLANTÃO POLICIAL DESTA TERÇA-FEIRA 27/05

Prisão e apreensão por furto a comércio em Iguatu

Na madrugada desta terça-feira (27) por volta das 04h um homem foi preso na companhia de mais dois adolescentes na Rua do Cruzeiro nas proximidades da ponte metálica em Iguatu, sobe a acusação de arrombarem um comercio local.

O mercantil Luiz, de propriedade da comerciante Cleneide Onório, localizado na Rua Nicanor Gomes de Araújo, Cohab III teve furtado de seu comércio uma quantia em dinheiro de R$ 96,00 e 04 (quatro) litros de bebidas alcoólicas, e uma bolacha recheada.

O pedreiro, Israel Oliveira Silva, 18 anos mais um adolescente de 13 e outro de 15 anos, foram detidos em posse de todo o material. A polícia conduziu todos os acusados juntamente com os materiais apreendidos à Delegacia Regional de Iguatu.

Iguatu.Net

Holandês acusado de matar filho de 3 anos aqui no Ceará será julgado na quarta-feira (28)

O holandês, Stefan Smit, acusado de matar o filho, Sigel Marques Smit, de apenas 3 anos em junho do ano passado, será julgado na tarde da quarta-feira (28).

O crime ocorreu em um flat, localizado no bairro Meireles, em Fortaleza, no dia 5 de junho de 2013 e vai a julgamento na 5ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua.

Stefan Smit é acusado de homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima) e ocultação de cadáver. O réu também responderá por maus-tratos cometidos contra o filho mais velho, que tinha cinco anos na época do crime.

A companheira de Stefan, Antônia Cláudia Marques da Silva, também foi pronunciada pelo crime, mas apelou ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e aguarda julgamento do recurso.
Criança foi morta por asfixia mecânica, diz MP

Segundo o Ministério Público do Estado (MP-CE), os acusados provocaram a morte de Sigel Marques Smit por asfixia mecânica e, após o crime, cobriram o corpo da vítima com uma manta plástica e o deixaram em cima da cama por mais de 48 horas, enquanto decidiam como enterrá-lo.

A acusação afirma que os dois filhos do casal apresentavam sinais de maus-tratos e desnutrição. Stefan e Ana Cláudia foram presos em flagrante, no dia 8 de junho de 2013. Eles negam os crimes e sustentam que a criança teria morrido devido a uma queda durante o banho, provocada por crise convulsiva.

Diário do Nordeste

Grupo explode banco de Pacoti, no interior do Ceará

Grupo assaltou um banco na cidade de Pacoti, a 90 Km de Fortaleza, no início da madrugada desta terça-feira (27).  Segundo a Policia Militar a ação foi por volta de meia noite.

Cerca de oito homens em dois carros explodiram a agência e atiraram contra o destacamento da PM. Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), os assaltantes levaram o dinheiro dos caixas. Apesar do tiroteio, ninguém ficou ferido.

Neste momento os policiais continuam fazendo buscas na região. Eles pediram reforço das polícias de Baturité, Palmácia , Maranguape e Canindé. Também participam da operação a Força Tática de Apoio (FTA), Comando Tático Motorizado (Cotam) e Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). Até o início da manhã nenhum suspeito foi preso.


Blog do Diomar Araújo