sábado, 13 de setembro de 2014

QUIXERAMOBIM BATE NOVO RECORDE COM QUEIJO PESANDO 1.300kg

Quixeramobim. O público do VIII Festival do Leite (FestLeite) e da Feira de Negócios de Quixeramobim (Faicq), realizadas, simultaneamente, no entorno da Igreja Matriz de Santo Antonio, no Centro desta cidade do Sertão Central, estão tendo a oportunidade de saborear o maior queijo coalho do mundo.

Quem visita o estande do FestLeite pode degustar um pedaço dos 1.302,88 quilos do queijo gigante apresentado na abertura do Festival.

Segundo a articuladora regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Wilma de Almeida, como tem sido feito nos últimos anos, o público forma uma enorme fila na área externa da fila para receber dois quilos de queijo por pessoa. Parte do queijo também é distribuída com produtores e encaminhada para o Hospital Municipal, o Asilo de Idosos, creches e escolas da cidade.

A primeira fatia foi cortada pelo prefeito Cirilo Pimenta. Mais de três mil pessoas têm a oportunidade de deliciar-se um pouco dos mais de 1.300 quilos do queijo gigante.

O peso, aferido na presença do público e da imprensa marcou um novo recorde, superando, consecutivamente, as marcas anteriores: No ano passado, chegou a 1.247,50 quilos; em 2012, ficou em 1.023,3kg; no ano anterior, ultrapassando os mil quilos, com peso exato de 1.007 kg; um ano antes, em 2010, pesou 910,5kg; e em 2009, alcançou 780kg; um ano antes, ficou em 718 kg; e no primeiro ano do FestLeite, em 2007, apenas 350kg.

Para chegarem ao mais recente recorde, a equipe da Doces Gostosura contou com o apoio de professores da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) do Sertão Central e laboratoristas do Instituto Centec.

Conforme a coordenadora do curso de Tecnologia de Alimentos da Fatec, Marta Anibal, foram necessárias 10 horas ininterruptas para produzirem o super queijo. Foram utilizados mais de 131 litros de leite bovino "in natura", 131 quilos de sal, 3,2 litros de cloreto de cálcio e 3,28 litros de coalho.

Tanto o FestLeite como Faciq tem o objetivo de promover, fortalecer e desenvolver o agronegócio da cadeia produtiva do leite no cenário cearense como também a economia local.

Na agropecuária são expostas novas tecnologias de produção, gestão e comercialização com vistas à sustentabilidade dos negócios. O mesmo ocorre nos outros setores, de comércio e serviços. Os empreendedores expõem seus produtos e lucram com as vendas, enquanto conhecem e aprendem também novas técnicas de gestão empresarial, conforme explica a articuladora do Sebrae.

O VIII FestLeite e a IX Faciq continuam na noite deste sábado. Será a ultima oportunidade para o público da região apreciar, conhecer novos produtos e tecnologias tanto no setor agropecuário como de segmentos de negócios diversos e também realizar compras nos 91 stands de 60 empresas distribuídos no espaço de negócios aberto da 18 horas às 23h30.

Na agenda ainda estão inclusos o desfile do Festival da Moda e a escolha da Garota Faicq. A entrada custa R$ 2,00.


DIÁRIO DO NORDESTE Alex Pimentel Colaborador

Nenhum comentário:

Postar um comentário